27
janeiro
Coluna
ESTRATÉGIA 2
Mala Direta
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Trata-se da comunicação de uma empresa com seus clientes por meio do envio de postagens via correios ou mesmo através de entrega por office boy ou outro enviado. Essa é uma estratégia de marketing direto e geralmente se utiliza para promover vendas, lançamentos de produtos, catálogos, datas comemorativas, dentre outros. Chamamos de marketing direto porque não há pulverização da informação, ou seja, a comunicação sai direto da sua empresa para o cliente. Não é utilizado nenhum meio de comunicação em massa, e nenhuma mídia, pois se trata de uma correspondência direta.
É uma ótima estratégia e pode ser utilizada pela sua empresa. Veja a seguir algumas etapas para pôr em prática a mala direta.
Comece a planejar hoje mesmo sua próxima ação de marketing, uma ótima dica é começar com uma boa mala direta.
Vamos nessa, mãos à obra!
13
janeiro
Fiscalização
A Secretaria da Fazenda de Pernambuco adquiriu uma carreta dotada de baú com uma extensão fiscalizatória da Fazenda, que deverá atuar fiscalizando as cidades do interior do estado. A ação direcionada visará à redução de sonegação fiscal e dará apoio as operações da SEFAZ.
Possivelmente a unidade fiscalizará as cidades que compõem o Polo de Confecções (Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama), visto que são cidades economicamente fortes no interior do estado.
08
janeiro
Coluna
Estratégia 1: Mobile marketing (marketing através de celulares, smartphones e tablets).
Estamos iniciando uma série de artigos que tratarão de estratégias simples que sua empresa pode aplicar sem grandes custos e obter bons resultados. Neste primeiro artigo trataremos do mobile marketing, ou seja, ações de marketing desenvolvidas através dos aparelhos de comunicação móveis como celulares, smartphones e tablets. A grande vantagem dessa estratégia é que a ação é direta e imediata, pois o seu público alvo está constantemente com seu aparelho móvel em mãos. Sendo assim, qualquer comunicação que você queira direcionar a ele, será imediatamente identificada e reconhecida.
No Brasil já é maior o numero de aparelhos celulares do que o próprio número de habitantes e esse número vem crescendo ainda mais.
Para que sua empresa desenvolva ações de mobile marketing e haja retorno, são necessários alguns passos:
1. Busque enriquecer seu cadastro de clientes. Cadastre o número de celular dos seus clientes. Quanto mais números você tiver em cadastro, mais pessoas serão atingidas pela sua ação.
2. Defina as estratégias. Estabeleça a razão da comunicação, se será puramente publicitária (lançamento de coleções, ou produtos, liquidações), se será informativa (comunicando horários, datas, ou mudanças na empresa) ou apenas de interação com os clientes (tratando de assuntos de interesse do cliente).
3. Defina os canais que irá utilizar. Alguns canais são: mensagens de texto (SMS), mensagens de imagens e vídeo (MMS), ligação (telemarketing), whatsapp (uma rede social voltada para dispositivos móveis) e outros.
4. Crie o conteúdo que será enviado, sejam imagens, texto, ou fala.
5. Mãos à obra. Envie a comunicação criada através das estratégias traçadas e sinta os resultados.
Essa é uma estratégia simples e bem abrangente de marketing direto. Aguarde os próximos artigos que trarão outras ações de marketing dinâmicas, modernas e simples de serem executadas.
05
janeiro
Mudança cumprida
Na tarde deste domingo (05), nossa equipe foi verificar como está funcionando o Moda Center no primeiro domingo após as mudanças nos dias de feira, para a segunda, terça e quarta-feira.
O que se observou foi o Moda Center com suas entradas fechadas para condôminos e clientes, de forma a garantir o cumprimento do que foi definido em aclamação popular, no dia 07 de novembro.
De acordo com orientadores de trânsito e um dos seguranças do Moda Center, que resguardavam a entrada principal, o acesso ao parque só será permitido após a meia noite, inclusive para os condôminos que queiram organizar as suas mercadorias.
A exceção está para as pessoas que já possuem reservas confirmadas nos hotéis ou aqueles que já estão lá hospedados.
Durante 15 minutos que estivemos no local, apenas carros de passeio foram avistados e tiraram algumas dúvidas, mas nenhum condômino com mercadorias ou excursões foram verificados.
16
dezembro
Destaque nacional
A feira de Santa Cruz do Capibaribe foi mostrada na manhã desta segunda-feira (16) em reportagem da Rede Globo para o programa Bom Dia Brasil. A matéria fala do aumento no número de compradores nessa época de final de ano e retrata os números gigantescos do Moda Center Santa Cruz.
A reportagem veiculada para todo o Brasil coloca a cidade como alvo de compradores de todo o Nordestes e ressalta os baixos preços do Polo de Confecções onde o vendedor é também o produtor da mercadoria.
Veja a matéria clicando no link >>>Reportagem Moda Center – Bom Dia Brasil
12
dezembro
O reconhecimento de um trabalho bem feito
A noite desta quarta-feira (11), no Auditório do Hospital Dom Pedro II, na Capital Pernambucana, foi marcada pelo reconhecimento de um conjunto de iniciativas realizadas no Moda Center Santa Cruz através da promoção da qualidade de vida para seus quase 350 colaboradores.
Inscrito no Prêmio Ser Humano Paulo Freire 2013, iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Pernambuco (ABRH-PE), que tem como objetivo premiar e divulgar as empresas que estão proporcionando boas práticas no âmbito da Gestão de Pessoas, o Moda Center concorreu na categoria “Gestão de Pessoas – Empresas”, onde conquistou o segundo lugar.
Empresas com reconhecimento nacional e mundial na temática já ganharam a estatueta como Coca Cola, Senai, Grupo Walmart, Tribuna de Contas de Pernambuco, Chesf, TV Jornal entre outras e, pela primeira vez que concorre, o Moda Center se destaca ainda mais por, também, ter ficado a frente de uma gigante: a Refinaria Abreu e Lima, que pertence a multinacional brasileira Petrobrás.
A premiação ocorreu em clima de expectativa e três das quatro idealizadoras do trabalho “Costurando Ações de Qualidade de Vida no Trabalho: Caso Moda Center Santa Cruz”, que sintetizou ações promovidas no Moda Center no âmbito da saúde e da psicologia, estiveram presentes e aguardavam, com ansiedade, a divulgação das premiações.
Com a conquista, o Moda Center se iguala as principais empresas do estado de Pernambuco quanto a gestão de pessoas, obtendo o reconhecimento de um trabalho realizado ao longo de dois anos.
Ações como atendimento ambulatorial, treinamento e capacitação profissional, eventos corporativos para colaboradores (São João, Final de Ano e SIPAT), apoio psicológico, acompanhamento de hipertensos e diabéticos entre outras tiveram seu trabalho reconhecido com a premiação, como relataram as autoras e o consultor do trabalho. .
“Receber esse prêmio para o Moda Center é uma motivação a mais para que possamos continuar fazendo ainda mais e também para aprimorar tantas coisas boas que acontecem nesse gigante empreendimento. Foi um trabalho costurado por várias mãos e que deu certo” – Anne Karolynne, enfermeira e coordenadora do ambulatório do Moda Center.
“Esse prêmio expressa o trabalho em equipe que é realizado no dia a dia e representa a grande visibilidade do Moda Center como um gigante que, por trás, existe um grande trabalho que é feito para que ele funcione. Isso está sendo reconhecido publicamente e denota uma grande representatividade” – Luanda Bernardo, psicóloga e gerente do departamento de recursos humanos do Moda Center.
“Esse prêmio representa o reconhecimento de todas as práticas de gestão de pessoas que fazemos e isso demonstra a qualidade desses serviços. O Moda Center é uma das grandes empresas de renome no estado e o reconhecimento desse trabalho vai dar outros frutos para que outros melhores sejam desenvolvidos” – Jaíse Nunes, psicóloga e auxiliar no departamento de recursos humanos.
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“O Moda Center está no caminho certo, mas ainda há muito a ser feito. Esse prêmio representa o sucesso dessas ações que promovem a qualidade de vida e, o que faz a diferença no Moda Center, é o fazer acontecer”, Bertrando Bernardino, consultor de procedimentos e gestão empresarial do Moda Center.
05
dezembro
Novidade nas lojas
É com imenso prazer que chegamos ao final de mais um ano e muitos foram os desafios que precisaram ser superados pelo setor têxtil em todas as partes do Brasil. Porém, otimismo é o que não falta para o ano de 2014.
Atenta a esse otimismo do mercado, a Revista Moda Center chega a sua quadragésima primeira edição e, nesta edição, vamos abordar em nossas páginas os assuntos mais variados, ligados diretamente ao setor confeccionista.
Na parte de economia, mostraremos para você leitor os benefícios da formalização das empresas; a carência de costureiros no mercado e a busca de soluções para sanar esta dificuldade; a recuperação do crédito por milhares de brasileiros e a chegada do 13º salário, que poderão proporcionar o maior natal e fim de ano dos últimos dois anos e muito mais.
Nas matérias dedicadas a moda, a força do body como peça indispensável para as mulheres; como combinar, de maneira correta, as cores prata e o dourado; a volta dos tecidos xadrez, que ganham força também no verão e o uso dos tecidos com renda, xodó que promete ser um dos destaques para a estação mais quente da temporada.
Como matéria de Capa, a importância do uso dos acessórios e dos aviamentos certos para atestar a qualidade das peças produzidas em sua confecção.
É sempre importante lembrar que, nas páginas da Revista Moda Center, você também vai encontrar as melhores opções de compras em Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas.
As marcas aqui divulgadas possuem qualidade e valor agregado, obtidos após anos de comercialização no mercado.
Não fique de fora. Pegue sua revista gratuitamente nas lojas anunciantes.
Revista Moda Center, as melhores marcas estão aqui!
Expediente
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Diretor: Ney Lima
Editor: Elinaldo Ventura – Jornalista DRT/PE 4770
Diagramação e Arte: Wilker Silva, Michael Ribeiro e Natam Liberato
Reportagens: Ney Lima, Thonny Hill, Elinaldo Ventura, Elivaldo Araújo e Monicky Araújo
Colunistas: Edna Ilário e Mari França
Artigos: Carlos Alberto e Adilson Silva
Depto. Financeiro: Ney Lima, Maurício Sobrinho, Leo Farias e Wilker Silva
Logística e Distribuição: Tina Lima
Distribuição no Moda Center: Samara Campos
Diretoria Administrativa e Telemarketing: Helloiza Marcela
Distribuição local: Cristóvão Ramos
Agradecimentos: Matéria Prima
Redação: Rua Presidente Castelo Branco, 22 – Nova Santa Cruz.
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Anúncios para a próxima edição: 81 3731 5643
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A revista Moda Center é um produto
02
dezembro
Coluna
Você está tranquilamente vendo seus e-mails e de repente chega em sua caixa de entrada uma nova mensagem ofertando aquele produto que você estava interessado, dias depois seu smartphone toca com um SMS de alguma empresa te oferecendo uma promoção imperdível, está curtindo sua rede social favorita e observa que na sua tela surgem anúncios de diversas empresas, você está com vontade de comprar um tênis novo então corre para ver os modelos e acaba comprando pela internet num site de e-comerce. Isso não é coisa do futuro, o mundo está conectado.
No Brasil 91% das pessoas que tem acesso a internet usam redes sociais, como Facebook e Twitter, com frequência e cerca de 20% já compraram algo influenciado por anúncios nessas redes. Com dados tão relevantes como esses, as empresas não poderiam deixar de se fazer presentes e atuar forte com seu marketing. Ainda mais seguro do que esses dados é a informação que você mesmo pode colher ao olhar para as pessoas ao seu redor e ver quantas delas ainda não estão conectadas à internet, a resposta será: quase ninguém, ou seja, esse fenômeno já atingiu a mente de toda a população e as empresas hoje estão totalmente imersas nessa realidade.
Imagino que sua empresa já tenha algum tipo de atividade de marketing. Mas não se esqueça do marketing digital, esse que é hoje o tema mais abordado em marketing. A tecnologia mudou o marketing e mudou pra melhor, então não perca tempo e desenvolva já suas ações de marketing digital. Aproveite as dicas a seguir:
Dadas as cartas, é hora do jogo. Desenvolva hoje mesmo as ações de sua empresa na área de marketing digital e veja os resultados surgirem de forma espontânea.
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste blog.
22
novembro
Oportunidade para pagamento
Na noite desta quinta-feira (21), a Câmara aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei 029/2013 vindo da prefeitura municipal, que dispõe sobre benefícios fiscais aos contribuintes sobre o IPTU, escritos na dívida ativa até 31 de dezembro de 2012.
De acordo com o projeto, ficam isentos de juros e multas o pagamento do imposto vencido até a data de 20 de dezembro de 2013.
Com isso, contribuinte deverá pagar, em apenas uma única parcela, os tributos em atraso, evitando-se o parcelamento da dívida e, consequentemente, nova inadimplência e acréscimo de juros e multas.
21
novembro
Caminho sem volta
Em entrevistas concedidas na rádio Comunidade FM, membros da diretoria do Moda Center Santa Cruz falaram da busca por soluções ao impasse gerado pela falta de notas fiscais com os carreteiros e donos e guias de excursões, que desencadearam o protesto que aconteceu na última segunda-feira, no Moda Center.
O síndico Valmir Ribeiro e os membros Janilton Alan e Carlos Henrique esclareceram pontos para a formalização dos comerciantes.
O síndico do parque, Valmir Ribeiro enfatizou a importância de ouvir os organizadores do protesto ocorrido na última segunda-feira (18), onde o acesso a PE 160 em frente ao Moda Center foi bloqueado. Os representantes de excursões e donos de carretas apontaram o cenário para que possam continuar fazendo compras em Santa Cruz do Capibaribe.
A diretoria também rebateu críticas vindas de algumas pessoas que afirmaram que as apreensões de mercadorias estavam sendo restritas ao Moda Center, citando que, na reunião, foi dito que o fato está acontecendo em todas as regiões do estado, incluído-se ai os Polos Gesseiro e de Açúcar.
Segundo Valmir, uma reunião com o gerente geral da Secretaria Estadual aconteceu na terça-feira (19), onde o mesmo se comprometeu em ajudar os comerciantes dentro da legalidade.
De acordo com o síndico do parque, algumas das apreensões ocorridas aos compradores se deram em consequência de notas fiscais “frias” emitidas por empresas “laranjas”, fato que prejudica a imagem do Polo de Confecções do Agreste.
Para Valmir, toda a solução para o impasse das notas fiscais passa por uma solução: a formalização das empresas produtoras de confecções e do produtor individual.
O pequeno comerciante conta com o MEI – Microempreendedor individual, um programa que permite a formalização com tarifas reduzidas para quem movimenta até 60 mil reais por ano. O MEI custa mensalmente 39,90 reais e o Certificado Digital com validade de 18 meses, para emissão de notas fiscais, custa 189 reais.
Valmir Ribeiro ainda enfatizou a existência da Sala do Empreendedor que funciona no SAC do Moda Center e presta esclarecimentos para quem deseja a formalização e dispõe de serviços como a emissão do CNPJ.
Para Janilton Alan, membro da diretoria, muitos prazos dados pela Secretaria da Fazenda se esgotaram e o cliente agora é quem pede a nota fiscal das mercadorias adquiridas.
“Agora é o cliente que está exigindo a nota fiscal, não temos como recorrer a políticos, eles não podem intervir” disse.
O síndico Valmir Ribeiro também apontou outras soluções para emissão de nota, como a busca por cooperativas existentes, que fornecem a nota aos cooperados e reafirmou o fato do cliente estar cobrando a formalização.
“O cliente está pedindo para facilitar seu dia-a-dia, o transporte, e sua venda. Temos que parar de buscar jeitinhos. Temos realmente sair da zona de conforto e buscar planejamento nas nossas empresas” disse o síndico.
Os membros da diretoria do Moda Center apontaram como benefícios da formalização o acesso ao crédito, a formalização de funcionários, e contribuição para aposentadoria do empreendedor e que a questão deve ser lavada a sério por parte de todos os confeccionistas.
“Nós temos o maior parque de confecções, mas também temos que ser o melhor”, disse Valmir.
19
novembro
Coluna
No mundo empresarial quem tem sucesso é sempre quem aparece mais e melhor. Observe ao seu redor e veja que as empresas prósperas são as que estão aparecendo, sendo comentadas e se tornando conhecidas do seu público alvo.
O problema é que não existe somente uma empresa de cada segmento e cada empresa tem buscado formas de se diferenciar das demais. Por isso, está cada vez mais difícil ganhar destaque no meio em que sua empresa está inserida.
Esse fenômeno é causa de grandes problemas para as empresas que param no tempo e ficam despercebidas no mercado, entretanto, pode ser visto como oportunidade quando observado pelo lado dos diferenciais competitivos. Mas o que são esses diferenciais?
Toda ação que uma empresa faz, para se tornar preferida pelo consumidor, pode ser considerada uma ação na busca pelo diferencial competitivo.
Veja a seguir algumas dicas de como criar ações para se destacar no meio da concorrência:
* NÃO SAIA DA MÍDIA – Sua empresa não pode, jamais, deixar de ser lembrada pelo público. Entenda que as pessoas consomem, o que lhes chama atenção, o que lhes cativa.
* SEJA ESTRATÉGICO AO ESCOLHER AS FORMAS DE SE COMUNICAR COM O PÚBLICO – Defina seu público alvo e se direcione a ele. Não tente vender picolé a quem quer comprar televisão.
* ESTEJA PRESENTE NA INTERNET – As mídias digitais são, hoje, os maiores meios de comunicação das empresas. É o segmento que mais cresce dentro da propaganda. Coloque sua empresa nas redes sociais, tenha um bom site e trabalhe o e-mail marketing de forma estratégica.
* FAÇA PESQUISA – Não existe outro meio de saber como anda a concorrência se não for pesquisando. Saiba tudo sobre sua empresa, seu cliente, seu mercado e seus concorrentes.
* ESTABELEÇA METAS – Não haja sem planejar. Fixe metas e busque ações para alcançá-las.
* NÃO SEJA DESLEAL – Não tente agir sem ética ou mesmo de má fé pois a mentira tem perna curta e logo a empresa que tem tais ações cai no descrédito do consumidor.
Pegue essas dicas e uma boa dose de motivação e mãos à obra!