Como parte da programação especial de conscientização sobre o autismo, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, lança nesta segunda-feira (3) o programa Amor de Mãe, que fornecerá apoio e proteção social para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares ou responsáveis.

O programa contará com assistente social, psicólogo e um profissional em atividades administrativas, que coordenará todo o processo, desde a acolhida dos cidadãos até outros serviços de apoio aos cuidados necessários dependendo da situação da família.

O Amor de Mãe será detalhado durante seu lançamento, a partir das 14h, no Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva.

31
março, 2023







Durante a tarde desta quinta-feira (30), uma adolescente de 15 anos morreu após ser esfaqueada por outra jovem com a mesma idade em São José do Egito, no Sertão de Pernambuco.

O crime ocorreu em frente à casa da vítima, no Conjunto Junior Valadares. Na ocasião, Tays Rafaela, que era aluna do 1º ano ‘A’ do curso de Meio Ambiente, havia acabado de sair da Escola Escola Técnica Estadual (ETE) Professora Célia Siqueira, quando foi surpreendida por uma colega de turma.

No momento, a adolescente foi esfaqueada e chegou a ser socorrida no Hospital Maria Rafael de Siqueira, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Polícia Civil informou que a suspeita foi encaminhada pela Polícia Militar, junto à mãe, para a delegacia de Afogados da Ingazeira e, após a aplicação dos procedimentos administrativos, foi encaminhada para o Ministério Público de Pernambuco.

31
março, 2023







Em entrevista concedida a Rádio Cidade de Caruaru, o prefeito da Capital do Agreste, Rodrigo Pinheiro, informou que a “Feira da Sulanca”, localizada no Parque 18 de Maio, que está sendo realizada atualmente nas segundas-feiras, vai passar a acontecer nas sextas-feiras.


Ele revelou que está sendo realizada uma pesquisa com feirantes e compradores, e de segundo o gestor do município, os primeiros números parciais recebidos indicam que a maioria prefere a sexta-feira.


“Estamos executando uma ampla pesquisa com aproximadamente 3 mil questionários, e de forma parcial, está ficando claro por essas primeiras parciais, que a população quer a mudança para a sexta, e vamos sim fazer essa mudança de maneira respeitosa” – disse o prefeito.


Ainda de acordo com Rodrigo Pinheiro, até o próximo domingo (2 de abril), o relatório final deve estar pronto e os dados serão divulgados. Ele completou que em breve divulgará a partir de quando essa mudança vai acontecer.

31
março, 2023





A tradicional Festa do Pará, na zona rural de Santa Cruz, foi remarcada e acontece neste sábado (1). Anteriormente, os shows seriam realizados em 18 de março, mas foram adiados devido às fortes chuvas que atingiram a cidade no mesmo dia.

As atrações permanecem as mesmas. A cantora Leidinha Santos sobe ao palco às 21h. Em seguida, a ex-vocalista da banda Magníficos Samya Maia e o sanfoneiro Fabiano Guimarães se apresentarão.

Os shows são gratuitos e fazem alusão a Festa de São José, padroeiro da localidade.

31
março, 2023






A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificará, entre os dias 1 a 9 de abril, as ações de fiscalização, combate ao crime e de educação para o trânsito nas BRs 232 e 104, no Agreste de Pernambuco, em virtude do início das festividades da Semana Santa. A iniciativa busca garantir a mobilidade e levar mais segurança a motoristas e passageiros que circulam pela região, bem como ao público que irá participar do espetáculo da Paixão de Cristo, em Fazenda Nova.


As ações são coordenadas pelo Serviço de Operações da PRF e pelas Delegacias de Caruaru e de Recife, com o apoio do Comando de Operações Especializadas do órgão. Os comandos de alcoolemia serão intensificados nesse período e o Núcleo de Operações Aéreas de Pernambuco (NOA-PE) irá atuar nos principais dias da operação.


Além do apoio logístico do efetivo de toda a regional, a Delegacia da PRF de Caruaru irá contar com a presença do Núcleo de Motociclismo Policial (NMP). Os policiais irão atuar nas ações de escolta do Passeio Motociclístico e da Corrida e Caminhada da Paixão, bem como em comandos voltados a segurança viária.


Esse reforço busca coibir infrações graves, como a embriaguez ao volante, o excesso de velocidade e as ultrapassagens em local proibido, bem como conscientizar motoristas e passageiros sobre comportamentos que contribuem com um trânsito mais seguro. As ações contam com a parceria do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Operação Lei Seca (OLS).

31
março, 2023





A cada dia, os clientes do Moda Center são surpreendidos com soluções digitais no intuito de facilitar a busca por marcas e pontos comerciais localizados no maior centro atacadista de confecções do Brasil. Num universo de mais de 10 mil estabelecimentos, localizar uma marca específica agora está bem mais fácil. 

Semelhante ao aplicativo Moda Center, além de exibir todos os pontos comerciais do empreendimento, os totens espalhados pelo centro de compras também indicam a localização atual do cliente e apresenta para ele a rota até o ponto comercial desejado.

“É um importante investimento a diretoria está fazendo na aquisição desses totens, pois é muito comum termos clientes com pouco tempo disponível para compras e, já sabendo rapidamente onde estão localizados os pontos comerciais de interesse, eles ganham tempo na visita e podem comprar ainda mais em nosso gigante”, frisou Tales Nery, síndico do Moda Center.

Além do corredor principal do Moda Center, a novidade também já chegou às laterais dos setores Branco e Amarelo. Em breve, outros cinco novos totens serão instalados em pontos estratégicos do demais setores, cobrindo todo o Moda Center e facilitando as compras presenciais.

Todos os pontos comerciais do Moda Center estão gratuitamente na plataforma. O ponto que não estiver aparecendo pode solicitar a inclusão ou atualização dos seus dados por meio do WhatsApp (81) 3759-1001. Se preferir, o comerciante também pode contratar um plano de destaque da sua marca que, inclusive, garante publicações no Instagram do Moda Center, que conta com quase 700 mil seguidores reais.

31
março, 2023






Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) realizaram na quinta-feira (30), um importante resgate de animais silvestres, em Cumaru, no Agreste pernambucano.



O efetivo fazia rondas dentro da Operação Dia D, em apoio à 6ª CIPM, quando localizou aproximadamente 200 pássaros da fauna brasileira, na Rua Tancredo Neves, no bairro Vila das Ameixas, que estavam com um homem sem as devidas licenças ambientais.



Diante dos fatos, o envolvido e todas as aves, gaiolas e três armadilhas para caça de pássaros foram encaminhados para a Delegacia de Plantão de Limoeiro, para a adoção das medidas cabíveis.

31
março, 2023






A Polícia Militar do 24° BPM recuperou uma motocicleta tomada em um assalto e apreendeu quatro armas de fogo com um indivíduo no município do Brejo da Madre de Deus.

Segundo informações da polícia, o efetivo chegou até o paradeiro do suspeito através de informações anônimas de que ele havia praticado um roubo.


Diante disso, a equipe se dirigiu até a residência do sujeito e conseguiu apreender duas espingardas de fabricação caseira, um rifle de ferrolho e um revólver calibre 38. Além disso, foram localizadas também; munições, simulacro de arma de fogo e uma faca peixeira.

Ainda segundo a polícia, o homem já possui passagem pelo sistema prisional, no entanto, na ocorrência, não foi localizado.

31
março, 2023






Desde a semana passada, o Moda Center é ponto de arrecadação de doações para a campanha S.O.S Santa Cruz, em prol de famílias atingidas pelas recentes chuvas no município. Várias delas tiveram sérios prejuízos materiais, inclusive com a perda de tudo o que possuíam.


Podem ser doados: roupas, alimentos não perecíveis, fraldas, produtos de higiene e limpeza, cobertores e colchões. O ponto de arrecadação está localizado no corredor central entre os setores azul e laranja do Moda Center, anexo à Sala do Empreendedor.


As doações podem ser realizadas não apenas no dia de feira, mas em todos os dias da semana. Contribua e ajude quem mais precisa neste momento difícil para nossos irmãos.

31
março, 2023







Com a chegada do mês de abril, Mês de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe preparou um conjunto de ações e serviços direcionados às famílias e às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na ocasião, foram empenhadas no projeto as secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. No dia 3, as ações acontecerão no Parque Florestal, já no dia 6 serão na Casa Jorginho.

03 de abril, 14h, Parque Florestal:

– Lançamento do Programa Amor de Mãe;

– Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA);

– Brincadeiras e atividades recreativas;

– Oficinas de pintura;

– Corte de cabelo para pessoas com TEA.


06 de abril, 9h às 15h, Casa Jorginho:

– Ventosaterapia, ginástica laboral e massoterapia para pais ou responsáveis;

– Oficinas de pintura, desenho e massinha;

– Atividades lúdicas e educativas;

– Palestras destinadas aos pais e responsáveis por crianças com TEA, com temáticas sobre saúde mental, estímulo à linguagem e outros pontos importantes.


No caso das palestras, os interessados devem procurar a Casa Jorginho antecipadamente para realizar sua inscrição, pois as vagas são limitadas. (A unidade fica na Rua Rogaciano Assis Aragão, 200. Onde funcionou o antigo Ame Especialidades).

30
março, 2023





Um homem identificado como ‘Cocada’ foi detido suspeito de mostrar o órgão genital a uma adolescente entre os loteamentos Maria Vieira e Polispacas, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, a vítima relatou que o suspeito mostrou o órgão genital, fez gestos obscenos e chegou a correr atrás dela. Ainda segundo a GCM, o pai da vítima ouviu os gritos de socorro da filha, foi até onde ela estava e agrediu o acusado.

O suspeito afirmou que apenas teria parado para urinar em um muro, quando a adolescente passou pelo local. “Não tentei estuprar ela, não cheguei nem a tocar nela, de longe mesmo ela foi embora”, disse.

‘Cocada’ tem passagem pela polícia por Maria da Penha e porte ilegal de arma de fogo. O suspeito foi conduzido para a Delegacia e o caso está à disposição da justiça.  

30
março, 2023







A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de Toritama, destruiu com o uso de um trator, dezenas de escapamentos barulhentos na manhã desta quinta-feira (30).


Os canos barulhentos e inoperantes foram apreendidos em ações em conjunto entre a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, em operações sossego durante o ano de 2022.


O principal objetivo da operação que tem sido realizada, é coibir o tráfego de motocicletas com sistema de escapamento adulterado

30
março, 2023











Dois caminhões carregados com produtos contrabandeados foram apreendidos na quarta-feira (29), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 316, em Trindade, e na BR 428, em Petrolina, no Sertão pernambucano. Os veículos que transportavam a mercadoria haviam saído de Teresina, no Piauí, em direção a São Paulo.



O flagrante foi realizado durante a abordagem a caminhões que transportavam diversas mercadorias sem nota fiscal. A carga apreendida em Trindade está avaliada em cerca de R$10 milhões e era composta por 2,2 mil aparelhos de TV a cabo ilegais, 447,8 mil óculos, 7,1 mil perfumes, 6 mil agulhas de tatuagem, 830 Tênis e 23,6 mil cuecas.


A carga apreendida em Petrolina foi lacrada e ainda será contabilizada. Os produtos estão acondicionados em material plástico com numeração e informações em língua estrangeira.


O motorista abordado em Trindade disse que havia sido contratado para realizar o transporte da mercadoria e portava 19 comprimidos de rebite.


Os condutores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e Juazeiro. Eles poderão responder por contrabando, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão.

30
março, 2023







O maior teatro ao ar livre do mundo abrirá suas portas mais uma vez a partir deste sábado, dia 1º de abril, para a 54ª temporada da Paixão de Cristo. As apresentações vão até o dia 8. Realizada na cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a peça teatral é uma das maiores atrações turísticas do País, aclamada por milhões de pessoas ao longo de mais de meio século de história. Nesta sexta-feira (31), acontecerá a pré-estreia para autoridades, jornalistas e blogueiros. A governadora Raquel Lyra confirmou que irá assistir ao espetáculo.


Apresentando um rico figurino, cenários grandiosos e muito realistas, além de surpreendentes efeitos especiais, o espetáculo é uma grande opção de entretenimento para o público de todas as idades. Como atrações adicionais, a peça conta com a participação de artistas de destaque no cenário nacional. Em 2023, o papel de Jesus será do ator Klebber Toledo. Luiza Tomé será Maria, Eriberto Leão interpretará o governador romano Pilatos, Nelson Freitas viverá o personagem Rei Herodes e a atriz e influenciadora digital Duda Reis será Herodíades.


Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 artistas pernambucanos e conta com a participação de cerca de 400 figurantes. O espetáculo tem a direção artística de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros e camareiras, entre outros.


Em pesquisas de opinião realizadas com o público que assistiu ao espetáculo, cerca de 98% dos entrevistados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, cerca de 50% do público retorna para assistir a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém pelo menos mais uma vez.



As entradas para o espetáculo já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br). Os valores são a partir de R$ 180,00, a inteira, e R$ 90,00 reais a meia entrada em até 12 X nos cartões. Este ano, Santa Clara, Vitarella, Tambaú, Primor, Porto de Suape, Pitú e Compesa são os patrocinadores da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém


COMO CHEGAR


Para a maior parte do público, a forma mais cômoda de chegar a Fazenda Nova é por meio de ônibus de turismo e vans. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados facilmente na internet.



Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações, que formam caravanas para assistir ao espetáculo. Muitas pessoas também preferem ir de automóvel. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana, Recife, é duplicada na maior parte do trajeto, oferecendo conforto e segurança para os viajantes.


Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife/PE, em Caruaru/PE ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas/PE, podem adquirir o passeio para assistir ao espetáculo oferecido pela Luck Viagens (81 3366-6222/ www.luckviagens.com.br), pelas lojas da CVC em todo Brasil e outras agências de viagens.


O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa comida regional. No Recife/PE, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas/PE, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.

30
março, 2023






30
março, 2023







O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil para investigar uma denúncia em relação a um suposto superfaturamento na aquisição de fardamento escolar por parte da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.


De acordo com a denúncia, apresentada pelo vereador Zeba Climério, a gestão municipal teria adquirido, no ano de 2022, o fardamento escolar no valor total de R$ 872 mil, e que segundo ele, o preço seria acima do comércio local.


Zeba relatou, na tribuna da Câmara em março do ano passado, que a empresa relacionada com a compra do fardamento não teria sido escolhida através de licitação, mas sim, por adesão de ata e sem concorrentes.


Zeba ainda afirmou que a forma em que foi feita a escolha teria desvalorizado empresas de Santa Cruz e beneficiado um comerciante que seria filho de um correligionário. Ele completou que a empresa seria da cidade de Guapiaçu, interior de São Paulo.


A portaria que foi publicada no Diário Oficial não revela em quanto tempo o inquérito deverá ser concluído. O Blog do Ney Lima entrou em contato com a assessoria do Ministério Público, mas o órgão não quis repassar maiores informações.


Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe para buscar informações sobre qual a posição do município em relação a esse caso. A gestão enviou a seguinte nota:


Nota na íntegra:


A secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe informa que, ainda não recebeu nenhuma notificação com relação a essa abertura de inquérito civil do Ministério Público de Pernambuco. A pasta esclarece que todo o processo de aquisição do fardamento escolar ocorreu dentro de total legalidade.


Os preços dos itens do fardamento estavam abaixo da média de preço das cotações realizadas durante o processo de aquisição. Além disto, este processo não foi objeto de nenhum questionamento ou cautelar do Tribunal de Contas do Estado.


A secretaria de Educação e toda a Gestão Municipal estão à disposição do Ministério Público para esclarecer todos os questionamentos e ressalta ainda, que todo o processo foi realizado dentro da total legalidade.


Secretária de Educação de Santa Cruz do Capibaribe

Notícias Anteriores


Meses Anteriores