19
fevereiro

MPPE requer em ação civil pública que Compesa cumpra padrões de qualidade na água fornecida aos moradores de Santa Cruz

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública com tutela de urgência contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para que a empresa forneça água que atenda aos padrões mínimos de potabilidade à população de Santa Cruz do Capibaribe. A ação civil se deve ao MPPE apurar que a qualidade da água distribuída no município é insatisfatória e prejudicial à saúde humana, após várias análises serem feitas.

Em 28 de janeiro de 2014, foi informado o resultado do exame realizado em 2013. Ficou constatado que a água da Estação de Tratamento (ETA), que abastece Santa Cruz do Capibaribe e a zona rural, encontrava-se contaminada pelos micro-organismos Coliforme total e Escherichia Coli.

Em 7 de fevereiro de 2014, a Vigilância em Saúde de Santa Cruz do Capibaribe constatou a presença de três amostras impróprias para consumo humano. Em 24 de setembro de 2014, a Compesa informou que os dados das amostras apresentadas ao Ministério Público não correspondiam ao monitoramento realizado em seu próprio laboratório, anexando suas análises de 2013. Mas se pode verificar que mesmo em seu relatório se observa a presença dos Coliformes totais e Escherichia coli.

Em 20 de janeiro de 2016, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe verificou a continuidade da situação, ao coletar amostra da caixa d’água central do município. Em 12 de fevereiro de 2016, a Compesa novamente remeteu informações sobre suas últimas análises referentes ao período de novembro de 2015 a janeiro de 2016. Mais uma vez, persistiu a presença de coliformes totais e Escherichia coli em algumas das amostras.

Em abril de 2016, foi divulgada análise microbiológica realizada pela IV Geres, referente ao período de agosto de 2015 a fevereiro de 2016, também constatando a presença de Escherichia coli na água fornecida por carro pipa, bem como na rede de distribuição que abastecia o município. Em 2018, diferente do que foi alegado pela Compesa, em 20 de agosto do mesmo ano, de que nas amostras coletadas na rede de distribuição não teriam mostrado a presença de Coliforme Total e Escherichia Coli, dados Siságua indicaram as bactérias em cisternas e carros-pipa da Compesa, além do alto índice de turbidez em algumas amostras analisadas no ano.

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor) do MPPE divulgou a contaminação na saída de tratamento nos meses de dezembro de 2019 e julho de 2020, verificando a presença de Coliformes totais na Estação de Tratamento. Em ofício expedido em outubro de 2020, o Caop Consumidor citou novos dados referente ao mês de agosto, e a continuidade de Coliformes Totais na Estação de Tratamento foi  revelada.

“Apesar de a Compesa alegar que atende aos padrões de potabilidade na saída de tratamento e dos poços que abastecem o município de Santa Cruz do Capibaribe, tais afirmações não merecem prosperar, tendo em vista que, também, nos próprios relatórios da Compesa há indicação da contaminação nas ETAs e poço que abastecem o município”, avaliou o promotor de Justiça Ariano Tércio Silva de Aguiar. 

“Verifica-se assim que, parte da água fornecida à população já sai da Estação de Tratamento de Água contaminada. As consequências para a saúde da população são gravíssimas. Logo, conclui-se que a demandada vem distribuindo água fora dos padrões de potabilidade estabelecidos na Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde, desde 2013”, complementou o promotor de Justiça.

11
fevereiro

Bancos sem expedientes no feriado de Carnaval

                                              Os atendimentos voltarão na quarta-feira(17)

 

Devido a pandemia do Covid-19, estados e municípios brasileiros cancelaram os pontos facultativos do Carnaval. Entretanto, a Federação Nacional de Bancos(FEBRABAN), informa que, em razão de uma resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados está mantido, sendo assim, não haverá atendimentos a população nas agências bancárias nos dias 15 e 16/02 (segunda-feira e terça-feira).

Na quarta-feira de cinzas (17/02), o expediente terá início às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, às 15h.

A FEBRABAN aconselha que os clientes usem os canais digitais, como site e aplicativos dos bancos. As contas de carnê, e de consumo (seja de energia, águas, telefone etc.) com vencimento em 15 e 16 de fevereiro, poderão ser pagos, na quarta-feira(17), sem acréscimo.

10
fevereiro

Carlinhos da Cohab apresenta PL para instalação de equipamentos adaptados em praças e parques de Santa Cruz do Capibaribe

O Projeto de Lei foi apresentando por Carlinhos da Cohab

 

O vereador Carlinhos da Cohab (PP) apresentou na tarde da terça-feira (09) durante reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, um Projeto de Lei (PL) de número 024/2021 pretende instalação em praças e parques públicas do município, brinquedos adaptados e equipamentos desenvolvidos para o lazer e recreação de crianças com mobilidade reduzida e necessidades especiais.

Após a apresentação, o Projeto de Lei foi enviado para as comissões, e deverá retornar para a discussão e votação nas próximas reuniões, que estão previstas para após o Carnaval.

10
fevereiro

Projeto de Lei dispõe criação de jogos escolares adaptados em Santa Cruz do Capibaribe

Projeto de Lei apresentado pelo Vereador Caetano Motos

 

O vereador Caetano Motos (PSDB) apresentou na tarde da terça-feira (09) durante reunião da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, um Projeto de Lei (PL) de número 023/2021 visa a criação de jogos escolares adaptados na rede municipal de ensino.

Após a apresentação, o Projeto de Lei foi enviado para as comissões, e deverá retornar para a discussão e votação nas próximas reuniões, que estão previstas para após o Carnaval.

10
fevereiro

Homem detido por tráfico de drogas em Toritama

Droga e celulares apreendidos com o suspeito – Foto: Divulgação Polícia Militar

Na noite desta terça-feira (09), um homem foi detido por tráfico de drogas, em Toritama.

Uma equipe do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estava realizando a Operação Saturação quando recebeu informações de um tráfico de drogas no bairro Valentim.

Ao chegar no local, encontrou um homem com seis big-bigs de maconha, e dois celulares, sendo encaminhado para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil, em Santa Cruz do Capibaribe, onde foi ouvido e apresentado a audiência de custódia.

 

31
janeiro

Corpo de jovem é encontrado em estado de decomposição em Brejo

Segundo delegada, Gabriel era usuário de drogas, não trabalhava e já teve passagens pela FUNASE

O corpo de um jovem de 17 anos foi encontrado próximo a conhecida “Barragem de Soriano”, na estrada que dá acesso ao sítio Olho d’Água do Púlcaro, na zona rural de Brejo da Madre de Deus. O corpo foi localizado na manhã deste domingo (31).

Foto: Blog Santa Cruz Mais

O corpo de Gabriel Henrique da Silva Campos, estava em avançado estado de decomposição. Gabriel foi assassinado com disparos de arma de fogo. Próximo ao corpo, cápsulas de pistola e uma substância semelhante a crack foram encontradas.

Delegada Érica Feitosa, titular da Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe.

“A família narrou que a vítima tinha saído de casa na sexta-feira (29) e desde então não tinha mais notícia da vítima. Até que apareceu hoje esse corpo e eles identificaram dizendo que até as vestes eram as mesmas que ele tinha saído de casa.” – disse a delegada Érica Feitosa, titular da DPH de Santa Cruz

Ainda segundo a delegada, Gabriel era usuário de drogas, não trabalhava e já teve duas passagens na FUNASE  por roubo de moto.

31
janeiro

Homem é assassinado dentro de bar, na zona rural de Brejo da Madre de Deus

 

A noite deste sábado (30), foi marcada por mais um homicídio, no município de Brejo da Madre de Deus. O homem foi assassinado através de disparos de aram de fogo, dentro de um bar, no sítio Bandeiras.

Ivo Luiz do Nascimento Neto, conhecido popularmente por “Neto”, estava no Bar do Mulungú, quando foi surpreendido por um criminoso e assassinado.

Após o levantamento cadavérico, o corpo da vítima foi encaminhado para o IML, na cidade de Caruaru.

Notícias Anteriores


 

error: Copiando nosso texto?