No final da tarde desta terça-feira (31), um homem foi morto a tiros no Sítio Silva de baixo, na zona rural de Taquaritinga do Norte.  A vítima foi Almir Andrade de Oliveira, mais conhecido por “Almir do Gás” (35 anos).

Segundo a polícia, ele estava em um veículo quando foi abordado por dois elementos que chegaram armados e pedindo a chave do carro. Em seguida, a dupla teria atirado na cabeça da Almir e fugiu no carro da vítima.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

31
março, 2020


O objetivo é evitar aglomeração de pessoas nas dependências

;

Foto: Arquivo do Blog.

A partir desta quarta-feira (01) o funcionamento da delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe terá uma alteração, devido a prevenção contra a pandemia do COVID-19 (novo coronavírus).

Segundo o delegado seccional, Flaubert Queiróz, o plantão funcionará 24 horas para evitar aglomeração de pessoas.

“A polícia não pode parar, estamos modificando a nossa forma de atendimento para que possamos aglomerar o menor número de pessoas possíveis em nossas dependências” – disse.

O delegado reforça a importância do registro da ocorrência online, mas que caso não consiga o próprio sistema solicita o encaminhamento das pessoas para a delegacia.

“A delegacia manterá via permanência e estamos orientando as pessoas que façam os seus registrar de ocorrências de maneira online, e que tem o mesmo valor jurídico” – completou.

31
março, 2020


Foi aprovado por unanimidade na tarde desta terça-feira (31) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o projeto de decreto legislativo, que reconhece o estado de calamidade pública em diversos municípios do Estado, por conta do coronavírus, entre eles, os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério, Surubim, entre outros.

A medida determina que os prefeitos estão dispensados de atingir metas fiscais para conter os efeitos da pandemia e atender à população. De acordo com o artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal, nas situações de calamidade pública, cabe às Assembleias Legislativas validarem o cenário emergencial nos estados e municípios.

O parlamentar e presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP) destacou as vantagens da decretação de estado de calamidade pública para as cidades: “Desta forma, os prefeitos poderão agilizar, diminuir a burocracia, as ações, das ações administrativas, como a compra de insumos, de equipamentos e contratação de pessoal para o combate do novo coronavírus” – frisou.

O encontro dos deputados está sendo realizado em reuniões plenárias virtuais, com um mecanismo inédito na história do Legislativo pernambucano, o qual foi criado pela Mesa Diretora como parte das ações para evitar o contágio pelo Covid-19 entre os deputados, servidores do Legislativo Estadual e a população.

Confira a lista completa dos municípios:

Afogados da Ingazeira, Água Preta, Aliança, Amaraji, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Betânia, Bezerros, Bodocó, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Camaragibe, Camocim de São Félix, Carnaubeira da Penha, Cedro, Condado, Cortês, Cumaru, Cupira, Custódia;

Dormentes, Flores, Gameleira, Ibimirim, Ingazeira, Ipojuca, Itambé, Itapissuma, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa de Itaenga, Lagoa dos Gatos, Limoeiro, Macaparana, Machados, Moreno, Olinda, Panelas, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Poção;

Ribeirão, Rio Formoso, Sairé, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Lourenço da Mata, São Vicente Férrer, Serra Talhada, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tracunhaém, Triunfo, Verdejante, Vertente do Lério, Vertentes e Vicência.

31
março, 2020


Nós que fazemos parte da equipe IDPI ficamos muito orgulhosos pela parceria que temos com os nossos pais, em meio a essa pandemia. Não deixamos um só momento de nos comunicar, e apesar desse isolamento social, buscamos estratégias para não perder o contato com a família IDPI, e através das mesmas podemos perceber o empenho dos nossos pais e alunos em manter essa parceria, por meio das atividades e também com nossas lindas bailarinas na ativa.

Instituto Dom Pedro I

Uma escola FORTE

Uma escola ACOLHEDORA

;

Conteúdo da Assessoria.

31
março, 2020


Nesta segunda-feira (30), um homem foi encaminhado para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe após esfaquear a amiga da esposa na cidade de Vertentes. O homem identificado como Reginaldo José da Silva, 42 anos, afirmou que cometeu o ato após ser chamado de “corno” pela amiga da esposa.

Segundo o acusado, a esposa estava bebendo com a amiga quando o popular chegou ao local e foi recebido com o xingamento. O golpe de faca atingiu o braço da vítima, que foi socorrida e não corre risco de morte. De acordo com o acusado, a própria esposa chamou a polícia após o ocorrido.

Reginaldo José foi encaminhado para a delegacia de Santa Cruz e liberado em seguida. O mesmo deverá pagar a fiança até quarta-feira (01), ao Fórum de Vertentes.

 

31
março, 2020


Na noite desta segunda-feira (30), uma idosa foi atingida por golpes de faca por assaltantes na rua Artur Correia de Araújo, no bairro São Cristóvão. De acordo com informações da filha da vítima, dois elementos teriam chegado de moto na residência e após subtrair alguns objetos esfaquearam a mulher de 67 anos, que segundo populares, é deficiente visual. No momento do assalto a senhora estava com alguns parentes, que não foram agredidos.

Os golpes atingiram a senhora na altura do ombro e das costas. A vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU até a UPA de Santa Cruz do Capibaribe e após os primeiros atendimentos foi transferida para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, onde passou por cirurgia e passa bem.

A polícia civil investiga o caso, até o momento nenhum criminoso foi preso.

31
março, 2020


Moradores do Sítio Caldeirão, zona rural de Brejo da Madre de Deus, se uniram para tapar buracos na estrada vicinal. Segundo os moradores, a prefeitura não envia máquinas para resolver os problemas causados pelas chuvas, apenas o trajeto entre Brejo da Madre de Deus e o sítio Tambor recebe reparos.

Diante da situação, os moradores se reuniram para reparar os danos no trajeto entre o sítio Caldeirão e o distrito São Domingos, já que segundo eles, a Prefeitura teria deixado de lado o problema dessas estradas.

30
março, 2020


 

 

A ocorrência foi conduzida para a delegacia de Toritama. Foto: Arquivo.

Na tarde desta segunda-feira (30), policiais civis da delegacia de polícia de Toritama, com a ajuda de um colaborador anônimo, identificaram e localizaram o autor de um áudio divulgado nas redes sociais, no qual ele incitava a prática de roubos e saques em Toritama após o fechamento de estabelecimentos comerciais determinado por Decreto Estadual em razão da Pandemia COVID-19.

Segundo a polícia civil, o áudio teve ampla divulgação na região e causou um certo temor na população da Capital do Jeans.

O acusado identificado por “Zé Tempero” ou “Zé Vigia”, foi conduzido para a delegacia de Toritama, onde gravou outro áudio se retratando do ato criminoso, e irá responder pelo crime de incitação ao crime.

Confira o áudio da retratação:

Na tarde desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Taquaritinga do Norte e o Ministério Público notificaram a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco), para que a empresa apresente explicações sobre as constantes falhas no serviço de fornecimento de energia, em todo o município nos últimos dias.

Segundo a Prefeitura, o município vem sofrendo com constantes quedas de energia, atrapalhando comércios e até mesmo atendimento hospitalar e a população em geral, inclusive com danificações de aparelhos eletrodomésticos.

O Ministério Público e a Prefeitura deram um prazo de 48 horas para que a companhia de eletricidade possa se explicar sobre as quedas de energia, que tem causado prejuízos principalmente aos moradores dos distritos de Pão de Açúcar e Gravatá do Ibiapina.

30
março, 2020


 

 

A ação foi provocada através de um ofício enviado por usuários do município

;

Foto: Arquivo do Blog.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) através de uma ação civil pública, solicitou imediatamente o funcionamento ininterrupto, pelo período de 24 horas por dia, os serviços de saúde da unidade de pronto atendimento vinculada à Unimed Caruaru, que fica localizada em Santa Cruz do Capibaribe.

O MPPE recebeu um ofício de um grupo de consumidores da Unimed no município, relatando que em razão do COVID-19 (novo coronavírus), a unidade de pronto atendimento funcione 24h diariamente, enquanto durar a pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O órgão também solicita a presença de uma ambulância no pronto atendimento, para que fique à disposição de todos os usuários, enquanto o risco da pandemia durar.

“Quando a Unimed em Santa Cruz restringe o horário de funcionamento e não dispõe de ambulância, coloca os seus usuários em situação de risco, que ficam impossibilitados de serem atendidos de maneira célere pelos médicos conveniados, além de terem que se submeter ao risco de esperarem horas pela ambulância que fica em Caruaru, e que deveria ficar de prontidão na unidade local” – diz trecho da ação assinada pelo promotor Lúcio Carlos Malta Cabral.

A justiça irá decidir sobre o caso.

30
março, 2020


 

 

A criança foi socorrida para a Policlínica de São Domingos – Foto: Arquivo.

Na tarde desta segunda-feira (30), uma criança de sexo masculino, de 1 ano e 6 meses, caiu em uma cisterna, no Loteamento Barrinha em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

De acordo com informações repassadas à nossa equipe, ao sentir a ausência da criança, a família a encontrou dentro da cisterna da casa.

A criança deu entrada na Policlínica do distrito com uma parada cardiorrespiratória. Ela foi reanimada e transferida para um hospital da cidade de Caruaru.

30
março, 2020


 

 

O MÊS DE ABRIL E O CORONAVÍRUS. O QUE ESPERAR?

/

É consenso entre economistas de que a economia brasileira sofrerá recessão após a passagem do coronavirus. O que não se sabe, ainda, é qual será, exatamente, a queda do PIB neste ano. O enfretamento ao coronavirus trará impactos psicológico e social para os indivíduos. Um “novo” eleitor tende a surgir, independente da classe social. Que tipo de eleitor surgirá após a passagem do coronavirus? As pesquisas de opinião revelarão.

O sistema de saúde sofrerá estresse, mesmo com o isolamento. Gestores municipais precisam estar atentos a um ponto fundamental: O número de pessoas infectadas pelo coronavirus poderá começar a ter queda no final de abril e a vida começar a voltar ao normal em maio – Possibilidade/Cenário. Mas isto não significa, que cessará o porcentual de contaminados. Prevejo que o sistema público de saúde do município será demandado com frequência. E eleitores julgarão os prefeitos pela qualidade do sistema de saúde do município.

É possível que médicos venham a ser candidatos na eleição municipal. Disputarão os cargos de vereador ou prefeito. Os profissionais de saúde são atores principais no enfrentamento da pandemia do coronavirus. A saúde, em razão sua fragilidade histórica, e agora reforçada pela crise do coronavirus, é tema relevante para os eleitores. Portanto, profissionais da saúde, caso disputem a eleição vindoura, podem ter bom desempenho eleitoral.

Prefeitos estão tendo a oportunidade de conquistar, manter ou perder popularidade. Em dado momento, municípios, em particular, os médios e grandes, sofrerão contagem quanto ao número de infectados pelo coronavirus. A contagem do número de mortes ocorrerá também. Por consequência, prefeitos poderão ser cobrados. Por exemplo: o município A teve 60 infectados. E 10 mortes. E o município B, vizinho ao município A, teve 30 infectados e 2 mortes. Portanto, o desempenho do prefeito frente ao coronavirus será avaliado pelo eleitor e pela mídia.

O coronavirus reforça a nacionalização das eleições municipais em virtude das consequências do coronavirus para a saúde pública e a economia. Se faltarem empregos e renda, o eleitor reclamará do presidente da República. Diversos prefeitos já estão se antecipando, sabiamente, a este fato, e já estão, de antemão, cobrando ações do presidente da República para os mais pobres e a manutenção de empregos.

O presidente Bolsonaro tem optado pelo conflito durante a crise do coronavirus. O mandatário da República ainda não revelou como chegará renda para os pobres e desempregados. Portanto, é possível a desorganização do ambiente social em abril ou em maio – saques, por exemplo. Isto acontecendo de forma intensa, não será surpresa que o impeachment ou renúncia do presidente Bolsonaro venha a ser debatido com veemência entre atores institucionais, opinião pública e imprensa.

.

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

30
março, 2020


 

 

A CDL Santa Cruz do Capibaribe, cidade-mãe do polo de confecções de Pernambuco, desenvolveu um modelo de máscara junto com profissionais da saúde do município e uma confecção local.


Depois de viabilizar a produção de máscaras em fábricas de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, a CDL doou máscaras para os profissionais da secretaria de saúde, guarda municipal, central de feiras e feira agro ecológica do município, agora foi a vez da CDL doar o equipamento para a Polícia Civil de Pernambuco. Receberam máscaras os policiais que trabalham em Santa Cruz do Capibaribe e região, além dos policiais civis que trabalham na mata norte, na região de Goiana.


Os delegados da Polícia Civil de Pernambuco Dr. Ênio Maia e Dr. Júlio Porto fizeram questão de ressaltar a importância das doações e agradeceram através de suas redes sociais.

“Num tempo de tantas dúvidas e cenários tristes e nebulosos, há iniciativas que nos fortalecem o sentido da empatia, da cooperação e da solidariedade, e com esses valores a CDL de Santa Cruz do Capibaribe, através do seu presidente Bruno Bezerra, fez um belo e fraterno gesto de solidariedade na doação de máscaras descartáveis, produzidas pelo próprio polo de confecções, à Polícia Civil de Pernambuco às equipes tanto da própria Santa Cruz do Capibaribe, como para a área da mata norte do Estado, que abrange 18 cidades. Nós que fazemos a PCPE agradecemos fortemente esta iniciativa”, agradeceu o delegado, Dr. Júlio Porto.

Conteúdo de Assessoria

30
março, 2020


 

 

Foto: Arquivo do Blog.

Na tarde deste domingo (29), uma equipe da Guarda Civil Municipal recuperou uma moto que havia sido roubada no bairro São Miguel. No momento da abordagem, um menor conduzia a moto  nas proximidades da favela do papelão, no bairro Santo Agostinho.

O menor tentou fugir do efetivo entrando em algumas ruas do bairro e após cair em uma vala, causada pelas chuvas, o indivíduo correu a pé, mas a equipe da GCM conseguiu intercepta-lo. Segundo informações da vítima, no momento do assalto o menor estava sozinho.

A vítima do assalto reconheceu o mesmo como o autor do assalto. Segundo informações da Guarda Civil Municipal, o menor teria recebido a liberdade da FUNASE há 12 dias. O menor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Santa Cruz para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

30
março, 2020


Na tarde deste domingo (29), Policiais do 24º BPM receberam informações da localização de um caminhão roubado em Jaboatão dos Guararapes. Segundo informações do proprietário que rastreava o veículo, o caminhão estava parado no sítio Monteiro, zona rural de Taquaritinga do Norte.

O caminhão foi roubado na noite do sábado em Jaboatão dos Guararapes e foi levado até uma oficina do sítio Monteiro. Segundo o proprietário da oficina, um indivíduo levou esse caminhão e solicitou que o mesmo tirasse a caçamba para substituir por outra, e não retornou mais na oficina.

O proprietário do estabelecimento foi encaminhado para a delegacia de Santa Cruz juntamente com o veículo. O dono do caminhão compareceu a Delegacia de polícia e prestou depoimento. O caso será encaminhado para a delegacia de Taquaritinga do Norte que seguirá com as investigações do caso.

29
março, 2020


 

Semana decisiva!

Semana decisiva: Saindo da pauta do COVID19 e das incertezas em relação às eleições 2020. Iremos nos ater aos prazos mantidos para as eleições, ocasionando uma semana decisiva em diversos aspectos políticos.

Sem volta: Próximo sábado, 04/04, será o último dia para os que pretendem se filar a um partido e disputar as eleições municipais de 2020. A referida semana representa um caminho sem volta, pois o jogo continuará sendo jogado até as convenções e caso a decisão for tomada de forma equivocada e sem garantias, muitos sonhos políticos podem ser adiado ou até mesmo enterrado.

O caminho: Segundo informações de aliados do pré-candidato Helinho Aragão, o caminho do mesmo será de fato o PSB. Os mesmos estão otimistas com a filiação do parlamentar até a próxima quinta-feira, a informação repassada é que integrantes do projeto passaram o final de semana encaixando os nomes das proporcionais em três partidos, são eles: PSB, PT e PCdoB.

Mas…: A informação que tudo será feito com precaução, observando as movimentações até o último minuto, pois existe um plano B, caso o PSB não demonstre segurança em relação ao projeto Helinho Aragão.

Vai para o PP: Após uma semana com a cara do vereador Carlinhos da COHAB, ou seja, regada a muita polêmica, com muita especulação, principalmente apontando um possível distanciamento do Pré-candidato a prefeito Fernando Aragão (PP) e possível adesão ao projeto de Helinho Aragão, o parlamentar descartou tal possibilidade, afirmou que irá se filiar ao PP e que estaria firme e forte com Fernando.

A polêmica: A origem da polêmica e especulações em relação ao Carlinhos da COHAB iniciou devido ao projeto do terreno onde está localizada a rádio Vale do Capibaribe. Tramita na Câmara um projeto do poder executivo que concede o valioso e ocioso terreno a empresa JBM, em troca a referida empresa construirá uma AME mulher no valor de 596 mil reais, o mesmo vem gerando posicionamentos diversos, principalmente um estranhamento entre os futuros progressistas, Carlinhos da COHAB e Joab do Oscarzão.

Parecer: Por unanimidade, o projeto teve parecer constitucional favorável na Comissão de Legislação e Justiça. Mas até nos pareceres do jurídico das bancadas de oposição e situação, que auxiliam a comissão de legislação e justiça, houve divergência quanto a sua constitucionalidade. Em conversa com o vereador Ronaldo Pacas, presidente da referida comissão, foi observado à necessidade de levar a discussão ao pleno, assim, como a possibilidade de se pedir o parecer do jurídico da casa.

Parecer a favor: A advogada da bancada de situação, Drª Tamires Barboza, apontou que o projeto “encontra-se provido de legalidade e constitucionalide” por “Tratar-se de um interesse local a ser disciplinado pelo município nos termos do art. 30, I da Constituição Federal”.

Parecer contrário: O Advogado da bancada de situação, Dr. Rodrigo Aragão, opinou pela “inconstitucionalidade e ilegalidade do projeto da proposição pelas razões de fato e de direito acima, por ferir o projeto o art. 37 da Constituição Federal, especialmente no que tange aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade e o art17, 4° da lei 8.66/93”. No decorrer do parecer do Dr. Rodrigo o mesmo afirma que “Não existe a informação no projeto de quanto realmente vale o terreno no qual está localizada a rádio, portanto, omissa a equivalência entre o objeto doado pelo poder público e a contraprestação devida pela pessoa privada”.

Levantamento: Para o projeto ser aprovado precisa de dois terços o que equivale a 12 votos de acordo com o número de parlamentares. Conversamos com alguns vereadores durante o último final de semana e fizemos o seguinte levantamento:

Fechada: Conversamos com a líder do governo na Câmara de vereadores, Jessyca Cavalcanti, e a mesma afirmou que “sou favorável e nossa bancada sinaliza que sim”, ou seja, de acordo com as informações da vereadora a bancada segue fechada para aprovação do projeto.

Indefinida: A oposição não fala a mesma língua em relação ao projeto e está dividida, observaremos que a mesma irá travar fortes discussões que devem ser protagonizados por Carlinhos COHAB e Joab.

Contra: Os vereadores Joab do Oscarzão, Helinho Aragão, Capilé da Palestina e Augusto Maia afirmaram ser contra o projeto. A argumentação dos mesmos é semelhante, não passaria nem tanto por valores, mas que o terreno deveria ser utilizado pelo município.

Favorável: Com argumentações voltadas para os benefícios que a AME trará a toda Santa Cruz, a exemplo dos Bairros Polis Pacas, COHAB e adjacentes, além de terem o entendimento de que o município não conseguiria reaver o terreno, Carlinhos e Marlos veem na permuta uma solução viável e são favoráveis ao projeto.

Analisando: Conversamos com os vereadores Deomedes Brito, Ernesto Maia e Ronaldo Pacas e segundo os mesmos ainda estão analisando o projeto para definir os seus respectivos votos. Em relação aos vereadores, Toinho do Pará e Junior Gomes, não conseguimos conversar sobre o projeto com os mesmos, até o fechamento das curtinhas.

Desfecho: Como o projeto corre em regime de urgência na casa, o mesmo deverá ser votado durante a semana e as projeções de que o mesmo conseguirá os dois terços para aprovação é muito forte.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores