Um dos fenômenos da música brasileira na atualidade, o cantor João Gomes se apresentou no São João da Moda, em Santa Cruz do Capibaribe, na noite de domingo (26), e falou da sensação de participar do festejo pela primeira vez e não escondeu a emoção e a alegria de conhecer o poeta santa-cruzense Joãozinho Aboiador, um dos principais artistas da terra.

“É uma honra está por aqui (no São João da Moda)”, disse. […] Sobre Joãozinho Aboiador, o artista ressaltou: “Um sonho de conhecer alguém que conheço desde a infância, que eu canto os versos que me inspiraram muito desde pequeno. Acho que uma das primeiras canções de vaquejada que aprendi a cantar”.  

O poeta Joãozinho Aboiador fez uma participação especial durante o show de João Gomes.

Portões fechados

Os portões que dão acesso ao Pátio da Moda foram fechados devido ao grande público que esteve presente no dia 26. O penúltimo dia do evento era um dos mais aguardados por contar, além do show de João Gomes, com a apresentação de Nattanzinho, o segundo a subir ao palco na noite, e foi neste momento em que os portões precisaram ser fechados.

Ainda no domingo, se apresentaram no palco principal o cantor Geraldinho Lins, Nanara Bello, Dj Deb Lima. O encerramento do São João da Moda 2022 acontece nesta terça-feira (28), com os shows de Leidinha Santos, Felipe Amorim e Xand Avião.

Acompanhe a última entrevista do poeta e repentista Amaro Dias

mff

26
junho, 2022


Durante a tarde deste sábado (25), um homem foi detido após esfaquear uma pessoa, no bairro São Miguel, em Taquaritinga do Norte.

De acordo com informações da polícia, o autor da tentativa de homicídio relatou que teria sido provocado com xingamentos, dessa forma, acabou desferindo dois golpes de faca peixeira na região torácica da vítima. Na ocasião, o acusado foi impedido de consumar o homicídio por uma terceira pessoa.

A vítima foi socorrida e encaminhada para o HRA, em Caruaru, e o seu estado de saúde é considerado grave. Já o imputado foi conduzido para a Delegacia de Polícia, em Santa Cruz do Capibaribe, e foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio.

26
junho, 2022


Foto: Ney Lima.

/

Faleceu na manhã deste domingo (26), em um hospital de Campina Grande (PB), o poeta e repentista, Amaro Dias. De acordo com a família, o artista cultural nas últimas semanas teria sentido fortes dores no estômago, porém após um procedimento cirúrgico, acabou não resistindo as complicações e falecido.  

Biografia

Amaro Paulo Dias nasceu em 21 de setembro de 1934, no sítio Paquivira, município de Taquaritinga do Norte, estado de Pernambuco. Residiu na Paquivira até os vinte anos de idade, mas em virtude das dificuldades de arranjar trabalho naquela época viajou para São Paulo em busca de sobrevivência, onde permaneceu até os vinte e oito anos de idade.

Em São Paulo, iniciou sua carreira de violeiro-repentista. mas o sentimento de saudade da terra natal aflorou e ele voltou à Taquaritinga do Norte. Em 1963 fez parte do programa “A Voz do Sertão” na Rádio Difusora de Caruaru ao lado José Vicente da Paraíba e Aristo José dos Santos, ambos falecidos.

Em 1968 foi morar em Campina Grande onde substituiu, por um bom período, o repentista José Gonçalves (já falecido). Nessa época, Amaro Dias fez dupla com Cícero Bernardes, já falecido.

Nesse mesmo ano, foi residir em Pesqueira onde apresentou, ao lado de José Vicente da Paraíba e o cantador José Andorinha, um programa de cantoria. Em Belo Jardim, na Rádio Difusora Bituri, apresentou outro programa de violeiros ao lado de Manuel Pedro Clemente (poeta cego) e Manoel Paulino.

Anos depois, se mudou para Santa Cruz do Capibaribe e criou o Programa Violeiros do Vale, na Rádio Vale do Capibaribe, programa que entrou no ar no mesmo dia em que a própria rádio (29 de dezembro de 1985).

26
junho, 2022


Durante a noite deste sábado (25), um homem deu entrada no Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão após ter sido atropelado em frente a central de feiras, às margens da PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações do Blog Agreste Notícia, a vítima foi identificada apenas por Joabe, de 45 anos. Na ocasião, ele teria ingerido bebidas alcoólicas e ao tentar atravessar a via embriagado, foi atingido por um carro.

Vale ressaltar que o condutor do veículo permaneceu no local para prestar socorro a vítima e, posteriormente agentes de trânsito estiveram presentes para colher as devidas informações sobre o ocorrido.

26
junho, 2022


O que já estava bom, conseguiu melhorar ainda mais. No próximo domingo (26), o Palco da Moda ganhou mais duas atrações para abrilhantar e animar o público que estará presente na Arena da Moda. A cantora Nanara Bello e a Dj Deb Lima, estarão na noite mais aguardada do São João da Moda 2022, ao lado de Natanzinho, Geraldinho Lins e João Gomes. Além das novas atrações, o próximo domingo também contará com novidades nos horários das apresentações.

A festa terá início com a cantora Nanara Bello, a partir das 18h. Logo em seguida, o cantor Natanzinho comandará o Palco da Moda, trazendo seus maiores sucessos, a partir das 19h30. Geraldinho Lins subirá ao Palco da Moda as 21h, trazendo aquele forró para fazer o público dançar agarradinho. A DJ Deb Lima, chega para animar a galera a partir das 23h. Para fechar a noite do domingo, o fenômeno do piseiro João Gomes, subirá ao palco de 1h, animando o público com seus maiores sucessos.

O vice-prefeito e coordenador do evento Helinho Aragão, convidou a população para esse dia que ficará na história do São João da Moda. “O que já estava bom, conseguimos melhorar ainda mais. Para abrilhantar a noite do dia 26, nossa equipe trouxe a cantora Nanara Bello e a Dj Deb Lima, que estarão ao lado dos cantores Geraldinho Lins, Natanzinho e João Gomes. Além disso, vamos começar a festa mais cedo, para que todos possam aproveitar ao máximo essa festa que está sendo feita com muita dedicação. Então todos estão convidados para continuar aproveitando o São João da Moda. Lembrem-se de chegar cedo no próximo domingo, vai ser uma festa linda”, disse.

Programação:

A festa continua nesse final de semana e na noite desta sexta-feira (24), os cantores Toinho Catanha, Assisão e Fabiano Guimarães comandarão o Palco da Moda. No sábado (25), a população poderá ir curtir os shows de Bidinga do Acordeon, Brucelose e Brasas do Forró.

25
junho, 2022


Mesmo com chuva, público esteve presente para dançar agarradinho ao som de várias atrações.

Continuando o São João da Moda de 2022, a véspera da data festiva não deixou barato no quesito forró pé de serra e no gingado. Tanto o Palco da Ema quanto o Palco da Moda, estiveram repletos de artistas que não cansaram um só minuto de trazer uma boa música para o público dançar, mesmo em noite de chuva.

Na Ema, tivemos os shows de Danilo Batista, Valdo da Gameleira, Edinho Calisto e Léo Lima, que já esquentaram a noite desde cedo para o público que chegava ao Parque Wellington Monteiro.

Em seguida, foi a vez do Palco da Moda botar o forró pra moer com Maestro Spok, vindo direto do Recife com um repertório repleto de clássicos, mostrando que o Frevo e o Forró são uma mistura para ninguém botar defeito.

Depois, foi a vez de Decentes do Forró animar a noite com diversos sucessos tradicionais e da atualidade e não teve jeito, o público caiu no forró.

Continuando a noite, Maestro Forró subiu no palco do São João da Moda para forrozar de uma maneira diferente, com trompetistas fazendo os sons que costumeiramente saem das sanfonas e a ideia deu super certo. Com diversos sucessos do forró, o show foi repleto de muita dança e aquele dois pra lá e dois pra cá de ninguém botar defeito.

Finalizando a noite, o jovem Victor França trouxe seu carisma e swingado para o Palco da Moda e fechou com chave de ouro a Véspera de São João. Pela primeira vez em Santa Cruz, o jovem trouxe um repertório repleto de ritmo e swing para esquentar a noite fria de São João.

Fim de Semana:

O São João da Moda de 2022 continua neste final de semana com diversas atrações. Na sexta-feira(24), temos os shows de Toinho Catanha, Assisão e Fabiano Guimarães. No sábado (25), é a vez de Bidinga do Acordeon, Brucelose e Brasas do Forró, e no domingo (26), a festa ficará por conta de Nanara Bello, Nattanzinho, Geraldinho Lins, DJ Deb Lima, e João Gomes.

25
junho, 2022


Durante a noite desta sexta-feira (24), uma mulher deu entrada no Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão após ter sido alvejada a tiros na Rua do Arame, em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações repassadas para a polícia, a mulher estava em sua residência quando ouviu uma pessoa chamá-la e ao sair da casa para verificar quem era, o algoz atirou em direção ao chão. Na ocasião, quatro disparos foram ouvidos, no entanto, um disparo atingiu a região da coxa direita e os estilhaços atingiram o joelho esquerdo.

Ainda segundo a vítima, a ação criminosa foi feita para intimidá-la. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil para descobrir a autoria e motivação para o crime.

25
junho, 2022


Nesta sexta-feira (24) uma mulher foi encontrada morta no interior de uma residência localizada na rua José Vieira de Barros, no centro da cidade de Toritama.

De acordo com informações do Blog Agreste Notícia, a mulher que não teve o nome divulgado foi encontrada em estado de óbito por populares. Ainda de acordo com informações, marcas de sangue foram encontradas no local.

A Polícia Militar realizou o isolamento da área e com a chegada da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística o levantamento cadavérico foi feito e o corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru. O caso será investigado para descobrir a real causa da morte.

Fonte: Blog Agreste Notícia

25
junho, 2022


Durante a noite desta quinta-feira (23), um acidente fatal vitimou um homem na PE-145 entre o povoado Lagoa dos Mandantes e Fazenda Nova, no distrito de Brejo da Madre de Deus.

Segundo informações do Blog Agreste Notícia, Eliaquim de Andrade Cordeiro, mais conhecido por ‘Liaka’, de 53 anos, estava conduzindo uma motocicleta na rodovia quando atingiu um cavalo que atravessava a pista de rolamento.

Na ocasião, a Guarda Civil Municipal esteve presente e realizou o isolamento da área. A equipe do SAMU esteve no local, no entanto, apenas constatou que o motociclista já encontrava-se em estado de óbito.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste Central, logo após a realização do levantamento cadavérico.

Fonte: Blog Agreste Notícia

25
junho, 2022


Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira (23), o Tribunal de Justiça de Pernambuco declarou como ilegal a greve deflagrada pelo Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), com os servidores devendo retomar as atividades de forma imediata.

Na decisão, o TJPE afirma que a declaração de greve vai contra a Lei Nº 7.783/1989, que estabelece a necessidade de aviso prévio da paralisação. Além disso, foi constatado que, até o momento da decisão, não houve informação a respeito da garantia de manutenção dos serviços essenciais em percentual mínimo ou de uma eventual data de retorno às atividades.

Com isso, as atividades devem ser retomadas de forma imediata, sob multa diária no valor de R$ 20 mil, em caso de descumprimento pelo SEEPE.

24
junho, 2022


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na quarta-feira (22), uma carga de módulos de placas solares, na BR 232, em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. Um homem foi detido com a mercadoria, que havia sido roubada na noite anterior em João Pessoa, na Paraíba.

Policiais realizavam uma fiscalização quando abordaram um caminhão baú com placas do Mercosul. Durante a abordagem, a equipe percebeu que o motorista estava nervoso e pediu a nota fiscal da mercadoria transportada, mas encontrou divergências nas informações repassadas pelo homem e irregularidades no transporte dos produtos.

Quando os policiais entraram em contato com a transportadora, foram informados que a carga havia sido roubada na capital paraibana. Dentro do caminhão também foram encontradas três placas de veículos.

O motorista foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Arcoverde e poderá responder por receptação de mercadoria roubada.

23
junho, 2022


Os enfermeiros de Santa Cruz do Capibaribe, aprovaram em uma assembleia realizada no início desta semana, que a partir desta quinta-feira (23) ocorre uma greve por tempo indeterminado por parte da categoria.

De acordo com o sindicato dos enfermeiros, a paralisação ocorre devido à falta de avanço das negociações com a Prefeitura em relação ao salário dos profissionais. Um protesto aconteceu na manhã desta quinta, na Avenida 29 de Dezembro, Centro.

Nesta quinta-feira (23), véspera de São João, os servidores públicos de Santa Cruz do Capibaribe começaram o dia com uma grata surpresa. O prefeito Fábio Aragão antecipou o pagamento do salário do mês de junho para todos os servidores municipais. 

Fábio destacou a importância da valorização do servidor e também celebrou a antecipação. “Temos um feriado chegando e é sempre bom passar o feriado com dinheiro no bolso, portanto, com muito planejamento, pudemos antecipar o salário dos nossos servidores que, desde o início de nossa gestão, recebem em dia e tem todos os seus direitos garantidos”, disse.

O valor já está disponível na conta bancária dos trabalhadores.

/

Conteúdo do Assessoria.

Um dos grandes compositores e músicos da cultura santa-cruzense e nordestina, Antônio de Melo Filho, o grande Toinho Catanha, será homenageado pelo restaurante Bellitate Garden com um boneco gigante, no próximo sábado (25).

Ícone do forró pé de serra, Toinho nasceu em 1953, no distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, em uma família tradicional de músicos e teve a oportunidade de iniciar na música ainda jovem junto com seu irmão Raimundo Catanha, por influência do seu pai e da sua mãe Zefinha Catanha.

Tocando instrumentos percussivos, mudou-se cedo para a cidade Santa Cruz acompanhado dos seus pais e irmãos. E era com os seus irmãos que, na sua juventude, animava as festas populares no município e região.

Em sua carreira artística, Toinho Catanha fez parte de várias bandas, como a Banda Mistura Perfeita. Durante sua trajetória, Toinho também formou, ao lado de Jordão Jó e Bento da Zabumba, um trio de forrozeiros chamado Trio Vira Copos, que alguns anos depois tornou-se Toinho Catanha, Vira Copos e os Cabras.

Hoje, Toinho Catanha segue carreira solo e se apresenta em eventos culturais da região agreste de Pernambuco. “É com muita honra e alegria que recebo essa homenagem. Gratidão a todos que contribuíram de alguma forma para que esse momento viesse a acontecer”, descreveu Toinho.

O boneco em representação ao músico conta com dois metros de altura e o artista responsável pela obra é André Vasconcelos, da Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda.

23
junho, 2022


O presidente Jair Bolsonaro (PL) está de volta ao Agreste de Pernambuco nesta quinta-feira (23), véspera de São João.

O chefe do executivo nacional estará em Caruaru e participa durante à tarde de uma motociata com apoiadores, no Polo Caruaru, às 14h.

Também está previsto a visita do presidente ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, à noite, para acompanhar shows do São João da cidade. 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores