Até esta sexta (03) o Comdeca teria recebido inscrições de 43 pré-candidatos; urnas eletrônicas serão utilizadas no pleito



Seguem abertas até às 13h da próxima segunda-feira (03), as inscrições para aquelas pessoas interessadas em disputar o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe. uma das novidades desse pleito é que o eleitor poderá optar em votar em até cinco candidatos.


Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Capibaribe (Condeca), Alencar Lopes, até às 11h desta sexta-feira (30) o órgão teria recebido inscrições de 43 pré-candidaturas, e a estimativa é entre 60 a 70 postulantes.


Os interessados podem se dirigir até o Comdeca, que fica localizado na Rua Dr. Arnaldo Monteiro, 257, Centro. A votação está marcada para acontecer no próximo dia 1º de outubro e serão eleitos dez conselheiros. Outra novidade desta edição é que serão utilizadas 25 urnas eletrônicas em 15 locais de votação.


A posse e diplomação dos eleitos estão agendadas para 10 de janeiro de 2024.

O programa Bolsa Universitária, que auxilia estudantes de Santa Cruz do Capibaribe que se deslocam para outras cidades em busca de graduação no ensino superior, divulgou nesta sexta-feira (30) no Diário Oficial da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, o edital do período 2023.2, onde novas inscrições podem ser realizadas para o próximo semestre. O período de inscrição vai de 10 a 17 de julho.

Os estudantes interessados em participar do programa devem se dirigir até a Coordenadoria Municipal da Juventude, localizada na Rua Davi Monteiro dos Anjos, S/N, no Centro, mesmo prédio da Casa de Justiça e Cidadania. O atendimento acontece das 8h às 12h, e das 13h às 15h.

A documentação entregue como solicitada no edital, será analisada pela CPA, comissão formada por representantes da Gestão Municipal e da sociedade civil. A lista prévia dos selecionados será divulgada no dia 26 de julho, também através do Diário Oficial, disponível no site da Prefeitura (www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br).

Para qualquer esclarecimento, o cidadão pode entrar em contato através do telefone (81) 9.7343-9750.

30
junho, 2023




Depois de oito dias de muito forró, atrações de renome nacional, cultura nordestina e alegria, nesta quarta-feira (28) o São João da Moda 2023 foi encerrado com chave de ouro. Milhares de pessoas prestigiaram as apresentações da noite que foi comandada pela dupla sertaneja Bruno e Marrone e o cantor Nattanzinho.

Ao longo dos seis dias da festa, dezenas de artistas locais se apresentaram, dividindo espaço no Polo Forró da Ema e no Palco da Moda com atrações de renome nacional, consolidando o São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe como um dos principais roteiros juninos de Pernambuco.



Economia e Segurança

A edição do São João da Moda 2023 gerou a movimentação de cerca de R$ 40 milhões na economia de Santa Cruz do Capibaribe, graças ao grande número de visitantes e, obviamente, às vendas no comércio local. Junto disso, foram gerados aproximadamente 1.000 empregos diretos e indiretos.

Além disso, o evento seguiu todas as diretrizes do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado junto às autoridades, sendo um dos mais seguros do estado graças à logística de na distribuição das forças, além de câmeras de vigilância de última geração e o aplicativo de localização de celulares Alerta Celular.

30
junho, 2023






Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 712/2023, do governo de Pernambuco, que institui o novo piso dos professores. O projeto enviado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) atualiza o piso do magistério para professores efetivos e temporários. Com a aprovação do texto, o piso da categoria ficou fixado em R$ 4.420,55, para uma jornada de 200 horas/aula mensais.


Entretanto, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), o projeto atende a cerca de 6 mil profissionais, deixando sem reajuste mais de 52 mil servidores da Secretaria de Educação, entre eles os aposentados. A proposta teve 30 votos favoráveis e 15 contrários, um dos que votou contra foi o deputado estadual, Diogo Moraes (PSB) e que fez duras criticas contra a governadora Raquel Lyra.


“Mais um episódio de arrogância da gestão Raquel Lyra, que prejudica em torno de 52 mil trabalhadores da educação. Num ato de desrespeito com aqueles que se dedicam diariamente nas salas de aula, a governadora enviou um projeto que não contempla todos os profissionais da área. Desrespeito ao piso salarial e impõe prejuízo ao plano de cargos e carreiras de inúmeros trabalhadores. Votamos contra o projeto na Comissão de Finanças e no plenário, pois entendemos que educação de qualidade também se faz com valorização profissionais” – publicou Diogo Moraes em seu Twitter.

30
junho, 2023






Na tarde desta quarta-feira (28), foi realizado o oitavo encontro de capacitação pelo programa Educa Moda Center, iniciativa voltada aos pequenos confeccionistas que atuam no gigante atacadista. Desta vez, foi uma mesa redonda com especialistas do Senai Caruaru, tendo como tema “Design e Produtividade nas Empresas de Confecções”.



Os especialistas convidados, Morgana Leopoldino, Anselmo Bezerra, Jéssica Alves e Heloisa Sena, debateram com o público presente as principais estratégias para melhorar o nível de produtividade no chão de fábrica, reduzindo desperdícios no processo produtivo, assim como discutiram técnicas para otimizar o processo de desenvolvimento de novos produtos e coleções.



Também foi apresentado para o público o projeto Inova Moda Digital, onde as empresas participantes receberão, gratuitamente, mentorias e consultorias pelo Senai, com focos em desenvolvimento de produtos e melhoria de produtividade.

30
junho, 2023







O Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe receberá neste sábado (01º), o 2º Encontro de Geógrafos de Santa Cruz do Capibaribe. O evento reunirá geógrafos de Santa Cruz do Capibaribe e região, além de convidados. Este ano o evento tem como tema “O Ensino da Geografia para formação Cidadã”


Vários professores e profissionais da Geografia já confirmaram a presença, como por exemplo, da professora Patrícia Pereira de Souza Rodrigues – Coordenadora de Ensino de Geografia da Secretária de Educação e Cultura do Município de Santa Cruz do Capibaribe. Também teremos a participação do Geógrafo Júlio César Alexandre, Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Além de professores das redes públicas e privadas do município de Santa Cruz do Capibaribe.


“O ensino da geografia como formação cidadã, é fundamental, para os nossos dias, tendo em vista que precisamos formar cidadãos críticos, e conscientes, dos seus deveres e principalmente dos seus direitos, sabendo cobra-los, sabendo acima de tudo, respeitar e cumprir com suas obrigações perante a sociedade. Neste sentido a nossa ciência geográfica tem muito a contribuir”, disse o Professor de Geografia Nilson Pereira.


Outra pauta do encontro será a criação/formação da Associação dos Geógrafos de Santa Cruz do Capibaribe. O evento também será aberto a professores de outras disciplinas, além de estudantes e o público em geral.

30
junho, 2023






Na manhã desta quinta-feira (29), uma colisão deixou um saldo de um homem morto na PE 90, no município de Surubim, no Agreste.


A vítima fatal foi José Adriano Prazeres dos Santos, de 41 anos, que residia no Sítio Buraco do Tatu, na zona rural do município de Bom Jardim.


A vítima voltava da casa da sogra, na zona rural de Surubim, conduzindo uma picape Strada quando foi atingido por uma Hillux que teria invadido a contramão


José Adriano, ficou preso nas ferragens, sendo retirado pelo Corpo de Bombeiros, encaminhado para o hospital de Surubim, mas não resistiu e morreu a caminho da unidade hospitalar.

30
junho, 2023





Amanhã (30) é o último dia da campanha de negociação de débitos da Compesa. O programa Quita Fácil de regularização de débito oferece descontos de até 90% com o pagamento à vista, a depender do histórico da dívida.


Também é possível acertar as contas com a empresa usando o cartão de crédito com possibilidade de parcelamento em até 21 vezes. Podem participar da campanha todos os clientes da Compesa com contas em atraso, independentemente do número de faturas vencidas.

Para negociar a dívida, o cliente poderá fazer a negociação diretamente nos canais digitais da Companhia, na Agência Virtual (www.compesa.com.br), pelo aplicativo Compesa Mobile, que pode ser baixado nas lojas virtuais, ou no WhatsApp (81) 9.9488.5047.


E quem preferir negociar numa loja física, é só se dirigir a um dos 165 pontos de atendimento espalhados no estado.

29
junho, 2023





O entrevistado do programa Olho no Olho desta semana foi o cantor e compositor Adriano Marlly. Durante sua participação, o artista falou sobre diversos assuntos, entre eles, a sua história de vida, início da carreira, composições de sucesso, além da inserção de artistas de outros gêneros nas festas de São João.

Adriano Marlly é um dos principais músicos da região. Início sua trajetória cantando nos bares da cidade, aos 16 anos. O cantor fez parte das bandas Sahara, Dimetrose. Hoje, está em carreira solo.  

O artista também relembrou algumas composições de sua autoria, como ‘Forró do kilo’, ‘Você sempre diz que não quer’, ‘Coração teimoso’, ‘Brinquedo do coração’ entre outras canções gravadas por diversos cantores.

Com relação a inserção de atrações de outros gêneros musicais nos festejos juninos, o cantor frisou que deve ter essa mistura de ritmos.

“Tem tantos forrozeiros hoje que vivem em São Paulo, Rio de Janeiro fazendo shows fora da época deles aqui (Nordeste). Então por que não vir um sertanejo para nossa região? Ou até outros estilos?”, destacou. Ainda segundo Adriano, tem que ter o espaço, mas não descaracterizar totalmente o São João com apresentações apenas de artistas sertanejos, por exemplo.



Acompanhe a entrevista completa:

29
junho, 2023





Fotos: Paulo Viana.


Um servente de pedreiro foi assassinado na tarde desta quinta-feira (29), na Rua Jordão Batista de Oliveira, Bairro Dona Lica 2, nas proximidades do Açude da Manhosa, em Santa Cruz do Capibaribe.


A vítima foi identificada como sendo Adriano Paulino da Silva (41 anos), que foi morto através de golpes de faca peixeira. Ele trabalhava em uma construção nas imediações de onde o crime aconteceu.


Na ocasião, uma equipe do SAMU compareceu ao local, mas apenas constatou o óbito da vítima. O efetivo da Polícia Militar também esteve na localidade para realizar o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística.

Vale ressaltar que por enquanto a autoria e motivação do crime são desconhecidas. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

29
junho, 2023







A Delegacia de Polícia Federal de Caruaru cumpriu na manhã da quarta-feira (28), cinco mandados de busca e apreensão que culminaram na prisão em flagrante de um morador do município de Cupira, Agreste de Pernambuco.


Segundo a PF, ele mantinha em depósito uma grande quantidade de cigarros de origem estrangeira e de comercialização proibida no Brasil, configurando a prática do crime de contrabando.



Durante a ação foram encontradas mais de 800 caixas de cigarros que tiveram entrada irregular no Brasil, e estavam armazenados em imóveis ligados ao morador de Cupira, que foi preso em flagrante.


Foram apreendidos também veículos utilizados para o transporte dos cigarros contrabandeados. O morador de Cupira já é reincidente e tinha sido preso anteriormente pelo mesmo crime.



A “Operação Pertinácia” resultou de um trabalho conjunto da Polícia federal com o setor de inteligência da Polícia Penal do Estado de Pernambuco.

29
junho, 2023







Os últimos dias tem sido de intenso movimento na Expozaga Brasil, exposição itinerante sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A tarde desta quarta-feira (28), não foi diferente, com a presença de centenas de estudantes das escolas municipais, que estão participando em massa, da agenda de palestras disponibilizada para os jovens toritamenses.



A exposição chega a última semana em Toritama, com sucesso de público e grande participação dos estudantes, com a presença de milhares de alunos, que desde o dia 14 de junho, estão visitando e acompanhando as palestras, que possuem temáticas envolvidas a obra do Rei do Baião em diversos segmentos da vida, como o social, familiar, cultural, educativo, religioso, ecológico e de expressão e comunicação oral.



A exposição segue aberta ao público, de maneira gratuita até a próxima sexta-feira (30/06), das 09h às 21h, no Espaço Central, que fica localizado na Rua João Chagas, onde funcionou o antigo mercado de farinha no Centro.

Em uma edição especial do programa Independente na noite de quarta-feira (28), transmitido diretamente do São João da Moda, o vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, lamentou a reprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores que autorizava a prefeitura municipal a contrair um empréstimo de R$ 35 milhões junto à Caixa Econômica para construir um hospital.

“A politicagem está acima das pessoas, ela ultrapassa as barreiras aqui em Santa Cruz. Temos que pensar grande, no desenvolvimento dessa terra (…) Infelizmente, Santa Cruz foi quem realmente perdeu, ali não estava as eleições de 2024, estavam vidas, pessoas que poderiam usufruir de um equipamento como um hospital que iriamos edificar. Mas o sonho não para por aí, acho que Fábio Aragão (prefeito) já está pensando em outras alternativas para que possa ser apresentada, e que a gente possa um dia realizar esse grande sonho”, frisou Helinho.  



Acompanhe o programa na íntegra




29
junho, 2023






No final da manhã desta quarta-feira (28), um homem que residia no Loteamento Pedra Branca, em Santa Cruz do Capibaribe, morreu em um grave acidente de trânsito na BR-104, em Barra de Aroeira, próximo a cidade de Alcantil, na Paraíba.

Egildo Bernadino, popularmente conhecido como Egildo Sat, estava voltando com o seu irmão da cidade de Campina Grande, na Paraíba, quando se envolveu em uma colisão com outros dois veículos.

De acordo com as primeiras informações, a vítima teria levado sua esposa para dar à luz a um bebê em uma unidade hospitalar de Campina Grande e retornava para Santa Cruz, quando o acidente aconteceu.

Na ocasião, uma equipe do SAMU foi acionada, mas infelizmente Egildo morreu ainda no local do fato. O seu irmão que foi identificado como Júlio e que também estava no veículo, foi socorrido para o hospital do trauma, em Campina Grande.

29
junho, 2023






No final da tarde desta quarta-feira (28) a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte divulgou a programação oficial de shows da 4ª edição do Festival Café Cultural, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de julho.


O festival tem como objetivo resgatar a cultura do café, que é muito rica na cidade, que é coroada como a Terra do Café e destaque no Estado. O café produzido no município é 100% orgânico, e recebe adubação natural e é exportado para vários países.


Confira a programação completa:


06/07 (QUI)– Concerto Don Luiz de Brito, Renato Marinho

07/07 (SEX)– Socorro e Mazé, Assisão, Jorge de Altinho

08/07 (SAB) – Saulo Nascimento, Academia da Berlinda, Geraldo Azevedo

09/07 (DOM) – Orquestra Requinte, Almir Rouche, Nando Cordel, Benil

28
junho, 2023






Notícias Anteriores


Meses Anteriores