No fim da manhã deste domingo (31), policiais militares do 24°BPM, ao efetuarem rondas no bairro Vila do Amor, em Santa Cruz do Capibaribe, avistaram um indivíduo em atitude suspeita, e ao se aproximarem, o suspeito tentou fugir arremessando uma sacola plástica por cima do telhado de um imóvel.

Minutos depois, Marcos Vinicius do Nascimento (21 anos) foi capturado e após varredura no local, foram encontrados cerca de 8 quilos de maconha, 50 gramas de cocaína, dois aparelhos de celular, duas balanças de precisão e R$320 em espécie.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido, juntamente com o material apreendido, para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe para adoção das medidas cabíveis.

31
outubro, 2021


Nesta sexta-feira (29), alunos do 5º ano da escola Primeiro Mundo de Aprendizagem visitaram as instalações do Museu da Sulanca, localizado ao lado do centro administrativo do Moda Center. A visita foi coordenada por uma equipe de professoras, sendo guiada pelo recepcionista do museu e historiador Gabriel Souza.

Durante a visita, os alunos aprenderam sobre a história e origem das feiras de rua no município até a transferência desta para o Moda Center, os impactos econômicos na geração de empregos diretos e indiretos, curiosidades sobre o acervo disponível e também ouviram a declamação de poesias nordestinas pelo artista plástico, compositor e músico, Fábio Xavier.

O Museu da Sulanca está aberto para visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e de 14h às 17h, localizado no Centro de Eventos do Moda Center. Excursões e escolas devem agendar a visita pelo WhatsApp (81) 99163-6268 ou pelo e-mail museu@modacentersantacruz.com.br.

31
outubro, 2021


Um homem foi assassinado a tiros na noite do sábado (30), no Loteamento Campo Alegre, na cidade de Toritama. A vítima foi José Orlando de Ataíde Oliveira, mais conhecido como “Alagoano” (36 anos).

A vítima foi atingida por vários disparos de arma de fogo, que não resistiu e acabou falecendo no local. Segundo a polícia, José Orlando trabalhava como pedreiro, e de acordo com populares ele era um cidadão de bem e a única passagem pela polícia foi devido a uma confusão ocorrida em um bar anos atrás.

Após o levantamento cadavérico, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Polícia Civil investigará o caso.

31
outubro, 2021


A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), convoca os pecuaristas pernambucanos para a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acontecerá de 1º a 30 de novembro. A meta é imunizar 665 mil bovinos e bubalinos de zero a 24 meses de idade.

A febre aftosa tem vacinação obrigatória. A incidência gera embargos que acarretam impacto econômico para a região e prejuízos financeiros aos produtores. A vacina pode ser adquirida durante o período da campanha nas casas agropecuárias de todo o Estado.

Nesta etapa, além de garantir a vacinação, os produtores devem declarar 100% do rebanho, ou seja, todos os animais de sua propriedade, inclusive os que estão fora da faixa etária da campanha, os que nasceram ou morreram.

A declaração deve ser efetuada até 15 de dezembro nos escritórios da Adagro ou pela internet, no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), que pode ser acessado via aplicativo ou no site www.adagro.pe.gov.br onde também está disponível um tutorial.

Na primeira etapa da Aftosa, que aconteceu entre os meses de maio e julho, foram imunizados 1.970.075 animais, dos quais 1.960.540 são bovinos e 9.535 bubalinos, atingindo uma cobertura de 93,66% do rebanho pernambucano. Mesmo com as medidas de isolamento social, o Estado conseguiu superar a meta mínima de 90% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

31
outubro, 2021


Acontecerá durante este domingo (31) na Malhada do Meio, em Santa Cruz do Capibaribe, a primeira edição da “Ação Saúde Fogóio dos 8 Baixos”. No evento, a população terá a sua disposição serviços de cardiologista, dentista, extrações, eletrocardiograma, limpeza dentária, clínico geral e restaurações, além de aula de zumba.

A ação social ocorrerá das 8h às 12h, e é organizado por Robson Araújo e Vera Fogoió, que são filhos do sanfoneiro, João Balbino da Silva, mais conhecido por “Fogoió dos Oito Baixos”, que faleceu em dezembro de 2018.

Robson Araújo fala como surgiu o desejo de realizar este evento na Malhada do Meio.

“Quando nosso pai apresentou problemas de saúde, começamos a trilhar um novo caminho, e através dele fizemos boas amizades na área da saúde. Então em 2018, ele veio a falecer e nos deixou a semente. E com isso veio o desejo e a oportunidade de ajudar outras pessoas, então eu e Vera junto com o Dr. Francismar, profissionais da saúde, alguns empresários e amigos da nossa cidade nos reunimos para realizar essa ação” – pontuou.

30
outubro, 2021


As lojas de atendimento da Compesa, inclusive as unidades do Expresso Cidadão, estarão fechadas nas próximas segunda (01) e terça-feira (02) em virtude da transferência do feriado do Dia do Servidor Público para o dia 01 e o feriado do Dia de Finados. As unidades retomam as atividades na próxima quarta-feira (03), no horário das 8 às 17h, de segunda a sexta.

Os clientes da Compesa poderão solicitar serviços por meio do canal de atendimento 0800-081-0195, disponível 24 horas em todos os dias da semana. Diversos serviços também podem ser realizados na Loja Virtual da Compesa, no site www.compesa.com.br 

Outro canal de atendimento disponível é o Compesa Mobile, aplicativo disponível para Android e iOS. Por ele, é possível acessar diversos serviços, entre eles, religação de água, realizar denúncias e acompanhar os protocolos. Também através do celular, o cliente pode informar sobre a ocorrência de vazamentos, extravasamento de esgoto e consultar o calendário de abastecimento de água.

30
outubro, 2021


A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (SETEQ) de Pernambuco prorrogou, para a próxima segunda-feira (1º/11), as inscrições dos interessados em participar da 21ª edição da Fenearte.

O evento será realizado entre os dias 10 e 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Cerca de cinco mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de outros estados e países, vão expor suas mercadorias no evento.

A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, objetiva valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs; além de funcionar como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.

Inscrição Online: www.seteq.pe.gov.br

30
outubro, 2021


Na última sexta-feira (22), estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I, do colégio Integra Mais, visitaram o Museu da Sulanca. Eles tiveram acesso a conhecimentos sobre a história e economia da sulanca em Santa Cruz do Capibaribe que vão ajudar no aprendizado e na preservação da cultura empreendedora local.

Conhecer a história e a evolução da Sulanca ajuda a entender a evolução e economia da cidade. Por isso, é tão importante esse espaço que destina-se a preservar a história e cultura local, sendo fundamental as visitas por instituições de ensino.

O Museu da Sulanca está aberto para visitação de segunda a sexta, das 9h às 12h e de 14h às 17h, localizado no Centro de Eventos do Moda Center. Excursões e escolas devem agendar a visita pelo WhatsApp (81) 99163-6268 ou pelo e-mail museu@modacentersantacruz.com.br.

30
outubro, 2021


O secretário de desenvolvimento econômico, Marcelo Cumaru falou sobre as mudanças da Avenida 29 de dezembro, centro de Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com Marcelo, a Avenida 29 de Dezembro, vem passando por diversas mudanças, tanto na parte de floricultura, como também a revitalização da passagem na avenida.

Marcelo afirma que logo no começo da nova gestão, o Prefeito Fábio Aragão e equipe percebeu que precisava dar uma melhorada na avenida.

Segundo Cumaru, o prefeito autorizou a obra e a equipe do Meio Ambiente, começou a dar uma cara nova ao local, tirando todas as irregularidades que encontraram, em relação ao plantio de mudas irregulares da antiga gestão, foram retiradas e plantadas da forma correta.

O secretário falou que estão sendo colocadas grama, para enfeitar mais ainda o local e pede a conscientização das pessoas param zelar pelo patrimônio público.

“A Avenida 29 de Dezembro é o nosso cartão postal, e pode ter certeza quando concluir as pessoas vão ter um prazer de andar na Avenida, porque vai ficar muito linda”, finaliza Marcelo.

Ao ser indagado, sobre a implantação de bancos para assento das pessoas, Marcelo disse que já estão fazendo a parte de arquitetura para a implantação.

Com relação a Fonte que fica localizada na antiga Praça dos Estudantes, Marcelo informou que o projeto vai continuar e que a ideia é colocar plantas ao redor da fonte, para as pessoas não ter tanto acesso.

Por fim, o secretário fala que a previsão para o término das obras e entrega está prevista para o final de novembro deste ano.        

29
outubro, 2021


Nos últimos três meses, uma praga tem devastado e causado grandes prejuízos para a agropecuária do Agreste Central de Pernambuco, e que também tem preocupado os agricultores, trata-se do inseto conhecido como “mosca de estábulo”.

De acordo com representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), os relatos indicam a presença da infestação nos municípios de Bonito, Sairé, São Joaquim do Monte, Barra de Guabiraba, Gravatá, Camocim de São Félix (todas no Agreste); além de registros em Cortês, Palmares, Amaraji, Joaquim Nabuco e Ribeirão (localizados na Mata Sul).

De acordo com especialistas, a aparição do inseto está relacionada ao uso indevido do adubo conhecido como “cama de frango”, material usado para forrar pisos de granjas que mistura palha e esterco. As chuvas e o clima da região também contribuem para agravar o problema e pode estabelecer no território uma “área de exclusão”. 

O problema da praga da “mosca de estábulo” foi tema de uma audiência pública na Alepe, realizada em setembro deste ano. Na ocasião, uma das sugestões apontadas pelos especialistas participantes do debate foi a distribuição de uma cartilha para divulgar o emprego correto do esterco de aviários. Outra medida foi a atuação do setor de Educação Ambiental da CPRH nas localidades afetadas. 

29
outubro, 2021


Uma família de Santa Cruz do Capibaribe está procurando por um parente desaparecido. Emerson Amaro, conhecido por “Neném” ou “Opa”, de 33 anos, saiu de casa na última quarta-feira (27), em uma moto e até agora não retornou.

Emerson tem esquizofrenia 2.2. Segundo o irmão dele, a medicação estava em dia. Essa não foi a primeira vez que ele desapareceu. Porém, das outras vezes, ele foi logo encontrado.

Quando saiu de casa, Emerson vestia short vinho, camisa preta, chinelo e pilotava uma moto Shineray cinquentinha, de cor branca. Quem tiver informações sobre o paradeiro de Emerson, pode entrar em contato com o número (81) 9 9922-8521.

29
outubro, 2021


A partir do meio-dia desta sexta-feira(29), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) desligou as lombadas eletrônicas localizadas nos pontos mais movimentados das principais rodovias de Pernambuco.

A medida será aplicada na BR-232 (bairro do Curado, no Recife, zona Oeste); na PE-035, em Itapissuma, Litoral Norte; e na PE-060, em Ipojuca e Sirinhaém, Litoral Sul.

Os equipamentos de fiscalização eletrônica somente serão religados às 5h na manhã próxima quarta-feira (03). Segundo o DER, a medida visa dar mais fluidez ao trânsito nesses trechos, que devem receber um acréscimo em torno de 40% no fluxo de veículos em relação aos dias normais, na ida e na volta, por conta do feriado de finados, dia 02 de novembro.

O DER informou que intensificará as ações de fiscalização em algumas rodovias com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), bem como atuará nas blitzes da Lei Seca, em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

LOMBADAS ELETRÔNICAS DESLIGADAS:

Estarão desligadas, das 12 horas desta sexta-feira (29), às 5h da quarta-feira (03), essas lombadas eletrônicas:

BR-232

•Recife, nos km 6,2; 6,3;

•Jaboatão dos Guararapes, no Km 9,2; PE-035

•Itapissuma, nos km 7,3 e 7,9; PE-060

•Ipojuca, no km 16,63;

•Sirinhaém, no km 43.

29
outubro, 2021


Na madrugada desta sexta-feira (29), policiais militares realizavam rondas em Caruaru, quando receberam uma informação de que um indivíduo, que estava transportando uma grande quantidade de drogas, estacionou seu veículo em um logradouro público e entrou numa residência, onde pernoitaria, na Rua Salustiano Torres, bairro Agamenon Magalhães.

Diante das informações, o efetivo policial realizou um cerco na casa e abordou o suspeito Jorge Hermeson da Silva Sá (32 anos) que informou que o carro era de sua propriedade. Ao realizar uma varredura no veículo, foram encontrados dois quilos de cocaína, além de 130 quilos de maconha. Na revista pessoal do acusado, também foi apreendido um aparelho celular e R$ 303,00 em espécie.

Diante dos fatos, todo o material e o suspeito foram conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal em Caruaru, onde em seu interrogatório, ele informou que o veículo não era seu e que pegou o carro num posto de gasolina já com a droga em seu interior com o objetivo de transportá-la para Recife.

De acordo com a Polícia Federal, Jorge Hermeson disse também que receberia o dinheiro pelo transporte da droga quando a entregasse na Capital Pernambucana, mas não deu detalhes de quem era a pessoa que lhe contratou e nem a quem iria entregar.

29
outubro, 2021


Foto: Elivaldo Araújo/Arquivo

.

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa, na quinta-feira (28), a autorização para ampliação do público nos estádios de futebol profissional para até 30% da capacidade do local.

Ainda de acordo com o Governo do Estado, continua valendo a regra do controle sanitário: 90% do público com duas doses ou a vacina de dose única, e os demais 10% com uma dose e apresentação de teste negativo para Covid.

Participaram da coletiva os secretários André Longo (Saúde) e Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), além da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

29
outubro, 2021


Na tarde da quinta-feira (28), o vereador Zeba (PDT) usou parte do seu discurso na tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, para fazer cobranças quanto a melhorias no Calçadão Miguel Arraes de Alencar. Ele revelou que tem recebido diversas denúncias em relação aos banheiros do centro de compras.

“São coisas simples que dar para melhorar muito, tivemos reclamações do vendedores e clientes sobre os banheiros, pois muitas das vezes nem lavados são, e peço que dê uma atenção. Dez meses se passaram e nem conseguiram ajeitar os banheiros do Calçadão, e a gente fica triste porque é a nossa renda econômica que passa por ali, e tem que ser bem cuidado em todos os aspectos” – disse

Outro vereador que também que fez diversas cobranças para a melhoria daquele centro de compras, foi Nailson Ramos (MDB), que solicitou melhoras quanto em relação ao acesso do Calçadão.

“O acesso ao Calçadão, fizeram lá uma pintura, mas pintaram só os meio fios e nem os buracos tiveram a hombridade de dizer: “vamos tapar esses buracos” (…), nem um buraco na avenida principal ao calçadão Miguel Arraes está sendo tapado, e o acesso não tem pro cliente chegar. Eu peço que olhe com bons olhos, pois ali é onde as pessoas ganham o seu pão de cada dia” – disse.

29
outubro, 2021


Notícias Anteriores


Meses Anteriores