O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 70 municípios do Agreste devido à estiagem. “Fica declarada a existência de ‘situação de emergência’ por um período de 180 dias”, assinalou o governador Paulo Câmara por meio do decreto publicado no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (31).

Ainda conforme consta no decreto, “os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas […] adotarão as medidas necessárias para o combate da situação em conjunto com os órgãos municipais”.

Em agosto de 2016, o governo havia declaro situação de emergência em 69 municípios. Os municípios que estão em situação de emergência são os seguintes:

Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos;

Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Garanhuns, Gravatá;

Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São Vicente Ferrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes e Venturosa.

Do G1/Caruaru e região.

31
janeiro, 2017


 

 

 

Imagens compartilhadas em redes sociais

No começo da tarde desta terça-feira (31) um comerciante da cidade de Surubim foi alvo de uma tentativa de assalto na BR-104, em Caruaru.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o comerciante, que não teve seu nome divulgado, foi emboscado na altura de um parque de vaquejadas por criminosos armados, que também estava de carro. Na ação, ele acabou perdendo o controle do veículo e capotando na pista.

O mesmo transportava rolos de tecidos, que ficaram espalhados pela pista. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar os trabalhos de organização do trânsito e coleta de informações.

O comerciante, que tem 48 anos, teve apenas ferimentos leves, sendo socorrido para o Hospital Regional do Agreste. Nada foi levado e ninguém foi preso.

31
janeiro, 2017


 

 

Fotos: Thonny Hill

Na manhã desta terça-feira (31) foi realizada, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz, uma reunião entre o presidente e membros da imprensa local.

A reunião, feita a convite do vereador Zé Minhoca (PSDB), teve como objetivos apresentar como será a estrutura disponibilizada aos profissionais que cobrem o que acontece no legislativo, com destaque para as sessões ordinárias (aquelas em que há o uso da tribuna pelos edis) e também das comissões parlamentares.

Outro ponto da reunião foi também apresentar algumas das mudanças que já valem para a primeira sessão do ano, a ser realizada na próxima quinta-feira (02). As mudanças estão associadas a população que comparece ao plenário para assistir, em especial, aos discursos de cada um dos 17 vereadores. Confira os pontos apresentados:

.

Imprensa terá mais estrutura de trabalho

Arquiteto apresentou projeto 3D para área dedicada a imprensa

De acordo com o presidente, a imprensa escrita terá mais estrutura de trabalho, onde foi apresentado um projeto que cria, dentro do plenário, uma área delimitada aos profissionais.

Serão seis cadeiras, com bancada padronizada e mais banda de internet a disposição que, segundo o presidente, vai facilitar o trabalho dos profissionais no ato da cobertura. Outras cadeiras também serão disponibilizadas, desta vez para profissionais que fazem a cobertura fotográfica. Ainda segundo o arquiteto, o projeto apresentado deve estar finalizado em até 15 dias.

Zé Minhoca destacou que a sala de imprensa presente na casa continuará com os computadores à disposição, assim como deve limitar o acesso de pessoal na área dos corredores, o que deve facilitar, em especial, o trabalho na coleta de entrevistas.

“Essas melhorias foram para que o próximo presidente não pense mais nessas coisas e também para facilitar o trabalho da imprensa, que são os olhos da população. Quero também elogiar o trabalho realizado pelo presidente que me antecedeu (Afrânio Marques-PDT), por ter deixado a casa com as contas enxutas” – disse.

Zé Minhoca também destacou que será feito o credenciamento dos profissionais de imprensa, política que, segundo o mesmo, auxiliará para maior otimização dos trabalhos na Casa.

.

Mudanças para a população

Novo sistema de som estava sendo montado

Um ponto frisado pelo vereador é a continuidade das reuniões realizadas a tarde, a partir das 14h, de acordo com o calendário.

Já quanto as mudanças, duas podem ser destacadas: o conserto de cadeiras danificadas e o principal: a troca do sistema de som, que tantos problemas apresentaram em anos anteriores.

“Adquirimos um bom sistema de som, com qualidade, novas caixas e uma nova mesa. Isso vai nos ajudar a desempenhar melhor nossas atividades e dará mais conforto ao público” – disse.

Ainda segundo o presidente, o novo equipamento de som já estará funcionando nesta quinta-feira.

.

.

Continuidade das transmissões via internet

Um ponto destacado foi a confirmação da continuidade das transmissões on-line, em tempo real, das sessões ordinárias. Também foi sugerido, por parte dos profissionais, a implantação da “Rádio Câmara” não só para transmissão do áudio das sessões, mas também das reuniões de comissões parlamentares.

De acordo com o presidente, as sugestões devem ser analisadas e implantadas nos próximos meses, em caso de viabilidade.

 .

Licitação será aberta para transmissão por emissoras de rádio

Finalizando a reunião, o presidente Zé Minhoca destacou que as transmissões de rádio das sessões devem continuar, mas frisando que uma licitação será aberta para qualquer emissora que deseje efetuar as transmissões.

A primeira sessão ordinária acontece a partir das 14h.

31
janeiro, 2017


 

 

 

 

Rádio Debate aborda os bastidores da política nacional e estadual

Na edição do Rádio Debate desta terça-feira (31) os participantes debateram sobre a decisão da ministra do STF, Carmem Lúcia, em que a mesma afirmou de o relator da Operação Lava Jato será definido através de um sorteio.

Na pauta estadual foi abordada a Operação da Policia Federal que foi deflagrada na manhã desta terça em Recife e Jaboatão de Guararapes, onde houve cumprimento de dez ordens judiciais. A ação faz parte da Operação Turbulência que investiga o verdadeiro proprietário do avião que transporta o ex-governador Eduardo Campos.

A visita do presidente da República Michel Temer no estado de Pernambuco também foi tema do programa.

Confira o programa na íntegra:

31
janeiro, 2017


 

 

Foto: Divulgação.

O santa-cruzense Allan Ricardo (17 anos) foi selecionado para representar o município e o estado de Pernambuco no Brazil Battle Pro 2017, uma das maiores competições internacional de Break Dance. O evento ocorrerá nos próximos dias 11 e 12 de fevereiro em Goiânia (GO).

Participarão do evento, mais de 250 Bboys de diferentes Países da América Latina, que se apresentarão em performances de diversos estilos de Dança de Rua. Os vencedores desta etapa Sul-Americana irão representar toda a América Latina na grande final no mês de março em Toulouse na França.

Em nossa região, Allan Ricardo já participou de diversas competições de Hip hop, prática utilizada na inclusão social. Apesar dos esforços, o mesmo está tentado conseguir patrocínios e apoios para custear a passagem e alimentação durante o evento. O representante pretende viajar para Goiânia no próximo dia 06 de fevereiro, para que possa participar do pré-evento.

Caso alguém queira contribuir é só entrar em contato com Allan Ricardo pelos telefones (81) 9.9302-1029 ou (81) 9.9612 0191.

31
janeiro, 2017


 

 

No início da madrugada desta terça-feira (31) as equipe da ROMUT e Guarda Municipal foram solicitados e informados de que em um bar, localizado próximo a antiga delegacia, se encontravam três suspeitos e que possivelmente teriam participado de um assalto na madrugada do ultimo sábado (28) no bairro Nova Santa Cruz, na Capital da Moda. No bar, a vítima teria percebido a presença de um suspeito que estava usando o relógio que foi um dos produtos do roubo, diante da situação, a vítima acionou as guarnições.

De imediato, as equipes seguiram até o local, onde abordaram os suspeitos, José Edson de Souza Silva foi encontrado um relógio e um celular (produtos do roubo) e uma quantia de R$ 248 em espécie, foi verificado no mesmo, uma tornozeleira eletrônica, sendo que ele responde em liberdade. Com um segundo suspeito, José Carlos dos Santos Ferreira foi encontrado um celular.

O terceiro suspeito não se encontrava mais no local. A dupla foi conduzida para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe.

31
janeiro, 2017


 

 

Imagem meramente ilustrativa

Na manhã desta terça-feira (31) a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe divulgou nota, falando sobre a prorrogação do prazo para inscrições do programa “Bolsa Universitária”.

O prazo segue até esta quarta-feira (01) e o edital pode ser acessado no link a seguir (http://bit.ly/2k7FcJs), sendo preciso levar o mesmo preenchido até a Casa das Juventudes, localizada a Rua São Paulo, Nº 711, no bairro Santa Tereza.

O horário limite de atendimento é das 9h às 13h.

31
janeiro, 2017


 

 

 

Em um dos pontos, lixo pode ser ser visto em área de orelhão público – Foto: Fernando Lagosta

Nesta terça-feira (31) recebemos solicitações de moradores da Avenida Pedro e Paulo da Rocha, no bairro São Miguel, em Santa Cruz. O assunto foi o reclame, por parte de moradores daquela localidade, que alegam estar tendo problemas em relação a coleta de lixo.

Segundo eles, a coleta de lixo por parte da empresa a serviço da prefeitura não esta mantendo uma programação regular de coleta, o que segundo eles faz com que vários transtornos aconteçam.

O mais comum, segundo eles, é a presença de animais soltos, que rasgam as sacolas e espalham o lixo em vários pontos. Outro ponto reclamado é a falta de uma fiscalização ou campanha de conscientização a moradores, que não colocam o lixo em locais corretos, a exemplo de lixo espalhado no local de um orelhão público.

“Tem dias que o caminhão passa pela manhã, tem dia que passa a noite e até na madrugada…  Isso tem causado transtorno para os moradores, já que não existe um horário certo para que o caminhão passe, fora que tem moradores que jogam o lixo de forma errada, como essa situação que você está vendo no orelhão” – disse um deles.

Atualização às 17h31

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura e nos foi informado que o secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião, irá checar e cobrar da empresa responsável a questão do cronograma de coleta de lixo no local e o cumprimento do mesmo.

31
janeiro, 2017


 

 

Foto: Arquivo Blog do Ney Lima.

‘Com tristeza’. Foi dessa forma que o presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, Eraldo de Pedra Preta, disse ter recebido a informação de que colegas de bancada ingressaram na justiça para anular eleição da Mesa Diretora, do último dia 1º de janeiro.

Oscar Miguel, Geovane César, Demir, João Eugênio e Rogéria, vereadores eleitos no grupo Calabar seguem insatisfeitos com a votação que deu a Eraldo a presidência da casa Miguel Lucas de Araújo. Eraldo recebeu todos os votos dos vereadores de oposição, além do colega Professor Jurandi, eleito vice-presidente.

“Recebi isso com muita tristeza. Vereadores de nossa bancada querendo nos derrubar a qualquer custo”, falou Eraldo, em entrevista exclusiva, ao Blog.

Ainda de acordo com o presidente, não existe, por parte dos colegas de bancada, preocupação com o povo, mas intuito de “perseguir o vereador mais bem votado na última eleição”.

“Esse pessoal quer ganhar a qualquer custo, tem uma sede de poder”, diz Eraldo afirmando, em seguida, que mesmo que a eleição da Mesa seja anulada, a votação será repetida. Eraldo sustenta já ter conversado com os vereadores que garantem segurar os votos.

Ele nega ida para o grupo de oposição, mas disse manter o respeito por todas as alas partidárias do município, onde recebeu votos em 2016.

Por fim, o presidente falou de sua relação com o prefeito Lero (PR).

“Minha relação com Lero é boa. Tenho ligado pra ele e ele também tem me ligado, visitamos obras inacabadas, estou cobrado ações e ele (Lero) tem atendido bem”, fala e completa mais à frente. “Não vejo a pessoa dele por trás disso. Ele sempre diz que não queria que isso tivesse acontecido. Até por que isso é um desgaste para gestão municipal”.

“Se fizemos tudo dentro da lei, pra que essas brigas, arestas? Questiona e segue “Faz com que pare o governo também. A população tá vendo tudo isso”.

Em contato com o vereador Geovane, que pleiteia a vaga de presidente, ele preferiu não falar sobre o assunto, resumindo que aguarda decisão judicial.

31
janeiro, 2017


 

 

.

Com muita alegria e descontração, os Feras Bios’Fera conferiram o resultado final do Sisu e puderam comemorar suas aprovações em diversos cursos e universidades pelo país.

Dentre eles, dois feras puderam chegar ao andar mais alto, sendo aprovados em medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); sendo uma destas aprovações em primeiro lugar.

Parabéns aos Feras Júlio Cesar e Suelem Sobral, alunos de pré-medicina Bios’Fera por esta conquista tão sonhada e aguardada! Destacamos o esforço e garra de toda a equipe Bios’Fera, juntamente com a orientação do professor Fábio Melo (proprietário e coordenador do curso) por tantas conquistas em nossa cidade.

.

.

Esperamos que em 2017, o Bios’Fera, agora de casa nova e com uma megaestrutura voltada para a aprovação, continue sendo destaque e nos traga muito mais alegrias!

VEM SER FERA! VEM SER BIOS’FERA! MATRÍCULAS ABERTAS (9.9303-5550)

Informações da assessoria

31
janeiro, 2017


 

 

.

Na tarde de segunda-feira (30) veio a óbito mais uma vítima de tentativa de homicídio em Santa Cruz do Capibaribe. A vítima foi o vigilante noturno Roberto Carlos de Carvalho (47 anos), que residia no bairro Dona Lica. O crime aconteceu em 23 de janeiro, na Rua João Oliveira Ramos (bairro Dona Dom) quando dois criminosos, que estavam de moto, se aproximaram do mesmo e efetuaram disparos de arma de fogo.

Vizinhos do local do crime escutaram três tiros, sendo que um deles atingiu a região da nuca. Nada da vítima foi levado, o que descarta uma tentativa de assalto e coloca a principal linha de investigação como crime de execução.

O vigilante chegou a ser socorrido, levado para a UPA 24h e transferido para o Hospital da Restauração do Recife, em quadro considerado gravíssimo. O mesmo estava com a bala alojada no cérebro e, de acordo com informações, médicos aguardavam a melhoria do quadro de saúde para realizar a retirada, mas o mesmo morreu antes que o procedimento pudesse ser realizado.

O corpo deve ser sepultado ainda nesta terça-feira. Esse é o 11º homicídio do ano no município.

31
janeiro, 2017


 

 

 

Foto: Reprodução.

Em reportagem veiculada nesta segunda-feira (30) no programa “TV Jornal Meio-Dia”, da TV Jornal/Afiliada SBT, mostra o aumento no número de homicídios no mês de janeiro em Santa Cruz do Capibaribe.

A reportagem informa que enquanto no ano passado foram registrados dois assassinatos no mês de janeiro, o município já soma 10 no mesmo período de 2017. Com isso, havendo um acréscimo de 500% no número de homicídios.

Outro ponto abordado na matéria é sobre a utilização de grades em estabelecimentos comerciais e que a situação tem causado prejuízo aos comerciantes. Ainda durante a reportagem, a equipe de jornalismo destacou o pagamento de seguranças motorizadas por parte dos moradores em vários bairros do município.

Confira a reportagem completa da TV Jornal:

31
janeiro, 2017


 

 

No final da tarde desta segunda-feira (30), dois policiais militares que estavam de folga realizando compras no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, receberam informações de que dois suspeitos estariam possivelmente armados no estacionamento do setor amarelo.

De imediato, os policiais seguiram ao local, onde abordaram os suspeitos e na cintura de Hirley Geday de Lima Araújo (27 anos) foi encontrado um revolver calibre 32, com seis munições, sendo quatro pinadas e duas intactas. Em companhia de Hirley estava Carlos Henrique Ramos do Nascimento (23 anos).

Foto: Fernando Lagosta.

Os suspeitos foram detidos e conduzidos para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficaram as disposições do delegado de plantão.

31
janeiro, 2017


 

 

Fotos: Assessoria PMT

Na manhã desta segunda-feira (30), funcionários da UBS do bairro Independente, que chegaram para cumprir seus expedientes, se deparam com mais uma cena de arrombamento e depredação do patrimônio público.

De acordo com informações repassadas ao nosso correspondente pela assessoria da prefeitura local, esta não seria a primeira vez que bandidos adentraram aquela UBS arrombando janelas para realizar roubos e vandalismo.

A UBS teve quatro janelas e nove portas arrombadas, paredes pichadas, armários para o armazenamento de remédios arrombados e também foram roubados um botijão e um compressor que era usado pela sala de odontologia.

Outro agravante, de acordo com as informações, é que todo o estoque de vacinas foi desperdiçado, pois os bandidos teriam deixado as geladeiras de armazenamento abertas após a invasão. As vacinas não podem ficar sem refrigeração.

O caso segue em investigação pela Polícia Civil.

30
janeiro, 2017


 

 

Evento acontece em 17 de fevereiro – Foto: Divulgação

A cantora Vina Calmon, da banda baiana Cheiro de Amor, fez um vídeo na qual faz seu convite para a 5º edição do Baile Municipal, em Santa Cruz do Capibaribe.

A banda será a atração principal do evento, que acontece em 17 de fevereiro no município. Realizado desde 2013, o Baile Municipal tem como proposta, segundo os organizadores, a solidariedade, pois a renda é revertida para entidades filantrópicas.

Para esta edição, as entidades contempladas serão a Associação Cleóstenes Pacas e o Lar dos Idosos Irmã Dulce. A compra de mesas e outras informações podem ser obtidas pelos seguintes telefones, ambos de WhatsApp: (81) 9-9671-8127 e 9-9639-1679.

Confira o vídeo:

30
janeiro, 2017


 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores