Rua Davi Monteiro dos anjos….a muriçoca não deixa ninguém dormi, meu filho acorda todo picado do enceto ,,,que a prefeitura tome as devidas providência…….E manda O carro do veneno passa pelo centro também que nos pagamos todo ano o IPTU,…” QUEREMOS SOLUÇÕES”…
Bom dia pessoal, me chamo Kleber Rosemberg e perdi minha carteira com vários ducumenos, por favor quem encontrar entrar em contato pelo fone: 81 9293 1984 ou 9742 9370…obg!
Olá Ney Lima,Boa noite! o nosso futuro vereador PIPOCA mau assumiu a câmara de vereadores, e já está mostrando seu trabalho. é que simplesmente, um aluno da escola do Rio verde teve reprovação numa série, e ele foi até o diretor Clodoaldo e falou para ele rever a situação deste aluno. e o diretor sem problema algum aprovou o aluno para o próximo ano. é esta a mudança q santa cruz tanto quer?kkkkkkkkkkkkkkkk. isso é q é trabalho. um grande abraço.
Ney convido vc pra faser umas fotos para a serie.(EU FAÇO PARTE DO MILHÃO) na casa da cidadania onde a grande maioria dos funcionarios e leitor e fã do teu blog. Agradeço se puder comparecer lá..Expediente de 7;30 ate 13;00..PAUDINHA. 18/01/2013.
NO PROGAMA COMANDO 87 DESTA SEMANA EM RELAÇÃO À TRAGEDIA DE SANTA MARIA (RS) O SR. NEY INICIOU SEU COMETARIO ASSIM: (DEPOIS QUE A M… FOI FEITA…)GOSTARIA MUITO QUE A LINGUAGEM DOS COMUNICADORES E FORMADORES DE OPINÃO DA RADIO COMUNIDADE E DE QUALQUER OUTRA RADIO FOSSE UM POUCO MAIS ELEVADA AFINAL DE CONTA RADIO TAMBEM E CULTURA
Ney! Venho por meio desse recurso que é bem eficaz, pedir-te e também sugestionar que seria legal fazer uma matéria sobre o bendito Concurso do Brejo da Madre de Deus.
Sem politicagem e sem querer descriminar qualquer tipo de opinião, mas seria legal você procurar os políticos do município já citado acima e questiona-los sobre o concurso. Dou essa sugestão não com intenção de “politicagem”, mas porque muitas pessoas estão ansiosas e querem muito saber notícias sobre o referido. Entrando em contato com a empresa que prestou o concurso eles só nos informam que depende da gestão do município do Brejo da Madre de Deus. Então muitas pessoas estudaram e “guerrearam” pra passar nesse concurso e até agora não vemos resultado de nada como o blog em questão é bem eficaz nesse quesito vim te pedir isso. Creio eu que faria muito sucesso uma matéria sobre o assunto. Desde já agradeço e bom trabalho.
Oi Nei, parabéns plo seu blog.
Qro lhe pedir q vc poste algumas fotos do local da morte de Julio, o estado q ficou o trator e toiota, d Julio nun da né sei q deve ser chocante…
Ele vai ficar bem guardado ao lado de Deus.
E meus pessames a sua familia
Caro Ney, gostaria de contar com seu apoio no sentido de alerta todos os condôminos do moda center da importancía de participarem da assembleia do dia 07/11, onde sera decidido o destino do parque lembrando que uma decisão errada pode levar a um prejuizo jamais visto na historia de santa cruz, voce sabe que o mercado e muito dinámico e não perdoa decisões erradas, se espúlsarmos os clientes eles vão procurar outros mercados, porque ao ínves de fechar não falamos em abrir mais dias, ate porque níguem e obrigado a trabalhar no domingo se você não quer ir não vá, mas respeite a vontade de quem quer trabalhar. Não sei se você sabia mas o polo de caruaru não fecha aos domingos, toritama não fecha aos domingos, o martmoda não fecha aos domingos, a rota do mar não fecha aos domingos, por fim o calçadão não vai fechar aos domigos, ney não se faz comercio por decreto, não se obriga o consumidor a vir o dia e a hora que nos queremos, ao contrario e nossa obrigação estarmos aqui proto para àtendelos no dia e hora que o consumidor quiser, por fim gostaria de dizer que existe interesses por traz dessa manobra da diretoria do moda center que deixou a sua posição de mediar a questão para vestir a camisa do movimento lojista que quer fechar o parque, sempre contei com o seu bom senso em relação a questões populares e essa e uma daquelas em que o poder économico que se sobrepor ao povo, querendo destruir a maior fonte de distribuição de renda de santa cruz, viva a feira. um abraço ribeiro
Ney lima bom dia, queria se possivel você publicar minha indignação com a agência dos correios dessa cidade.
hoje 08/11/13 por volta de 10:00 da manhã, me dirigi a agência dos Correios de Santa Cruz do Capibaribe, a procura de um cartão de credito, ao chegar na agência, me dirigi ao balcão de correspondências, e perguntei pelo envelope, pelo endereço que indiquei, falei que o prédio esta sem numero, o funcionário foi curto e disse então voltou, o indaguei se não poderia estar ainda na agência, ele disse que não, sem se quer ao menos mover o traseiro pra procurar. Acho mais engraçado ainda por que todos que estão la, estão trabalhando de graça, fazendo uma boa ação para população, engraçado nem se fosse a base de voluntariado, o serviço não seria tao péssimo, quanto é oferecido, e olha que não é de graça. Empresa que causa vergonha e indignação ao país e aos brasileiros.
ola amigos , sou Raí arruda piloto profissional de motocross pela cidade de santa cruz do capibaribe , vim aqui saber se seria possivel a divulgação de materias de corridas sobre minhas conquistas nos blogs de vocês , fico no aguardo att
Oi Ney, estou passada com o secretário de educação de Santa Cruz, convocaram os professores de matemática do município,sábado passado, dia 9, p/ uma reunião no auditório da secretaria, ao chegarem lá, trancaram a porta, e aplicaram uma prova de conhecimentos(escrita) p/ os mesmos, procure os professores: Lázaro, Rita, Luíz, Delbanê,e outros que estavam presentes p/ um melhor esclarecimento, isso não é justo, onde está o sindicato da classe? Espero que alguém tome providências. Obg.
Olá, primeiramente parabéns pelo um excelente blog com noticias de nossa região. Legal seria você falar sobre a sustentabilidade ambiental, educação ambiental entre outros tema na área de meio ambiente deixaria seu blog mais “recheado”.
SOU UM GRANDE INCENTIVADOR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, A PROVA DISSO É QUE AOS 55 ANOS DE IDADE FREQUENTO UM BANCO DE UNIVERSIDADE NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NO IFPE-CAMPUS CARUARU, O QUE ME DEIXA TRISTE É VER OS NOSSOS POLÍTICOS SEM NENHUM INTERESSE PELA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL OU ESTADUAL, ANDAMOS PELAS CIDADES PARAIBANAS E O QUE ENCONTRAMOS, CAMPUS FABULOSOS DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS FEDERAL OU ESTADUAL, CIDADES COM 21 MIL HABITANTES E POR AI VAI.
O GOVERNO FEDERAL PEDIU QUE CIDADES BRASILEIRAS SE INSCREVESSE PARA CONSEGUIR UMA FACULDADE DE MEDICINA, OS CRITÉRIOS SÃO CIDADES COM MAIS DE 70 MIL HABITANTES, HOSPITAL E QUE ATENDAM A MICRO REGIÃO, PERGUNTEM AOS NOSSOS POLITICOS SE ELES PELOS MENOS ABRIRAM O SITE DE MEC PARA VER ESTA NOTÍCIA.
EU OUVIR DE UM POLITICO O SEGUINTE , SANTA CRUZ NÃO SE ENQUADRA E EU PERGUNTEI A ELE O PORQUE, ELE ME RESPONDEU NÃO TEM HOSPITAL, EU DISSE A ELE É VERGONHOSO VOCE ME DIZER ISSO, VOCES NÃO SABEM O QUE QUEREM, CARUARU CONSEGUE TUDO, SABE PORQUE, PORQUE PEDE, CORRE ATRÁS BRIGA NO BOM SENTIDO PRA O BEM DO MUNICIPIO, OLHEM ISSO.
olá Ney, mas em termo de segurança a nossa cidade vive um verdadeiro dilema,é assaltos, latrocinios e diversos tipos de crimes.
E o que vemos são as autoridades em nossa cidade tentando encontrar um meio de diminuir esta violencia. mas eu tenho uma pergunta. Porque não se introduz aqui em nossa cidade as chamadas delegacias de bairro? em campina grande existe e funciona sim se tiver um apoio dos politicos e autoridades competentes e da população.
Ney,por favor mande sua equipe de reportagem fazer um matéria aqui na rua Wanderbilt Dias Bezerra,Rua do cabana clube o descaso é total,já falei com o vice prefeito a respeito desse assunto e até agora nada resolvido.Se trata de um bar ao lado da escola evangélica. Que colocaram uma churrasqueira na calçada,dificultando a passagem dos alunos,sem falar que os usuarios do bar estacionam carro de um lado e do outro da rua obrigando as pessoas a andarem pelo meio do transito. E do lado da escola onde devia haver uma calçada tem um monte de lixo e de mato.Agradeço muito se você poder mostrar esse problema, pra ver se encontram uma solução.
ney lima avisa ai pra colocar mais segurança e iluminação nessa rua do santa tereza que desse pra são domingos aqui ta muito perigoso , fui asaltado mesmo na porta na casa da minha “ficante ” , e eu agradeço a sua ajuda !!
Olá!
Sou leitor acido deste blog e navegando hoje (10/01/2014) encontrei no site da SEFAZ-PE uma matéria falando da compra de uma unidade móvel de fiscalização que terá como foco o interior do Estado. se vocês poderem dar uma olhadinha ficarei grato.
Ney, por favor faça um apelo para que seja providenciado uma faixa de pedestre onde tem o semáforo da entrada da cidade,e também colocar um semáforo no mesmo local para quem vem sentido Palestina Centro.
Boa Tarde,
Ney, aqui no bairro Polis Pacas, na Rua José Alberto Ramos Gonçalves, tem um buraco (com esgoto)aberto há mais de um mês, praticamente todos os dias ligamos para o Secretário de Obras,que nos engana dizendo que vêm ajeitar no mesmo dia,´mas até agora não apareceu.É uma vergonha para nossa cidade vários buracos espalhados sem nenhuma atenção.
Aqui na rua do Prota da cidade, Amaro Monteiro do Nascimento, queria que você viesse registrar por fotos o estado precário na entrada da rua ao lado DA SECRETARIA DE OBRAS da cidade e do terreno baldio, rua esburaca e com uma enorme baixa/descida que carros e motos quando passamos temos que frear bruscamente para não danificar os motores ou ainda risco de acidentes. Quando chove fica terrível, um poço de água. Venho sempre no porta da cidade e também no mart moda dias de feira por essa rua fica dificil!
Bom dia!
NEY , por gentileza avise ao secretario de obras desta cidade para dá uma passadinha na Av Joao Pereira de Abreu na esquina com a rua Manoel miguel sobrinho para providenciar a retirada das metralhas que tem encostado no meio fio incomodando a passagem dos pedestres, já está fazendo mas de um mês e nenhum providencia foi tomada.
OLÁ NEY LIMA, SOU LEITOR DO SEU BLOG E ADMIRADOR DO SEU TRABALHO. SINCERAMENTE NÃO SEI A QUEM COMPETE NO ENTANTO O POÇO ARTESIANO DO NECO ARAGÃO, UM DOS POUCOS DE NOSSA CIDADE, NÃO ESTÁ FUNCIONANDO EM PLENA SECA HISTORICA. EU OUTROS MORADORES AQUI DO NECO ARAGAO GOSTARIAMOS QUE VOCE FIZESSE UMA REPORTAGEM SOBRE O PORQUE DA NAO ATIVAÇÃO DESTE POÇO. UMA VEZ QUE OUVI PELO RADIO QUE O POÇO DO MERCADO PUBLICO MUNICIPAL PRECISAVA APENAS DE UMA BOMBA. DESDE JÁ ESTAMOS AGRADECIDOS!
Boa noite, estou a procura de box para alugar no moda center santa cruz, depende do setor podemos negociar o repasse, e se for indicação ofereço uma recompensa.
gostaria de comentar sobre um fato que presenciei ontem a noite por volta da 20hs,na av souza aragao,e achei um absurdo,passou um caminhao com 2 caixas de agua em cima e no para choque deste caminhao estava um cavalo morto e amarrado sendo arrastado pelas ruas diante dos olhos de todos, achei um ato de muita crueldade,mesmo que o cavalo estava morto, mais nao haveria necessidade de tamanha brutalidade…
Ney lima eu queria que você tira-se mais algumas foto da rua Luiz Fracelino Aragão por que o esgoto esta estourado e cada vai, ajuntando mais e mais sujeira,as pessoas vem com os carros não passa com medo de ficarem atolados,os pedestres tem que subir na calçada para passa por que não tem como passa que por causa dessa imprudência que o prefeito deixa rola. ( E quando chove a água invade varias casa por causa do saneamento que é pequeno para muitas casas no dia 17/02/2014 na casa da vizinha entrou água na altura de um metro .
O ney da uma forca.as ruas que eles tao ageitando eles nao tao sinalizando as veses vem ums onibus e tem que vouta por falta de sinalizacao.rua dotor silva jardim.rua 4 na parte de baixo.na rua 5 na parte que vem da avenida que vai entra na rua ali do lado do amburgao e tbm na parte de baixo nao tem sinalisacao se. Der pra vc ir la tirar umas photos
Olá todos do blog que fazem o blog Ney Lima, parabéns pelo trabalho em nossa cidade!
Eu gostaria de sugerir uma matéria sobre a falta de água em nossa cidade, os projetos de cada político sobre o problema, ou, se vamos continuar sendo abastecidos por carros pipa caríssimos e ainda pagando a taxa da compesa!
Muito obrigada pela atenção!
Edmilda Queiroz
o meu vizinho do bar colocou uma churasqueira e esta matano a milha arvore e eu ja fui em todas as secretarias e não resouvero nada,vei aqui para voce tira uma foto e colocar no blog,aqui fica na rua tome de souza vizinho ao nº202,um abraço.
Boa noite meu caro Ney Lima sou Edivaldo dono do portal Giro 15 e gostaria de fazer uma parceria com o blog do Ney Lima aguardo uma resposta obrigado pela atenção.
Aguardo um contato.
Grato Edivaldo Paulino
Boa tarde, meu nome é Moisés leite,perdi todos os meus documentos no centro de Santa Cruz,favor quem encontrar, entrar em contato:f:94780028/ 95324791.
Amigo… Gostaria de Firmar Parceria com Links dos nossos Blogs ou Logo dos mesmos.. Abraços aguardo contato; Mauricio Vieira (Blog Mauricio Vieira de Flores-PE)
boa tarde Ney, gostaria que se possível vcs do blog dessem uma passada na pe 160 onde foi colocado o sinal de transito que liga os bairros santa teresa e são miguel, o sinal já está funcionando porem sem faixas de pedestres e placas que indiquem o sentido do transito, muitos motoristas estão passando sem parar no sinal, gerando um grande risco para os outros motoristas. certo de sua atenção agradeço desde já.
dJailson
Ney Lima gostaria de postar algumas noticias do seu blog no meu sou Flávio do blog são domingos noticias a noticia em tempo real poso copiar para o meu li dando o credito de nome do seu obg.
Boa tarde Ney lima gostaria de contar com sua ajuda e a ajuda do seu blog para denuncia o descaso com a população do bairro Pedra Branca próximo a parede da manhosa, abrirão uma vala suponho eu com o intuito de passa o saneamento, isso a mais de três semanas e deste então a merda corre solta as crianças tem que conviver diariamente com o esgoto á céu aberto temos que fazer as refeições sentido o odo do esgoto sem fala do aumento de muriçocas, se possível faça um apelo para as autoridades buscarem uma solução para esse problema. Grata pela compreensão e certa de que vou poder contar com a sua ajuda.
Prezado Ney, sou a profa. Dilma, estivemos ontem no Cesac falando da mesma temática “Empreendedorismo”, quero parabeniza-lo pelo depoimento sobre sua carreira empreendedora… Que Deus esteja sempre presente na sua vida, que seja de muito sucesso, saúde e continue observando pessoas. Assim você continuará de forma efetiva e relevante no seu campo de atuação… Paz, Força e Fé.
Ney Lima, moro no bairro novo na saída para a Vila do Pára “nas casas da caixa” e a construtora Viana e Moura nos abandonou no que si respeito ao calçamento na entrada do bairro pois ela interditou a mais de 2 meses um lado para ajeitar e o outro já tem 15 dias que estourou também trazendo prejuízos para os veículos doa moradores e para piorar não temos policiamento nem iluminação na entrada do bairro, o vereador Luciano Bezerra antes de entrar na câmera veio aqui com Aderito e eles disseram que antes dele assumir sua vaga de volta essa iluminação estaria pronta e já se passaram 4 meses e nada. Por favor passa por aqui e mostra obque está acontecendo. Obrigado.
CADE OS TABLETS PROMETIDOS EM 06 DE SETEMBRO DE 2012 PELO ENTÃO CANDIDATO A PREFEITURA EDSON VIEIRA QUE SERIA DISTRIBUÍDO EM SEUS 4 ANOS DE GESTÃO COM OS ALUNOS DO alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.
menino agora homem, carregador de frete irá se formar em MEDICINA DIA 29/11/14 CHAMA-SE MAURICIO CABRAL DA SILVA DE SANTO AGOSTINHO palavras da professora LUCIENE”Dr. Maurício Cabral da Silva, é incalculável o tamanho da minha felicidade em ver você realizando este sonho. Você que foi um dos meus melhores alunos da Escola Lindalva no bairro Santo Agostinho, está dando um exemplo de que é possível, só basta ter dedicação, força de vontade, disciplina e aproveitar as oportunidades. Estou muito orgulhosa de VC Maurício,! Parabens!!! Que Deus abençoe e lhe cubra de bênçãos. Não poderia deixar de lembrar de meu amigo Dr. Silvanio Silva, que um dia chegou pra mim e disse: Luciene, indique im menino para eu ajudar a estudar, e eu indiquei Maurício, que até hoje tem o seu apoio. Está ai Dr. Silvanio, o fruto de um exemplo belíssimo da sua parte, um exemplo que poderia ser seguido por muitos. Parabéns Dr. Silvanio.”
Eu Dr. Silvanio ” sinto-me melhor ser humano, melhor professor, melhor médico. Sinto-me gente a formatura dia29 de novembro parabenizam todas as forças que ajudaram maurío a ser MÉDICO PAIS E FAMILIARES HUMILDES MAIS CORRETOS NA EDUCAÇÃO, EX-PROFESSORES E PROFESSORES, COLABORADORES ÑAS BIBLIOTECAS NOS CURSINHOS, TODOS ME AJUDARAM PARA FORTALECER MAURÍCIO A CHEGAR O TÃO SONHADOS “SER MÉDICO”
TEMOS QUE DENUNCIAR A QUADRILHA DA HERBALIFE EM SANTA CRUZ E TORITAMA A QUAL FUI VITIMA . ACHO QUE SERIA UMA ÓTIMA MATÉRIA A SER DIVULGADA.
HOJE JÁ PRESTEI QUEIXA CONTRA ESSA QUADRILHA NA DELEGACIA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.
Tenho interesse pela matéria que vc sugeriu. Gostaria de saber se você pode fornecer cópias da queixa que você prestou na delegacia para entender melhor o caso.
OLÁ NEY LIMA SOU LEITOR ASSÍDUO DO SEU SITE, NEY A IMPRENSA PRECISA FAZER UMA REPORTAGEM SOBRE A FAVELINHA QUE COMEÇOU A SER MONTADA AS MARGENS (ACHO QUE DO RIACHO TAPERA) POR TRÁS DE PEDRO DO ALUMINIO NO BAIRRO SÃO JORGE. ESTÁ DEMARCADO OS TERRENOS E INCLUSIVE JÁ ESTÃO CONSTRUINDO SE CHOVER VAI SER TERRIVEL. MUITO OBRIGADO!
Boa tarde ney lima estou aqui para, denuciar o descaso com o povo do jacana não temos agua sao duas caixas para abastecer muitas Casas ja conversei com Marconi que diz que vai trazer as caixas e nada, posto de saude pro idoso dificentes e criancas nao temos posto de saude o unico que existe e no santo agostinho que quando tentamos,fazer uma consulta e horrivel e todas as vezes não conseguimos pois eles diz que somos excluidos , pra piorar tem uma rede de esgoto aberta crincas brincam por perto, sem contr nas lavas do mosquitos da dengue que esse esgoto pode dar a luz a monte de musquitinhos da dengue por que a miricocas ja ta d+.!
e uma vergonha as obras em paço fundo com os salários do mês de dezembro e o decimo das pessoas em contrato pois no dia 30/12/2014 a prefeitura fez depósitos de salários de 265.97 e outros ainda menos estou a ver que o prefeito passoa as festas a grande e a fanseza com o salario dois contratado e uma vergonha para a cidade de santa cruz ela falou no blogue que não dimiteria nenhum foncionar e tinha dinheiro para pagar os salario mais uma mentira do prefeito Vieira ?
quem pode multa carro oficial policia esses agentes de transito anda falando no celular sem cinto algo se eles ver algum na mesma infração ele num perdoa
Enc: FW: Mobilização começa a tomar vulto na Internet!
Pessoas
• Douglas Tenório Gama
• GOVERNO FEDERAL E POLÍTICOS ESTÃO PREOCUPADOS COM UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO QUE COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET.
•
•
• TOMAR VULTO NA INTERNET.
•
• É, o clima lembra o período que antecedeu a revolução francesa. O terceiro estado (povo esclarecido) clama por justiça. Há uma enorme movimentação pela internet para reunir um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a classe política (ainda sem data marcada). Este e-mail de convocação já começou a circular e está sendo lido por centenas de milhares de pessoas. É importante que você repasse para todos os seus contatos. A guerra contra o mau político, e contra a degradação da nação está começando. Não subestimem o povo esclarecido que começa a sair da inércia e de sua zona de conforto para lutar por um Brasil melhor. Todos os ”governantes” do Brasil, até aqui, falam em cortes de despesas – mas não CORTAM despesas – querem o aumentos de impostos como se não fôssemos o campeão mundial em impostos. A história nos mostra que muitos governantes caíram e até perderam suas cabeças exatamente por isto.
•
•
• Nenhum governante fala em:
•
• 1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários etc.) dos poderes da República.
2. Redução do número (no mínimo pela metade) de deputados da Câmara Federal, e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países sérios. Acabar com as mordomias na Câmara, Senado e Ministérios, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do povo;
3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;
4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo;
5. Redução do número de senadores, de três para dois por estado, como era antes da revolução de 1974;
6. Redução drástica da quantidade de vereadores, acabar com os salários de vereadores, diminuir os gastos das Câmaras Municipais e das Assembleias Estaduais;
7. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades; Aliás, 5 partidos apenas, seria mais que suficiente;
8. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc., das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País;
9. Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias… para servir suas excelências, filhos e famílias e até, as ex-famílias.
10. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado;
11. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.;
12. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;
13. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós que nunca estão no local de trabalho). HÁ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE CONSULTORIAS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES.
14. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder – há hospitais de cidades com mais administradores que pessoal médico. Às oligarquias locais do partido no poder;
15. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar;
16. Acabar com as várias aposentadorias por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Legislativo. TODOS os cidadãos brasileiros terão uma única forma de se aposentar, ou seja, pelo INSS;
17. Pedir o pagamento da devolução dos milhões dos empréstimos compulsórios confiscados dos contribuintes, e pagamento imediato dos precatórios judiciais;
18. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os ladrões que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente “legais”, sem controle, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efetivamente dela precisam;
19. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas valem e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;
20. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos;
21. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimônio antes e depois;
22. Pôr os Bancos pagando impostos e, atendendo a todos nos horários do comércio e da indústria;
23. Proibir repasses de verbas para todas e quaisquer ONGs (as tais ONGs são uma maneira sorrateira e criminosa de repassar dinheiro público para particulares…salvo raras excessões);
24. Fazer uma devassa nas contas do MST e similares, bem como no PT e demais partidos políticos.
25. Rever imediatamente a situação dos Aposentados Federais, Estaduais e Municipais, que precisam muito mais que estes que vivem às custas dos brasileiros trabalhadores e, dos Próprios Aposentados.
26. Rever as indenizações milionárias pagas indevidamente aos “perseguidos políticos” (guerrilheiros).
27. Auditoria sobre o perdão de dívidas que o Brasil concedeu a outros países.
28. Acabar com as mordomias (que são abusivas) da aposentadoria do Presidente da Republica, após um mandato, nós temos que trabalhar 35 anos e não temos direito a carro, combustível, segurança, etc.
29. Acabar com o direito do prisioneiro receber mais do que o salário mínimo por filho menor, e, se ele morrer, ainda fica esse beneficio para a família. O prisioneiro deve trabalhar para receber algum benefício, e deveria indenizar a família que ele prejudicou.
• Já que esses nossos políticos e governantes não querem fazer reformas de fato, não querem passar o Brasil a limpo, cabe a nós, povo esclarecido, fazer isto através da mobilização em massa e ir para as ruas (sem vandalismo, sem black-blocs, que são contra a sociedade) manifestar a nossa insatisfação.
•
• Vamos juntos, vamos mostrar que no Brasil o povo esclarecido pode realmente mudar o rumo da história, já que pelas urnas vai ser difícil, por motivos óbvios.
•
• Encaminhe este email para todos os seus contatos até cair no computador dos políticos que você votou nas últimas eleições.
•
•PARA REFLETIR________________________________________
ney por favor gostaria muito que vc publicasse esse comentario sou moradora do loteamento malhada do meio no caminho do para nas casas da caixa precisamos muito de um trasnporte de qualidade pra nossas crianças ir para a escola a secretaria mandou uma vam;nao dar as crianças estao indo em pe muito apertado prometeram um onibus depois do carnaval mas nao mandaram e muita criança todos os dias um sufoco por favor venha fazer uma materia aqui no perido da manha estamos esquecidos pelas autoridades desse municipio obrigada esmeralda
Ney sou aluna da ETE escola tecníca estadual jose nivaldo pereira ramos, estamos sem aula a uma semana e não temos previsão de voltar a estudar. O que acontece? Obras não terminadas.Isso vem gerando uma grande revolta nos alunos,que desde o ano passado aguardam a finalização de uma obra tão esperada.#QueremosAula
O que é Febre Chikungunya?
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.
Os mosquitos transmitiam a doença para africanos abaixo do Saara, mas os surtos não ocorriam até junho de 2004. A partir desse ano, a febre chikungunya teve fortes manifestações no Quênia, e dali se espalhou pelas ilhas do Oceano Índico. Da primavera de 2004 ao verão de 2006, ocorreu um número estimado em 500 mil casos.
A epidemia propagou-se do Oceano Índico à Índia, onde grandes eventos emergiram em 2006. Uma vez introduzido, o CHIKV alastrou-se em 17 dos 28 estados da Índia e infectou mais de 1,39 milhão de pessoas antes do final do ano. O surto da Índia continuou em 2010 com novos casos aparecendo em áreas não envolvidas no início da fase epidêmica.
Os casos também têm sido propagados da Índia para as Ilhas de Andaman e Nicobar, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Singapura, Malásia, Indonésia e numerosos outros países por meio de viajantes infectados. A preocupação com a propagação do CHIKV atingiu um pico em 2007, quando o vírus foi encontrado no norte da Itália após ser introduzido por um viajante com o vírus advindo da Índia.
As taxas de ataque em comunidades afetadas em recentes epidemias variam de 38% a 63% e, embora em níveis reduzidos, muitos casos destes países continuam sendo relatados. Em 2010, o vírus continua a causar doença em países como Índia, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Maldivas e reapareceu na Ilha Réunion.
Casos importados também foram identificados no ano de 2010 em Taiwan, França, Estados Unidos e Brasil, trazidos por viajantes advindos, respectivamente, da Indonésia, da Ilha Réunion, da Índia e do sudoeste asiático.
Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e pode chegar ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus.
Febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aedypti
Causas
A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de dois a 12 dias para a febre chikungunya se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C – por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito transmissor da febre chikungunya podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes e esperando um ambiente úmido para se desenvolverem. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.
O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar, transmitindo a dengue, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo – até dois metros – é comum ele picar nos joelhos, panturrilhas e pés.
A fêmea do Aedes aegypti voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam.
Fatores de risco
A febre chikungunya pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Entretanto, a apresentação clínica é conhecida por variar de acordo com a idade, sendo os muito jovens (neonatal) e idosos os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, as comorbidades (doenças subjacentes) também vêm sendo identificadas como fator de risco para pior evolução da doença.
SAIBA MAIS
• Eviter picadas de mosquito previne doenças
• Picada de mosquito: como aliviar a coceira?
A maioria das infecções por CHIKV que ocorre durante a gravidez não resulta na transmissão do vírus para o feto. Existem, porém, raros relatos de abortos espontâneos após a infecção maternal por febre chikungunya. Aqueles infectados durante o período intraparto podem também desenvolver doenças neurológicas, sintomas hemorrágicos e doença do miocárdio. Anormalidades laboratoriais incluíram testes de função hepática aumentados, plaquetas e contagem de linfócitos reduzidos e níveis de protrombina diminuídos.
Indivíduos maiores de 65 anos tiveram uma taxa de mortalidade 50 vezes superior quando comparados ao adulto jovem (menores de 45 anos de idade). Apesar de não ser claro por que os adultos mais velhos têm um risco aumentado para doença mais grave, pode ser devido à frequência de comorbidades ou resposta imunológica diminuída.
sintomas
Sintomas de Febre Chikungunya
O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são:
• Febre
• Dor nas articulações
• Dor nas costas
• Dor de cabeça.
Outros sintomas incluem:
• Erupções cutâneas
• Fadiga
• Náuseas
• Vômitos
• Mialgias.
Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas.
Febre chikungunya x Dengue
A febre chikungunya deve ser diferenciada da dengue, a qual tem um potencial para resultados muito piores, incluindo a morte. Entretanto, as duas doenças podem ocorrer juntas no mesmo paciente.
Observações de surtos prévios na Tailândia e na Índia têm demonstrado as principais características que distinguem o CHIKV de dengue. Na febre chikungunya, o choque ou hemorragia grave são raramente observados. O início é mais agudo e a duração da febre é muito mais curta.
Embora as pessoas possam se queixar de dor corporal difusa na presença na dengue, a dor é muito mais pronunciada e localizada nas articulações e tendões nos casos de febre chikungunya.
LINKS PATROCINADOS
diagnóstico e exames
Diagnóstico de Febre Chikungunya
Se você suspeita de febre chikungunya, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue). A partir de uma amostra de sangue, os especialistas buscam a presença de anticorpos específicos para combater o CHIKV no sangue. Isso indicará que o vírus está circulando pelo seu corpo e que o organismo está tentando combatê-lo.
Para diferenciar febre chikungunya da dengue, outros exames podem ser feitos:
– Testes de coagulação;Eletrólitos;Hematócrito;Enzimas do fígado;Contagem de plaquetas;Teste do torniquete: amarra-se uma borrachinha no braço para prender a circulação. Se aparecerem pontos vermelhos sobre a prele, é um sinal da manifestação hemorrágica da dengue;Raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais.
tratamento e cuidados
Tratamento de Febre Chikungunya
Atualmente, não há tratamento específico disponível para a febre chikungunya. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.
É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.
Como na dengue, pacientes com febre chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.
LINKS PATROCINADOS
convivendo (prognóstico)
Complicações possíveis
A mortalidade por febre chikungunya é muito pequena. Entretanto, um aumento na taxa de óbito absoluto foi relatado durante as epidemias de 2004-2008 na Índia e na Ilha Maurício.
Após os primeiros dez dias, a maioria dos pacientes sentirá uma melhora na saúde geral e na dor articular. Porém, após este período, uma recaída dos sinais pode ocorrer com alguns pacientes reclamando de vários sintomas reumáticos. Isso é muito comum entre dois e três meses após o início da doença. Alguns pacientes também podem desenvolver distúrbios vasculares periféricos, como a síndrome de Raynaud. Além dos sintomas físicos, a maioria dos pacientes reclama de sintomas depressivos, cansaço geral e fraqueza.
Estudos da África do Sul mostraram que 12%-18% dos pacientes terão sintomas persistentes de 18 meses a três anos. Em estudos mais recentes na Índia, a proporção de pacientes com sintomas persistentes em dez meses após o início da doença foi de 49%, enquanto dados da Ilha Reunión demonstraram que 80%-93% dos pacientes se queixam de sintomas persistentes três meses após o início da doença, reduzindo para 57% aos 15 meses e 46% aos dois anos.
O sintoma persistente mais comum é dor nas articulações decorrentes de inflamação, geralmente as mesmas articulações afetadas durante os estágios agudos. Outros sintomas, como cansaço e depressão, podem persistir após a fase aguda da doença.
Entre os fatores de risco para não recuperação estão idade avançada (mais de 65 anos), problemas de articulação pré-existentes e doenças agudas mais graves.
prevenção
Prevenção
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a febre chikungunya! Veja como eliminar o risco:
Evite o acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.
Coloque areia nos vasos de plantas
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de febre chikungunya devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.
Limpe as calhas
Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de febre chikungunya, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
Coloque tela nas janelas
Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito Aedes aegypti. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.
Lagos caseiros e aquários
Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco de febre chikungunya deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.
Seja consciente com seu lixo
Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
Uso de repelentes
O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método paliativo para se proteger contra a febre chikungunya. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.
Suplementação vitamínica do complexo B
Tomar suplementos de vitaminas do complexo B pode mudar o odor que nosso organismo exala, confundindo o mosquito e funcionando como uma espécie de repelente. Outros alimentos de cheiro forte, como o alho, também podem ter esse efeito. No entanto, a suplementação deveria começar a ser feita antes da alta temporada de infecção do mosquito, e nem isso garante 100% de proteção contra a febre chikungunya. A estratégia deve se somar ao combate de focos da larva do mosquito, ao uso do repelente e à colocação de telas em portas e janelas, por exemplo.
fontes e referências
• Dr. SILVANIO SILVA MÉDICO CLÍNICO ESPECIALISTA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA, RESINDÊNCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. PROF DA UFPE,
Situação e oposição são perfeitos na disputa no campo político. eles se comportam como dividir o bolo da administração, coisa de grupo. guardam a repetitiva temática eleitoreira: educação, saúde segurança. “enchem” a máquina com contratados
não abrem concurso. Médico sem concurso, sem qualificação comprovada o nível é baixismo: muitas vezes não sabe fazer nem uma sutura. imagine atender um infarto, fazer uma cesariana para criança não morrer intraútero. discutem quem será candidato. não tem um panejamento das reais necessidades da população.não precisamos de candidatos de grupos, mas de discussão, planejamento e execução madura, combate a corrupção, desperdício, ineficiência administrativas e dívidas de campanhas caríssimas.. políticos “aparaquedistas”
olha Ney eu tive um carro furtado na porta da minha casa e até hoje nao tive noticia se poder ajudar é uma estrada de cor branca de placa klm 7830 2007 2008 meu contato é 92677661 agradeço
A mulher que reclamou da calçada quebrada como disse ela na verdade aquilo é um buraco de cisterna eu sou doná de lá e estou esperando a máquina que quebra pedra que estava fora da cidade mas ela chegou e essa semana irei mandar quebrar ora fazer se eu soubesse que ela estava tão incomodada eu tinha chamado ela pra ir quebrar.
Está na hora de vcs entrevistarem o Comandante Martins da Guarda Municipal, Ele é um dos pré – candidatos a Vereador em Santa Cruz e já está trabalhando muito e vem incomodando vereadores de situação e oposição. Até Um programa de radio de José Augusto esses dias já estava falando do Adesivo que ele fez. Peço uma oportunidade para um candidato do povão e não só aos filhos e sobrinhos de ex políticos da cidade. Agradeço desde já
Ney, faça uma critica ao detran de pernambuco. Estou querendo emplacar minha cinquentinha, mais quando chego no detran daqui, eles alegam que devo ir a secretaria da fazenda aqui e pagar uma multa, só quando chego la na secretaria elas alegam que não estão sabendo de nada. Estou vendo que vai passar os 90 dias que tenho para emplacar e não vou conseguir. Espero que vcs possam fazer alguma coisa por nós que temos as cinquentinhas.
Olá Ney! Eu sou de Recife (PE) e gostaria de saber se no dia 19 de outubro funcionará normalmente a Feira de Santa Cruz do Capibaribe, sabendo que nesta mesma data será feriado para os Comerciantes, aguardo ansiosa pela sua reposta! Abraços, obg!
Cadê a ft do matheus bernardino o que foi preso no sábado dia 24 de outubro 2015, pq fui abordada por um cara numa biz vermelha numa terça de manhã queria ver a ft dessa pessoa pra ver se foi a msm
Febre Chikungunya
visão geral
O que é Febre Chikungunya?
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.
Os mosquitos transmitiam a doença para africanos abaixo do Saara, mas os surtos não ocorriam até junho de 2004. A partir desse ano, a febre chikungunya teve fortes manifestações no Quênia, e dali se espalhou pelas ilhas do Oceano Índico. Da primavera de 2004 ao verão de 2006, ocorreu um número estimado em 500 mil casos.
A epidemia propagou-se do Oceano Índico à Índia, onde grandes eventos emergiram em 2006. Uma vez introduzido, o CHIKV alastrou-se em 17 dos 28 estados da Índia e infectou mais de 1,39 milhão de pessoas antes do final do ano. O surto da Índia continuou em 2010 com novos casos aparecendo em áreas não envolvidas no início da fase epidêmica.
Os casos também têm sido propagados da Índia para as Ilhas de Andaman e Nicobar, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Singapura, Malásia, Indonésia e numerosos outros países por meio de viajantes infectados. A preocupação com a propagação do CHIKV atingiu um pico em 2007, quando o vírus foi encontrado no norte da Itália após ser introduzido por um viajante com o vírus advindo da Índia.
As taxas de ataque em comunidades afetadas em recentes epidemias variam de 38% a 63% e, embora em níveis reduzidos, muitos casos destes países continuam sendo relatados. Em 2010, o vírus continua a causar doença em países como Índia, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Maldivas e reapareceu na Ilha Réunion.
Casos importados também foram identificados no ano de 2010 em Taiwan, França, Estados Unidos e Brasil, trazidos por viajantes advindos, respectivamente, da Indonésia, da Ilha Réunion, da Índia e do sudoeste asiático.
Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e pode chegar ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus.
Febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aedypti
Causas
A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de dois a 12 dias para a febre chikungunya se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C – por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito transmissor da febre chikungunya podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes e esperando um ambiente úmido para se desenvolverem. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.
O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar, transmitindo a dengue, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo – até dois metros – é comum ele picar nos joelhos, panturrilhas e pés.
A fêmea do Aedes aegypti voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam.
Fatores de risco
A febre chikungunya pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Entretanto, a apresentação clínica é conhecida por variar de acordo com a idade, sendo os muito jovens (neonatal) e idosos os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, as comorbidades (doenças subjacentes) também vêm sendo identificadas como fator de risco para pior evolução da doença.
SAIBA MAIS
• Eviter picadas de mosquito previne doenças
• Picada de mosquito: como aliviar a coceira?
A maioria das infecções por CHIKV que ocorre durante a gravidez não resulta na transmissão do vírus para o feto. Existem, porém, raros relatos de abortos espontâneos após a infecção maternal por febre chikungunya. Aqueles infectados durante o período intraparto podem também desenvolver doenças neurológicas, sintomas hemorrágicos e doença do miocárdio. Anormalidades laboratoriais incluíram testes de função hepática aumentados, plaquetas e contagem de linfócitos reduzidos e níveis de protrombina diminuídos.
Indivíduos maiores de 65 anos tiveram uma taxa de mortalidade 50 vezes superior quando comparados ao adulto jovem (menores de 45 anos de idade). Apesar de não ser claro por que os adultos mais velhos têm um risco aumentado para doença mais grave, pode ser devido à frequência de comorbidades ou resposta imunológica diminuída.
sintomas
Sintomas de Febre Chikungunya
O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são:
• Febre
• Dor nas articulações
• Dor nas costas
• Dor de cabeça.
Outros sintomas incluem:
• Erupções cutâneas
• Fadiga
• Náuseas
• Vômitos
• Mialgias.
Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas.
Febre chikungunya x Dengue
A febre chikungunya deve ser diferenciada da dengue, a qual tem um potencial para resultados muito piores, incluindo a morte. Entretanto, as duas doenças podem ocorrer juntas no mesmo paciente.
Observações de surtos prévios na Tailândia e na Índia têm demonstrado as principais características que distinguem o CHIKV de dengue. Na febre chikungunya, o choque ou hemorragia grave são raramente observados. O início é mais agudo e a duração da febre é muito mais curta.
Embora as pessoas possam se queixar de dor corporal difusa na presença na dengue, a dor é muito mais pronunciada e localizada nas articulações e tendões nos casos de febre chikungunya.
LINKS PATROCINADOS
diagnóstico e exames
Diagnóstico de Febre Chikungunya
Se você suspeita de febre chikungunya, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue). A partir de uma amostra de sangue, os especialistas buscam a presença de anticorpos específicos para combater o CHIKV no sangue. Isso indicará que o vírus está circulando pelo seu corpo e que o organismo está tentando combatê-lo.
Para diferenciar febre chikungunya da dengue, outros exames podem ser feitos:
– Testes de coagulação;Eletrólitos;Hematócrito;Enzimas do fígado;Contagem de plaquetas;Teste do torniquete: amarra-se uma borrachinha no braço para prender a circulação. Se aparecerem pontos vermelhos sobre a prele, é um sinal da manifestação hemorrágica da dengue;Raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais.
tratamento e cuidados
Tratamento de Febre Chikungunya
Atualmente, não há tratamento específico disponível para a febre chikungunya. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.
É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.
Como na dengue, pacientes com febre chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.
LINKS PATROCINADOS
convivendo (prognóstico)
Complicações possíveis
A mortalidade por febre chikungunya é muito pequena. Entretanto, um aumento na taxa de óbito absoluto foi relatado durante as epidemias de 2004-2008 na Índia e na Ilha Maurício.
Após os primeiros dez dias, a maioria dos pacientes sentirá uma melhora na saúde geral e na dor articular. Porém, após este período, uma recaída dos sinais pode ocorrer com alguns pacientes reclamando de vários sintomas reumáticos. Isso é muito comum entre dois e três meses após o início da doença. Alguns pacientes também podem desenvolver distúrbios vasculares periféricos, como a síndrome de Raynaud. Além dos sintomas físicos, a maioria dos pacientes reclama de sintomas depressivos, cansaço geral e fraqueza.
Estudos da África do Sul mostraram que 12%-18% dos pacientes terão sintomas persistentes de 18 meses a três anos. Em estudos mais recentes na Índia, a proporção de pacientes com sintomas persistentes em dez meses após o início da doença foi de 49%, enquanto dados da Ilha Reunión demonstraram que 80%-93% dos pacientes se queixam de sintomas persistentes três meses após o início da doença, reduzindo para 57% aos 15 meses e 46% aos dois anos.
O sintoma persistente mais comum é dor nas articulações decorrentes de inflamação, geralmente as mesmas articulações afetadas durante os estágios agudos. Outros sintomas, como cansaço e depressão, podem persistir após a fase aguda da doença.
Entre os fatores de risco para não recuperação estão idade avançada (mais de 65 anos), problemas de articulação pré-existentes e doenças agudas mais graves.
prevenção
Prevenção
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a febre chikungunya! Veja como eliminar o risco:
Evite o acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.
Coloque areia nos vasos de plantas
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de febre chikungunya devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.
Limpe as calhas
Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de febre chikungunya, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
Coloque tela nas janelas
Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito Aedes aegypti. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.
Lagos caseiros e aquários
Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco de febre chikungunya deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.
Seja consciente com seu lixo
Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
Uso de repelentes
O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método paliativo para se proteger contra a febre chikungunya. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.
Suplementação vitamínica do complexo B
Tomar suplementos de vitaminas do complexo B pode mudar o odor que nosso organismo exala, confundindo o mosquito e funcionando como uma espécie de repelente. Outros alimentos de cheiro forte, como o alho, também podem ter esse efeito. No entanto, a suplementação deveria começar a ser feita antes da alta temporada de infecção do mosquito, e nem isso garante 100% de proteção contra a febre chikungunya. A estratégia deve se somar ao combate de focos da larva do mosquito, ao uso do repelente e à colocação de telas em portas e janelas, por exemplo.
fontes e referências
• Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
• Ministério da Saúde
• Modificado a partir de: UJVARI, Stefan Cunha. Pandemias – A humanidade em risco; Editora Contexto, 2011; P53-69.
• Graduação em Medicina UNCISAL
• Residência médica ginecologia e obstetrícia
• Graduação em Fisioterapia
•
• ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA COM GERIATRIA E GERONTOLOGIA
• PROF. DA UFPE
•
•
Bom dia, hoje 17/11/2015 tive a informação dada por um vigilante do Banco Santander de Santa Cruz do Capibaribe, que a agência será aberta no dia 08/12/2015. Uma cidade que já conta com poucas agências. Cadê o respeito com os clientes. Conto com este blog para clamar por mais agilidade para abertura desta agência.
boa tarde,
Estamos vivenciando um momento horrivel com esse virus que assola nossa região, não ficando para traz nossa terra maravilhosa.
Mas como podemos combater se a cidade estar sem coleta de lixo nos bairros? pois os carros coletores não estão passando.
Esse é tambem um dos pontos causadores alem de tantos outros.
Olá meu caro Ney e equipe do blog. Gostaria de saber se o áudio gravado do rádio debate do dia 09/12/2015 não vai ser reprisado aqui no blog. Adoro ouvir a reprise, pois devido a luta diária não me sobra tempo de ouvir ao vivo. Gostaria de ouvir as entrevistas e o embate o prefeito e o apresentador do programa. Me falaram que foi bem acalorado. Agradeço pela a atenção.
Eu queria que por favor Ney Lima vc perguntasse ao senhor prefeito quando é que ele vai pagar o décimo terceiro dos funcionários públicos pois sei que a gente tem direito e até agora ele não disse nada ele está esquecido mas nós não.
No lugar do prefeito segurar esses 1000 e tantos contratados,por quê ele não faz diferente e abre um concurso digno para os santacruzense. Vamos ser justo…
ney por favor da uma olha nesse link e sempre q puder bata na tecla sobre o assunto, nao deixe o povo sofrido de santa cruz e regiao ficar no prejuizo.
Nasci na Cidade de Santa Cruz do Capibaribe;
Ainda em tenra idade, trabalhei na Cerraria de José Vicente, que mais tarde vendeu a Cerraria e as máquinas, para Tiago que assumiu nova direção.
Conheci Dirraele, promissor comerciante setor de grande Sorveteria e grandes padarias fabricando excelentes pães, bolos e confeitarias em geral.
Em outubro de 1969, ainda menor idade, fui morar em São Paulo;
No dia 30 de dezembro de 1984, sai para morar em Belo Horizonte/MG, onde estou até a presente data;
Deixei 4 irmãos (maternos) em Santa Cruz, pois, sou filho único paterno;
Quando sai para São Paulo, deixei um amigo raro de nome ISRAEL, excelente marceneiro e fiel amigo.
Contudo, nenhuma notícia tive de nenhum deles desde aquela longínqua data; que, por certo, muitos deles, talvez, não esteja mais entre nós no mundo dos mortais;
Porém, guardo comigo boas lembranças que, AS BOAS LEMBRANÇAS PODEM SALVAR UMA VIDA – TUDO QUE HOJE CARREGO COMIGO!!
86 Comentários
ney porfavor fala ai sobre a iluminação publica do loteamento vila de são domingos
Precimos de patrulhamneto no loteamento vila de são domingos estamos sendo assaltados constantemente
Rua Davi Monteiro dos anjos….a muriçoca não deixa ninguém dormi, meu filho acorda todo picado do enceto ,,,que a prefeitura tome as devidas providência…….E manda O carro do veneno passa pelo centro também que nos pagamos todo ano o IPTU,…” QUEREMOS SOLUÇÕES”…
Bom dia pessoal, me chamo Kleber Rosemberg e perdi minha carteira com vários ducumenos, por favor quem encontrar entrar em contato pelo fone: 81 9293 1984 ou 9742 9370…obg!
Olá Ney Lima,Boa noite! o nosso futuro vereador PIPOCA mau assumiu a câmara de vereadores, e já está mostrando seu trabalho. é que simplesmente, um aluno da escola do Rio verde teve reprovação numa série, e ele foi até o diretor Clodoaldo e falou para ele rever a situação deste aluno. e o diretor sem problema algum aprovou o aluno para o próximo ano. é esta a mudança q santa cruz tanto quer?kkkkkkkkkkkkkkkk. isso é q é trabalho. um grande abraço.
KKKKKKKKKKK,
inacreditável.
Ney convido vc pra faser umas fotos para a serie.(EU FAÇO PARTE DO MILHÃO) na casa da cidadania onde a grande maioria dos funcionarios e leitor e fã do teu blog. Agradeço se puder comparecer lá..Expediente de 7;30 ate 13;00..PAUDINHA. 18/01/2013.
NO PROGAMA COMANDO 87 DESTA SEMANA EM RELAÇÃO À TRAGEDIA DE SANTA MARIA (RS) O SR. NEY INICIOU SEU COMETARIO ASSIM: (DEPOIS QUE A M… FOI FEITA…)GOSTARIA MUITO QUE A LINGUAGEM DOS COMUNICADORES E FORMADORES DE OPINÃO DA RADIO COMUNIDADE E DE QUALQUER OUTRA RADIO FOSSE UM POUCO MAIS ELEVADA AFINAL DE CONTA RADIO TAMBEM E CULTURA
Ney Parabéns pelo seu trabalho, seja sempre essa pessoa inteligente, voltada para o bem de Santa Cruz. Um abraço, Petson
Ney! Venho por meio desse recurso que é bem eficaz, pedir-te e também sugestionar que seria legal fazer uma matéria sobre o bendito Concurso do Brejo da Madre de Deus.
Sem politicagem e sem querer descriminar qualquer tipo de opinião, mas seria legal você procurar os políticos do município já citado acima e questiona-los sobre o concurso. Dou essa sugestão não com intenção de “politicagem”, mas porque muitas pessoas estão ansiosas e querem muito saber notícias sobre o referido. Entrando em contato com a empresa que prestou o concurso eles só nos informam que depende da gestão do município do Brejo da Madre de Deus. Então muitas pessoas estudaram e “guerrearam” pra passar nesse concurso e até agora não vemos resultado de nada como o blog em questão é bem eficaz nesse quesito vim te pedir isso. Creio eu que faria muito sucesso uma matéria sobre o assunto. Desde já agradeço e bom trabalho.
Oi Nei, parabéns plo seu blog.
Qro lhe pedir q vc poste algumas fotos do local da morte de Julio, o estado q ficou o trator e toiota, d Julio nun da né sei q deve ser chocante…
Ele vai ficar bem guardado ao lado de Deus.
E meus pessames a sua familia
Por favor chama a atenção sobre iluminação publica do bairro da Cohab faz 30 dias que estão acesas dia e noite
chama a atenção sobre a antena de telefone de poço fundo!
Iago parece que esta Antena de telefone de POÇO FUNDO, E SÓ PROMESSA POLITICA
Eita sonho distante esta ANTENA de poço fundo.
Caro Ney, gostaria de contar com seu apoio no sentido de alerta todos os condôminos do moda center da importancía de participarem da assembleia do dia 07/11, onde sera decidido o destino do parque lembrando que uma decisão errada pode levar a um prejuizo jamais visto na historia de santa cruz, voce sabe que o mercado e muito dinámico e não perdoa decisões erradas, se espúlsarmos os clientes eles vão procurar outros mercados, porque ao ínves de fechar não falamos em abrir mais dias, ate porque níguem e obrigado a trabalhar no domingo se você não quer ir não vá, mas respeite a vontade de quem quer trabalhar. Não sei se você sabia mas o polo de caruaru não fecha aos domingos, toritama não fecha aos domingos, o martmoda não fecha aos domingos, a rota do mar não fecha aos domingos, por fim o calçadão não vai fechar aos domigos, ney não se faz comercio por decreto, não se obriga o consumidor a vir o dia e a hora que nos queremos, ao contrario e nossa obrigação estarmos aqui proto para àtendelos no dia e hora que o consumidor quiser, por fim gostaria de dizer que existe interesses por traz dessa manobra da diretoria do moda center que deixou a sua posição de mediar a questão para vestir a camisa do movimento lojista que quer fechar o parque, sempre contei com o seu bom senso em relação a questões populares e essa e uma daquelas em que o poder économico que se sobrepor ao povo, querendo destruir a maior fonte de distribuição de renda de santa cruz, viva a feira. um abraço ribeiro
Ney lima bom dia, queria se possivel você publicar minha indignação com a agência dos correios dessa cidade.
hoje 08/11/13 por volta de 10:00 da manhã, me dirigi a agência dos Correios de Santa Cruz do Capibaribe, a procura de um cartão de credito, ao chegar na agência, me dirigi ao balcão de correspondências, e perguntei pelo envelope, pelo endereço que indiquei, falei que o prédio esta sem numero, o funcionário foi curto e disse então voltou, o indaguei se não poderia estar ainda na agência, ele disse que não, sem se quer ao menos mover o traseiro pra procurar. Acho mais engraçado ainda por que todos que estão la, estão trabalhando de graça, fazendo uma boa ação para população, engraçado nem se fosse a base de voluntariado, o serviço não seria tao péssimo, quanto é oferecido, e olha que não é de graça. Empresa que causa vergonha e indignação ao país e aos brasileiros.
ola amigos , sou Raí arruda piloto profissional de motocross pela cidade de santa cruz do capibaribe , vim aqui saber se seria possivel a divulgação de materias de corridas sobre minhas conquistas nos blogs de vocês , fico no aguardo att
Oi Ney, estou passada com o secretário de educação de Santa Cruz, convocaram os professores de matemática do município,sábado passado, dia 9, p/ uma reunião no auditório da secretaria, ao chegarem lá, trancaram a porta, e aplicaram uma prova de conhecimentos(escrita) p/ os mesmos, procure os professores: Lázaro, Rita, Luíz, Delbanê,e outros que estavam presentes p/ um melhor esclarecimento, isso não é justo, onde está o sindicato da classe? Espero que alguém tome providências. Obg.
Olá, primeiramente parabéns pelo um excelente blog com noticias de nossa região. Legal seria você falar sobre a sustentabilidade ambiental, educação ambiental entre outros tema na área de meio ambiente deixaria seu blog mais “recheado”.
SOU UM GRANDE INCENTIVADOR DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, A PROVA DISSO É QUE AOS 55 ANOS DE IDADE FREQUENTO UM BANCO DE UNIVERSIDADE NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NO IFPE-CAMPUS CARUARU, O QUE ME DEIXA TRISTE É VER OS NOSSOS POLÍTICOS SEM NENHUM INTERESSE PELA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL OU ESTADUAL, ANDAMOS PELAS CIDADES PARAIBANAS E O QUE ENCONTRAMOS, CAMPUS FABULOSOS DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS FEDERAL OU ESTADUAL, CIDADES COM 21 MIL HABITANTES E POR AI VAI.
O GOVERNO FEDERAL PEDIU QUE CIDADES BRASILEIRAS SE INSCREVESSE PARA CONSEGUIR UMA FACULDADE DE MEDICINA, OS CRITÉRIOS SÃO CIDADES COM MAIS DE 70 MIL HABITANTES, HOSPITAL E QUE ATENDAM A MICRO REGIÃO, PERGUNTEM AOS NOSSOS POLITICOS SE ELES PELOS MENOS ABRIRAM O SITE DE MEC PARA VER ESTA NOTÍCIA.
EU OUVIR DE UM POLITICO O SEGUINTE , SANTA CRUZ NÃO SE ENQUADRA E EU PERGUNTEI A ELE O PORQUE, ELE ME RESPONDEU NÃO TEM HOSPITAL, EU DISSE A ELE É VERGONHOSO VOCE ME DIZER ISSO, VOCES NÃO SABEM O QUE QUEREM, CARUARU CONSEGUE TUDO, SABE PORQUE, PORQUE PEDE, CORRE ATRÁS BRIGA NO BOM SENTIDO PRA O BEM DO MUNICIPIO, OLHEM ISSO.
olá Ney, mas em termo de segurança a nossa cidade vive um verdadeiro dilema,é assaltos, latrocinios e diversos tipos de crimes.
E o que vemos são as autoridades em nossa cidade tentando encontrar um meio de diminuir esta violencia. mas eu tenho uma pergunta. Porque não se introduz aqui em nossa cidade as chamadas delegacias de bairro? em campina grande existe e funciona sim se tiver um apoio dos politicos e autoridades competentes e da população.
Ney,por favor mande sua equipe de reportagem fazer um matéria aqui na rua Wanderbilt Dias Bezerra,Rua do cabana clube o descaso é total,já falei com o vice prefeito a respeito desse assunto e até agora nada resolvido.Se trata de um bar ao lado da escola evangélica. Que colocaram uma churrasqueira na calçada,dificultando a passagem dos alunos,sem falar que os usuarios do bar estacionam carro de um lado e do outro da rua obrigando as pessoas a andarem pelo meio do transito. E do lado da escola onde devia haver uma calçada tem um monte de lixo e de mato.Agradeço muito se você poder mostrar esse problema, pra ver se encontram uma solução.
ney lima avisa ai pra colocar mais segurança e iluminação nessa rua do santa tereza que desse pra são domingos aqui ta muito perigoso , fui asaltado mesmo na porta na casa da minha “ficante ” , e eu agradeço a sua ajuda !!
e tem mais o cara tava armado com um revolver calibre 38 .
Olá!
Sou leitor acido deste blog e navegando hoje (10/01/2014) encontrei no site da SEFAZ-PE uma matéria falando da compra de uma unidade móvel de fiscalização que terá como foco o interior do Estado. se vocês poderem dar uma olhadinha ficarei grato.
Ney, por favor faça um apelo para que seja providenciado uma faixa de pedestre onde tem o semáforo da entrada da cidade,e também colocar um semáforo no mesmo local para quem vem sentido Palestina Centro.
aguardo uma resposta sua.
obrigada.
Boa Tarde,
Ney, aqui no bairro Polis Pacas, na Rua José Alberto Ramos Gonçalves, tem um buraco (com esgoto)aberto há mais de um mês, praticamente todos os dias ligamos para o Secretário de Obras,que nos engana dizendo que vêm ajeitar no mesmo dia,´mas até agora não apareceu.É uma vergonha para nossa cidade vários buracos espalhados sem nenhuma atenção.
Boa Noite Ney,
Aqui na rua do Prota da cidade, Amaro Monteiro do Nascimento, queria que você viesse registrar por fotos o estado precário na entrada da rua ao lado DA SECRETARIA DE OBRAS da cidade e do terreno baldio, rua esburaca e com uma enorme baixa/descida que carros e motos quando passamos temos que frear bruscamente para não danificar os motores ou ainda risco de acidentes. Quando chove fica terrível, um poço de água. Venho sempre no porta da cidade e também no mart moda dias de feira por essa rua fica dificil!
Bom dia!
NEY , por gentileza avise ao secretario de obras desta cidade para dá uma passadinha na Av Joao Pereira de Abreu na esquina com a rua Manoel miguel sobrinho para providenciar a retirada das metralhas que tem encostado no meio fio incomodando a passagem dos pedestres, já está fazendo mas de um mês e nenhum providencia foi tomada.
Agradeço a vc .
OLÁ NEY LIMA, SOU LEITOR DO SEU BLOG E ADMIRADOR DO SEU TRABALHO. SINCERAMENTE NÃO SEI A QUEM COMPETE NO ENTANTO O POÇO ARTESIANO DO NECO ARAGÃO, UM DOS POUCOS DE NOSSA CIDADE, NÃO ESTÁ FUNCIONANDO EM PLENA SECA HISTORICA. EU OUTROS MORADORES AQUI DO NECO ARAGAO GOSTARIAMOS QUE VOCE FIZESSE UMA REPORTAGEM SOBRE O PORQUE DA NAO ATIVAÇÃO DESTE POÇO. UMA VEZ QUE OUVI PELO RADIO QUE O POÇO DO MERCADO PUBLICO MUNICIPAL PRECISAVA APENAS DE UMA BOMBA. DESDE JÁ ESTAMOS AGRADECIDOS!
Boa noite, estou a procura de box para alugar no moda center santa cruz, depende do setor podemos negociar o repasse, e se for indicação ofereço uma recompensa.
Ítallo Campos
(81)9900.2263
gostaria de comentar sobre um fato que presenciei ontem a noite por volta da 20hs,na av souza aragao,e achei um absurdo,passou um caminhao com 2 caixas de agua em cima e no para choque deste caminhao estava um cavalo morto e amarrado sendo arrastado pelas ruas diante dos olhos de todos, achei um ato de muita crueldade,mesmo que o cavalo estava morto, mais nao haveria necessidade de tamanha brutalidade…
Ney lima eu queria que você tira-se mais algumas foto da rua Luiz Fracelino Aragão por que o esgoto esta estourado e cada vai, ajuntando mais e mais sujeira,as pessoas vem com os carros não passa com medo de ficarem atolados,os pedestres tem que subir na calçada para passa por que não tem como passa que por causa dessa imprudência que o prefeito deixa rola. ( E quando chove a água invade varias casa por causa do saneamento que é pequeno para muitas casas no dia 17/02/2014 na casa da vizinha entrou água na altura de um metro .
O ney da uma forca.as ruas que eles tao ageitando eles nao tao sinalizando as veses vem ums onibus e tem que vouta por falta de sinalizacao.rua dotor silva jardim.rua 4 na parte de baixo.na rua 5 na parte que vem da avenida que vai entra na rua ali do lado do amburgao e tbm na parte de baixo nao tem sinalisacao se. Der pra vc ir la tirar umas photos
Olá todos do blog que fazem o blog Ney Lima, parabéns pelo trabalho em nossa cidade!
Eu gostaria de sugerir uma matéria sobre a falta de água em nossa cidade, os projetos de cada político sobre o problema, ou, se vamos continuar sendo abastecidos por carros pipa caríssimos e ainda pagando a taxa da compesa!
Muito obrigada pela atenção!
Edmilda Queiroz
o meu vizinho do bar colocou uma churasqueira e esta matano a milha arvore e eu ja fui em todas as secretarias e não resouvero nada,vei aqui para voce tira uma foto e colocar no blog,aqui fica na rua tome de souza vizinho ao nº202,um abraço.
Boa noite meu caro Ney Lima sou Edivaldo dono do portal Giro 15 e gostaria de fazer uma parceria com o blog do Ney Lima aguardo uma resposta obrigado pela atenção.
Aguardo um contato.
Grato Edivaldo Paulino
Boa tarde, meu nome é Moisés leite,perdi todos os meus documentos no centro de Santa Cruz,favor quem encontrar, entrar em contato:f:94780028/ 95324791.
Amigo… Gostaria de Firmar Parceria com Links dos nossos Blogs ou Logo dos mesmos.. Abraços aguardo contato; Mauricio Vieira (Blog Mauricio Vieira de Flores-PE)
boa tarde Ney, gostaria que se possível vcs do blog dessem uma passada na pe 160 onde foi colocado o sinal de transito que liga os bairros santa teresa e são miguel, o sinal já está funcionando porem sem faixas de pedestres e placas que indiquem o sentido do transito, muitos motoristas estão passando sem parar no sinal, gerando um grande risco para os outros motoristas. certo de sua atenção agradeço desde já.
dJailson
Ney Lima gostaria de postar algumas noticias do seu blog no meu sou Flávio do blog são domingos noticias a noticia em tempo real poso copiar para o meu li dando o credito de nome do seu obg.
Bom dia,
A torre de telefone de poço fundo,
alguém sabe alguma coisa em relação a isto
Ate agora nada, não e mesmo Leca,so promessas
Boa tarde Ney lima gostaria de contar com sua ajuda e a ajuda do seu blog para denuncia o descaso com a população do bairro Pedra Branca próximo a parede da manhosa, abrirão uma vala suponho eu com o intuito de passa o saneamento, isso a mais de três semanas e deste então a merda corre solta as crianças tem que conviver diariamente com o esgoto á céu aberto temos que fazer as refeições sentido o odo do esgoto sem fala do aumento de muriçocas, se possível faça um apelo para as autoridades buscarem uma solução para esse problema. Grata pela compreensão e certa de que vou poder contar com a sua ajuda.
Prezado Ney, sou a profa. Dilma, estivemos ontem no Cesac falando da mesma temática “Empreendedorismo”, quero parabeniza-lo pelo depoimento sobre sua carreira empreendedora… Que Deus esteja sempre presente na sua vida, que seja de muito sucesso, saúde e continue observando pessoas. Assim você continuará de forma efetiva e relevante no seu campo de atuação… Paz, Força e Fé.
vamos le ney quero ver as maquinas do coneape aqui no seu blog
Ney Lima, moro no bairro novo na saída para a Vila do Pára “nas casas da caixa” e a construtora Viana e Moura nos abandonou no que si respeito ao calçamento na entrada do bairro pois ela interditou a mais de 2 meses um lado para ajeitar e o outro já tem 15 dias que estourou também trazendo prejuízos para os veículos doa moradores e para piorar não temos policiamento nem iluminação na entrada do bairro, o vereador Luciano Bezerra antes de entrar na câmera veio aqui com Aderito e eles disseram que antes dele assumir sua vaga de volta essa iluminação estaria pronta e já se passaram 4 meses e nada. Por favor passa por aqui e mostra obque está acontecendo. Obrigado.
COBRANÇA
CADE OS TABLETS PROMETIDOS EM 06 DE SETEMBRO DE 2012 PELO ENTÃO CANDIDATO A PREFEITURA EDSON VIEIRA QUE SERIA DISTRIBUÍDO EM SEUS 4 ANOS DE GESTÃO COM OS ALUNOS DO alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.
menino agora homem, carregador de frete irá se formar em MEDICINA DIA 29/11/14 CHAMA-SE MAURICIO CABRAL DA SILVA DE SANTO AGOSTINHO palavras da professora LUCIENE”Dr. Maurício Cabral da Silva, é incalculável o tamanho da minha felicidade em ver você realizando este sonho. Você que foi um dos meus melhores alunos da Escola Lindalva no bairro Santo Agostinho, está dando um exemplo de que é possível, só basta ter dedicação, força de vontade, disciplina e aproveitar as oportunidades. Estou muito orgulhosa de VC Maurício,! Parabens!!! Que Deus abençoe e lhe cubra de bênçãos. Não poderia deixar de lembrar de meu amigo Dr. Silvanio Silva, que um dia chegou pra mim e disse: Luciene, indique im menino para eu ajudar a estudar, e eu indiquei Maurício, que até hoje tem o seu apoio. Está ai Dr. Silvanio, o fruto de um exemplo belíssimo da sua parte, um exemplo que poderia ser seguido por muitos. Parabéns Dr. Silvanio.”
Eu Dr. Silvanio ” sinto-me melhor ser humano, melhor professor, melhor médico. Sinto-me gente a formatura dia29 de novembro parabenizam todas as forças que ajudaram maurío a ser MÉDICO PAIS E FAMILIARES HUMILDES MAIS CORRETOS NA EDUCAÇÃO, EX-PROFESSORES E PROFESSORES, COLABORADORES ÑAS BIBLIOTECAS NOS CURSINHOS, TODOS ME AJUDARAM PARA FORTALECER MAURÍCIO A CHEGAR O TÃO SONHADOS “SER MÉDICO”
TEMOS QUE DENUNCIAR A QUADRILHA DA HERBALIFE EM SANTA CRUZ E TORITAMA A QUAL FUI VITIMA . ACHO QUE SERIA UMA ÓTIMA MATÉRIA A SER DIVULGADA.
HOJE JÁ PRESTEI QUEIXA CONTRA ESSA QUADRILHA NA DELEGACIA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.
Boa tarde Alexandre
Tenho interesse pela matéria que vc sugeriu. Gostaria de saber se você pode fornecer cópias da queixa que você prestou na delegacia para entender melhor o caso.
Se possível me ligue.
9916-3611
Ney Lima
ESCOLA TECNICA ESTADUAL JOSÉ NIVALDO PEREIRA RAMOS
OLÁ NEY LIMA SOU LEITOR ASSÍDUO DO SEU SITE, NEY A IMPRENSA PRECISA FAZER UMA REPORTAGEM SOBRE A FAVELINHA QUE COMEÇOU A SER MONTADA AS MARGENS (ACHO QUE DO RIACHO TAPERA) POR TRÁS DE PEDRO DO ALUMINIO NO BAIRRO SÃO JORGE. ESTÁ DEMARCADO OS TERRENOS E INCLUSIVE JÁ ESTÃO CONSTRUINDO SE CHOVER VAI SER TERRIVEL. MUITO OBRIGADO!
Boa tarde ney lima estou aqui para, denuciar o descaso com o povo do jacana não temos agua sao duas caixas para abastecer muitas Casas ja conversei com Marconi que diz que vai trazer as caixas e nada, posto de saude pro idoso dificentes e criancas nao temos posto de saude o unico que existe e no santo agostinho que quando tentamos,fazer uma consulta e horrivel e todas as vezes não conseguimos pois eles diz que somos excluidos , pra piorar tem uma rede de esgoto aberta crincas brincam por perto, sem contr nas lavas do mosquitos da dengue que esse esgoto pode dar a luz a monte de musquitinhos da dengue por que a miricocas ja ta d+.!
Eu acertei também o placar porque eu não ganhei tambem serra 1x ypiranga 0
e uma vergonha as obras em paço fundo com os salários do mês de dezembro e o decimo das pessoas em contrato pois no dia 30/12/2014 a prefeitura fez depósitos de salários de 265.97 e outros ainda menos estou a ver que o prefeito passoa as festas a grande e a fanseza com o salario dois contratado e uma vergonha para a cidade de santa cruz ela falou no blogue que não dimiteria nenhum foncionar e tinha dinheiro para pagar os salario mais uma mentira do prefeito Vieira ?
quem pode multa carro oficial policia esses agentes de transito anda falando no celular sem cinto algo se eles ver algum na mesma infração ele num perdoa
Enc: FW: Mobilização começa a tomar vulto na Internet!
Pessoas
• Douglas Tenório Gama
• GOVERNO FEDERAL E POLÍTICOS ESTÃO PREOCUPADOS COM UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO QUE COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET.
•
•
• TOMAR VULTO NA INTERNET.
•
• É, o clima lembra o período que antecedeu a revolução francesa. O terceiro estado (povo esclarecido) clama por justiça. Há uma enorme movimentação pela internet para reunir um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a classe política (ainda sem data marcada). Este e-mail de convocação já começou a circular e está sendo lido por centenas de milhares de pessoas. É importante que você repasse para todos os seus contatos. A guerra contra o mau político, e contra a degradação da nação está começando. Não subestimem o povo esclarecido que começa a sair da inércia e de sua zona de conforto para lutar por um Brasil melhor. Todos os ”governantes” do Brasil, até aqui, falam em cortes de despesas – mas não CORTAM despesas – querem o aumentos de impostos como se não fôssemos o campeão mundial em impostos. A história nos mostra que muitos governantes caíram e até perderam suas cabeças exatamente por isto.
•
•
• Nenhum governante fala em:
•
• 1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários etc.) dos poderes da República.
2. Redução do número (no mínimo pela metade) de deputados da Câmara Federal, e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países sérios. Acabar com as mordomias na Câmara, Senado e Ministérios, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do povo;
3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;
4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo;
5. Redução do número de senadores, de três para dois por estado, como era antes da revolução de 1974;
6. Redução drástica da quantidade de vereadores, acabar com os salários de vereadores, diminuir os gastos das Câmaras Municipais e das Assembleias Estaduais;
7. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades; Aliás, 5 partidos apenas, seria mais que suficiente;
8. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc., das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País;
9. Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias… para servir suas excelências, filhos e famílias e até, as ex-famílias.
10. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado;
11. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.;
12. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;
13. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós que nunca estão no local de trabalho). HÁ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE CONSULTORIAS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES.
14. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder – há hospitais de cidades com mais administradores que pessoal médico. Às oligarquias locais do partido no poder;
15. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar;
16. Acabar com as várias aposentadorias por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Legislativo. TODOS os cidadãos brasileiros terão uma única forma de se aposentar, ou seja, pelo INSS;
17. Pedir o pagamento da devolução dos milhões dos empréstimos compulsórios confiscados dos contribuintes, e pagamento imediato dos precatórios judiciais;
18. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os ladrões que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente “legais”, sem controle, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efetivamente dela precisam;
19. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas valem e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;
20. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos;
21. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimônio antes e depois;
22. Pôr os Bancos pagando impostos e, atendendo a todos nos horários do comércio e da indústria;
23. Proibir repasses de verbas para todas e quaisquer ONGs (as tais ONGs são uma maneira sorrateira e criminosa de repassar dinheiro público para particulares…salvo raras excessões);
24. Fazer uma devassa nas contas do MST e similares, bem como no PT e demais partidos políticos.
25. Rever imediatamente a situação dos Aposentados Federais, Estaduais e Municipais, que precisam muito mais que estes que vivem às custas dos brasileiros trabalhadores e, dos Próprios Aposentados.
26. Rever as indenizações milionárias pagas indevidamente aos “perseguidos políticos” (guerrilheiros).
27. Auditoria sobre o perdão de dívidas que o Brasil concedeu a outros países.
28. Acabar com as mordomias (que são abusivas) da aposentadoria do Presidente da Republica, após um mandato, nós temos que trabalhar 35 anos e não temos direito a carro, combustível, segurança, etc.
29. Acabar com o direito do prisioneiro receber mais do que o salário mínimo por filho menor, e, se ele morrer, ainda fica esse beneficio para a família. O prisioneiro deve trabalhar para receber algum benefício, e deveria indenizar a família que ele prejudicou.
• Já que esses nossos políticos e governantes não querem fazer reformas de fato, não querem passar o Brasil a limpo, cabe a nós, povo esclarecido, fazer isto através da mobilização em massa e ir para as ruas (sem vandalismo, sem black-blocs, que são contra a sociedade) manifestar a nossa insatisfação.
•
• Vamos juntos, vamos mostrar que no Brasil o povo esclarecido pode realmente mudar o rumo da história, já que pelas urnas vai ser difícil, por motivos óbvios.
•
• Encaminhe este email para todos os seus contatos até cair no computador dos políticos que você votou nas últimas eleições.
•
•PARA REFLETIR________________________________________
•
•
ney por favor gostaria muito que vc publicasse esse comentario sou moradora do loteamento malhada do meio no caminho do para nas casas da caixa precisamos muito de um trasnporte de qualidade pra nossas crianças ir para a escola a secretaria mandou uma vam;nao dar as crianças estao indo em pe muito apertado prometeram um onibus depois do carnaval mas nao mandaram e muita criança todos os dias um sufoco por favor venha fazer uma materia aqui no perido da manha estamos esquecidos pelas autoridades desse municipio obrigada esmeralda
Ola ney eu sou um ganhador do palpite do jogo do ypiranga e america gostaria de saber como faço pra receber o premio.
Gostaria Muito Que vc falasse sobre nossa escola
Ney sou aluna da ETE escola tecníca estadual jose nivaldo pereira ramos, estamos sem aula a uma semana e não temos previsão de voltar a estudar. O que acontece? Obras não terminadas.Isso vem gerando uma grande revolta nos alunos,que desde o ano passado aguardam a finalização de uma obra tão esperada.#QueremosAula
Febre Chikungunya
O que é Febre Chikungunya?
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.
Os mosquitos transmitiam a doença para africanos abaixo do Saara, mas os surtos não ocorriam até junho de 2004. A partir desse ano, a febre chikungunya teve fortes manifestações no Quênia, e dali se espalhou pelas ilhas do Oceano Índico. Da primavera de 2004 ao verão de 2006, ocorreu um número estimado em 500 mil casos.
A epidemia propagou-se do Oceano Índico à Índia, onde grandes eventos emergiram em 2006. Uma vez introduzido, o CHIKV alastrou-se em 17 dos 28 estados da Índia e infectou mais de 1,39 milhão de pessoas antes do final do ano. O surto da Índia continuou em 2010 com novos casos aparecendo em áreas não envolvidas no início da fase epidêmica.
Os casos também têm sido propagados da Índia para as Ilhas de Andaman e Nicobar, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Singapura, Malásia, Indonésia e numerosos outros países por meio de viajantes infectados. A preocupação com a propagação do CHIKV atingiu um pico em 2007, quando o vírus foi encontrado no norte da Itália após ser introduzido por um viajante com o vírus advindo da Índia.
As taxas de ataque em comunidades afetadas em recentes epidemias variam de 38% a 63% e, embora em níveis reduzidos, muitos casos destes países continuam sendo relatados. Em 2010, o vírus continua a causar doença em países como Índia, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Maldivas e reapareceu na Ilha Réunion.
Casos importados também foram identificados no ano de 2010 em Taiwan, França, Estados Unidos e Brasil, trazidos por viajantes advindos, respectivamente, da Indonésia, da Ilha Réunion, da Índia e do sudoeste asiático.
Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e pode chegar ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus.
Febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aedypti
Causas
A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de dois a 12 dias para a febre chikungunya se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C – por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito transmissor da febre chikungunya podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes e esperando um ambiente úmido para se desenvolverem. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.
O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar, transmitindo a dengue, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo – até dois metros – é comum ele picar nos joelhos, panturrilhas e pés.
A fêmea do Aedes aegypti voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam.
Fatores de risco
A febre chikungunya pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Entretanto, a apresentação clínica é conhecida por variar de acordo com a idade, sendo os muito jovens (neonatal) e idosos os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, as comorbidades (doenças subjacentes) também vêm sendo identificadas como fator de risco para pior evolução da doença.
SAIBA MAIS
• Eviter picadas de mosquito previne doenças
• Picada de mosquito: como aliviar a coceira?
A maioria das infecções por CHIKV que ocorre durante a gravidez não resulta na transmissão do vírus para o feto. Existem, porém, raros relatos de abortos espontâneos após a infecção maternal por febre chikungunya. Aqueles infectados durante o período intraparto podem também desenvolver doenças neurológicas, sintomas hemorrágicos e doença do miocárdio. Anormalidades laboratoriais incluíram testes de função hepática aumentados, plaquetas e contagem de linfócitos reduzidos e níveis de protrombina diminuídos.
Indivíduos maiores de 65 anos tiveram uma taxa de mortalidade 50 vezes superior quando comparados ao adulto jovem (menores de 45 anos de idade). Apesar de não ser claro por que os adultos mais velhos têm um risco aumentado para doença mais grave, pode ser devido à frequência de comorbidades ou resposta imunológica diminuída.
sintomas
Sintomas de Febre Chikungunya
O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são:
• Febre
• Dor nas articulações
• Dor nas costas
• Dor de cabeça.
Outros sintomas incluem:
• Erupções cutâneas
• Fadiga
• Náuseas
• Vômitos
• Mialgias.
Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas.
Febre chikungunya x Dengue
A febre chikungunya deve ser diferenciada da dengue, a qual tem um potencial para resultados muito piores, incluindo a morte. Entretanto, as duas doenças podem ocorrer juntas no mesmo paciente.
Observações de surtos prévios na Tailândia e na Índia têm demonstrado as principais características que distinguem o CHIKV de dengue. Na febre chikungunya, o choque ou hemorragia grave são raramente observados. O início é mais agudo e a duração da febre é muito mais curta.
Embora as pessoas possam se queixar de dor corporal difusa na presença na dengue, a dor é muito mais pronunciada e localizada nas articulações e tendões nos casos de febre chikungunya.
LINKS PATROCINADOS
diagnóstico e exames
Diagnóstico de Febre Chikungunya
Se você suspeita de febre chikungunya, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue). A partir de uma amostra de sangue, os especialistas buscam a presença de anticorpos específicos para combater o CHIKV no sangue. Isso indicará que o vírus está circulando pelo seu corpo e que o organismo está tentando combatê-lo.
Para diferenciar febre chikungunya da dengue, outros exames podem ser feitos:
– Testes de coagulação;Eletrólitos;Hematócrito;Enzimas do fígado;Contagem de plaquetas;Teste do torniquete: amarra-se uma borrachinha no braço para prender a circulação. Se aparecerem pontos vermelhos sobre a prele, é um sinal da manifestação hemorrágica da dengue;Raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais.
tratamento e cuidados
Tratamento de Febre Chikungunya
Atualmente, não há tratamento específico disponível para a febre chikungunya. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.
É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.
Como na dengue, pacientes com febre chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.
LINKS PATROCINADOS
convivendo (prognóstico)
Complicações possíveis
A mortalidade por febre chikungunya é muito pequena. Entretanto, um aumento na taxa de óbito absoluto foi relatado durante as epidemias de 2004-2008 na Índia e na Ilha Maurício.
Após os primeiros dez dias, a maioria dos pacientes sentirá uma melhora na saúde geral e na dor articular. Porém, após este período, uma recaída dos sinais pode ocorrer com alguns pacientes reclamando de vários sintomas reumáticos. Isso é muito comum entre dois e três meses após o início da doença. Alguns pacientes também podem desenvolver distúrbios vasculares periféricos, como a síndrome de Raynaud. Além dos sintomas físicos, a maioria dos pacientes reclama de sintomas depressivos, cansaço geral e fraqueza.
Estudos da África do Sul mostraram que 12%-18% dos pacientes terão sintomas persistentes de 18 meses a três anos. Em estudos mais recentes na Índia, a proporção de pacientes com sintomas persistentes em dez meses após o início da doença foi de 49%, enquanto dados da Ilha Reunión demonstraram que 80%-93% dos pacientes se queixam de sintomas persistentes três meses após o início da doença, reduzindo para 57% aos 15 meses e 46% aos dois anos.
O sintoma persistente mais comum é dor nas articulações decorrentes de inflamação, geralmente as mesmas articulações afetadas durante os estágios agudos. Outros sintomas, como cansaço e depressão, podem persistir após a fase aguda da doença.
Entre os fatores de risco para não recuperação estão idade avançada (mais de 65 anos), problemas de articulação pré-existentes e doenças agudas mais graves.
prevenção
Prevenção
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a febre chikungunya! Veja como eliminar o risco:
Evite o acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.
Coloque areia nos vasos de plantas
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de febre chikungunya devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.
Limpe as calhas
Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de febre chikungunya, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
Coloque tela nas janelas
Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito Aedes aegypti. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.
Lagos caseiros e aquários
Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco de febre chikungunya deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.
Seja consciente com seu lixo
Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
Uso de repelentes
O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método paliativo para se proteger contra a febre chikungunya. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.
Suplementação vitamínica do complexo B
Tomar suplementos de vitaminas do complexo B pode mudar o odor que nosso organismo exala, confundindo o mosquito e funcionando como uma espécie de repelente. Outros alimentos de cheiro forte, como o alho, também podem ter esse efeito. No entanto, a suplementação deveria começar a ser feita antes da alta temporada de infecção do mosquito, e nem isso garante 100% de proteção contra a febre chikungunya. A estratégia deve se somar ao combate de focos da larva do mosquito, ao uso do repelente e à colocação de telas em portas e janelas, por exemplo.
fontes e referências
• Dr. SILVANIO SILVA MÉDICO CLÍNICO ESPECIALISTA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA, RESINDÊNCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. PROF DA UFPE,
OBRIGADO PELA DIVULGAÇÃO A POPULAÇÃO
Situação e oposição são perfeitos na disputa no campo político. eles se comportam como dividir o bolo da administração, coisa de grupo. guardam a repetitiva temática eleitoreira: educação, saúde segurança. “enchem” a máquina com contratados
não abrem concurso. Médico sem concurso, sem qualificação comprovada o nível é baixismo: muitas vezes não sabe fazer nem uma sutura. imagine atender um infarto, fazer uma cesariana para criança não morrer intraútero. discutem quem será candidato. não tem um panejamento das reais necessidades da população.não precisamos de candidatos de grupos, mas de discussão, planejamento e execução madura, combate a corrupção, desperdício, ineficiência administrativas e dívidas de campanhas caríssimas.. políticos “aparaquedistas”
olha Ney eu tive um carro furtado na porta da minha casa e até hoje nao tive noticia se poder ajudar é uma estrada de cor branca de placa klm 7830 2007 2008 meu contato é 92677661 agradeço
uma pergunta gostaria de saber se ainda estar fazendo escriçao para cnh em santa cruz pois tenho medo de colocar meus contatos e ser fraudesobrigado
A mulher que reclamou da calçada quebrada como disse ela na verdade aquilo é um buraco de cisterna eu sou doná de lá e estou esperando a máquina que quebra pedra que estava fora da cidade mas ela chegou e essa semana irei mandar quebrar ora fazer se eu soubesse que ela estava tão incomodada eu tinha chamado ela pra ir quebrar.
Está na hora de vcs entrevistarem o Comandante Martins da Guarda Municipal, Ele é um dos pré – candidatos a Vereador em Santa Cruz e já está trabalhando muito e vem incomodando vereadores de situação e oposição. Até Um programa de radio de José Augusto esses dias já estava falando do Adesivo que ele fez. Peço uma oportunidade para um candidato do povão e não só aos filhos e sobrinhos de ex políticos da cidade. Agradeço desde já
Ney, faça uma critica ao detran de pernambuco. Estou querendo emplacar minha cinquentinha, mais quando chego no detran daqui, eles alegam que devo ir a secretaria da fazenda aqui e pagar uma multa, só quando chego la na secretaria elas alegam que não estão sabendo de nada. Estou vendo que vai passar os 90 dias que tenho para emplacar e não vou conseguir. Espero que vcs possam fazer alguma coisa por nós que temos as cinquentinhas.
Olá Ney! Eu sou de Recife (PE) e gostaria de saber se no dia 19 de outubro funcionará normalmente a Feira de Santa Cruz do Capibaribe, sabendo que nesta mesma data será feriado para os Comerciantes, aguardo ansiosa pela sua reposta! Abraços, obg!
Boa Tarde Keila!
Eu sou Elivaldo Araújo, faço parte do Blog do Ney Lima e lhe comunico que Feira funcionará normalmente nesta data (19 de outubro).
Cadê a ft do matheus bernardino o que foi preso no sábado dia 24 de outubro 2015, pq fui abordada por um cara numa biz vermelha numa terça de manhã queria ver a ft dessa pessoa pra ver se foi a msm
Febre Chikungunya
visão geral
O que é Febre Chikungunya?
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.
Os mosquitos transmitiam a doença para africanos abaixo do Saara, mas os surtos não ocorriam até junho de 2004. A partir desse ano, a febre chikungunya teve fortes manifestações no Quênia, e dali se espalhou pelas ilhas do Oceano Índico. Da primavera de 2004 ao verão de 2006, ocorreu um número estimado em 500 mil casos.
A epidemia propagou-se do Oceano Índico à Índia, onde grandes eventos emergiram em 2006. Uma vez introduzido, o CHIKV alastrou-se em 17 dos 28 estados da Índia e infectou mais de 1,39 milhão de pessoas antes do final do ano. O surto da Índia continuou em 2010 com novos casos aparecendo em áreas não envolvidas no início da fase epidêmica.
Os casos também têm sido propagados da Índia para as Ilhas de Andaman e Nicobar, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Singapura, Malásia, Indonésia e numerosos outros países por meio de viajantes infectados. A preocupação com a propagação do CHIKV atingiu um pico em 2007, quando o vírus foi encontrado no norte da Itália após ser introduzido por um viajante com o vírus advindo da Índia.
As taxas de ataque em comunidades afetadas em recentes epidemias variam de 38% a 63% e, embora em níveis reduzidos, muitos casos destes países continuam sendo relatados. Em 2010, o vírus continua a causar doença em países como Índia, Indonésia, Myanmar, Tailândia, Maldivas e reapareceu na Ilha Réunion.
Casos importados também foram identificados no ano de 2010 em Taiwan, França, Estados Unidos e Brasil, trazidos por viajantes advindos, respectivamente, da Indonésia, da Ilha Réunion, da Índia e do sudoeste asiático.
Atualmente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá. Isso quer dizer que a febre chikungunya está migrando e pode chegar ao Brasil, onde os mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus têm todas as condições de espalhar esse novo vírus.
Febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aedypti
Causas
A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de dois a 12 dias para a febre chikungunya se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.
A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C – por isso ele se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve. É importante lembrar que os ovos que carregam o embrião do mosquito transmissor da febre chikungunya podem suportar até um ano a seca e serem transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes e esperando um ambiente úmido para se desenvolverem. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o inseto demora dez dias, em média. Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.
O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar, transmitindo a dengue, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte. No entanto, mesmo nas horas quentes ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento. Por ser um mosquito que voa baixo – até dois metros – é comum ele picar nos joelhos, panturrilhas e pés.
A fêmea do Aedes aegypti voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam.
Fatores de risco
A febre chikungunya pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Entretanto, a apresentação clínica é conhecida por variar de acordo com a idade, sendo os muito jovens (neonatal) e idosos os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, as comorbidades (doenças subjacentes) também vêm sendo identificadas como fator de risco para pior evolução da doença.
SAIBA MAIS
• Eviter picadas de mosquito previne doenças
• Picada de mosquito: como aliviar a coceira?
A maioria das infecções por CHIKV que ocorre durante a gravidez não resulta na transmissão do vírus para o feto. Existem, porém, raros relatos de abortos espontâneos após a infecção maternal por febre chikungunya. Aqueles infectados durante o período intraparto podem também desenvolver doenças neurológicas, sintomas hemorrágicos e doença do miocárdio. Anormalidades laboratoriais incluíram testes de função hepática aumentados, plaquetas e contagem de linfócitos reduzidos e níveis de protrombina diminuídos.
Indivíduos maiores de 65 anos tiveram uma taxa de mortalidade 50 vezes superior quando comparados ao adulto jovem (menores de 45 anos de idade). Apesar de não ser claro por que os adultos mais velhos têm um risco aumentado para doença mais grave, pode ser devido à frequência de comorbidades ou resposta imunológica diminuída.
sintomas
Sintomas de Febre Chikungunya
O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são:
• Febre
• Dor nas articulações
• Dor nas costas
• Dor de cabeça.
Outros sintomas incluem:
• Erupções cutâneas
• Fadiga
• Náuseas
• Vômitos
• Mialgias.
Os sintomas comuns de chikungunya são graves e muitas vezes debilitantes, sendo as mãos e pés mais afetados. No entanto, pernas e costas inferiores frequentemente podem estar envolvidas.
Febre chikungunya x Dengue
A febre chikungunya deve ser diferenciada da dengue, a qual tem um potencial para resultados muito piores, incluindo a morte. Entretanto, as duas doenças podem ocorrer juntas no mesmo paciente.
Observações de surtos prévios na Tailândia e na Índia têm demonstrado as principais características que distinguem o CHIKV de dengue. Na febre chikungunya, o choque ou hemorragia grave são raramente observados. O início é mais agudo e a duração da febre é muito mais curta.
Embora as pessoas possam se queixar de dor corporal difusa na presença na dengue, a dor é muito mais pronunciada e localizada nas articulações e tendões nos casos de febre chikungunya.
LINKS PATROCINADOS
diagnóstico e exames
Diagnóstico de Febre Chikungunya
Se você suspeita de febre chikungunya, vá direto ao hospital ou clínica de saúde mais próxima. O diagnóstico deverá ser feito por meio de análise clínica e exame sorológico (de sangue). A partir de uma amostra de sangue, os especialistas buscam a presença de anticorpos específicos para combater o CHIKV no sangue. Isso indicará que o vírus está circulando pelo seu corpo e que o organismo está tentando combatê-lo.
Para diferenciar febre chikungunya da dengue, outros exames podem ser feitos:
– Testes de coagulação;Eletrólitos;Hematócrito;Enzimas do fígado;Contagem de plaquetas;Teste do torniquete: amarra-se uma borrachinha no braço para prender a circulação. Se aparecerem pontos vermelhos sobre a prele, é um sinal da manifestação hemorrágica da dengue;Raio X do tórax para demonstrar efusões pleurais.
tratamento e cuidados
Tratamento de Febre Chikungunya
Atualmente, não há tratamento específico disponível para a febre chikungunya. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.
É importante apenas tomar muito líquido para evitar a desidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.
Como na dengue, pacientes com febre chikungunya devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada. Esses medicamentos têm efeito anticoagulante e podem causar sangramentos. Outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitados. O uso destas medicações pode aumentar o risco de sangramentos.
LINKS PATROCINADOS
convivendo (prognóstico)
Complicações possíveis
A mortalidade por febre chikungunya é muito pequena. Entretanto, um aumento na taxa de óbito absoluto foi relatado durante as epidemias de 2004-2008 na Índia e na Ilha Maurício.
Após os primeiros dez dias, a maioria dos pacientes sentirá uma melhora na saúde geral e na dor articular. Porém, após este período, uma recaída dos sinais pode ocorrer com alguns pacientes reclamando de vários sintomas reumáticos. Isso é muito comum entre dois e três meses após o início da doença. Alguns pacientes também podem desenvolver distúrbios vasculares periféricos, como a síndrome de Raynaud. Além dos sintomas físicos, a maioria dos pacientes reclama de sintomas depressivos, cansaço geral e fraqueza.
Estudos da África do Sul mostraram que 12%-18% dos pacientes terão sintomas persistentes de 18 meses a três anos. Em estudos mais recentes na Índia, a proporção de pacientes com sintomas persistentes em dez meses após o início da doença foi de 49%, enquanto dados da Ilha Reunión demonstraram que 80%-93% dos pacientes se queixam de sintomas persistentes três meses após o início da doença, reduzindo para 57% aos 15 meses e 46% aos dois anos.
O sintoma persistente mais comum é dor nas articulações decorrentes de inflamação, geralmente as mesmas articulações afetadas durante os estágios agudos. Outros sintomas, como cansaço e depressão, podem persistir após a fase aguda da doença.
Entre os fatores de risco para não recuperação estão idade avançada (mais de 65 anos), problemas de articulação pré-existentes e doenças agudas mais graves.
prevenção
Prevenção
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a febre chikungunya! Veja como eliminar o risco:
Evite o acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.
Coloque areia nos vasos de plantas
O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.
Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de febre chikungunya devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.
Limpe as calhas
Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de febre chikungunya, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.
Coloque tela nas janelas
Embora não seja tão eficaz, uma vez que as pessoas não ficam o dia inteiro em casa, colocar telas em portas e janelas pode ajudar a proteger sua família contra o mosquito Aedes aegypti. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.
Lagos caseiros e aquários
Assim como as piscinas, a possibilidade de laguinhos caseiros e aquários se tornarem foco de febre chikungunya deixou muitas pessoas preocupadas. Porém, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. O cuidado maior deve ser dado, portanto, às piscinas que não são limpas com frequência.
Seja consciente com seu lixo
Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.
Uso de repelentes
O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método paliativo para se proteger contra a febre chikungunya. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Repelentes caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessária diversas reaplicações ao longo do dia, o que muitas pessoas não costumam fazer.
Suplementação vitamínica do complexo B
Tomar suplementos de vitaminas do complexo B pode mudar o odor que nosso organismo exala, confundindo o mosquito e funcionando como uma espécie de repelente. Outros alimentos de cheiro forte, como o alho, também podem ter esse efeito. No entanto, a suplementação deveria começar a ser feita antes da alta temporada de infecção do mosquito, e nem isso garante 100% de proteção contra a febre chikungunya. A estratégia deve se somar ao combate de focos da larva do mosquito, ao uso do repelente e à colocação de telas em portas e janelas, por exemplo.
fontes e referências
• Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
• Ministério da Saúde
• Modificado a partir de: UJVARI, Stefan Cunha. Pandemias – A humanidade em risco; Editora Contexto, 2011; P53-69.
• Graduação em Medicina UNCISAL
• Residência médica ginecologia e obstetrícia
• Graduação em Fisioterapia
•
• ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA COM GERIATRIA E GERONTOLOGIA
• PROF. DA UFPE
•
•
Dr. SILVANO
Toda essa historia se encontra na internet, obrigada.
e não precisa dizer tanto sua formação, que ja estamos fartos de ouvir
Bom dia, hoje 17/11/2015 tive a informação dada por um vigilante do Banco Santander de Santa Cruz do Capibaribe, que a agência será aberta no dia 08/12/2015. Uma cidade que já conta com poucas agências. Cadê o respeito com os clientes. Conto com este blog para clamar por mais agilidade para abertura desta agência.
boa tarde,
Estamos vivenciando um momento horrivel com esse virus que assola nossa região, não ficando para traz nossa terra maravilhosa.
Mas como podemos combater se a cidade estar sem coleta de lixo nos bairros? pois os carros coletores não estão passando.
Esse é tambem um dos pontos causadores alem de tantos outros.
Olá meu caro Ney e equipe do blog. Gostaria de saber se o áudio gravado do rádio debate do dia 09/12/2015 não vai ser reprisado aqui no blog. Adoro ouvir a reprise, pois devido a luta diária não me sobra tempo de ouvir ao vivo. Gostaria de ouvir as entrevistas e o embate o prefeito e o apresentador do programa. Me falaram que foi bem acalorado. Agradeço pela a atenção.
Eu queria que por favor Ney Lima vc perguntasse ao senhor prefeito quando é que ele vai pagar o décimo terceiro dos funcionários públicos pois sei que a gente tem direito e até agora ele não disse nada ele está esquecido mas nós não.
No lugar do prefeito segurar esses 1000 e tantos contratados,por quê ele não faz diferente e abre um concurso digno para os santacruzense. Vamos ser justo…
Aqui no polis pacas os canos estao entupidos…quando se dar descarga no banheiro a agua volta pelo ralo…ta dificil a situacao..
ney por favor da uma olha nesse link e sempre q puder bata na tecla sobre o assunto, nao deixe o povo sofrido de santa cruz e regiao ficar no prejuizo.
http://revistadesafios.blogspot.com.br/2009/07/grupo-comprove-eletro-e-sucesso-no.html
os donos da comprove estao de boa as custas do povo e ninguem resolve nada. a federal deveria entrar e pegar este caso! enriquecimento ilicito.
Nasci na Cidade de Santa Cruz do Capibaribe;
Ainda em tenra idade, trabalhei na Cerraria de José Vicente, que mais tarde vendeu a Cerraria e as máquinas, para Tiago que assumiu nova direção.
Conheci Dirraele, promissor comerciante setor de grande Sorveteria e grandes padarias fabricando excelentes pães, bolos e confeitarias em geral.
Em outubro de 1969, ainda menor idade, fui morar em São Paulo;
No dia 30 de dezembro de 1984, sai para morar em Belo Horizonte/MG, onde estou até a presente data;
Deixei 4 irmãos (maternos) em Santa Cruz, pois, sou filho único paterno;
Quando sai para São Paulo, deixei um amigo raro de nome ISRAEL, excelente marceneiro e fiel amigo.
Contudo, nenhuma notícia tive de nenhum deles desde aquela longínqua data; que, por certo, muitos deles, talvez, não esteja mais entre nós no mundo dos mortais;
Porém, guardo comigo boas lembranças que, AS BOAS LEMBRANÇAS PODEM SALVAR UMA VIDA – TUDO QUE HOJE CARREGO COMIGO!!