Leito de riacho quase seco demonstra sinais de tempos difíceis para agricultores santa-cruzenses. Foto: Thonny Hill

 

Em virtude das secas em nossa região, o prefeito Toinho do Pará (PTB) declarou estado de emergência para todo o município. De acordo com informações divulgadas pelo prefeito, a nossa cidade passa por um  grande período de estiagem, mais precisamente há oito meses, que afeta diretamente o abastecimento de água para a população, seja ela da zona urbana ou rural.

 

Conforme divulgado em matéria aqui no Blog do Ney Lima, os agricultores estão passando por diversas dificuldades, seja para plantar seus grãos como para manter os poucos rebanhos que ainda possuem.

 

O período de manutenção desse estado de emegência será de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, caso as chuvas não cheguem ou não sejam suficientes para garantir os estoques de água. Assim como Santa Cruz, outros 40 municípios pernambucanos se encontram na mesma situação e os efeitos da falta das chuvas já começam a ser refletidos também no bolso, graças a aumento nos preços de alimentos que fazem parte do nosso dia-a-dia como o feijão e a mandioca.

 

Confira também a nossa primeira reportagem sobre a seca, acessando o link abaixo:

 

https://www.blogdoneylima.com.br/?p=1965

Novela Taboquinha – “capítulo 364”

 

A novela global “Malhação” está perdendo para a novela “Taboquinha”. São muitos capítulos para pouca emoção em episódios que mudam a cada semana. E por falar em semana, vem aí mais uma. Talvez lá pra quinta-feira o candidato seja revelado e tenhamos um capítulo final. Alguém viu essa parte?

 

E o final da novela?

 

Foi mais fácil descobrir “quem matou Thais” do que saber quem será o candidato.

 

Muitas especulações já surgiram. Muitos nomes foram até anunciados em meio a demora. Nem agenda de senador é tão complicada como está sendo essa escolha.

 

Mas vamos ser claros agora. Só pode existir um motivo que justifique a demora. A tentativa de obter segurança jurídica para o anúncio do nome de José Augusto Maia na disputa. Qualquer outra possibilidade já teria sido resolvida.

 

A briga silenciosa pela vice

 

Aposto 1 Real que nada está definido para a vaga de vice-prefeito.

O nome do candidato a prefeito pode ser divulgado e o vice pode ficar pra depois.

Não há apenas um nome na disputa como está sendo divulgado, outras possibilidades estão de pé.

 

Ernando Silvestre tem assistido muita coisa à distância. Tem muita gente falando e até decidindo coisas por ele. Em meio a isso, ainda há uma briga silenciosa acontecendo e o vice pode até surgir do DEM, mas também pode ser do PT.

Perseguição policial termina em acidente e suspeito preso

 

Uma perseguição policial terminou em acidente, agora a pouco, em Santa Cruz do Capibaribe. Policiais do GATI perseguiram um veículo Corsa por várias ruas da cidade.

 

A ação terminou em acidente na rua Dr. Silva Jardim, no Bairro São Cristóvão.

 

No local havia uma obra da prefeitura em cima de um canal que estava descoberto (sem laje).

 

O veículo com o suspeito voou sobre o canal, vindo a parar sobre os entulhos do outro lado. A viatura do GATI, modelo S-10, parou atravessada sobre o canal. Três policiais que estavam na viatura ficaram feridos.

 

O suspeito foi preso com apoio de policiais do grupo ROCAM que chegaram logo em seguida.

 

O homem preso é suspeito ter envolvimento em assalto a banco. Pela manhã, nossa equipe estará atualizando esta matéria com maiores informações.

 

Confira as fotos:

 

Viatura do GATI - Foto: Ney Lima

Carro do suspeito

 

Homem preso é suspeito de prática de assalto (foto: Elivaldo Araújo)

 

 

 

Os policiais bateram com a cabeça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você tem fotos dessa ocorrência mande para nossa redação: [email protected]

Matéria: Condôminos do Moda Center barram fichas-sujas e ocupantes de cargos eletivos

 

“Alguém acha mesmo que nossos queridos políticos almejam dirigir o Moda Center pensando no empreendimento, nos comerciantes, confeccionistas? Vão aparecer em outra arena, no mundo político, que lá, existem instrumento legais para barrar as investidas contra a coisa pública, deixem o Moda Center crescer!!!”

 

Neydson Eduardo Ferreira

 

 

Parabéns a toda a diretoria do Moda Center e aos condôminos, por aprovarem a Lei do Ficha Lima. Esta na hora de fazermos uma limpeza geral, e tirarmos do poder os corruptos que hoje se acham donos da cidade, do estado e do país.

Parabéns a todos que apoiam a Lei do Ficha Limpa.

 

Maurício – Bairro Pedra Branca

 

 

 

 

 

Matéria: Construindo vidas

Parabéns ao blog pela imparcialidade com que trata os assuntos dessa cidade é muito bom ter jornalistas que levam a sério o papel de comunicar e informar, pois em um lugar onde tudo é alvo de politicalha acredito que isso não seja fácil reconhecer o que é bom e criticar sem ser mal interpretado! Mais uma vez Parabéns!

 

Yngrid Herly

 

 

 

Matéria: Peixes do Parque Florestal foram retirados

Troca da água desnecessária?

Nunca ouvi falar num ecossistema que sobreviva cheio de entulhos e lixo.

O novo secretário entrou e já começou uma faxina no lugar, coisa que há muito tempo ninguém via. Principalmente na parte de trás do parque que estava cheia de mato e lixo!

 

Núbia

 

Depois de ter vencido a eleição para a direção local do partido, o vereador Deomedes Brito obteve mais uma vitória. A maior parte dos filiados votou ontem (29), e decidiu que o PT vai coligar com o PTB na eleições deste ano em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Foram 69 votos a favor da coligação, seis votos contra e um voto nulo.

30
abril, 2012


Foto: Alberto Grilo / Revista O Falatório

 

Sob forte comoção, a população deu adeus ao mestre dos “oito baixos”. 

Artistas e alguns dos muitos amigos acompanharam o cortejo até o cemitério de São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus.

Pessoas caracterizadas com roupas de quadrilha junina chamaram a atenção dos que se aglomeravam nas esquinas.

O corpo de Biu Marcelino foi sepultado às 11 horas da manhã deste domingo (29).

 

Foto: Alberto Grilo / Revista O Falatório

 

O colega radialista Eduardo Alves publicou em seu perfil no facebook um lembrete interessante. O locutor lembrou afirmações feitas por deputados, em 2011, sobre emendas para o São João de Santa Cruz do Capibaribe.

 

Confira a nota de Eduardo Alves:

 

“A programação do São João deste ano de santa cruz do Capibaribe deve ser estouro de bom! Até porque este ano é de eleição, e vocês lembram que os deputados de nossa cidade, principalmente o Dep. Federal José Augusto Maia, falou em entrevista a minha pessoa aqui na rádio, ano passado, que não tinha como empenhar recursos federais para o São João do ano passado, pois tinha acabado de assumir, mas que já tinha empenhado recursos pra o São João e Festa de São Miguel deste ano! Alguém acredita?”

 

Eduardo Alves – Radialista

Santa Cruz perde Biu Marcelino

.

O São João em Santa Cruz do Capibaribe não terá o mesmo brilho. Por volta de 1 hora da manhã de hoje, no Hospital Jesus Pequenino, na cidade de Bezerros, teve fim uma história de mais de 80 anos de vida dedicados à ARTE.

Severino José Mariano (Biu Marcelino), nasceu no sítio Bandeira, município de Brejo da Madre de Deus, no primeiro dia do ano (01 de janeiro) de 1920.

Biu Marcelino era pai de 17 filhos e residia em São Domingos na Rua Francisco Barbosa Xavier.

No meio artístico, Biu Marcelino foi lançado ainda adolescente. Nessa fase, tocava seu fole de oito baixos em festinhas de casamentos e eventos diversos.

Em Santa Cruz do Capibaribe, ele começou tocando na Rua do Alto, no famoso forró do Gogó da Ema, ou simplesmente “A Ema”. Por muitos anos, a Ema gemeu ao som do fole de seu Biu.

No final dos anos 70, ele começou a tocar nas quadrilhas juninas de Santa Cruz do Capibaribe. Seu desempenho e seus arranjos inconfundíveis o tornaram a sensação dos Festejos Juninos da Região por aproximadamente três décadas.

Os marcadores de quadrilhas eram unânimes quanto ao entrosamento com Biu Marcelino durante as apresentações o que lhe rendeu o codinome de Dedo de Ouro. Um dos marcadores chegou a afirmar que “Quadrilha Junina sem Biu Marcelino tocando é feito namoro sem cheiro ou manga sem caroço”.

Biu Marcelino foi homenageado no São João de 2008, em Santa Cruz do Capibaribe.

Ouça abaixo uma gravação feita no Estúdio Silvio José, com o inconfundível fole de BIU:

 

A ex-vereadora Zilda Morais (DEM) acaba de confirmar ao Blog que recebeu o aval do deputado federal Mendonça Filho (DEM) para coligar o DEM com o PTB em Santa Cruz do Capibaribe.

 

A aliança já poder ser dada como certa, restando apenas uma conversa entre os líderes.

 

A “guerreira” (Zilda Morais) detalhou também que conversou com o ex-prefeito Ernando Silvestre, mas ainda não sabe qual será a posição política do ex-prefeito dentro da composição.

 

Perguntada sobre a possibilidade de Ernando compor a chapa majoritária, Zilda disse que não há sinalização de Ernando sobre isso, e que dependerá agora da conversa entre os líderes.

A AVANT COMUNICAÇÃO E MÍDIA realizou a produção de toda a campanha de inverno da marca ADRIK, empresa de moda feminina com sede da cidade de Surubim – PE.

 

Parte da produção fotográfica foi feita no estúdio da AVANT e outra parte no Hotel Portal Gravatá, com um belíssimo cenário natural.

 

 

Direção e fotografia: Ney Lima / Modelo: Gabriela Coredeiro / Cabelo e maquiagem: Joaquim Junior / Produção: Rebeka / Suporte: Elivaldo Araújo / Assistência e diagramação: Wilker Truta / Tratamento de imagem: Saulo Sousa

 

 

A produção resultou no lançamento do catálogo de inverno da empresa. As fotos estão disponíveis no site: www.adrikmodas.com.br – Mais uma produção da AVANT COMUNICAÇÃO E MÍDIA

 

28
abril, 2012



 

 

Crianças beneficiadas com trabalho desenvolvido pela creche.

 

A creche Terezinha Figueiroa, situada no bairro Nova morada, foi inaugurada em 08 de Fevereiro de 2012 e conta com uma estrutura que é padrão de creches do Pró-Infância, atendendo a mais de 240 crianças de dois meses a quatro anos de idade.

 

A diretora Monica Miriam afirmou ao Blog do Ney Lima que “a creche é um sonho para os pais da comunidade Nova Morada, que não tinham condições de pagar a alguém para cuidar de seus filhos, aqui eles encontram um ambiente seguro, e as crianças são tratadas com amor e carinho e a creche não atende apenas os bairros vizinhos, mas também vêm crianças dos bairros Rio Verde, Centro, Palestina e Vila de são domingos”.

 

Vista Frontal da Creche. Foto: Elivaldo Araújo.

A creche tem a disposição da população  um berçário, dois maternalzinho, dois maternal I, dois maternal II, dois Pré-I, além de um Pré-II, a estrutura da creche é totalmente adequada a estatura das crianças, dispõe de um parque para o momento da recreação, um espaço onde as crianças realizam suas refeições (maternal II, Pré-I, Pré-II), e consta também com uma sala de computação, trinta e oito banheiros, além de dois banheiros para deficientes.

 

Personagens infantis fazem parte da decoração do local. Foto: Elivaldo Araújo.

 

A diretora Mônica Miriam, afirmou que “em breve a creche receberá a cobertura do mini auditório, pois já que o horário de funcionamento é das 7h 30 min às 17h 30 min, fica impossível realizar trabalhos no auditório, devido ao sol.”

 

O que também chama atenção na creche são os desenhos na parede da Turma da Mônica e Sitio do Pica pau Amarelo, uma homenagem a Literatura Infantil Brasileira.

 

No próximo dia 1º de maio (Dia do Trabalhador), a prefeitura inaugurará mais uma creche, desta vez no distrito de Poço Fundo e que atenderá as famílias da comunidade.

 

Deputado participa de audiencia com Presidente da OAB. Foto: Assessoria de imprensa.

 

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), destinada a investigar o tráfico de pessoas no Brasil, bem como suas causas, consequências e responsáveis, participou na manhã desta última quarta-feira (25/04) de audiência com o Dr. Ophir Cavalcante, Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Segundo José Augusto Maia, o tráfico de pessoas atingiu níveis alarmantes: “Precisamos, através dos trabalhos desta importante CPI garantir os direitos fundamentais dos cidadãos, pois o Brasil, além de ter se tornado exportador de pessoas, também já e importador, conforme vários casos constatados de trabalho escravo e prostituição de pessoas, principalmente vindas da América do Sul. O Congresso Nacional tem o dever e a obrigação de garantir esses direitos inerentes a cada pessoa, além de proteger o ser humano dessas práticas hediondas”, afirmou.

 

José Augusto Maia destacou também a importância do papel da Ordem dos Advogados do Brasil sobre esse assunto, afirmando que “A participação da OAB é muito importante, pois se trata da instituição defensora dos direitos do cidadão, e com sua ajuda podemos elaborar uma legislação mais rígida e severa para que possamos acabar de uma vez por todas com essas práticas delituosas. Se ao final do meu mandato como Deputado Federal, deixar um legado, uma legislação nacional sobre essa matéria, tenho certeza que contribui de forma positiva para com a Sociedade e honrei cada voto que me foi dado”.

 

De acordo com o presidente da OAB, a implantação desta CPI e o trabalho dos seus membros mostra que as instituições públicas estão funcionando e “A OAB se coloca à disposição da CPI, que através da equipe poderá elaborar estudos e apontamentos técnicos que servirão de arcabouço para criação de uma nova legislação no tocante à proteção das pessoas”.

Serviços oferecidos têm boa procura pela população. Foto: Thonny Hill

 

Está acontecendo nesse momento, no Parque Florestal,  o projeto Ação Integrada de Cidadania.

 

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Social, o evento está oferecendo gratuitamente diversos serviços para a população.

Popular sendo submetido a uma das etapas para medir o IMC. Foto: Thonny Hill

 

Medição do Índice de Massa Corporal (IMC), Aferimento de Pressão Arterial, Cadastramento no Bolsa Família, Emissão de Carteira de Identidade e Trabalho, Distribuição de mudas e sabão feito com a reciclagem do óleo de cozinha, Teste rápido para detecção do virus da AIDS, Corte de Cabelo entre outros serviços podem ser solicitados para aqueles que frequentarem as instalações oferecidas.

 

Até o momento, Corte de Cabelo, Teste de Glicemia, Aferição de Pressão Arterial e emissão da Carteira de Identidade foram os serviços mais procurados.

Cortes de cabelo, escova e manicure são oferecidos de graça para os participantes do evento. Foto: Thonny Hill

 

O evento, que acontece hoje (até às 13h), vai se estender até amanhã, das 08h até às 13h.

 

É uma grande oportunidade para a população usufruir de serviços essenciais, de maneira gratuita e rápida.

 

Compareçam!

 

Condôminos do Moda Center barram fichas-sujas e ocupantes de cargos eletivos

 

 

Diretoria do Moda Center na Assembléia realizada ontem

Foi aprovada, por unanimidade, em assembleia realizada ontem (26), a inclusão de três incisos que tratam dos pré-requisitos para ocupação de cargos na diretoria do Moda Center Santa Cruz.

 

Dentre as alterações, ficam impedidas de concorrer, a qualquer cargo de diretor, pessoas que tiveram condenações por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.

 

As alterações também preveem que qualquer ocupante de cargo eletivo tenha que renunciar as suas funções com três

Dr. Jan Grunberg - Advogado do Moda Center

meses de antecedência das eleições para diretoria do parque.

 

Com a aprovação na assembleia, as mudanças já entram em vigor passando a valer para as eleições deste ano no Moda Center.

 

Confira o texto aprovado na íntegra:

 

Fica alterado o art. 8º , do título IV, da Convenção Condominial, para a inclusão dos §§ 10, 11 e 12, com a seguinte redação:

 

“ § 10 – ficam inelegíveis para exercer qualquer função ou cargo no corpo administrativo do condomínio, previsto no caput do presente artigo, aqueles que estiverem exercendo qualquer cargo eletivo, na condição de agente político, até 03 (três) meses antes da data da respectiva eleição; “

 

“ § 11 – ficam também inelegíveis para o exercício de qualquer função ou cargo, no corpo administrativo do condomínio:

 

I – os que tenham contra a sua pessoa representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso de poder econômico ou político, para as eleições na qual concorrem, bem como as que se realizarem nos oito anos seguintes;

 

II –  os que tenham sido condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso de oito anos após o cumprimento da pena, pelos crimes:

 

a)      Contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;

b)      Contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência e a recuperação judicial e extrajudicial;

c)       Contra o meio ambiente e a saúde pública;

d)      Eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade;

e)      De abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício da função pública;

f)       De lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;

g)      De tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos;

h)      De redução à condição análoga de escravo;

i)        Contra a vida e a dignidade sexual;

j)        E todos os crimes praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando.

 

III – os que forem declarados indignos do oficialato, ou com ele incompatíveis, pelo prazo de oito anos;

 

IV – os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições condominiais que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão;

 

V – os detentores de cargo na administração pública direta, indireta ou fundacional, que beneficiarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político, que forem condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes;
VI – os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da eleição;

VII –  os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena;

VIII –  os que forem excluídos do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente, em decorrência de infração ético-profissional, pelo prazo de 8 (oito) anos, salvo se o ato houver sido anulado ou suspenso pelo Poder Judiciário;

IX –  os que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de 8 (oito) anos, contado da decisão, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário;

X –  a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleitorais tidas por ilegais por decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, pelo prazo de 8 (oito) anos após a decisão;

 

XI – os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por decisão sancionatória, que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, pelo prazo de 8 (oito) anos;

 

“§ 12 –  A inelegibilidade prevista nos parágrafos anteriores, deste artigo,  não se aplica aos crimes culposos e àqueles definidos em lei como de menor potencial ofensivo, nem aos crimes de ação penal privada.”

Leito de riacho seco mostra a dificuldade de se conseguir água na época de seca. Foto: Thonny Hill

O Blog do Ney Lima vai mostrar uma série de reportagens abordando o drama enfrentado pelos nossos agricultores nesse longo período de estiagem. Coletamos diversos depoimentos daqueles que residem em nossa zona rural, onde abordaremos as dificuldades por eles enfrentadas, os maiores períodos de estiagem vivenciados, as experiências de vida e costumes para prever tempos de fartura e também iniciativas que amenizam o sofrimento dos sertanejos. Iniciaremos essa série mostrando um pouco da geografia do município e também das principais dificuldades enfrentadas por eles, na zona rural:

 

Santa Cruz do Capibaribe, município localizado a 193 quilômetros da capital Recife, está inserida no agreste pernambucano. Possui como bioma predominante a caatinga, apresentando uma vegetação composta, predominantemente, de árvores de pequeno e médio porte, com caules retorcidos e raízes profundas. Suas folhas caem nos períodos de seca, o que evidencia a paisagem predominantemente acinzentada.

 

“Tenho 06 reis e um saco de farelo dura só dois dias. A coisa esse ano tá meio desmantelada", afirma José Pinheiro sobre sua dificuldade de manter os poucos animais. Foto: Arnaldo Viturino .

A cidade possui também alta concentração de cactáceas a exemplo da coroa de frade, o xique-xique e o mandacaru. Apresenta também diversos animais como lagartos, pássaros e cobras, muitos deles só encontrados nesse tipo de bioma. Possui solo arenoso e pedregoso, com pouca incidência de chuvas durante o ano. O município é integrante do Polo de Confecções do estado. Possui uma população de 87.582 pessoas sendo um pouco mais de 2 mil residentes na zona rural.

 

A dificuldade de viver na zona rural é uma constante para os agricultores de Santa Cruz do Capibaribe, especialmente para promover o plantio de grãos. Para a maioria deles, a chuva e os poços artesianos são os principais fornecedores de água para a viabilização das plantações. Pouco podem aproveitar do Rio Capibaribe, já que o mesmo se encontra seco em muitos trechos e também represado em diversos pontos. Os barreiros existentes, em sua maioria, não acumulam água suficiente para o ano inteiro, o que os fazem depender principalmente do abastecimento com caminhões pipas, poços artesianos e cisternas de placas.

Cisternas de Placas são alternativas de armazenamento de água para consumo de residencias. Foto: Thonny Hill

 

Para muitos desses agricultores entrevistados, a chuva esse ano já chegou muito tarde, o que inviabilizou o plantio de feijão e de milho, típico da época. É o caso de Genivan José Quixabeira. Com 45 anos e residente no Sítio Porteira, esse agricultor passa pelas mesmas dificuldades enfrentadas por muitos de seus vizinhos que vivem na zona rural. O medo da seca e suas privações são evidentes, onde afirma que “A seca aqui é muito difícil. Quem tem poço, quem tem resto de água nos açudes, vai se virando. A água de beber, se coloca nas cisternas. A chuva tá chegando muito tarde e nesses tempos nós já temos, pra os bichos, o “roedor” e agora é tudo seco. Os mais velhos dizem que pode ter água pra encher açude, mas pra lucro, não”.

A seca aqui é muito difícil. Quem tem poço, quem tem resto de água nos açudes, vai se virando", afirmou Genivan José sobre a seca nos dias de hoje. Foto: Arnaldo Viturino.

 

Além de oferecer alimento, as plantações representam fonte de renda para esses agricultores, que vendem o excedente dos produtos principalmente nas feiras livres ou estocam as sementes para o próximo plantio. Para muitos, o leite, a criação de cabras e de algumas cabeças de gado ajudam no orçamento familiar, mas alertam também que está bastante caro manter os rebanhos.

 

Plantio de palmas é uma das poucas alternativas viáveis para alimentação de animais na falta das chuvas. Foto: Thonny Hill

Algumas das dificuldades para alimentar os animais está no preço de produtos usados como ração. A falta de capim devido às poucas chuvas e o preço da saca de farelo dificultam a manutenção dos animais. É o caso do agricultor José Pinheiro Neto, residente em Cacimba de Baixo, que chega a pagar até 50 reais por uma saca, onde afirma: “Tenho 06 reis (cabeças de gado) e um saco de farelo dura só dois dias. A coisa esse ano tá meio desmantelada. Nós temos a palma pra dar aos bichinhos, se não fosse essa palma e esse capim, a situação era pior. Tem muita gente que não tem a palma, farelo compra caro. Mas quem espera em Deus, sempre alcança”.

 

Mesmo com dificuldades, os sertanejos buscam a sobrevivência e também permanecer nas suas propriedades. Para isso, muitos deles procuram empregos nos fabricos da cidade e os com melhores condições financeiras investem em pequenas facções de costura. É o caso da agricultora Inácia Aparecida da Silva, 45 anos, onde ela afirma “A sulanca pra mim ajuda em tudo. Nós costuramos pra os outros, fazendo shorts, mas está fraco pra trabalho. Faz três meses que não costuro muito, tá parado” afirmou.

 

Na próxima reportagem, falaremos sobre os costumes e também sobre as experiências de vida dos sertanejos, especialmente na maneira de interpretar os sinais da natureza como forma de prever tempos de seca e fartura.

 

Crianças felizes em meio às adversidades provocadas pela seca. Foto: Arnaldo Viturino.

 

 

Santa Cruz do Capibaribe, assim como diversas cidades do estado, também é vítima da estiagem prolongada.

 

As notícias com previsão de  temperaturas menores, ao longo dos próximos dias, não são nada animadoras. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o clima da cidade continuará quente, com temperaturas que podem atingir até os 35°C para o próximo sábado e com probabilidade de apenas 5% para chuvas.

 

O calor intenso pode provocar diversos problemas de saúde, como boca seca, dificuldade para respirar, tonturas, dores de cabeça e até problemas mais graves, como a desidratação (que pode levar a morte em casos mais graves).

 

Para a contabilista Natalina Ferreira da Silva, 29 anos, “Para conviver com tudo isso, tomo mais banhos ao dia e utilizo mais o ar condicionado, bem como ventiladores. Não posso esquecer da proteção contra os raios solares, onde uso diariamente protetor solar”, afirmou. Para a dona de casa Maria das Graças de Lima (65 anos) “O calor chega a ser tão insuportável que ir a rua até para comprar pão está difícil”.

 

O Ministério da Saúde recomenda que cada pessoa faça ingestão de, pelo menos, dois litros e meio de água por dia e também evitar a exposição prolongada ao sol, sem qualquer proteção. Segundo a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumo de energia nessa época aumenta cerca de 30% nas residencias.

 

Confira agora as temperaturas para os próximos dias, a partir de hoje:

 

 

Mapa das temperaturas em Santa Cruz do Capibaribe para os Próximos dias. Fonte: INPE.

Prazo para entregar a declaração é até 30 de Abril. Foto: Internet

É hora de ficar em dia com o Leão!

 

Está chegado ao fim o prazo para Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). Quem ganhou a partir de R$ 23.499,15 durante o ano de 2011 é obrigado a fazer a declaração anual do imposto.

 

Nesses ganhos, estão incluídos aluguéis, salários, aposentadorias, prêmios acima de 40 mil reais entre outros. Portanto, quem se enquadra nesse perfil deve fazer a declaração até esse próximo dia 30 de abril, até 23h e 59 min..

 

Quem não declarar o imposto, está sujeito a uma multa inicial de R$ 165.64, podendo chegar até 20% do valor devido. Segundo a Receita Federal, foram recebidas até o momento 16,95 milhões de declarações, ainda restando mais de 8 milhões para serem enviadas a Receita Federal.

 

Para declarar o Imposto de Renda, o contribuinte pode usar duas maneiras: Baixar o programa pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou fazê-la também em disquete. A declaração pode ser enviada pela internet ou pelo Banco do Brasil, em horário de expediente, caso seja feita em disquete.

 

As restituições para os contribuintes começam a partir de junho e vão até dezembro, divididas em seis lotes.

 

Não deixe para última hora, evite multas e prejuizos financeiros!

Encontro de empretecos CDL

 

Os empresários de Santa Cruz do Capibaribe terão oportunidade de obter um aprendizado dentro do Seminário Empretec. Mais uma vez, o SEBRAE, em parceria com a CDL da cidade, realizará o Empretec na Capital das Confecções. Você que deseja participar de um Programa de aperfeiçoamento das características empreendedoras individuais, Empretec, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (Onu), basta procurar a CDL Santa Cruz do Capibaribe, pegar seu questionário e preencher para participar.

 

O seminário visa estimular a criação e o desenvolvimento empresarial. O aperfeiçoamento das características empreendedoras é um fator determinante para o sucesso empresarial. Conhecer seu comportamento, identificar oportunidades e assumir riscos calculados são alguns dos aspectos abordados no programa EMPRETEC.

 

EMPRETEC objetiva aperfeiçoar e potencializar as características empreendedoras e a capacidade individual de empresários e futuros empreendedores, incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas.

 

EMPRETEC é desenvolvido em fases sucessivas, harmônicas e complementares:
1ª fase: Inscrição e seleção de participantes, pelo preenchimento de formulários que permitem avaliar características do comportamento empreendedor do candidato, seus dados pessoais e proposta empresarial. Essa fase é completada por entrevistas conduzidas por selecionadores especializados.
2ª fase: Participação em “Workshops” intensivos com 06 dias de duração e dedicação exclusiva, que unem aspectos da conduta empresarial a exercícios práticos que aperfeiçoam as habilidades do empreendedor para a criação e a condução de negócios. Assistência técnica na elaboração, ajustamento e execução de planos de negócios envolvendo aspectos de mercado, tecnologia, informação, administração e finanças.

 

Você que deseja participar do Empretec precisa seguir o cronograma seguinte:
Serviço:
Pegar e entregar os questionários na CDL até O Dia: 02/05/2012
SEMINÁRIO:21 á 26/05/2012 8:00 ÁS 18:00 hs
LOCAL: CDL SCC – INFORMAÇÕES 3731-2850 com EDQUELE consultora de eventos
INVESTIMENTO: R$ 400,00. Esse valor pode ser parcelado em 4 vezes no cartão de 2 vezes no cheque.

 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe vai inaugurar no dia 1º de maio, dia do trabalhador, às 17h, na Vila de Poço Fundo, a Creche José Ramos de Moura. Ela atenderá aproximadamente cento e trinta crianças de zero a quatro anos. Segundo a diretora responsável pela Creche Mariza Belo, quase todas as vagas foram preenchidas.

 

É a segunda creche inaugurada pela prefeitura em pouco mais de 2 meses.

 

A Creche José Ramos de Moura funcionará com maternalzinho, maternal I e II, educação infantil e berçário. O horário de atendimento será de 07h30min às 17h30min.

 

E logo após a inauguração, acontecerá na PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe, o Bregaribe, com banda Labaredas, Fernando Mendes, José Ribeiro, Robério Sousa e muito mais.

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores muda horário da próxima reunião

 

 

O vereador e Presidente da Câmara, Francisco Ricardo (PSDC) promoveu mudanças no horário da próxima reunião da Câmara de Vereadores. Segundo algumas informações apuradas pelo Blog do Ney Lima, os motivos para tal mudança seriam as diversas manifestações do povo no local, o que estaria tumultuando as reuniões e atrapalhanndo os trabalhos realizados e que, para Francisco Ricardo, tais manifestações seriam desrespeitosas.

 

A próxima reunião será na próxima quinta-feira (26/04), ás 10h da manhã. Segundo algumas fontes consultadas, esse horário diferenciado é uma estratégia adotada pela Câmara, de modo a diminuir a concentração de pessoas que queiram atrapalhar as reuniões, graças as manifestações de paixão política em favor dos vereadores.

 Dimas Dantas questiona Secretário de Infraestrutura por possuir terrenos em áreas irregulares

 

 

 

Secretário de Infraestrutura Fabiano Glicério

Em reunião realizada terça-feira (24/04), na Câmara de Vereadores, foi convocado o Secretário de Infraestrutura Fabiano Glicério, no intuito de prestar diversos esclarecimentos aos vereadores.

 

Um dos pontos mais importantes na sabatina foi o questionamento feito pelo Vereador Dimas Dantas (PP) ao Secretário, afirmando que o mesmo possuía dois terrenos irregulares (sendo o próximo a Academia das Cidades, no bairro da COHAB o principal foco dos questionamentos), sendo que a procedência dessas áreas era duvidosa, sem saber se eram de origem pública ou privada.

 

Sobre essa questão, o secretário ironizou o vereador Dimas Dantas (PP), afirmando que “ela é pública da mesma maneira que é toda aquela área que pega a casa do vereador Francisquinho e toda aquela dimensão, do mesmo segmento que é uma casa ali no Lula Xique-Xique Bar, daquela mesma dimensão”.

 

 

Vereador Dimas Dantas

Francisco Ricardo (PSDC), sobre a obra no bairro da COHAB, afirmou que “aquilo é irregular, que aquilo deveria ser embargado, que aquela é uma área pública e que deveria ser embargado”. Foi também levantada a questão se Fabiano Glicério possuía ou não escrituras dessas áreas, especialmente a das proximidades da COHAB.

 

Sobre isso, o secretário afirmou: “Graças a Deus eu paguei, eu tenho documentos que provam isso e que não sou empossado de nada”. Dimas Dantas complementou Francisco Ricardo afirmando que “Como secretário, o senhor seria a última pessoa a comprar um terreno que, na verdade, é público. Você não tem escritura, o que você tem é um recibo”.

 

O Secretário de Infraestrutura afirmou que possui escrituras e que vai apresentar cópias dos documentos aos vereadores, de forma a provar que não há irregularidades nas áreas citadas, especialmente a que está no bairro da COHAB, foco principal das discussões.

 

 

 

Terreno (Frente) próximo a Academia das Cidades, no Bairro da COHAB. Foto: Thonny Hill

 

Construção (Verso) em cima de um córrego - Foto: Thonny Hill

 

 

Cícera Maria da Silva, mãe da criança, encontra-se presa. Foto:Elivaldo Araújo.

Em matéria publicada no Blog do Ney Lima, no dia 20/04, noticiamos a denúncia feita por uma professora da Escola Santo Antônio, sobre uma mãe que tentava vender sua filha, de nove meses de idade, nas proximidades da escola, por uma quantia de 2 mil reais.

 

Na ocasião, após a denúncia, a mãe foi detida e encaminhada à delegacia. A criança foi levada para a Casa de Passagem Maristela Monteiro, ficando lá até a resolução do caso.

 

A menina agora já tem destino certo: os braços de seu pai e da família paterna. Em entrevista ao blog, a Conselheira Tutelar Narah Leão afirmou que a criança foi entregue ao pai, com assinatura de um termo de responsabilidade. O mesmo reconheceu a paternidade da filha, onde alegou não haver necessidade de ser feito um exame de DNA, já que existiam dúvidas sobre essa questão.

 

Narah afirmou que a criança foi devidamente registrada e está sob a guarda do pai, juntamente com seus familiares. A mãe, nesse momento, encontra-se presa.

25
abril, 2012


Peixes do parque retirados por rede

 

 

Os peixes do lago do Parque Florestal de Santa Cruz do Capibaribe foram retirados com rede. A cena foi registrada no domingo (22) pelo Blog do Ney Lima.

 

De acordo com o atual secretário de Agricultura, Antônio Carlos, a medida é necessária para que seja feita a troca de toda a água do lago do parque, que está tomada pela lama.

 

De acordo com informações colhidas por nossa reportagem, alguns peixes foram doados para consumo de pessoas carentes.

Cágado luta para sobreviver em meio ao lixo

 

Os outros animais aquáticos também foram retirados e alguns foram doados para criatórios particulares.

 

A medida indignou o ex-secretário de Agricultura, Rui Medeiros, que afirmou ser desnecessária a troca da água, por se tratar de um ecossistema.

 

Nossa equipe verificou a existência de muito lixo e até restos de entulhos no lago do parque.

 

O Parque Florestal Fernando Silvestre foi inaugurado na década de 90 por Ernando Silvestre, e é a única área de lazer desse tipo na cidade.

Aconteceu ontem (24/04) mais uma reunião ordinária, realizada na casa Doutor José de Araújo. Na pauta da reunião, estava a convocação do Secretário de Infraestrutura de nosso município, Fabiano Glicério da Silva.

O Secretário foi convocado para responder aos vereadores sobre algumas denúncias relativas a invasão de pessoas aos terrenos nas proximidades da futura escola técnica (ao lado do terreno onde está sendo construído o novo Fórum Municipal) para construção de currais, do lixo jogado indevidamente naquele local, irregularidades quanto ao não cumprimento de uma lei municipal que obriga a Secretaria de Infraestrutura a demarcar e cercar os terrenos públicos, entre outros assuntos.

 

Invasão dos terrenos nas proximidades do novo Fórum e lixo no local:

 

O Secretário afirmou que foi ao local pedir para que as pessoas retirassem as cercas que estavam demarcando terrenos públicos: “Com a minha ida, a gente conseguiu falar com alguns que estavam lá presentes, no qual eu justifiquei a eles que não poderiam demarcar ali, até porque era uma área pública e eles tinham que desocupar de imediato”. Segundo Fabiano, foi dado a eles um prazo de 15 dias (já vencidos) e já houve a retirada de algumas cercas do local por parte das pessoas e que outras que não foram retiradas, estavam sendo removidas pela própria secretaria. Sobre o lixo, ele afirmou que “muitas pessoas estão fazendo dali um depósito de lixo e, com certeza, não é a secretaria e nem a prefeitura que colocou o lixo ali” e que hoje estaria sendo feita a escavação e que só vai entrar material benéfico para a compactação daquela área.

 

Demarcação de Áreas Públicas e ocupações irregulares:

 

Sobre as áreas públicas que foram ocupadas de forma irregular, o vereador Junior Gomes indagou sobre a demarcação e cercagem dessas áreas, afirmando que “Nós aprovamos uma lei aqui, não foi ontem nem hoje. Falamos com o senhor faz tempo e essa lei (de autoria do vereador Afrânio Marques) diz que a prefeitura, junto com a Secretaria de Infraestrutura tem a obrigação de demarcar as áreas que ainda sobram do município e até hoje não conheço nenhuma área demarcada que atenda a essa lei”. Sobre essa questão, Fabiano chamou os vereadores para que fossem hoje (25) na Secretaria de Infraestrutura para que, juntamente com eles, fossem definidas quais áreas seriam demarcadas e que estas seriam iniciadas na sexta-feira (27/04). Junior Gomes afirmou que não iria a tal secretaria, afirmando que “a gente já fez a parte da gente”, citando que não seria função da Câmara definir essas áreas e sim, da Secretaria de Infraestrutura. Já o vereador Afrânio Marques falou que irá comparecer.

 

Omissão da Secretaria de Infraestrutura na fiscalização de obras:

 

Outra questão levantada seria a omissão, por parte da secretaria, de fiscalizar irregularidades presentes em obras feitas pelo povo, sejam por aumento de varandas nas calçadas (o que deixa as ruas mais estreitas), seja em terrenos públicos e também da falta de fiscalização de irregularidades feitas por proprietários de loteamentos. Fabiano Glicério afirmou que faz as notificações como manda a lei e que a burocracia dificulta o embargo de obras irregulares afirmando “Enviamos todos os processos para a procuradoria e para o Ministério Público. Quando vem sair um parecer, é com seis, oito meses, um ano e meio e o cara já tem construído um, dois, três prédios”.

 

Atestado de Recebimento de materiais não entregues à Secretaria de Infraestrutura:

 

Os ânimos começaram a se alterar quando o Secretário foi indagado, pelo vereador Junior Gomes, quanto ao fato do Secretário ter atestado, em documento assinado em 11 de novembro de 2011, que teria recebido 66 metros de grades para serem colocadas na Praça Enoque Cirilo, no valor de R$ 7.920,00. Segundo Junior Gomes, essas grades não estariam prontas e que o secretário atestou as ter recebido sem que “a mercadoria tenha sido entregue e que foi descumprido o procedimento legal”, procedimento que diz que só há o pagamento quando o produto é entregue. Fabiano Glicério afirmou que realmente atestou que recebeu as grades e que houve um incidente com quem ficou encarregado em montá-las e, por isso, elas não foram entregues e que estariam sendo fornecidas agora.

 

Considerações finais do Secretário:

 

Após as considerações finais, Fabiano Glicério agradeceu aos vereadores e à população e disse que estaria à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que ainda ficassem pendentes. Em seguida, foram votados os projetos de requerimentos para mudanças e batismos de nomes de ruas, consertos de saneamentos e demais projetos.

Edson Vieira diz que não acredita em adesão de Ernando Silvestre ao grupo adversário

 

O deputado estadual Edson Vieira afirmou ao Blog do Ney Lima que, particularmente, não acredita na adesão do ex-prefeito Ernando Silvestre ao grupo taboquinha. Entretanto, o deputado ponderou que isso poderia acontecer em razão do envolvimento de Mendonça com o Grupo de Situação, “o que seria a volta dos Mendonças para Santa Cruz”.

 

Edson disse que vários convites foram feitos para que o ex-prefeito aceitasse uma composição com Edson, antes da escolha de Dimas, na chapa majoritária.

 

“Um dos convites foi feito pessoalmente pelo ex-prefeito Augustinho Rufino”, completou o deputado.

Revista Moda Center traz matéria especial sobre nova diretoria da ASCAP

 

 

Edição N. 21

 

 

A nova edição da Revista Moda Center vem recheada de eventos. A cobertura completa sobre as rodadas de negócios que movimentaram o Polo de Confecções de Pernambuco.

 

 

A 21ª edição traz também uma matéria especial sobre a nova diretoria da ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe), que tem à frente o empresário José Gomes Filho, empreendedor na marca Joggofi.

 

 

Motive-se e impulsione suas vendas com os artigos disponíveis, como: “A falência emocional das empresas”, escrito pelo consultor Rogério Caldas.

 

 

O projeto jornalístico está ainda mais arrojado. Novos jornalistas foram contratados, o que já pode ser percebido a partir desta edição, com um maior número de páginas com matérias e informações.

 

 

A Revista Moda Center é mais um produto da Avant Comunicação e Mídia e é distribuída gratuitamente nas lojas anunciantes

Notícias Anteriores


Meses Anteriores