O programa Independente desta sexta-feira (30), veiculado pelo Santa Cruz Online, abordou a informações que o estado de Pernambuco recebeu mais 212.450 doses de vacinas contra a Covid-19. A nova remessa, será iniciada a imunização do grupo de pessoas com comorbidades, além de grávidas e puérperas.

Outro assunto citado foi em relação ao recebimento de novo lote de vacinas por parte da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, um total de mil doses da Astrazeneca para aplicação da primeira dose contra a Covid-19 em pessoas acima de 60 anos do município.

O gerente geral do Moda Center Santa Cruz, George Pinto, deu detalhes sobre o início da requalificação dos estacionamentos laterais do centro de compras, com o objetivo de solucionar alguns dos problemas já conhecidos pelos comerciantes e clientes, como o abuso cometido por motoristas que estacionam em fila dupla, por exemplo.

O programa veiculou também uma campanha em prol do professor Airton Braz, que há quatro anos começou a sentir dores no corpo e os médicos identificaram a morte das artérias que alimentam o fêmur, causando Osteonecrose Bilateral no fêmur.

O programa também veiculou o quadro “Pinga Fogo”, com as participações dos vereadores Carlinhos da Cohab (PP), Capilé da Palestina (PSD) e Jessyca Cavalcanti (PSDB), que debateram a questão da aprovação do auxílio emergencial municipal.

Confira o programa na íntegra:

 

 

O Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), constituíram um grupo de trabalho conjunto para cobrar das gestões municipais a destinação adequada dos resíduos sólidos em suas cidades.

O objetivo dessa iniciativa é permitir que os órgãos tenham mais agilidade na troca de informações técnicas, como relatórios e estudos, para embasar a atuação em prol do fechamento dos lixões.

Na ocasião, o superintendente de Meio Ambiente da Semas, Bertrand Sampaio de Alencar, apresentou algumas propostas de arranjos institucionais consorciados para o destino dos resíduos sólidos nas três regiões consideradas mais críticas.

A partir da criação dos aterros regionais, seria possível viabilizar a construção de equipamentos sustentáveis, com geração de renda por meio da prestação de serviços aos municípios, exploração de biogás e venda de material reciclável.

Como não há aterros sanitários licenciados em todas as áreas do Estado, a consolidação dos arranjos exige adoção de soluções para o problema da distância entre as cidades e os aterros, que na maioria das vezes, têm mais de 100 quilômetros de distância, gerando altos custos de transporte.

No último levantamento anual feito pelo TCE, referente à situação da destinação dos resíduos sólidos no Estado, mostra uma evolução no número de cidades que vêm depositando corretamente o lixo em locais adequados em 2020. Os números mais recentes do TCE, atualizados até dezembro de 2020, identificaram que apenas 58 cidades continuavam mantendo os lixões.

 

 

Imagem: Santa Cruz Online/Reprodução.

Nesta sexta-feira (30), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apresentou uma denúncia contra Elisângela Almeida Alves Santana, suspeita de participar da morte do delegado Anderson Liberato, no dia 17 de abril, em Jataúba. Atualmente ela está na Colônia Penal de Buíque.

De acordo com o MPPE, a denúncia contra Elisângela leva em conta dois crimes, a tentativa de assassinato dos policiais e o homicídio qualificado contra o delegado.

Conforme o promotor Rolemberg Feitosa, no dia da morte do delegado, as Polícias Militar e Civil cercaram o apartamento onde estava o casal, e ao se deparar com a mulher, a equipe perguntou pelo marido dela, que de início, negou que ele estaria no apartamento, e depois desmentiu.

O suspeito de matar o delegado Anderson Liberato, companheiro de Elisângela, foi morto a tiros na do dia 17 de abril dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Caruaru.

;

Fonte: G1/Caruaru e região.

 

 

Um homem de 43 anos foi assassinado a tiros na manhã desta sexta-feira (30), no Bairro Silva de Cima, em Taquaritinga do Norte. O fato ocorreu nas proximidades do matadouro municipal, e a vítima foi Ricardo Lopes da Silva, mais conhecido por “Grego” (43 anos).

Segundo testemunhas, a vítima guiava uma moto XRE300 e foi atingida por disparos de arma de fogo, apesar de tentar fugir dos criminosos, acabou não resistindo aos ferimentos e falecendo no local antes mesmo da chegada do socorro.

Segundo a Polícia Civil, Ricardo já teve algumas passagens pelo sistema prisional, acusado de tráfico de drogas na região.

 

 

Em entrevista concedida ao Programa Estúdio Livre, da Rádio Polo, na manhã desta sexta-feira (30), o vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão (PSB) afirmou que o município pretende realizar de forma virtual a edição deste ano do São João da Moda, conforme ocorreu no ano passado.

Helinho revelou que a grade de programação será divulgada no próximo dia 15 de maio, e ressaltou que cantores e bandas locais farão parte dos festejos. O vice-prefeito concluiu que o evento deverá ser realizado em três noites.

“Nós estamos finalizando toda programação e com certeza o artista local será contemplado com a festa. Além disso vamos ter uma interação maior do público com um diferencial que vamos implantar”, falou.

 

 

Distrito de Poço Fundo também receberá ponto de vacinação

.

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe recebeu um novo lote de 1.000 doses da vacina Astrazeneca para aplicação da primeira dose contra a covid-19 em pessoas acima de 60 anos do município.

Com isso, o agendamento foi reaberto no site oficial vacinasantacruz.com.br. Neste novo agendamento, para facilitar a imunização da população da zona rural, o distrito de Poço Fundo recebe um centro de vacinação contra a doença, instalado na Unidade Básica de Saúde da vila.

Dessa forma, o município está com dois pontos físicos de vacinação, a Quadra Cecap, na Casa da Criança e a Unidade de Saúde de Poço Fundo.

Por enquanto, apenas imunizações de primeira dose estão sendo realizadas, visto a necessidade do recebimento de novos lotes da Coronavac para aplicação de segunda dose.

 

O sanfoneiro santa-cruzense, Bidinga do Acordeon, participou na noite desta quinta-feira (29) do Programa Independente, veiculado pelo Santa Cruz Online. O artista falou sobre as dificuldades enfrentadas pela classe musical devido a pandemia da covid-19, em que festividades tradicionais do Nordeste, como o São João, foram canceladas.

Bidinga revelou que no início do ano passado, antes da pandemia, teria produzido um novo CD de trabalho, porém ele afirmou que com o valor que restou dos patrocínios após a gravação do projeto, teve que “segurar” para não faltar comida em casa.

“Após oito dias que cheguei para divulgar, do dinheiro que gastei com o trabalho, sobrou um pouco e eu disse: “vou gastar na mídia, até porque precisamos”. Então começou o fecha ou não fecha, e aquele pouquinho de dinheiro que sobrou, acho que os patrocinadores vão ouvir o que tenho a dizer e não tem como negar, tive que segurar para comprar feijão, pois não sabia como iria ser no dia a dia” – completou.

 

 

Foto: Site Prefeitura Municipal de Toritama / A foto foi tirada antes da pandemia da Covid-19.

 

A Prefeitura de Toritama comunicou através do perfil oficial em uma rede social, que a Feira Livre do município ocorrerá normalmente neste sábado (01), apesar do feriado nacional do Dia do Trabalhador.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, é importante seguir os protocolos sanitários, como o distanciamento social, o uso de máscaras e uso de álcool gel, afim de combater a propagação do Covid-19.

 

 

Imagem de arquivo

 

A Caixa Econômica libera a partir desta sexta-feira (30) os saques da primeira parcela do auxílio emergencial 2021 para os beneficiários nascidos em janeiro. O pagamento da primeira parcela nas contas digitais encerrou na última quinta-feira (29). Segundo a Caixa Econômica Federal, o pagamento dos nascidos em fevereiro será na próxima segunda-feira, no dia 3 de maio.

Todos os beneficiários aprovados em 2021 poderão sacar a primeira parcela até 17 de junho.

Os pagamentos da segunda parcela tem início no dia 16 de maio, para os nascidos em janeiro. Recebem também nesta sexta-feira os beneficiários do Bolsa Família com final do NIS 0.

 

Confira o calendário 

30
abril, 2021


 

 

Foto: Jota Lima

 

O efetivo do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apresentou um homem e um adolescente na Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Santa Cruz do Capibaribe, na tarde da quinta-feira (29).

De acordo com a Polícia Militar, a equipe estava realizando rondas, quando recebeu denúncias que dois homens estariam realizando assaltos no município. Ao ser feito abordagem, com a dupla foi encontrado uma arma de fogo e uma motocicleta que havia sido roubada minutos antes.

As vítimas informaram que os assaltantes, no momento do roubo, ameaçaram e um tentou efetuar um disparo de arma de fogo, mas, como a munição estava pinada, o projetil não foi deflagrado.

Segundo a Polícia Civil, o homem foi autuado em flagrante por roubo e tentativa de latrocínio, sendo apresentado em audiência de custódia. O adolescente foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru com uma perfuração no pulmão, após cair durante a perseguição, onde está custodiado e à disposição do Ministério Público.

30
abril, 2021


 

O Programa Independente desta quinta-feira (29) recebeu a presença do sanfoneiro santa-cruzense, Bidinga do Acordeon, que comentou sobre a atual situação dos artistas devido a pandemia da covid-19 e citou também citou a festividade tradicional do Nordeste, o São João, que está sendo canceladas pelo segundo ano consecutivo.

Com a participação de Eri Santos, os participantes debateram a situação do Campeonato Pernambucano de Futebol. Outro ponto debatido foi em relação a aprovação do auxílio municipal emergencial que foi aprovado pela Câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Confira o programa na íntegra:

29
abril, 2021


 

Intervenções darão mais fluidez ao trânsito.

Na quarta-feira (28), teve início a requalificação dos estacionamentos laterais do Moda Center Santa Cruz. O trabalho consiste na mudança de todo o ordenamento das vagas, de forma que possa solucionar alguns dos problemas já conhecidos pelos comerciantes e clientes, como o abuso cometido por motoristas que estacionam em fila dupla, por exemplo. Com a conclusão das intervenções, o fluxo de veículos nas vias internas do centro de compras será amplamente beneficiado.

Atualmente, o tipo de estacionamento existente no Moda Center é do modelo perpendicular, com vagas dispostas a 90°, tendo como referência a pista de rodagem de veículos. Com as mudanças, as vagas passarão a ser dispostas em diagonal, com ângulo de 45°, modalidade conhecida popularmente como “espinha de peixe”.

Em laranja, como deve ficar a disposição das vagas para os carros de passeio.

“Hoje, temos três vias de fluxo de veículos em cada lado dos estacionamentos e estamos partindo para colocar quatro vias. As atuais têm uma largura que dá para passar dois carros e, com a nova modalidade, essa largura será reduzida para 3,80m, o que vai permitir que passe apenas um veículo. Isso fará com que o trânsito possa se autorregular, já que o motorista que ficar na frente não poderá ficar parado por muito tempo, porque o carro que vem atrás vai forçá-lo a se locomover. A ideia dos engenheiros é evitar que ocorram estacionamentos em fila dupla”, pontuou George Pinto, gerente geral do Moda Center. 

Ainda de acordo com George, as mudanças farão com que parte dos canteiros centrais precisem ser realocados. Com isso, algumas árvores da espécie não nativa fícus-benjamim, terão que ser removidas. Como compensação, novos canteiros serão construídos e o mesmo quantitativo de árvores será replantado, dessa vez com espécies nativas. A requalificação está prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano.

“Esse projeto é algo pensado por uma equipe competente de profissionais e vai beneficiar ainda mais clientes e condôminos que fazem uso desse estacionamento a cada semana. Serão mais de R$ 600 mil investidos com recursos próprios do parque, dinheiro dos condôminos e locatários que está sendo revertido em melhorias de nosso gigante. Com isso, além de criarmos mais vagas, estamos dando mais um passo para solucionar nossos problemas de mobilidade. Assim que as feiras voltarem aos seus dias mais movimentados, estaremos com nossa estrutura ainda mais preparada para receber a todos”, adiantou o síndico José Gomes Filho.

/

Conteúdo da Assessoria.

29
abril, 2021


 

Ele foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz. Foto: Paulo Viana.

Um foragido da Penitenciária de Canhotinho foi capturado pela Guarda Civil Municipal (GMC) em Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte.

Segundo a GCM, o efetivo foi solicitado por uma mulher informando que o foragido estaria na localidade. De imediato, a equipe se deslocou até Pão de Açúcar e localizou o jovem de 23 anos que estava escondido em uma residência.

Ele que é acusado de tráfico de drogas, confessou que teria fugido da Penitenciária e ressaltou que teria retirada a tornozeleira eletrônica e seguido para a residência de um familiar.

Ele foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficou a disposição da justiça.

29
abril, 2021


 

 

Na tarde desta quinta-feira (29), recebemos no WhatsApp da redação, uma denúncia de moradores da rua Artur Correia de Araújo, no bairro São Cristóvão, em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo um dos moradores, há mais de um mês um dos postes de energia da rua pegou fogo, houve um reparo da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para cessar as chamas. Depois do ocorrido, alguns fios estão caídos nas calçadas e outros rebaixados, causando medo aos moradores e pedestres.

Ainda de acordo com os moradores, na noite da última quarta-feira (28), após as chuvas haviam fios energizados na altura de crianças. Até o momento da postagem, a Celpe ou Prefeitura não estiverem no local para solucionar a fiação.

29
abril, 2021


 

 

Durante o programa Independente desta quarta-feira (28), representantes do Grupo Mulheres do Brasil e do Movimento “Unidos pela Vacina”, comentaram sobre a campanha que já vem tendo grande repercussão nacional.

O movimento é liderado pela empresária Luiza Helena Trajano (proprietária do grupo Magazine Luiza) e pelo Grupo Mulheres do Brasil, que lançaram a campanha com com o propósito de reunir a participação da sociedade civil para acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19.

O núcleo do Grupo Mulheres do Brasil em Santa Cruz do Capibaribe, tem como um dos objetivos garantir a vacinação contra a covid-19 e manter articulações com contato direto com gestores a partir de uma pesquisa que tem o objetivo de identificar as necessidades para efetivar a aplicação da vacina.

Outros pontos abordados no programa foi sobre a insuficiência de médicos para pacientes na UPA de Santa Cruz do Capibaribe, e denúncia de uma mulher afirmando que o município estaria sem UTI móvel para o Hospital de Campanha.

Confira o Programa na íntegra:

 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores