A nova Comissão Permanente de Segurança Pública e Direitos Humanos, será instalada na manhã desta quinta-feira (01), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. A Comissão é fruto da Resolução 61/2017, de autoria do vereador Marlos Melo (PTN).

Além do vereador Marlos, foram indicados pelas bancadas, como membros permanentes da comissão, os vereadores Toinho do Pará (PSB), Deomedes Brito (PT) e Klemerson Pipoca (PSDB).

A primeira reunião ocorrerá nesta quinta, as 10h, onde será realizada a eleição para definir o preenchimentos dos cargos de presidente, secretário e relator da comissão. Por ser o vereador mais velho entre os membros permanentes, Toinho do Pará comandará a primeira reunião.

28
fevereiro, 2018


 

 

 

​RESUMÓRIO

 

TEM PERNAS CURTAS – Os deputados federais Sílvio Costa e Ricardo Teobaldo estiveram em Santa Cruz semana passada e fizeram uma maratona de entrevistas. Numa delas, quando perguntado a Silvão se tinha briga no grupo denominado Taboquinha, ele disse que é natural haver brigas num grupo político, que até no casamento tem discussão quanto mais no grupo Taboquinha. Eu até concordo com ele, só não sei se os vereadores e lideranças que estavam no estúdio e repetiram várias vezes que o grupo deles era só união também concordam. Ela existe e está sempre presente nas rodas políticas, todo mundo conhece e sabe que tem pernas curtas.

APOIO – Mais algumas vezes o pré-candidato a deputado estadual Zé Augusto teve de responder se apoia Fernando Aragão para prefeito em 2020. Ele até tenta deixar essa discussão só para depois. Enrola, afirma não afirmando, foge da pergunta e acusa amigos de imprensa de criar essa polêmica. Mas com isso só consegue provar que essa paz e união é de mentirinha.

UNIÃO SELADA – Zé diz que são os adversários que inventam desunião do lado vermelho, que não tem briga e brada que a união no grupo Taboquinha está selada. Talvez seja verdade. Deve estar “selada” feito a madeira da cobertura da Creche Júlia, na parte recém-reformada, que ou se ajusta ou desmorona.

DANÇA DAS CADEIRAS – A dança das cadeiras na Casa José Vieira não para. Vereador que sairia não sairá e vereador que sairá não sairia. Uns vão outros vêm. E do jeito que as coisas caminham, assim como tinha gente com ele que acabou ficando com ela, pode ter gente que estava com ela e vai terminar com ele.

BOATOS – Dizem as más línguas que um vereador queria uma secretaria para esposa para poder continuar na câmara. Preferencialmente, que essa secretaria fosse perto da casa deles para evitar preocupação com transporte. Essa pequena demanda sendo atendida, poderia ser que algum dos votos dele para estadual, federal, governador, senador ou presidente, coincidisse com o do prefeito.

NÃO TEM BARGANHA – Outro vereador afirmou categoricamente que na sua ida para uma secretaria não houve barganha política, pois sempre deixou claro o desejo de assumir essa pasta. Eu acredito nele. Também acredito que a demora do prefeito em atender esse desejo foi mera coincidência.

A ELEIÇÃO – A eleição ocorrida no Moda Center para decidir o calendário de funcionamento das feiras, com ou sem abertura aos domingos, movimentou a cidade. Muito debate nas redes sociais e grande expectativa pelo resultado. Como o povo aqui adora uma eleição, não faltou quem quisesse politicalhizar a eleição. Só faltou a carreata da vitória, mas questionamentos e derrotados inconformados é o que mais tem.

POTÊNCIA MUNDIAL – Se os comerciantes de Santa Cruz investissem o tempo, a dedicação e a energia que investem na política partidária, seríamos uma potência mundial. Nesse caso, se aquele desejo de Ivanildo Vilanova virasse realidade, do Brasil ser divido e o Nordeste ficar independente, nossa cidade teria potencial para se dividir do Nordeste. Seríamos uma espécie de Catalunha do Agreste.

O QUE INTERESSA – Passada a euforia da eleição, depois da tristeza de quem perdeu e a alegria de quem ganhou, chegou a hora de se preocupar com o que realmente importa: Neymar precisa mesmo ser operado? Estará totalmente recuperado na copa? Quem ficará com a esmeralda gigante da novela? Você vai com ele ou com ela?

ASSINATURA – Na semana que se contestou assinatura de nota técnica do estado, de Corpo de Bombeiros e se cobrou pareceres de especialistas, vou terminar a coluna assinando embaixo e espero não ter minha capacidade de resumoriar as nuances de nossa política questionada.

Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

 

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

28
fevereiro, 2018


 

 

 

 

Breno Feitoza deixará a pasta da saúde após 5 anos no comando.

Na manhã desta quinta-feira (01), o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), realizará oficialmente o ato de transmissão de cargo da Secretaria de Saúde.

O local escolhido para o comunicado na mudança da pasta, será na própria Secretaria de Saúde, localizada na Rua João Hermano de Souza, 69, Bairro Santo Antônio, a partir das 10h.

Na oportunidade, o atual secretário Breno Feitoza deixará a pasta e em seu lugar, assumirá o vereador licenciado, Dr. Nanau.

28
fevereiro, 2018


 

 

 

Foto: Janielson Santos.

O gerente de futebol do Ypiranga, Laelson Lima, participou na tarde desta quarta-feira (28) do Programa Patrulha do Agreste que é veiculado pela Rádio Polo FM. O novo dirigente falou de sua vinda ao clube para comandar a pasta.

“Fui convidado a exercer a função de gerente, porém o importante é o Ypiranga voltar a ativa e precisa voltar, pois existe essa necessidade, e depois fazer com que ele não pare mais. Sabemos que o momento é difícil, mas vamos voltar com os pés no chão. Entendemos que o Ypiranga precisa despertar de um sonho” – completou.

Em relação a atual situação do time, ele citou o exemplo do Flamengo de Arcoverde que esteve com o seu departamento de futebol desativado por alguns anos, e que atualmente disputa a Série A do Pernambucano e classificado para a Série D do Brasileirão.

Nesta temporada, o Ypiranga disputará três competições, a Copa do Nordeste de Futebol Feminino no Recife; o Campeonato Pernambucano Sub-20 e a Série A2 (2ª Divisão) do Estadual.

28
fevereiro, 2018


 

 

 

Fotos: 24º BPM.

No final da manhã desta quarta-feira (28), Agentes do Serviço de Inteligência, juntamente com o Malhas da Lei e GATI realizaram uma Operação que culminou na Prisão de Josélio Abdias da Silva (32 anos), ele se encontrava na Rua Petrônio Barbosa, Bairro Nova Santa Cruz em Santa Cruz.

Na ocasião, com ele foi encontrado um revólver calibre 38. Ao ser questionado sobre alguns crimes, ele confessou ter participado de dois homicídios (ambos em fevereiro deste ano), sendo um em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus e outro no Sítio Dois Riachos, zona rural de Caruaru.

Os homicídios ganharam repercussões na região, envolveram José Valdênio em 10 de fevereiro e seis dias depois, a vítima foi Linaldo Cordeiro de Lima por ter testemunhado o primeiro crime (relembre AQUI).

Ainda durante os questionamentos, o acusado revelou que teria participado com mais dois comparsas, que segundo ele, estariam foragidos. Após ser detido, Josélio conduziu o policiamento a um cercado no Sítio Caibeiras, zona rural de Caruaru, onde havia escondido uma espingarda calibre 12, que assim como o revólver, teriam sido utilizados nos crimes.

As armas e o acusado foram conduzidos para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

28
fevereiro, 2018


 

 

 

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em conjunto com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu entre os dias 21 e 22 de fevereiro, uma visita técnica ao Centro de Treinamento e Profissionalização em Caprino-Ovinocultura do IPA, localizado na cidade de Sertânia, sertão pernambucano.

Caprinocultores e técnicos conheceram o trabalho de melhoramento genético de raça de cabra puro sangue adequado para produzir leite, como também puderam conhecer os procedimentos corretos para uma boa produção leiteira.

“Precisávamos renovar os conhecimentos, por isso fomos à cidade de Sertânia que é referência estadual na produção de cabra de raça pura e arraçoamento. Reunimos alguns agricultores e criadores para conhecerem como é o trabalho realizado nesta estação. Através dessa visita os participantes adquiriam novas práticas e poderão aplicar as experiências conquistadas em seus animais”, falou Lenildo Araújo, secretário executivo de Agricultura.

O caprinocultor Ranilson Lucena, contou o valor da visita para os criadores. “Foi uma viagem produtiva, onde aprendemos algumas técnicas novas de manejo sanitário, como também ensinamentos de produção e manuseio de leite. Com certeza, uma experiência rica e positiva”, destacou o caprinocultor.

Os agricultores conheceram agroindústria de beneficiamento de leite de cabra, e tiveram uma palestra sobre gerenciamento, promovida pela diretoria do CEDOCA (Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos). A comitiva santa-cruzense contou com 12 pessoas, agricultores, caprinocultores, técnicos e veterinários.

.

Informações da assessoria.

28
fevereiro, 2018


 

 

Na manhã desta quarta (28), o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo, esteve junto com a secretária de Educação, Adriana Aguiar Marinho, e também com funcionários da Secretaria de Educação.

Todos estiveram no Sítio São Gonçalo, local onde foi reaberta a Escola João Caetano da Silva, que estava sem funcionar.

.

.

Desde o final do ano passado, foi iniciada a recuperação do prédio da localidade e na manhã de hoje, os alunos puderam voltar a assistir aulas perto de casa, com a reabertura da escola.

.

Informações da Assessoria

28
fevereiro, 2018


 

 

Na última sessão ordinária realizada na Casa José Vieira de Araújo, foi apresentado pela Mesa Diretora o Projeto de Resolução nº 002/2018, que concede licença ao vereador situacionista Dr. Nanau (PSDB), que assumirá o comando da Secretaria Municipal de Saúde.

A licença é pelo prazo de 365 dias, ficando a critério do vereador retornar ao mandato a qualquer momento ou até mesmo renovar a licença por mais tempo. Com o afastamento do vereador Dr. Nanau, assume o seu lugar o suplente de vereador Zezin Buxin (PSDB).

Zezin, que deverá tomar posse já nesta quinta-feira (01), durante a 4ª reunião ordinária do primeiro período de 2018, esteve na manhã desta quarta-feira (28) na Câmara de Vereadores, a convite do presidente da Casa, Zé Minhoca (PSDB).

“Vou tentar desempenhar o melhor papel na condição de vereador, com muita expectativa, vou retornar consciente de que a vaga não é minha, venho para ficar no lugar de Dr. Nanau e enquanto ele estiver lá eu vou estar aqui”, afirmou o suplente. 

Buxin já esteve no Legislativo Municipal por três mandatos, e destaca o seu foco de atuação na zona rural. “Eu sempre estou junto com o povo e luto para contribuir na causa do meio ambiente e agricultura juntamente com grandes apoios, no que se refere à zona rural”, relata Zezin. 

Zé Minhoca comentou a novidade. “A gente ficou muito feliz, porque Santa Cruz tem um ganho muito grande, já que Dr. Nanau vai assumir uma das mais importantes secretarias que os municípios brasileiros tem, e por outro lado, a Câmara ganha também com a chegada de Zezin Buxin (…). Zezin é uma figura querida por todos nós, ele tem serenidade, bom senso e um alto senso de responsabilidade. Então não ganhou só a Câmara, ganhou a sociedade”, afirmou o presidente da Casa.

;

Informações da assessoria.

28
fevereiro, 2018


 

 

Resumo – Campeonato Regional da Moda

Ypiranga e Paysandu empatam na abertura da 2ª rodada

Fotos: Daniel Bruno.

Ypiranga e Paysandu empataram na noite desta terça-feira (27) na abertura da segunda rodada do Campeonato Regional da Moda de Santa Cruz do Capibaribe. A partida foi disputada no Estádio Municipal Ary Barboza.

Logo no início da partida, após a bola alçada na área, o zagueiro da Máquina de Costura, Caio, acabou jogando contra o seu próprio gol, fazendo Paysandu 1 a 0. O Ypiranga acabou empatando o duelo após uma belíssima cobrança de falta convertida pelo meio-campista Andrey.

Escolinha lidera grupo 1 após vencer América 

Dando sequencia a segunda rodada do Campeonato Regional da Moda de Santa Cruz do Capibaribe. A equipe do Escolinha venceu o América pelo placar de 3 a 1.

A Escolinha abriu o placar através do volante Ray, em seguida a equipe ampliou com o meia Zé Wilson. No segundo tempo, Gabriel Barça após cobrança de pênalti, diminuiu para o América, porém a Escolinha sacramentou a vitória com o atacante Naldinho, também em uma cobrança de penalidade.

Próximos jogos:

Quinta-feira (01/03)

18h30 – Real x Kariri Sports

20h30 – Meninos da Vila x Rivel

Sexta-feira (02/03)

18h30Porto da Cohab x Maitá

20h30 – São Matheus x Nacional

28
fevereiro, 2018


 

 

Fotos: Thonny Hill

Nesta quarta-feira (28) o programa Estúdio 1, da Polo FM, recebeu Zezin Buxin (PSDB), que volta a ocupar o posto de vereador na câmara de Santa Cruz. Zezin assumirá a vaga deixada por Dr. Nanau, que assume o posto de Secretário de Saúde nesta quinta-feira (01).

.

Expectativa com volta à Câmara

Zezin já participa da sessão ordinária desta quinta-feira e regressa ao legislativo em meio ao clima de tensão constante, sendo o mais recente o racha na bancada governista entre apoiadores de Edson Vieira e Diogo Moraes. Sobre esse ponto, ele disse:

“Vivenciei três mandatos em harmonia, com a bancada sempre junta (…). Vai ser diferente, a expectativa é essa, com esse rompimento entre Edson e Diogo. Sei que é um momento turbulento essa divisão e para mim, será algo diferente, mas vou manter minha calma” – frisou.

.

Saída de Nanau por suposto acordo político para reforçar palanque de Alessandra Vieira

Sobre Nanau, Zezinho negou que tenha havido acordo político e reafirmou que o mesmo já o havia procurado cerca de um ano antes para falar sobre esse desejo de ser secretário.

“Eu disse a ele que não falaria (ao prefeito), mas isso era uma vontade que ele tinha e nunca falei isso para Edson. Sou péssimo para pedir as coisas para mim, inclusive voto, mas ele já tinha essa intenção” – frisou.

Já quanto a obrigação de que, com a volta a câmara, apoiar Alessandra Vieira, ele disse:

“Quando houve esse rompimento, eu já me decidi. Eu entendi que devo estar onde Edson estiver. Sou filiado ao PSDB, tive um mandato pelo PSDB e continuo filiado. Esse compromisso ninguém precisava me incentivar ou fazer estímulo algum” – destacou.

Rompimento no grupo

 “Seria bom que não tivesse acontecido, mas aconteceu. Motivos existiram, mas não é bom para o grupo e nem para os dois (Edson e Diogo)”, completou.

.

Proposta de nova CPI do Calçadão

O vereador foi questionado sobre o novo pedido de CPI, por parte da Oposição, para apurar supostas inconsistências declaradas contra a prefeitura pelo Governo do Estado, no valor de R$ 1,7 milhão, quanto as obras de construção. Questionado sobre seu posicionamento, ele disse:

“Tem que ser esclarecido sim, mas é como eu disse: eu chego amanhã e vamos conversar. Isso é uma decisão individual. Sempre se conversa, se observa e se vê o conteúdo desse pedido de CPI. Isso são coisas que devem ser averiguadas. Não vou antecipar minha posição quanto a essa questão” – colocou.

.

Contas de 2007 de José Augusto Maia

Questionado sobre como será seu posicionamento nas contas do ex-prefeito do exercício 2007, que traz supostas irregularidades como excesso de gastos na coleta de lixo e aponta parecer de aprovação com ressalvas, o mesmo deu dicas que deve seguir o parecer do Tribunal de Contas.

.

Reduções salariais na Câmara após ações na justiça

O parlamentar foi questionado sobre como ele tem acompanhado o caso das ações populares promovidas pelo advogado Dr. André Tadeu, que reduziram salários no legislativo local.

Sobre o assunto, citou que acompanhou os desdobramentos e críticas vindas dos dois lados da polêmica e citou que vê como injustas as reduções salariais dos edis.

“Vereador nenhum vai convencer ninguém que é injusto, pois só sabe quem é vereador, que está junto. Dizer que foi injusto fica complicado e as pessoas não entendem isso ou não querem entender. Funciona deste jeito” – frisou.

.

Pensamento em não voltar à Câmara

Questionado frente as polêmicas e também voltar com um salário menor do que o que recebe (já que o mesmo ocupa um posto dentro do gabinete de governo) e se lhe teria passado o pensamento em deixar a vaga para o segundo suplente, ele foi enfático:

“Pensei; mas aí pensei também: Ora! Votaram em mim… Quantas pessoas que chegaram e me disseram que era para eu estar lá e eu sou o primeiro suplente. O meu papel é ir. Agora difícil é saber como vão me interpretar porque o resultado de tudo o que estou dizendo vai depender de quem interpretou, pois se tem uma classe mal interpretada é político, porque a maioria fez por onde. É desse jeito que funciona” – concluiu.

28
fevereiro, 2018


 

 

 

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta (28) na Câmara de Vereadores audiência pública de prestação de contas do último quadrimestre de 2017.

Na audiência foram apresentadas todas as ações da área de saúde de todo o município, além dos orçamentos que foram expostos ao público participante de forma transparente, o Secretário de Saúde Dr. Edson Sousa fez toda a apresentação que contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Saúde, Vereadores e população.

;

Informações da assessoria.

28
fevereiro, 2018


 

 

 

A ordem de Serviço para a construção da Adutora de Serro Azul, que irá beneficiar 800 mil pessoas em dez cidades do Agreste de Pernambuco, poderá ocorrer no mês de março, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. A Adutora de Serro Azul foi pensada para transportar 500 litros de água por segundo da barragem de mesmo nome, localizada no município de Palmares, na Zona da Mata Sul.

A obra da Adutora de Serro Azul está estimada em R$ 200 milhões e tem um prazo de 18 meses para a sua conclusão, a partir da data da assinatura da ordem de serviço. Serão beneficiadas as cidades de Gravatá, Caruaru, Bezerros, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una, Toritama e Santa Cruz Capibaribe.

A maioria dessas localidades enfrenta dificuldades de abastecimento desde que o maior reservatório do Agreste, a Barragem de Jucazinho, entrou em colapso em setembro de 2016. Além da adutora, a obra de Serro Azul construirá quatro estações de bombeamento (estações elevatórias) e um reservatório com capacidade para acumular 4, 5 mil metros cúbicos de água.

A obra da Adutora de Serro Azul é mais um investimento autorizado pelo governador Paulo Câmara para resolver a questão hídrica do Agreste, a região que mais preocupa o chefe do executivo estadual pela ocorrência de longos períodos de seca. O grande projeto para a região é a Adutora do Agreste, cuja obra foi iniciada em 2013 com prazo para conclusão em dois anos e ainda não está funcionando por falta dos repasses regulares do governo federal.

O governador Paulo Câmara pediu alternativas à Compesa para socorrer o Agreste e antecipar o uso das tubulações assentadas da Adutora do Agreste. Foram executadas as obras da Adutora do Pirangi para reforçar a Barragem do Prata, em Bonito, e a Adutora de Siriji, que já está abastecendo as cidades do Agreste Setentrional com água da Barragem de Siriji, em Vicência, na Zona da Mata Norte.

Outra solução encontrada foi a construção da Adutora do Moxotó, que deverá ser entregue à população de dez cidades, no mês de março, a partir da interligação das águas do Rio São Francisco com a Adutora do Agreste.

28
fevereiro, 2018


 

 

Foto: Alyne Pinheiro/Divulgação.

Pensando sempre na melhor qualificação do trabalho, a Escola Técnica José Nivaldo Pereira Ramos de em Santa Cruz do Capibaribe, se encontra com inscrições abertas para os cursos de Técnico em Logística (LOG) e Técnico em Administração (ADM), oferecendo em total de 90 vagas, sendo 45 para cada um dos cursos.

Os alunos interessados necessitam apenas ter concluído o Ensino Médio para realizar a inscrição, que segue até a próxima sexta-feira (02) através do site clicando AQUI 

Vale destacar que as aulas ocorrerão sempre de segunda a sexta-feira no período noturno. Maiores informações, é só ligar através do (81) 3759-8400.

28
fevereiro, 2018


 

 

As inscrições para a seleção simplificada da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, se encerram às 23h59 desta quarta-feira (28). São oferecidas 256 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade com salários de R$ 965,00 a R$ 2.500,00.

Os interessados devem acessar o site clicando AQUI para realizar a inscrição e pagar a taxa de R$ 60 para o nível fundamental, R$ 80,00 para o nível médio e R$ 95,00 para candidatos a cargos de nível superior.

As provas escritas foram remarcadas e serão realizadas no dia 11 de março e também haverá prova de títulos para os cargos de professor e procurador municipal. Os gabaritos preliminares serão publicados no dia 12 de março.

28
fevereiro, 2018


 

 

Fotos: Thonny Hill.

Com a possibilidade real de um pedido para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar os valores investidos no Calçadão Miguel Arraes de Alencar, na Câmara de Santa Cruz, o vereador Ronaldo Pacas (PR) já se colocou favorável à investigação. A confirmação foi repassada durante o programa Rádio Debate, da Polo FM, onde o vereador foi sabatinado nesta quarta-feira (28).

O assunto surgiu após parte do telhado do Setor Azul ceder, e é tema constante nos bastidores, entre os vereadores e demais funcionários da Casa José Vieira de Araújo. Para Ronaldo, tudo deve ser analisado. “A CPI seria uma maneira de saber o que aconteceu. É necessário esclarecer. É aguardar… eu voto que se averigue tudo”, disse.

Além disso, o vereador foi questionado sobre sua recusa a cargo no governo do estado, apoio para Câmara Federal, ‘sonho’ para presidência da Câmara, falta de convites para eventos da administração municipal, possíveis empregos de familiares sob sua indicação na gestão Vieira, entre outras coisas.

“Sonho meu…”

Ronaldo não nega o desejo de presidir o Legislativo Municipal. Ele revelou que, mesmo esse não sendo o fator principal, caso aceitasse o cargo no governo do estado, considera que se distanciaria da Câmara. O vereador também acredita ter capacidade suficiente e trabalha com esse intuito.

Estadual, Diogo! Federal, não se sabe…

Se para ALEPE o apoio tá definido no projeto de reeleição de Diogo Moraes (PSB), o mesmo não acontece para um representante em Brasília. Ronaldo diz que pode continuar com Mendoncinha (DEM), mas abre brecha para um possível apoio em André de Paula (PSD), Bruno Araújo (PSDB), João Campos (PSB) ou algum nome apresentado por Diogo.

Que convite?

O parlamentar revelou que há um tempo não recebe convites para eventos da administração municipal. Isso teria tido início após Ronaldo informar, em reunião com o prefeito Edson Vieira e grande parte da bancada de Situação, que continuaria engajado no projeto de Diogo 2018.

Família

Ronaldo foi questionado sobre supostas indicações de familiares para o serviço público municipal. Respondeu que uma filha teria sido um pedido do Secretário de Educação, Joselito Pedro. E a esposa, como questionado, nunca teria trabalhado no serviço público.

Indagado se o contrato da prefeitura com a filha, não havia sido renovado por retaliações a sua postura política, disse não ter informações se o contrato foi renovado ou não.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores