28
fevereiro, 2021


 

 

 

 

O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), usou suas redes sociais, na noite deste sábado (27), para fazer um apelo direto a gestão do atual prefeito Fábio Aragão (PP) para que as medidas de enfrentamento a covid-19 sejam retomadas pelo município.

“Que ela (a prefeitura) dentro do seu planejamento possa reabrir o hospital de campanha do qual eu tive a satisfação de colocar a disposição do povo de Santa Cruz e da região. Como também, dentro do seu planejamento, a prefeitura possa fazer um cronograma com distribuição de álcool em gel, de máscara, possa colocar de volta as barreiras sanitárias aqui na nossa cidade e acima disso possa trazer de volta o kit merenda”, afirmou Edson.

Atualmente a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe tem divulgado calendário de vacinação para pessoas acima de 80 anos, recentemente o município recebeu 510 novas vacinas. No entanto,  medidas sanitárias para o enfrentamento da nova evolução da doença não estão sendo efetivamente realizadas.

No último boletim sobre a pandemia, divulgado há quatro dias, o município somava 87 óbitos em decorrência da Covid.

28
fevereiro, 2021


 

 

 

Os bandidos que assaltaram uma loja de assistência de celular na noite da sexta-feira (26), em frente à Feira do Paraguai, no Centro de Santa Cruz do Capibaribe, vão responder por mais um crime, o de falsidade ideológica.

De acordo com a Polícia Civil, os homens mentiram ao informarem o nome e o endereço, após serem ouvidos. A dupla é suspeita de assaltar um estabelecimento comercial, e fazer 20 pessoas reféns por mais de três horas.

Os homens foram identificados por Adson Madeira de Carvalho de 24 anos, e Denis de Souza Carvalho de 20 anos, são de Teresina, no Piauí. A dupla foi autuada e irão responder por roubo, sequestro e falsidade ideológica.

27
fevereiro, 2021


 

 

 

Mateus Amorim, proprietário da loja de celular assaltada na noite desta sexta-feira (26)

O proprietário da Mateus Assistência Técnica, divulgou um vídeo em rede social do estabelecimento comercial agradecendo aos órgãos de segurança pública, como também, agradece ao apoio da imprensa.

De acordo com o dono da loja Mateus Amorim, o momento é agradecer a Deus, por todos estarem fisicamente bem, a Junior da Rocam, a ROMUT, o Samu, ao Corpo de Bombeiros, a OAB e ao efetivo do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), por todo o empenho e dedicação para que as negociações ocorressem da melhor forma possível.

Ainda destaca, que o estabelecimento comercial ficará fechado por uns dias, o momento é de cuidar da saúde mental de todos os funcionários que foram feitos reféns, e por fim, pede a colaboração aos clientes.

O roubo aconteceu na noite desta sexta-feira (27), quando dois bandidos anunciaram o assalto, roubaram os celulares e ao saírem da loja, houve uma troca de tiros com a Polícia Militar, sendo feito 20 pessoas reféns, por mais de três horas.

Ao todo, foram apreendidos 50 celulares que haviam sido roubados, bem como, um revólver calibre 38. Os suspeitos identificados por Adson Madeira de Carvalho de 24 anos, e Denis de Souza Carvalho, de 20 anos foram preso e encaminhados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil da cidade, onde foram autuados e apresentados na audiência de custódia.

 

Confira o vídeo

27
fevereiro, 2021


 

Dupla se entregou a polícia após mais de três horas de negociações

 

 

 

 

A ação de uma dupla de assaltantes movimentou a noite desta sexta-feira (26) na cidade Santa Cruz do Capibaribe. Tudo começou quando os criminosos invadiram a loja Mateus Assistência Técnica no Centro da cidade. Uma das vítimas conseguiu fazer contato com o conhecido policial militar Júnior da Rocam que não estava de serviço, mas buscou o auxílio da Guarda Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e foi até o local, com posterior chegada da Polícia Militar.

Houve troca de tiros no interior da loja e os assaltantes fizeram cerca de 20 pessoas reféns   nos fundos do estabelecimento e transformaram o assalto em sequestro.

 

 

No início das negociações, os homens liberaram algumas pessoas, e solicitaram a presença da imprensa para que fossem liberadas algumas vítimas. Em sequência, pediram que representantes da comissão de direitos humanos participassem das negociações, para que a integridade física dos suspeitos fossem mantidas. Foram mais de três horas de negociações até que todos os reféns fossem libertados e os bandidos terminassem presos.

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, após mais de três horas de negociações, os reféns foram liberados sem ferimentos, e os dois homens presos, sendo encaminhados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil da cidade, onde foram ouvidos e estão sendo autuados. Os suspeitos serão apresentados em audiência de custódia. Um revólver calibre 38, utilizado pelos homens no assalto foi apreendido, além de 50 celulares.

Os criminosos são Denis de Souza Carvalho, 20 anos, e Adson Madeira de Carvalho, 24 anos. Os dois são natural de Teresina, no Piauí.

 

 

 

Foto: Jota Lima

 

 

 

 

 

26
fevereiro, 2021


 

O município de Santa Cruz do Capibaribe recebeu na quinta-feira (25) cerca de 510 novas doses da vacina contra a Covid-19. Com isso, o público-alvo das primeiras doses será ampliado, começando para os idosos de 80 anos.

O cronograma já iniciou nesta sexta (26), com a população podendo agendar a vacinação nas Unidades de Saúde referentes aos seus respectivos bairros. O responsável deve ir ao local apresentando Documento de Identidade, Cartão do SUS e Comprovante de residência do Idoso.

Se o cidadão for de área descoberta por Posto de Saúde, basta se deslocar a unidade mais próxima. Durante os dias de vacinação, as UBS’s realizarão atendimento exclusivo para os mesmos. Para mais informações basta entrar em contato com o Alô Vacina pelo telefone (81) 9.8932-2182.

26
fevereiro, 2021


 

Foto: Polícia Civil.

Foi preso na manhã desta sexta-feira (26), um suspeito de tráfico de drogas e homicídios na cidade de Toritama. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva em aberto.

Com o suspeito foram apreendidos 5 kg de maconha, 50 g de crack, uma balança de precisão, duas armas de fogo calibre 38 e 39 munições. O suspeito ficou à disposição da Justiça.

26
fevereiro, 2021


 

 

 

Foto: Pedro Menezes.

No final da manhã de hoje (26), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou o aumento das restrições dos horários de funcionamento dos serviços não essenciais para todos os municipios de Pernambuco.

A medida vale a partir de sábado (27) e vai até o dia 10 de março, proibindo as atividades não essenciais entre 22h e 5h. Porém para as 63 cidades que fazem parte das Gerências Regionais com sedes em Caruaru, Ouricuri e Nazaré da Mata permanecem com a restrição de horários entre 20h e 5h de segunda e sexta, e nos fins de semana entre 17h as 5h.

A ação foi tomada para conter o avanço de novos casos, visto que, há um aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI no estado que chegou a alcançar 90% nessa semana.

Segundo o governador, serão realizadas fiscalizações para evitar o descumprimento das medidas. “A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto. Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, afirmou Paulo Câmara.

26
fevereiro, 2021


 

 

Reunião teve como pauta o interesse dessas cidades em incentivar a criação de empregos através da cadeia produtiva de confecções.

O síndico do Moda Center Santa Cruz, José Gomes Filho (Menininho), recebeu, na última terça-feira (23), autoridades políticas dos municípios paraibanos de Camalaú, Ouro Velho, Prata e Amparo, comitiva liderada pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB/PB).

A visita, que contou também com a participação do vereador santa-cruzense e diretor da Ascap, José Climério (‘Zeba’ – PDT), teve como objetivo levantar a discussão junto ao Moda Center de uma iniciativa por parte destes municípios com foco na geração de emprego e renda.

A proposta dos gestores municipais é viabilizar a criação de empregos nessas cidades, em áreas ligadas diretamente à atividade confeccionista em Santa Cruz. Eles demonstraram estar dispostos em promover a capacitação da mão de obra, especialmente de costureiros e costureiras, e oferecer incentivos para que empresas da capital da moda possam montar células de produção ou até mesmo fábricas nessas cidades.

A iniciativa ganha mais força devido à carência desses profissionais nas pequenas, médias e grandes empresas santa-cruzenses que, aliada à escassez de matéria-prima em vários segmentos, tem impactado no potencial produtivo, desde a retomada das atividades em agosto de 2020.

“Nenhum dos que estão aqui tem interesse de competir com Santa Cruz. Sabemos que a cidade tem um potencial produtivo muito grande e queremos ser um desses vagões que também podem contribuir com esse mercado e, ao mesmo tempo, gerar empregos nessas cidades que represento em meu estado”, pontuou Tovar.

Durante as discussões, Menininho aconselhou que os representantes municipais busquem parcerias com entidades de qualificação profissional, a exemplo do próprio Senai, que conta com cursos e capacitação voltados à realidade econômica de cada região.

“Aqui em Santa Cruz, graças a Deus, quando há qualquer melhora nas vendas, fica mais difícil ter mão de obra por conta do aumento de pedidos que acontece. Vimos isso acontecer nas feiras de alta temporada e é aí que essa proposta apresentada por essas cidades poderá ter viabilidade. Sabemos que não é algo que pode ser conquistado por eles do dia para a noite e foi isso que aconselhei para que eles busquem essas entidades. Esse primeiro passo já foi dado, que é o de levantar essa discussão e eu os parabenizo por isso”, disse o síndico.

Após a reunião, a comitiva realizou visitas a algumas fábricas em Santa Cruz, para conhecer um pouco mais do modelo de produção das confecções locais.

;

Conteúdo da Assessoria.

26
fevereiro, 2021


 

 

 

O grupo Porfírio Calçados divulgou os ganhadores da Promoção Ano Novo, com mais de 20 mil reais em prêmios, na última semana.

Os ganhadores dos calçados foram Ana Maria, Maria Tereza e João Henrique, que terão um ano de produtos grátis da empresa. Já os ganhadores das duas motocicletas 0km, foram José Marcos e Adriana.

Segundo o grupo, a cada R$ 100,00 em compras, o cliente ganhava o cupom para concorrer a duas (02) motos 0km, além de um ano grátis de calçados para três clientes.

26
fevereiro, 2021


Foto: Américo Santos/ SEI

 

Em coletiva virtual realizada ontem (25) pelo Governo de Pernambuco, o secretário de defesa social Antônio de Pádua afirmou que 1.690 policiais realizarão a fiscalização do cumprimento do Decreto Oficial. Esse que restringe a abertura de serviços não essenciais em horários específicos, durante os próximos 14 dias em 63 municípios no estado.

Segundo o secretário, participarão dessa ação bombeiros, policiais militares e civis, totalizando um investimento de R$360 mil reais. Ainda conforme Pádua, quem desobedecer as restrições ou desacatar alguma autoridade será encaminhado à Delegacia da sua cidade ou do município mais próximo.

Na live, além do secretário de defesa social, também participaram os secretários Pedro Eurico (secretário de Justiça e Direitos Humanos) e André Longo (secretário de Saúde). André afirmou que chegamos em níveis altos e preocupantes em relação ao contágio e ocupação de leitos em Pernambuco, e que é preciso dessas medidas restritivas. 

O objetivo das ações é conter o avanço da Covid-19, uma vez que Caruaru já chegou a ocupar 100% dos leitos neste mês.

 

26
fevereiro, 2021


 

 

 

Secretário Estadual de Saúde, André Longo / Foto: Heudes Regis

 

Devido ao agravamento do número de casos de Covid-19, o governo de Pernambuco anunciou ontem (25), a suspensão de cirurgias eletivas em 63 municípios do interior do estado, que fazem parte das novas medidas restritivas.

O cancelamento das cirurgias eletivas em unidades públicas e privadas nas Regências Regionais de Saúde (Geres) Limoeiro e Caruaru, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão se deu pela necessidade de desafogar os hospitais nas três regiões, em decorrência dos altos números de casos de coronavírus. A decisão passar a valer a partir desta segunda-feira (1°) e vai até o dia 12 de março.

De acordo com o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, as três regiões tiverem uma maior saturação no número de solicitações de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na região de Limoeiro, as 20 vagas de UTI ficaram lotadas em determinados momentos. Em Caruaru, tem 108 leitos de UTI, com 98% de ocupações, mesma porcentagem de Ouricuri, no Sertão.

Ainda segundo André Longo, a estado vai abrir um edital para contratar novos leitos de UTI’s, junto com a rede privada de saúde, além dos mais de 200 novos leitos que foram contratados nesta quinta-feira (25). Em sequência, o secretário informou o lançamento da plataforma Meu Exame, com site https://meuexame.saude.pe.gov.br/, para que a população tenha acesso aos resultados, sem ter a necessidade de ir ao um dos cinco centros de testagens, sob domínio do estado.

 

 

26
fevereiro, 2021


 

 

Foto: Paulo Viana

Na última quarta-feira (24), um caminhão roubado foi recuperado em Barra de São Miguel, na Paraíba

De acordo com a Guarda Civil Municipal de Taquaritinga do Norte, uma equipe recebeu informações que haveria um caminhão abandonado, no Sítio Pedras Altas, na divisa entre os estado de Paraíba e Pernambuco.

Ao chegarem na zona rural, encontraram o veículo, e constataram que o carro havia sido roubado em Santa Cruz do Capibaribe.

O dono do veículo informou que estava vindo de Jatauba com uma carga de bebidas alcoólicas, quando foi abordado próximo ao presídio de Santa Cruz do Capibaribe por bandidos que anunciaram o assalto, sendo amarrado e feito refém dentro de um matagal.

Depois que os criminosos fugiram, a vítima conseguiu se desamarrar, foi para a delegacia de polícia civil de Santa Cruz do Capibaribe, onde prestou boletim de ocorrência.

Informações preliminares apontam que a carga estava avaliada em aproximadamente R$ 50 mil reais.

 

26
fevereiro, 2021


 

 

 

As inscrições para o curso de vendas de alta performance e ferramentas de mídias sociais estão abertas. De acordo com a assessoria da Prefeitura Municipal de Toritama, estão sendo ofertadas 25 vagas para os participantes, com carga horária de 75 horas aulas, de segunda a sexta-feira.

As aulas começam no dia 15 de março, e tem duração de 3 horas diárias e ocorrem no período noturno, das 18h30 às 21h30.

Ainda de acordo com a assessoria, os interessados devem procurar a recepção da Prefeitura de Toritama para pegar a ficha de inscrição. O projeto é uma parceria da prefeitura, com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado de Pernambuco (Seteq-PE), por meio dos programas COONSULT e o Fortalece Igualdade II.

Foi disponibilizado o contato de telefone para tirar dúvidas: (81) 99712-1276

26
fevereiro, 2021


 

 

 

 

Do Blog do Magno

 

 

O Ministério Público Federal na 5ª Região enviou ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região parecer em que defende a prisão preventiva de dois investigados no âmbito da Operação Casa de Papel, que investiga a prática de crimes contra a Administração Pública em diversas prefeituras de Pernambuco.

Eles participaram de esquema criminoso para fornecimento de material médico-hospitalar, em virtude da pandemia da Covid-19, cujos gastos somam aproximadamente R$ 9 milhões.

De acordo com o parecer, a prisão preventiva foi motivada após análise parcial dos materiais apreendidos na deflagração da referida Operação, especialmente na perícia dos aparelhos celulares dos investigados. Ficou evidenciado que eles tiveram prévio conhecimento de diligências sigilosas, ainda em andamento, e atuaram para ocultar provas que poderiam indicar a prática das atividades criminosas investigadas.

Diante disso, foram requeridas diversas medidas cautelares, dentre elas a prisão preventiva dos investigados.

As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa do MPF, inclusive a íntegra do pedido de prisão dos dois empresários. O pedido está sendo analisado por um desembargador federal no TRF5.

 

 

Entenda

 

Sebastião Figueiroa de Siqueira, um dos investigados, é irmão do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará.

25
fevereiro, 2021


 

 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Gestão de Cultura informa que haverá uma reunião para os 90 artistas do município que foram complemplados pela Lei Aldir Blanc, no governo passado.

A reunião está marcada para às 19h, desta quinta-feira (25), no Teatro Municipal.

De acordo com Saulo Alves, gestor da cultura, a reunião tem como finalidade seguir com o projeto, orientar os artistas contemplados, como também, fornecer informações de prestação de contas.

Ainda de acordo com o gestor de Cultura, as medidas de distanciamento social em prevenção ao Covid-19, serão seguidas.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores