A Revista Capibaribe deste mês começa a circular com uma revelação exclusiva: O município de Santa Cruz do Capibaribe pode perder o local onde funcionou o pátio de eventos, uma grande área no perímetro urbano da PE-160. Além desse, muitos outros lotes públicos podem ser perdidos.
Uma disputa judicial iniciada em 1997 chegou ao fim no Tribunal de Justiça de Pernambuco que anulou uma decisão da Justiça Local que teria dada ganho de causa a uma ação popular que na época impediu a doação de centenas de lotes do município.
O advogado Armando Moreira revelou a revista, em entrevista ao editor deste Blog, detalhes sobre a disputa judicial e denunciou que o silêncio das autoridades pode resultar em um prejuízo irreparável para o município.
Muitos lotes estão incluídos na ação, alguns já habitados por residências e outros com edificações públicas.
As doações dos terrenos ocorreram no final do Governo Aragãozinho, em 1996, sem nenhum critério social. Pessoas de alto poder aquisitivo, algumas de famílias tradicionais na cidade, estão entre os mais de 400 beneficiados.
O atual vice-prefeito Dimas Dantas (PP) foi o delator das doações de terrenos públicos em 1997, quando exercia o mandato de vereador, e pediu ao advogado Armando Moreira para entrar com a ação popular que possibilitou a justiça local anular as doações.
O pedido foi aceito pelo juiz e a partir de então os lotes estavam “sub judice”.
A Lei Municipal 1.276/99 serviu base para que o recurso apresentado no TJPE fosse atendido pelo desembargador Francisco Bandeira de Mello, em 31 de março de 2011. No final de 2014 o TJPE remeteu ao fórum local a decisão final e o processo foi arquivado.
A lei autorizou o chefe do executivo a regularizar terrenos que foram doados em anos anteriores.
O advogado Moaci Coelho Pontes também foi ouvido pela Revista Capibaribe. Ele é autor do recurso que anulou a ação popular originada em 1997. Em entrevista Moaci confirmou que também é parte interessada na ação, por ter sido beneficiado em 1996 quando houve a doação de terrenos.
Moaci afirmou que a prefeitura agora “tem que arcar com os prejuízos”, frisando que a ação já não cabe mais recurso.
O advogado foi mais além e disse que nos casos dos terrenos que estejam com alguma edificação construída a prefeitura terá que recompensar o beneficiado com a doação de outros lotes.
Com base no que prevê a Lei Municipal 1.276/99, o município de Santa Cruz do Capibaribe deve formar uma comissão composta de nove pessoas para decidir sobre a possível regulamentação das doações.
A comissão deve ser composta por três membros da prefeitura, quatro da Câmara de Vereadores e dois representantes de igrejas.
O advogado Moaci Coelho revelou que já oficializou a Câmara e a Prefeitura para que cumpram com a formação da comissão.
Moaci prometeu ainda ingressar na justiça com um mandado de segurança caso a comissão não seja criada nos próximos dias.
A equipe da Revista Capibaribe investigou e descobriu que já existe uma tentativa de negociação sendo feita para que a área onde funcionou o pátio de eventos seja vendida a iniciativa privada por uma valor superior a R$ 8 milhões.
Durante a entrevista a Revista Capibaribe, o advogado Moaci Coelho acabou confirmando a tentativa de negociação.
Segundo ele, advogados de outra cidade já teriam vindo ao município com uma proposta que até então não teria sido aceita pelos beneficiados.
Moaci não soune explicar que empresa estaria interessada na compra dos lotes.
Reportagem completa
A reportagem completa sobre a possibilidade de perca de mais de 400 lotes pelo município de Santa Cruz do Capibaribe está na edição deste mês da Revista Capibaribe que começa a circular nesta segunda-feira (02).
Policiais Militares do GATI do 24ºBPM prenderam José Edmilson de Lima, conhecido por “Alemão” (33 anos). O mesmo é acusado pela tentativa de homicídio da última sexta-feira na Avenida Souza Aragão no bairro Dona Dom em Santa Cruz do Capibaribe. Onde a vítima Edjalma Inácio da Silva foi atingido por sete disparos de arma de fogo na região do tórax, que foi socorrido ao Hospital Municipal e em seguida transferido para o Hospital Rregional em Recife.
A vítima repassou ao policiamento que o autor dos disparos teria sido um indivíduo de nome José Edmilson. O GATI iniciou as buscas e chegou até a casa do suspeito, José Edmilson de Lima, residente no bairro Dona Lica II em Santa Cruz, o qual foi detido.
Segundo ainda informações, o crime teria se dado por motivo passional, salientando que o suspeito vinha recebendo ameaças da vítima.
O suspeito foi encaminhado à delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde foi entregue para adoção das providências.
O efetivo realizava rondas no bairro São Cristóvão em Santa Cruz do Capibaribe, quando foi solicitado por populares que informaram que uma mulher havia sido agredida na Rua Padre Arruda, conhecida “Rua dos doidos” no Centro da cidade.
.
Ao chegar no local, foi constatado que a vítima havia sido agredida pelo companheiro Silvânio Manoel da Silva (45 anos).
.
Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de polícia local para serem tomadas as medidas legais cabíveis.
No final da partida entre Ypiranga e Porto no Limeirão, policiais que realizavam a segurança no estádio localizaram uma arma em posse de um integrante da comissão técnica do Porto de Caruaru.
Os policiais encontraram a arma após denuncias de um dos gandulas da partida, onde o mesmo afirmou que havia sido ameaçado. Os policiais realizaram a revista no acusado e localizaram a arma na cintura do caruaruense, que foi apreendida.
Em seguida, os envolvidos foram chamados no meio do gramado para prestar esclarecimentos aos policiais. O gandula não quis prestar queixa na delegacia contra o acusado e tudo foi resolvido no local.
Na tarde deste sábado (28), a equipe do Ypiranga foi mais uma vez derrotada para o Porto de Caruaru. A equipe santa-cruzense realizou uma boa partida, porém não suficiente para sair vencedora do duelo.
O destaque da partida pelo lado do Ypiranga foi o lateral-esquerdo Jackson, já pelo lado do Porto, o atacante Kiros aproveitou as poucas oportunidades que teve durante a partida.
A Máquina de Costura começou pra cima da equipe caruaruense, que conseguiu abrir o placar aos 27 minutos da primeira etapa, após cobrança de escanteio cobrado por Jackson, a bola sobrou para o zagueiro Jajá, que fez 1 a 0.
O Gavião do Agreste conseguiu o empate aos 35 minutos, o atacante Kiros fez o pivô e tocou para o meia Jackson que dominou e chutou de esquerda, sem chances para o goleiro Elias, que deixou tudo igual, 1 a 1.
Três minutos depois os alviazulinos chegaram mais uma vez com perigo, após boa jogada do lateral Jackson que cruzou na cabeça de Tiago Souza, onde a bola carimbou a trave esquerda do goleiro caruaruense.
Mais uma vez o Ypiranga ficou a frente do placar logo aos 10 minutos do segundo tempo, o lateral Jackson cruzou para o atacante Danúbio que bateu forte de esquerda ao gol, fazendo Ypiranga 2 a 1.
Não demorou muito a comemoração alviazulina, dois minutos depois o meia Luquinha fez belíssima jogada na entrada da grande área, que tocou para o zagueiro Alysson que mais uma vez deixou tudo igual, 2 a 2.
O Porto virou o placar aos 32 minutos, em uma belíssima cobrança de falta do atacante Kiros, a bola encontrou o ângulo do goleiro Elias, que se esticou todo e não conseguiu alcançar a bola.
O placar foi sacramentado aos 34, o atacante Kiros recebeu falta dentro da área, na ocasião a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, o artilheiro Kiros bateu forte no canto direito de Elias, que pulou na bola, mas não conseguiu evitar o tento caruaruense.
Com a derrota, a equipe do Ypiranga permanece na lanterna do campeonato com apenas dois pontos, seis a menos do que o ultimo colocado da zona de classificação para a permanência que tem oito pontos. O próximo duelo alviazulino será fora de casa na próxima terça-feira (03/02) contra o Pesqueira.
A Polícia Civil e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco anunciaram, na tarde deste sábado (28), que prenderam nesta sexta-feira (27) dois suspeitos de mandar executar a chacina ocorrida em 6 de fevereiro, no município de Poção, no Agreste do Estado. No crime, morreram quatro pessoas, entre elas três conselheiros tutelares da cidade.
A polícia cumpriu dois mandados de prisão temporária (com validade de 30 dias) e deteve Bernadete de Lourdes Britto Siqueira Rocha (52 anos), e seu filho José Cláudio de Britto Siqueira Filho (32 anos). Os dois são naturais de Arcoverde, no Sertão, e seriam avó e pai de uma criança que teria sido resgatada pelos conselheiros e a avó materna, horas antes do crime. Também foi preso um suspeito de ter executado as vítimas, mas a polícia não divulgou seu nome.
A nota divulgada pela polícia diz ainda que só ao final das investigações será dada uma coletiva à imprensa sobre o caso. A investigação corre sob sigilo por determinação da chefia de Polícia Civil. Como ainda há suspeitos à solta, também não foram dados mais detalhes sobre as circunstâncias das prisões já efetuadas.
A chacina ocorreu em Poção, após os três conselheiros e a avó materna da criança, Ana Rita Venâncio, terem ido até Arcoverde buscá-la em cumprimento de uma decisão judicial. A avó tinha conseguido, na Justiça, retirar do pai da criança a guarda. Os conselheiros assassinados, Lindenberg Vasconcelos, Daniel Farias e Carmem Lúcia da Silva, foram dar suporte à mulher. Surpreendidos quando voltavam para casa, os quatro foram assassinados a tiros. Protegida pela avó, dentro do Fiat Uno em que estavam, a criança sobreviveu.
Informações do JC Online.
Saudades (I): Ontem fez um ano de saudades do nosso velho amigo Emanuel Glicério, ou simplesmente o “Mané do Brog”.
Saudades (II): Entender a morte é difícil, ela simplesmente é a morte, contudo a mesma não venceu o legado do “Mané”.
Saudades (III): Mané foi um dos pioneiros em blogs da cidade e que serviu de espelho para centenas que existe em nosso município hoje. O mesmo também foi um dos precursores em programas radiofônicos de debates políticos de nosso município e hoje temos praticamente uma dezena de programa de debate político na cidade.
Saudades (IV): Mas, apesar de Emanuel servir de referência para muitos que hoje tem um blog ou que é debatedor político nos rádios da cidade, uma coisa é certa, será difícil nos igualarmos ao Mané.
Saudades (V): Portanto o dia de ontem foi o da saudade que aumenta das posições firmes, corajosas e imparciais do amigo-irmão Emanuel Glicério, nosso eterno Mané do Brog.
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.
Durante seu discurso na reunião da Câmara Municipal de Toritama na última quinta-feira (26), o líder da oposição, Vereador Morica (PSL), chamou de vergonhoso o fato do município está a pouco mais de quatro meses sem emitir uma carteira de trabalho em uma das cidades que mais se emprega na região Nordeste.
“Hoje eu obtive uma informação que não dá para ficar calado (…) Eu fiquei sabendo que há mais de quatro meses não se faz uma carteira profissional em nossa cidade! E o mais estarrecedor é que a prefeitura assinou um convênio para que pudesse fazer essas carteiras e não informatizou, porque agora para se fazer as carteiras é preciso ter um computador e todo mundo sabe que a pessoa responsável é Dona Leninha, que já procurou o gabinete do prefeito por mais de duas vezes, pedindo para que ele agilizasse, e a resposta que ela teve até agora foi só não! Isso é vergonhoso meu senhor prefeito, Odon Ferreira onde é que você esta? “Toritama é uma das cidades que mais emprega no Nordeste, não se tira carteira de trabalho, isso não pode acontecer”, completou.
O Vereador Dr. Fábio Florentino pediu o a parte e lembrou que também há muito tempo não se emite carteira de identidade
“Isso demonstra a situação da atual gestão e é inadmissível em pleno século XXI o município não dispor no mínimo condições para que o cidadão exerça a sua cidadania, retirando seus documentos básicos, porque além da Carteira de Trabalho que não esta sendo mais tirada, há muito tempo não se tira mais identidade aqui em nossa cidade, o que está acontecendo lá é que está se pagando aluguel de um imóvel fechado e por isso que resolvi me afastar da administração”, frisou.
*Com informações de Evandro Bala – correspondente deste blog em Toritama.
Nesta semana, a presidência do Santa Cruz Prev realizou a primeira reunião com o Conselho Municipal de Previdência e Conselho Fiscal.
Na oportunidade foram apresentadas as ações já desenvolvidas pelo Santa Cruz Prev, como a reivindicação do Abono
Permanência dos servidores que já tinham direito adquirido e a identificação dos servidores que já estão aptos a solicitar aposentadoria. Os membros dos Conselhos Municipal de Previdência e Fiscal também tiveram conhecimento da prestação de contas de 2014, as quais foram aprovadas.
“Realizamos a primeira reunião para mostrar aos conselheiros o andamento das atividades do Santa Cruz Prev, além de apresentar a prestação de contas”, contou Elaine Silva, diretora presidente do Santa Cruz Prev ao falar sobre o objetivo da realização do encontro junto aos conselhos.
Na ocasião também foi realizada a eleição do presidente e secretário do Conselho Municipal de Previdência, tendo sido eleitos André Lopes Feitosa (professor) para o cargo de presidente e Carlos Alberto Feitosa (Secretário de Administração) no cargo de secretário.
Houve ainda a eleição do presidente e secretário do Conselho Fiscal, tendo sido eleitos Carlos Alberto Feitosa (Secretário de Administração) na presidência e Marco Aurélio Magalhães (guarda municipal) na secretaria.
Os conselhos são formados exclusivamente por servidores efetivos e se reunirão mensalmente para acompanhar e fiscalizar as atividades do Santa Cruz Prev.
Informações da Assessoria.
A diretoria do Moda Center Santa Cruz fechou uma parceria com o piloto santa-cruzense Leo Feitosa. O atleta de motocross, que compete nas categorias MX2 e Junior, já foi campeão em diversas provas em Pernambuco, Sergipe e outras unidades da federação.
Em 2014, ele faturou os títulos do Brasil Nordeste e Liga Nordeste de Motocross, ambos na categoria 85cc.
“É gratificante ver uma grande empresa como o Moda Center apoiando o esporte. Isso traz bons frutos para a nossa cidade”, disse o piloto, que tem 15 anos de idade e compete desde os sete.
O patrocínio, que tem duração até dezembro de 2015, levará o nome do Moda Center Santa Cruz a diversos estados do nordeste e outras regiões do país. A parceria também inclui ações publicitárias nos locais das competições.
Informações da Assessoria.