11
agosto

Prefeitura de Santa Cruz anuncia retorno das aulas presenciais e divulga calendário

Foto: Ilustração.

Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Educação, comunicou em suas redes sociais, o retorno das aulas presenciais e apresentou o calendário com início previsto para 20 de setembro, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental e EJA.

Segundo a Prefeitura, o retorno será de forma gradual e seguirá todos os protocolos sanitários e observando, em parceria com a Secretaria de Saúde, os índices da covid-19 no município, readequando o plano de retomada, se necessário.

Os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e EJA contarão com o sistema híbrido (aulas presenciais e remotas) e redução da carga horária das aulas presenciais.

Os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) e o Ensino Infantil contarão com o sistema híbrido, com as turmas divididas em grupos e alternância semanal entre eles para as aulas presenciais.

Calendário:

15 a 17 de setembro: Higienização, organização das salas e capacitação profissional para os membros do administrativo das escolas.

20 de setembro: Volta das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e EJA.

27 de setembro: Volta dos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

04 de outubro: Alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

18 de outubro: 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

03 de novembro: Volta dos alunos do Ensino Infantil (crianças de 4 e 5 anos).

17
junho

Estudantes da Escola Técnica Estadual de Santa Cruz do Capibaribe vencem competição nacional

Estudantes da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, venceram a III Competição de Desenvolvimento de SIs Inovadores (CoDeSII). A competição é realizada pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, e conta com a participação de estudantes de nível médio e técnico de todo o Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, a CoDeSII está vinculada ao Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI).

O tema da CoDeSII este ano foi “Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades”, e os participantes deveriam apresentar soluções inovadoras para problemas práticos. Além de trocarem experiências com a comunidade de SI, e inspirar ideias e oportunidades para novos trabalhos e/ou negócios.

Disputando com universitários, os estudantes da ETE José Nivaldo Pereira Ramos foram os únicos representantes de todo o Nordeste, conquistando destaque ao receber o primeiro lugar na competição. Duas equipes participaram da competição, ambas orientadas pela professora Lara Bezerra.

“O prêmio torna-se ainda mais incrível pelo fato de ter sido a única escola nordestina na competição e ter disputado com universitários. Se eles já amavam estudar esse projeto, agora certamente eles amam muito mais. Para a gestão da escola e professores é uma enorme vitória. A gente fala de esperança e ganhos para a nossa educação”, comenta a professora de Redes.

O grupo vencedor é formado por Áurea Fernanda, Láyza Vieira, Mayan Mikael e Maria Fernanda, estudantes do curso de Redes de Computadores que formam o Organic4, um protótipo de app que tem o objetivo de incentivar comunidades ao consumo de alimentos orgânicos. O sistema visa facilitar a compra de alimentos orgânicos, beneficiando produtores e consumidores.

O time ainda falou sobre a importância de práticas agrícolas sustentáveis, sem a utilização de agrotóxicos.

Para Áurea Fernanda o momento é de gratidão. “É realmente muito gratificante ver um projeto em que você investiu tanto tempo e dedicação ter esse reconhecimento, porque o processo não é fácil e não é sempre que a gente se sente motivado a continuar, principalmente quando encontramos obstáculos. Mas no fim percebemos que todo o trabalho valeu a pena e isso dá um gás para continuar se dedicando mais e mais, em busca de outras conquistas. Não só eu, mas toda equipe tem muita gratidão por tudo isso”,afirmou a estudante.

Além da equipe Organic4, outro grupo de estudantes da mesma escola participou da competição. O Waste-Reuse, que venceu a 4ª Olimpíada Nacional de Desenvolvimento de Aplicativos (ONDA), também participou da CoDeSII. O projeto, que foi criado para uma feira de empreendedorismo da escola, surgiu há dois anos. Ele visa transformar lixo eletrônico em arte e, ainda disponibilizar ecopontos na cidade, para que o e-lixo seja descartado de forma adequada.

A equipe responsável pelo Waste-Reuse já participou, e recebeu destaque, em competições nacionais, e ficou entre as 50 melhores ideias do Brasil, segundo a Junior Achievement de São Paulo. Os estudantes receberam mentoria de profissionais do Google, devido ao destaque do projeto, e agora os jovens estão empenhados em registrar o software.

“Esperamos validar nosso projeto na cidade de origem do mesmo, alcançar mais pessoas e, consequentemente, outras cidades”, comentou Pablo Luís, integrante da equipe Waste-Reuse, que ainda conta com a participação de Jônatas Ítalo, Maria Janmilly e José Artur.

26
março

Resultado final do Enem será divulgado na próxima segunda (29)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estarão disponíveis após as 18h de segunda-feira (29). Os inscritos poderão consultar o resultado por meio da Página do Participante ou do aplicativo do certame.

Para treineiros, ou seja, estudantes que prestaram o Enem mas que ainda não concluíram o ensino médio ou não estão no último ano do segmento, os resultados serão liberados após 60 dias, portanto, em 28 de maio. Nessa data também estará disponível a vista pedagógica da redação.

Serão divulgadas as notas das provas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, matemática e redação. Os resultados obtidos no exame poderão ser aplicados em programas de acesso ao ensino superior oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) receberá inscrições de 6 a 9 de abril e o resultado da chamada regular será divulgado em 13 de abril. Por meio do programa, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os inscritos na última edição do Enem, que tiraram nota maior que zero na redação e não participaram do certame na condição de treineiro.

O candidato pode escolher até duas opções de cursos, além disso há sistema de cotas. Para os candidatos que não forem aprovados na primeira ou segunda opção de formação, haverá a possibilidade de manifestar interesse em participar da lista de espera de 13 a 19 de abril e o resultado sai a partir de 23 de abril.

19
fevereiro

MPPE recomenda que Brejo adote protocolo setorial para retorno seguro das atividades escolares

Imagem meramente ilustrativa.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Brejo da Madre de Deus, recomendou ao secretário de Educação do município que, com o apoio da Secretaria de Saúde, adote o protocolo setorial para retorno seguro das atividades escolares ou que, no exercício de suas competências legislativas, intensifique o nível de proteção estabelecido pela União e pelo Estado, mediante a edição de atos normativos que venham a tornar mais restritivas as medidas de proteção sanitária contra o novo coronavírus.

Na recomendação, o promotor de Justiça de Brejo da Madre de Deus, Antônio Rolemberg Feitosa Júnior, ressaltou que é imprescindível ao Poder Público a adoção de medidas sanitárias e a garantia de efetiva e contínua assepsia da comunidade escolar e dos ambientes escolares, a fim de evitar qualquer fator que contribua para a propagação do vírus da Covid-19 quando ocorrer a volta às atividades presenciais.

O promotor de Justiça ressaltou ainda a necessidade de estabelecer métodos para uma atuação coordenada com as autoridades de saúde pública. Dessa forma, as ações de educação ficam de acordo com as orientações sanitárias, o que contribuiu com os objetivos de conscientização quanto às medidas de higiene e outros métodos de prevenção a partir de orientações à comunidade escolar. O processo ainda facilita a identificação de grupos vulneráveis e contribui para a melhoria das políticas públicas de contenção de danos, acrescentou.

O MPPE fixou um prazo de 10 dias para que seja informado sobre o acatamento da recomendação, que foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta quinta-feira (18).

12
fevereiro

Quem perdeu o Enem digital tem até esta sexta (12) para pedir reaplicação

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (12), o prazo para candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital 2020 pedirem para participar da reaplicação das provas. O pedido deve ser feito na Página do Participante.

Podem pedir a reaplicação os estudantes que não puderam participar do Enem por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e aqueles que não conseguiram fazer as provas por problemas logísticos.

As provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro, apenas na versão impressa. Além da covid-19, podem solicitar a reaplicação participantes com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.

Também podem pedir a reaplicação estudantes que tenham sido prejudicados por problemas logísticos, como por exemplo, desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação, que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

12
fevereiro

Unopar realiza aula inaugural do primeiro curso superior de enfermagem de Santa Cruz do Capibaribe

Marcando a história da cidade, a Unopar veio iniciar 2021 com uma proposta inovadora, com um novo curso na área da saúde, o bacharelado em enfermagem.

Oferecendo toda a qualidade de ensino e infraestrutura para os alunos matriculados, o curso teve início na última terça-feira (09), e contou com a participação do corpo discente, docente e da secretária de saúde do município, Paula Moraes.

Para a secretária, é de suma importância essa nova capacitação que está sendo ofertada pela Unopar. “O curso superior de enfermagem aqui na nossa cidade proporcionará qualidade de assistência à nossa população, fará com que as pessoas que aqui trabalham possam se aperfeiçoar e empregar todo seu conhecimento em prol do crescimento dessa rede estrutura de saúde, onde o Sistema Único de Saúde é o produto final do nosso trabalho” comenta Moraes.

Nesta noite, os alunos tiveram todos os detalhes da metodologia de ensino semi-principal que será ofertado no curso, dos campos onde o enfermeiro pode atuar e conheceram também o laboratório de enfermagem que já conta com inúmeros equipamentos que serão utilizados nas aulas práticas.

Para mais informações sobre o curso, você pode entrar em contato com a Unopar através do número (81) 3731-3822, whatsapp (81) 99189-7892 ou ir até o polo localizado na Rua Pedro Teodoro Aragão, nº39, Nova Santa Cruz.

 

Confira todas as fotos abaixo:

Notícias Anteriores


Meses Anteriores