Com 268 mulheres assassinadas este ano até o último dia 23 de novembro de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), Pernambuco lançou nesta quinta (30), nova campanha para tentar reverter esse cenário.

Com o tema “Basta de violência contra as mulheres” e enfoque no combate ao feminicídio, a campanha promovida pela Secretaria Estadual da Mulher objetiva promover o direito das mulheres e o enfrentamento à violência. Além das mortes, a SDS contabiliza, em 2017, mais de 27 mil mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Estado até outubro passado.

A campanha começa nesta sexta (1º) e inclui cartazes, banners e vídeo, que será veiculado em emissoras de televisão, além de ações físicas em praças, hospitais, praias e feiras, e deve contemplar todos os municípios do Estado. O material traz fotografias de mulheres que já sofreram violência. A divulgação publicitária tem duração de duas semanas e as ações em locais públicos, dois anos.

.

Com informações da Folha PE

30
novembro, 2017


 

 

Fotos: Thonny Hill

Na tarde desta quinta-feira (30) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Foi nela que foram realizadas as votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determina onde serão investidos os recursos em 2018 e também o Plano Plurianual (PPA), que faz a previsão de gastos pelos próximos quatro anos. Ambos projetos, vindos do Poder Executivo, foram aprovados em duas votações.

Já quanto aos discursos, os 17 edis fizeram uso da tribuna, onde três momentos em comum podem ser destacados nas principais falas:.

.

Junior Gomes e Jessyca Cavalcanti voltam a enfatizar divisão política entre governistas

Primeiros a discursar, Junior Gomes (PSB) e Jessyca Cavalcanti (PTC) deram seus recados, mostrando que a bancada continua a seguir dividida para as próximas eleições.

Se de um lado Junior enfatizava ações que, segundo ele, realizadas pelo Governo do Estado e pelo deputado Diogo Moraes (PSB) no município, do outro Jessyca frisava apenas ações, segundo ela, atribuídas a gestão do prefeito Edson Vieira.

“Não me canso de dizer: o governador que mais investiu em Santa Cruz foi Paulo Câmara, desde o Calçadão, a Central de Feiras e também a essa Escola Técnica. É o governador da PE-160, uma obra de mais de R$ 70 milhões e que está quase que toda duplicada, algo muito importante para esse Polo, assim também como a BR-104 (…) Alguém não pode votar em Paulo porque tem seus motivos, mas não pode dizer que ele não tem trabalho por Santa Cruz” – dizia ele.

“Edson Vieira faz as escolhas certas, como o apoio a Bruno Araújo, que tanto fez por essa cidade. Diziam que as ações dele eram só teorias, mas viram as assinaturas na Caixa sobre as 500 casas que serão construídas e sabe porque? Porque o prefeito faz as escolhas certas quanto a escolha de seus apoios (…) Não basta ter o recursos a nível estadual ou federal, mas se não se tiver uma equipe capacitada e hábil para se fazer projetos, a chegada desses recursos não acontecia. Esse é o grupo que tem mudado a paisagem de Santa Cruz” – frisou a vereadora.

Oposicionistas criticam prefeito e destacam emendas de José Augusto Maia

“Muitos diziam que o deputado José Augusto Maia não tinha colocado nenhuma emenda para a cidade, mas vem o próprio prefeito Edson Vieira e anuncia que há emendas dele. Quando é para maltratar uma ala política… Mas quero também parabenizar por reconhecer essas emendas, mas quem dera que Edson Vieira tivesse aproveitado as emendas de Teobaldo ou a Usina Asfáltica de José Augusto Maia” – frisou o vereador Capilé (PTN)

“Não pode o prefeito chegar e dizer que está destravando emendas. Ele não está fazendo nada mais do que a sua obrigação e isso é pouco se comparado ao que ele perdeu, a exemplo de quase cinco milhões quanto a do Centro de Imagem. Ele só fez empenhar, mas não parabenizo. Fica aqui o meu agradecimento por reconhecer essa pequena parte” – frisou Augusto Maia (PTN).

“Não estou aqui querendo ser contra as casas, mas tiveram um ministro que estava no poder que nem conseguiu inaugurar o prédio do INSS, que quem trouxe foi José Augusto Maia. Dizem que o governo do estado trouxe saúde para cá, mas não falam sobre o Centro de Imagens que tinha o dinheiro e perderam. As casas que ele (Edson) fala são promessas, mas falo do dinheiro que chegou e que, por irresponsabilidade de vocês, não entrou” – pontuou Carlinhos da Cohab (PTB)

.

Governistas rebatem, destacam pauta positiva de Edson Vieira e reafirmam união

“Essas boas notícias que trazemos só incomodam a Oposição. A imprensa toda compareceu para a assinatura de um convênio de R$ 35 milhões para construção de casas populares, que vão gerar mais de 300 empregos de todo jeito e isso é bom para nossa economia. Com a liberação dessas verbas, sempre pelo nosso deputado Bruno Araújo, Santa Cruz sai ganhando” – pontuou Zé Minhoca (PSDB), falando também sobre o convênio para asfaltamento de ruas.

“Eu vejo que a preocupação é grande da oposição com o deputado Diogo e o prefeito Edson Vieira. A oposição fica na ânsia dessa divisão, mas foi com essa união que derrubamos um poder que não fazia nada por esta cidade. Estamos caminhando para que, em 2018, esse grupo possa continuar a trabalhar por Santa Cruz. Temos Diogo, temos Edson com muitas ações, temos o governador e temos Bruno Araujo, um conjunto de lideranças que trazem obras para Santa Cruz” – pontuou Irmão Val (SD)

“Pelos discursos que eu escuto, a oposição parece que quer dizer que o prefeito não é Edson Vieira, mas sim José Augusto. Quando o senhor (Carlinhos da Cohab) for convidado para ver a ordem de serviço do Centro de Artesanato, vamos ver quem vai assinar a ordem, se é Edson ou é José Augusto” – rebateu Dr. Nanau (PSDB).

30
novembro, 2017


 

 

Armando Filho e Silvio Rogério são atrações confirmadas

.

Cantor Sílvio Rogério também estará na programação. Foto: Elivaldo Araújo (Arquivo).

Na tarde desta quinta-feira (30), os organizadores da Peniel Produções e Eventos comunicou à nossa equipe de reportagem, a mudança da data da realização do 6º Culto em Ações de Graças que será realizado em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo um dos organizadores, Irmão Soares, o evento cristão acontecerá no Largo do Rio Verde no próximo dia 23 de dezembro deste ano (e não no dia 29 de dezembro como inicialmente estava previsto). A celebração que acontecerá em agradecimento à passagem do ano e aos 64 anos de Emancipação Política do município terá início a partir das 19h.

A atração principal será o cantor e compositor Armando Filho e outra atração também confirmada é o cantor Silvio Rogério e Banda. O Culto em Ações de Graças contará com vários artistas e pregadores locais.

30
novembro, 2017


 

 

Na tarde desta quinta-feira (30) um motociclista acabou saindo ferido após ser atingido por um Toyota Bandeirante em Brejo da Madre de Deus. O fato aconteceu próximo a um trevo na Rua Dom Luiz Brito, bairro Capitão Cordeiro Falcão.

Após o acidente, o toyoteiro fugiu do local e não quis colaborar na prestação de socorro a vítima, que teve uma fratura exposta na tíbia (canela) da perna direita e foi socorrido pela equipe do Samu para a UPA Mestre Camarão no Brejo.

Foto: Arquivo Blog do Ney Lima.

A partir da próxima segunda-feira (03), o Fórum da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe mudará seu horário de funcionamento.

Segundo o diretor da unidade, o Juiz de Direito, Moacir Ribeiro da Silva Júnior, o expediente forense será das 8h às 17h (segunda à sexta), conforme a Portaria 001/2017, homologada pelo Conselho da Magistratura.

Ainda de acordo com o Juiz, o funcionamento do expediente do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo, permanece das 7h às 13h, também de segunda à sexta.

30
novembro, 2017


 

 

Na tarde desta quinta-feira (30), um motorista que não teve seu nome revelado, derrubou parte de uma parede do Clube Municipal de Jataúba. Na ocasião, o homem estava transportando equipamentos de som em um carro, que seria usado em uma festa no clube.

Segundo as informações de testemunhas que presenciaram o fato, durante o momento em que o motorista estava fazendo a manobra para sair do espaço, ele não percebeu que a porta traseira do baú estava aberta e com isso, acabou atingindo o muro.

No momento da queda da parede, uma moto que estava estacionada na lateral do clube, ficou parcialmente destruída. Apesar do desastre, ninguém ficou ferido.

.

Com fotos e informações do Blog Jataúba News.

30
novembro, 2017


 

 

17ª Sessão ordinária do segundo período de 30/11/2017

;

30
novembro, 2017


 

Tri legal, tchê!

 

Grêmio Tri: A equipe do Grêmio (RS) conquistou o tricampeonato da Libertadores da América na noite desta quarta-feira (29). O time gaúcho venceu o Lanús da Argentina por 2 a 1, com destaques para a jovem revelação, o atacante Luan, e o pernambucano Fernandinho, o qual o seu maior sonho era ‘jogar no Central de Caruaru’.

Mulher no pódio: O esporte santa-cruzense está orgulhoso pelo belo desempenho da atleta Osinha Albuquerque, que foi bicampeã brasileira de judô no último final de semana na Arena Pernambuco em Recife. Ela tem se tornado um orgulho e a esperança para uma futura participação em uma Olimpíada nesse esporte, agora é só aguardar e torcer.

Ex-zagueiro do Ypiranga treinador: O Pesqueira anunciou o nome do ex-zagueiro do Ypiranga, Lima, como treinador para o Campeonato Pernambucano. Ele treinou o Porto nos dois primeiros jogos da Série A2 desse ano e foi demitido em seguida. A Águia estreará no Pernambucano no dia 17 de janeiro, contra o Belo Jardim, em casa.

Campeão no pedal: O ciclista santa-cruzense David Monteiro Neto se sagrou campeão alagoano de ciclismo em Maceió (AL). O atleta venceu na categoria Master B (40 a 49 anos) nos 50 minutos + 1 volta de competição, sagrando se campeão alagoano da categoria.

E o sorteio?: Acontecerá no início da tarde desta sexta-feira (01), o sorteio da Copa do Mundo da Rússia 2018. Na Copa, as 32 seleções classificadas serão divididas em oito grupos de quatro equipes e no sorteio, os seus nomes estarão separados em quatro potes. A sorte estará sendo lançada, porém creio que o Brasil deverá cair no ‘Grupo da Morte’.

;

As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

30
novembro, 2017


 

 

Foto: Divulgação.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou um sistema atualizado para a localização de veículos roubados. Através do SINAL, o proprietário cadastra no site do órgão as informações do carro, moto ou caminhão furtado em qualquer local, além das rodovias federais. O programa envia uma notificação a agentes num raio de 100 quilômetros da ocorrência, facilitando, assim, a recuperação do veículo.

A denúncia deve ser feita no site clicando AQUI com o preenchimento de um formulário com informações de placa, cor, modelo do veículo e dados pessoais do proprietário. O registro também pode ser feito através do número 191, telefone gratuito da PRF.

O SINAL é uma nova versão do antigo sistema SINARF/Alerta. É importante salientar que o registro do furto no site da PRF não substitui um boletim de ocorrência na Polícia Civil – o cidadão ainda precisa notificar oficialmente o fato à autoridade.

30
novembro, 2017


 

 

Rádio Debate aborda cenário Taboquinha para as eleições 2018 e a possibilidade de Edson Vieira voltar a apoiar Paulo Câmara

O programa Rádio Debate desta quinta-feira (30) abordou sobre possível cenário envolvendo Paulo Câmara, Armando Monteiro Neto, Marília Arraes, José Augusto Maia, bancada de vereadores Taboquinha e ex-vereador Fernando Aragão.

Outro tema em destaque foi em relação à entrevista concedida ao radialista Alberes Xavier, do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, que falou sobre as eleições 2018 e a possibilidade de voltar a apoiar o governador Paulo Câmara (PSB) para as próximas eleições.

Confira o programa na íntegra:

30
novembro, 2017


 

 

 

Com um elenco já em formação para edição 2018, a produção executiva do maior espetáculo ao ar livre do mundo, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realiza, nos próximos dias, as gravações para divulgação do espetáculo.

A Sociedade Teatral de Fazenda Nova divulgou alguns nomes para as apresentações do próximo ano, entre 24 a 31 de março em Brejo da Madre de Deus.

Renato Góes (Jesus) Kadu Moliterno (Pilatos), Victor Fasano (Herodes), Tonico Pereira (Anás) e Nicole Bahls (Herodíades), são alguns dos artistas confirmados.

Robinson Pacheco, organizador do evento, é filho de Plínio Pacheco, idealizador e construtor da cidade teatro. Ele participou na manhã desta quinta-feira (30), do Programa Cidade Notícia da Rádio Polo FM, falando sobre a formação do elenco e novidades.

Confira:

 

30
novembro, 2017


 

Imagem de trecho em obras da Adutora do Agreste.

A falta de repasses por parte do governo federal poderá levar à paralisação das obras da Adutora do Agreste, maior projeto hídrico do estado. Isso porque as empreiteiras não estão mais conseguindo honrar os compromissos assumidos para executar os serviços e já repassaram para o presidente da Compesa, Roberto Tavares, um pedido de suspensão dos serviços.

“Pedi para que segurem até o dia 10 (de dezembro) para ver se a gente consegue algum recurso para manter essa obra ativa”, destacou Tavares. “Estamos muito próximo de colocar água no Agreste. Tenho condições de implementar um ritmo na obra para chegar água nos municípios em três meses”, previu o presidente da Compesa.

Essa expectativa, no entanto, está distante de acontecer. Segundo Tavares, a meta era de concluir o serviço em dezembro deste ano. “Mas para isso os repasses precisariam ter sido condizentes”. Ao contrário disso, em 2017 foram repassadas apenas três parcelas de recursos.

A primeira, em março (R$ 16 milhões); a segunda, em julho (R$ 40 milhões); e a terceira, em outubro (R$ 11 milhões), totalizando R$ 67,7 milhões.

“Então, quando deveríamos chegar ao auge da obra e pedir para as empreiteiras pisar no acelerador, eles tiveram que pisar no freio”, lamentou.

Para mostrar o atraso no cronograma por parte do governo federal, Roberto Tavares lembrou que, em 2016, foram repassados R$ 136 milhões para a Adutora do Agreste, quando, neste ano, caiu para metade da verba. Até agora, segundo apontou, já foram repassados R$ 680 milhões, mas ainda restam R$ 570 milhões para concluir o projeto.

“A nossa dívida com os fornecedores já chega a R$ 50 milhões. Isso mostra que, se chegar uma parcela nesse valor, só vou conseguir zerar a dívida”, ponderou, acrescentando que o pacto feito com o Ministério da Integração para 2017 era de um repasse de R$ 360 milhões.

A esperança do presidente da Compesa são emendas de bancada que, atendendo um pedido do governador Paulo Câmara (PSB), os deputados federais destinaram as propostas para a adutora. O total é de R$ 164 milhões.

“Mas já fique sabendo que pode haver contingenciamento e bloqueios e esse valor pode cair para R$ 113 milhões”, falou ele.

Tavares advertiu, ainda, que uma paralisação da obra vai desempregar 400 pessoas em uma região já castigada pela seca e passará a sofrer também com o desemprego.

“Quem passa pela vida pública tem que deixar um legado. Estamos fechando o ano com o menor repasse desde o início do projeto. Então, o legado que a gente tem, de ter ministros pernambucanos participando do governo, foi o de ter um ano como o pior de todos”, finalizou.

Fonte: Diário de Pernambuco 

30
novembro, 2017


 

Imagens cedidas pela Polícia Militar

Nesta quinta-feira (30) o comando do 24º BPM divulgou dados de mais uma operação “Fecha Batalhão”, que foi realizada nas cidades de Santa Cruz, Brejo (no distrito de São Domingos) e Toritama.

De acordo com o Coronel Aleixo (comandante do 24º BPM) a operação tem como objetivos a intensificação das abordagens em bares, pedestres e veículos, afim de coibir a prática de crimes contra a vida em áreas com histórico de criminalidade.

As operações foram realizadas das 16h até a meia noite da última quarta-feira (29), onde foram abordadas mais de 300 pessoas que estavam em bares, carros ou motos.

Não houveram, de acordo com o comando, homicídios nas localidades alvo das ações. Ainda de acordo com o Coronel Aleixo, a operação faz parte do conjunto de medidas com foco a ficar abaixo das metas estipuladas pelo programa Pacto pela Vida quanto ao número de homicídios.

30
novembro, 2017


 

Foto: Arquivo

Em entrevista concedida ao radialista Alberes Xavier, no programa Cidade em Foco, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) falou sobre as eleições 2018 e a possibilidade de voltar a apoiar o governador Paulo Câmara (PSB) para as próximas eleições.

É claro que ambos já não defendem o mesmo terreno para a corrida eleitoral, mas de acordo com o prefeito, sua volta em apoiar o projeto de reeleição de Paulo Câmara está condicionada a vários fatores da conjuntura política, que envolvem nomes como Fernando Bezerra Coelho (PMDB), Bruno Araújo (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e, em especial, ao nome do senador Armando Monteiro (PTB), sendo este posto como candidato a governador em uma eventual união das Oposições.

“Não tenho condição política, junto com meu grupo, de estar pedindo votos para ele. Somos oposição e sendo candidato (a governador) Fernando, Mendonça ou Bruno, é outra situação. Eles têm ligação com o prefeito Edson Vieira. Não tenho nada de pessoal contra Paulo Câmara e espero que ele ajude Santa Cruz, aumentando investimentos e vamos deixar com mais clareza o que vai acontecer daqui para março, definir verdadeiramente quem terá as suas candidaturas.  O candidato que tem posto é Paulo Câmara e eu respeito. Estamos analisando e espero que as coisas aconteçam melhor. A situação de Santa Cruz não pode ser problema para essa região do agreste e vamos ter calma” – frisou.

Mais uma vez questionado sobre se havia possibilidade em voltar a apoiar o projeto Paulo Câmara, ele foi cauteloso, mas reafirmou sua negativa em apoiar Armando:

“Eu comungo com Bruno Araújo e tem um cheiro de mudança no estado, mas vamos ver. Se meu grupo optar por uma candidatura contrária; se o senador Armando Monteiro for o candidato a governador e está claro: que ele terá um palanque de oposição aqui. Eu não acredito que os vereadores que hoje defendem o nome de Marília Arraes e em José Augusto Maia apoiando Armando Monteiro para Governador, que eles estarão contra. Já foi visto que ele é a liderança da oposição e estaremos do outro lado. Não poderemos estar no mesmo palanque. Aqui temos um grupo forte e estaremos no outro palanque, mas quero deixar claro: não vamos antecipar as coisas e muita água vai passar por debaixo dessa ponte. Não acredito que o candidato a governador será Armando e por isso estou conversando com várias lideranças em nosso grupo” – disse.

30
novembro, 2017


 

30
novembro, 2017


 

Foto: Fernando Lagosta.

Por volta das 17h40 desta quarta-feira (29) através de denúncias anônimas, os efetivos do Malhas da Lei e da 2ª Secção, além de policiais militares de Vertentes, conseguiram recuperar no Bairro de Casinhas de Vertentes, uma arma de fogo e uma moto Biz roubada de cor vermelha e sem placa.

De imediato, os policiais seguiram até o imóvel, onde localizou a moto que estava em posse de Jaciaci José de Lima, mais conhecido por “Cici” (39 anos) e, com ele também foi localizada uma espingarda calibre 36, sem coronha.

O veículo, a arma de fogo e o acusado, foram conduzidos para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde a equipe da polícia civil entrou em contato com a proprietária da moto e revelou que ela teria sido vítima de assalto no dia 2 de novembro deste ano no bairro São José na Capital da Moda.

29
novembro, 2017


 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores