Fotos: Fernando Lagosta.

Na noite desta segunda-feira (31), policiais militares receberam informações de que no Sítio Arroz, zona rural de Taquaritinga do Norte, haveria um baú abandonado.

Diante da informação, o efetivo juntamente com o Serviço Reservado e Malhas da Lei seguiram ao local, onde foram feitas várias buscas pelo matagal e encontraram um Container, após ser feita a consulta foi constatado que se tratava de um acarreta roubada.

Em seguida, o policiamento fez buscas nas proximidades e foram ate a residência do proprietário do Sítio e encontraram parte de um caminhão também com restrição de roubo, o qual foi roubado no ultimo dia 22 de julho por três elementos no Recife.

Na residência do acusado, Severino Ramos Cordeiro de Melo Filho (37 anos), foi localizada uma moto com chassi adulterado e alguns produtos que estavam no caminhão no momento do roubo.

Severino foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde prestou esclarecimentos e deverá ser autuado pelo crime de receptação.

31
julho, 2017


 

 

Foto: Divulgação.

As inscrições para vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) começaram nesta segunda-feira (31). São 77 mil bolsas remanescentes das 147,4 mil ofertadas na chamada regular referente ao segundo semestre deste ano.

Para os candidatos que ainda não estiverem matriculados, as inscrições vão até o dia 25 de agosto. Para os que já estão matriculados, o prazo final é 30 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site clicando AQUI.

Podem se inscrever para as vagas remanescentes do ProUni aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtiveram nota média igual ou superior a 450 pontos e superior a 0 na redação. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 

 

Em contato com a nossa redação, moradores da Travessa Cecília Bezerra Aragão, Bairro Arcoverde em Santa Cruz do Capibaribe, pediram providências em relação à rua que se encontra as escuras há vários meses. De acordo com a moradora, Neidy Fortunato, no local há um poste com a luz queimada o que torna ainda mais a rua perigosa.

Segundo a moradora, para solicitar a ligação do poste há alguns dias, o seu esposo teria ido à Celpe, que mandou ir até a Prefeitura e, que pediu que fosse até a Secretaria de Serviços Públicos, apesar das idas ao locais mencionados, até o momento o problema não foi solucionado.

 

 

Fotos: Divulgação.

No último final de semana, as obras da creche municipal de Toritama foram novamente invadidas por vândalos. O local teve vidraças, portas, pias, banheiros e estruturas de granito danificadas.

A creche teve início ainda na gestão do ex-prefeito Flávio Lima em outubro de 2012 e foi orçada em R$ 487.541,94. A primeira creche municipal está em sua terceira administração pública ainda sem previsão de conclusão. De lá pra cá, as obras pararam diversas vezes e o local foi palco de seguidas investidas criminosas.

Embora não haja objetos a serem furtados, vândalos aproveitam a fragilidade da segurança para depredar e danificar as dependências da construção.

Este ano, a atual gestão iniciou a construção de um muro em torno da creche que deverá impedir esse tipo de ato. De acordo com a assessoria da prefeitura, o local conta com vigia noturno, o que não foi suficiente para evitar a depredação deste final de semana. Mesmo sem prazo, a entrega da obra deverá ser atrasada devido aos os danos.

,

Com informações de Evandro Lins, correspondente do blog em Toritama

 

 

Foto: Arquivo.

Encontra-se desaparecido há 14 dias, o motorista santa-cruzense Josa, o mesmo é irmão do vereador Joab do Oscarzão. Segundo o parlamentar, Josa teria ido até o estado de São Paulo para buscar um ônibus, porém até o momento não retornou e não enviou notícias.

Josa trabalha como motorista de van e no carro do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe. Em 2015, Josa foi candidato ao Conselho e obteve 575 votos.

 

REPORTAGEM ESPECIAL

Erica mostra, orgulhosa, o resultado da luta  que foi iniciada após ser alvo de discriminação – Fotos: Elivaldo Araújo e Thonny Hill

Na tarde desta segunda-feira (31) o blog conversou com Erica Thawany Adelino Leal (28 anos, foto acima). Ela é a primeira transexual do município e uma das primeiras da região a conseguir, depois de anos na Justiça, a ter seu nome social mudado para nome oficial em todos os seus documentos pessoais, inclusive com a alteração na sua Certidão de Nascimento.

Erica é a pioneira em Santa Cruz quanto a esse tipo de luta, já que grande parte da sociedade ainda vê, com preconceito, a situação enfrentada pelos transexuais em seu dia a dia. O começo dessa batalha foi tema de uma reportagem no blog em abril de 2015, que pode ser revista clicando AQUI.

Confira agora a nova entrevista:

.

Blog – Quando foi que começou essa sua batalha judicial?

Erica – Começou quando eu entrei com uma denúncia no “Disque 100”, onde tive acolhimento de um psicólogo e de um advogado, ao qual entrou com uma ação por homofobia. A advogada, conhecendo meu dia a dia, tinha feito um mutirão para entrar com uma batalha judicial para troca de nome e me incluiu nessa lista, fez o pedido e entrou com essa ação judicial, em 2015.

.

Blog – Como foi o transcorrer de todo esse processo?

Erica – É muito difícil chegar onde consegui e espero que outras transexuais em Santa Cruz, que precisam ter seu nome reconhecido nos seus documentos, se incentivem. A minha audiência foi em março de 2015 e vim ter o meu registro (somente) agora, em 12 de julho. O decorrer de todo o processo foi de três anos e dois meses. Tem que se ter muita paciência, muita força de vontade e o mais difícil foi esperar.

.

Blog – Quando você deu entrada nesse pedido para tirar todos esses documentos?

Erica – Assim que eu tive o registro em mãos, que (o cartório) da cidade em que eu nasci enviou para o Fórum de Santa Cruz, procurei a assistente social, que me ajudou e me encaminhou para uma advogada, que me orientou. Sobre isso, não tive tanta dificuldade, mas era algo novo para as pessoas quando eu chegava para fazer meu Título (de Eleitor e outros documentos). Tive que explicar tudo… Que estava com o desfecho do processo em mãos, a Certidão de Nascimento; mas aí eu tinha que explicar tudo, que se tratava de uma transexual… Por se tratar de um fato novo, falavam que o sistema poderia dar erro (…). A dificuldade era essa, mas não das pessoas (…). Foi até rápido. Já estou com minha Identidade, CPF, Título e na próxima segunda, já estou fazendo a minha Carteira de Trabalho.

Blog – O que esses documentos representam para você?

Erica – Representam o futuro. Algo novo; que não vou chegar a algum lugar e ter que me explicar. Que vou oferecer meus documentos e onde as pessoas vão me reconhecer. Isso causava um constrangimento tanto para mim quanto para as pessoas que pegavam os documentos antigos, porque eles viam uma mulher e o nome masculino. Eu acredito que isso vai acabar, que não vou sofrer mais constrangimentos.

.

Blog – Ainda se existe um preconceito com a questão do transexual e mais ainda por conta de você ter chegado a um grau que poucas pessoas como você chegaram. Como é lidar com isso?

Erica – Eu acredito que posso estar ajudando (a acabar com o preconceito). Eu talvez poderia nem me mostrar, nem aparecer como eu passo despercebida pelos lugares onde frequento; poderia até me esconder da sociedade, mas a gente não tem que ter vergonha. Tenho que vir e mostrar para incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Temos que lutar por nossos direitos e sempre fui assim. Nunca aguentei uma discriminação, nem comigo e nem com outras pessoas que estejam do meu lado. Sou uma pessoa que acredita que o mundo pode melhorar com um ajudando o outro. Minha psicóloga me perguntou se, quando eu fizesse a cirurgia (para mudança de sexo) se eu iria me esconder, viver para sociedade como mulher; não dizer a ninguém sobre minha luta, meu dia a dia. Não quero isso. Quero informar as pessoas que são transexuais têm que estar no leito da sociedade e esta tem que ter respeito com essas pessoas. Por me achar isso, é por isso que estou aqui incentivando outras pessoas a fazer o mesmo. Temos que lutar pelos nossos direitos; tanto que estou com os documentos em mãos, onde vão acabar todas as demandas, questões e constrangimentos. Eu fui em frente e consegui.

.

Blog – Falando da cirurgia, o que falta para que ela aconteça?

Erica – O Hospital das Clínicas (em Recife) onde sou acolhida tem uma portaria, onde pede que a pessoa, sendo acolhida, tem que ter dois anos (de apoio) psicológico. Lá, eles oferecem tratamento hormonal, troca de próteses, algumas cirurgias simples e outras como a mudança de sexo. Vou completar, em 19 deste mês, dois anos nesse hospital. Acredito que, como dito lá, a pessoa já sai do tratamento psicológico e passa pelo médico. A saúde estando bem, é marcada a cirurgia. Não se diz a data ou o mês, mas se antecipa os exames. Está mais perto do que longe (…) e me sinto outra pessoa devido ao atendimento que o hospital oferece.

.

Blog – Concretizando esse passo ou até antes disso, mas já entrando em uma questão pessoal. Como está a vida da Erica? Pretende adotar filhos? Como você pretende formar esse vínculo familiar para o futuro?

Erica – Hoje estou casada e filhos… Agora não penso; não mais. As coisas e o país estão muito difíceis. No meu caso, as coisas estão se terminando, mas quero dar um tempo. Meu casamento está bom, pretendo me casar oficialmente no civil e, quanto a minha família, tudo está perfeito.

.

Blog – Para quem não conhece ou para aqueles que te acompanharam em todo esse processo, ainda rola o preconceito quanto ao que você está fazendo?

Erica – Pessoas que tem costume de tratar transexual com preconceito, depois que conhece, que convive… Geralmente eu não sofro preconceito aqui em Santa Cruz pelo fato de eu passar muito despercebida, eu acredito nisso. Não que não tenha muito preconceito, pois se tem e muito; mas não sofro esse abuso, esse preconceito por eu passar despercebida, mas outras transexuais sofrem. Não sei como é o ser humano, pois na cabeça deles, a transexual tem que ser como eles querem. Quando se vê uma que não tem condição, que não tem suas próteses, por não se parecer com mulher, sofrem mais preconceito.

.

Blog – Quando você fala “despercebida”, tem a ver com a parte estética; pelo fato de você não ter praticamente feições masculinas?

Erica – Eu falo mesmo neste fato porque tem outras transexuais aqui em Santa Cruz que não foram contempladas… Eu nasci assim, pequena… Com as mãos pequenas, com a minha voz. Eu comecei a tomar hormônios faz oito, nove meses. Para mudar nosso corpo, (normalmente) dura uns três meses para quem é transexual, mas no meu caso, o medicamento é mais fraquinho e demora bastante, mas não é por isso que vou me esconder, nem que eu dizer que não sou uma transexual. Sou com orgulho e quero que outras vejam minha história ou que não tenham inveja, mas sim quero incentivar as pessoas a lutarem por seus direitos e não passar por discriminação.

.

Blog – Para finalizarmos: Qual a mensagem que você deixa para a população quanto a esse seu lema, que é uma bandeira polêmica já que lida com muitos paradigmas na sociedade como religioso, estético, jurídico…

Erica – É acreditar, ter força. Muitas pessoas acreditaram em mim e me deram força para chegar onde estou hoje. Eu tive muito apoio de pessoas importantes da minha vida desde o primeiro seminário (LGBT) que participei em Santa Cruz e, daí em diante, fui “metendo a cara” e conquistando o que eu conquistei hoje. Tenho muito o que agradecer a Gilson Julião, a Iana Paula, a Clarissa Carvalho, a minha assistente social Raquel Martins e a minha família que me apoiou. O que importa é a gente acreditar e lutar.

 

 

A CJ Tecidos de Santa Cruz do Capibaribe comemorou neste ano, 20 Anos da Empresa. A CJ tem disponibilizado dos melhores tecidos para a nossa região e para o Brasil.

Para coroar as duas décadas de trabalho ao lado dos clientes, a CJ Tecidos promoveu neste final de semana o sorteio de uma moto Shineray Jet 50cc. O contemplado foi o cliente Jurandir Belo de Souza, que reside em Poço Fundo, zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

“Quero expressar nossa gratidão á Deus pelos 20 anos da CJ Tecidos, porque até aqui nos ajudou o Senhor, em meios às lutas e dificuldades. Ele sempre nos surpreende com o seu cuidado, muito obrigado á todos os nossos funcionários e clientes que fizeram e continuam fazendo parte dessa história” – avaliou os proprietários Aílton Paca e Luciana.

A CJ Tecidos está localizada na Avenida Cabo Otávio Aragão, 87, Centro de Santa Cruz do Capibaribe. Telefone: (81) 3731-2066.

 

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE
.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
.

A presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), Cíntia Valéria, convoca todos os seus associados para comparecer à Assembleia Geral Extraordinária que será realizada em sua sede nesta terça-feira (01) às 19h.

A ASCAP está situada na Avenida 29 de Dezembro, 233, 1º andar, São Cristóvão, Santa Cruz do Capibaribe (PE). A Assembleia terá com qualquer número de associados presentes e será deliberada a seguinte pauta:

a) Mudança no corpo de diretores da associação;

b) Apresentação da aquisição da Máquina de Corte Automatizado;

c) Últimas ações da associação;

d) Palestra com a psicóloga Janaína Souza: “Amor e Trabalho”.

e) Demais assuntos do interesse dos associados.

 

Cíntia Valéria Barbosa da Silva
.
  Presidente​

A REELEIÇÃO DOS GOVERNADORES

 

A crise econômica influenciará a escolha do eleitor na eleição vindoura para governo do Estado? A Ciência Política procura causas. No caso, o que causa B. A causa de B é A. Este raciocínio deve estar presente na mente dos estrategistas e analistas que desejam prever e agir na futura disputa eleitoral.

Tenho a hipótese, já comprovada na última eleição para prefeito, de que a crise econômica favorece o gestor candidato à reeleição. O seguinte mecanismo causal, mas não determinista, foi observado: A crise econômica (variável independente) criou eleitores tolerantes com o prefeito candidato à reeleição (variável dependente). O eleitor tolerante é compressivo e tem maior probabilidade de perdoar o incumbente pelas promessas não cumpridas.

Para a crise econômica influenciar o eleitor, uma sábia narrativa precisa ser construída. Na eleição municipal, diversos prefeitos candidatos à reeleição narrou para o eleitor “que mesmo em época de crise econômica, ele fez, e que não fez mais em razão da crise econômica”. Essa narrativa influenciou parte do eleitorado a ser compreensivo e tolerante, e, por consequência, ocorreu a reeleição do alcaide.

O mecanismo observado na recente eleição municipal poderá ser verificado na vindoura disputa eleitoral para governos estaduais. Entretanto, não desprezo, de modo algum, outras variáveis causais, além da crise econômica, que podem influenciar a escolha do eleitor.

Pesquisas realizadas na disputa municipal em diversas cidades no ano de 2016 revelaram que a crise econômica contribuiu para novo sucesso eleitoral do prefeito. Contudo, o prefeito não estava fortemente reprovado. Isto é: A avaliação da gestão do prefeito foi o ponto de partida para o novo sucesso eleitoral. A crise econômica, por si só, não garante à reeleição.

Governadores fortemente reprovados conseguirão recuperar popularidade em razão da crise econômica? Esta é a dúvida que tenho neste instante. Governadores sábios, mesmo ciente dos efeitos positivos da crise sobre o eleitor, os quais fortalecerão as suas condições para novo sucesso eleitoral, não devem desprezar a recuperação da popularidade o quanto antes. Eleitores que toleram e compreendem o candidato à reeleição em razão da crise econômica tendem a dar nova chance a ele. Mas para tal realidade existir, é preciso que ele não esteja fortemente impopular.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

 

 

De 05 a 13 de agosto, Santa Cruz do Capibaribe sediará a sua I Semana da Juventude. Promovido pela Prefeitura Municipal, a I Semana da Juventude vem com a promessa da realização, para jovens de 15 a 29 anos, de diversos cursos, palestras, shows e oficinas trabalhando o tema “Juventude protagonista construindo uma cidade de oportunidades”.

De acordo com a prefeitura, as atividades serão realizadas em diferentes locais como em escolas estaduais e instituições privadas.

.

Inscrições já podem ser realizadas

Distritos como a Vila do Pará e Poço Fundo também serão alvo de ações e para se inscrever, o jovem deverá ir à Casa da Juventude, localizada na Rua São Paulo, 711, no Bairro Santa Tereza, entre 8h e 13h.

Os documentos a serem levados no ato da inscrição são: documento de identificação (com foto) e comprovante de residência. As inscrições podem ser feitas na hora dos cursos.

A I Semana da Juventude contará com palestras de diversas entidades como o SEBRAE, Leonel Capacitações, MG7, Flip Comunicação e empresários e publicitários da região, além da participação do Porto Digital através do Armazém da Criatividade.

.

Programação será revelada sexta-feira

A abertura da I Semana da Juventude será realizada na próxima sexta-feira (04), na Praça do CÉU, a partir das 10h, com a participação do prefeito Edson Vieira e outras autoridades, onde será apresentada a programação de todo o evento.

A direção da Escola Primeiro Mundo comunica a todos os pais, alunos, professores e demais colaboradores que, POR DETERMINAÇÃO DO SINDICATO DOS PROFESSORES, às aulas do II Semestre só terão início na quarta-feira, 02 de agosto. Agradecemos a compreensão e estamos à disposição para qualquer dúvida. Aguardamos todos vocês para juntos continuarmos nosso trabalho.

Foto: Assessoria.

Na manhã desta segunda-feira (31) a prefeitura de Brejo da Madre de Deus informou os resultados direcionados para o município, durante mais uma edição do ‘Pernambuco em Ação’, realizado no sábado, em Caruaru.

O prefeito Hilário Paulo (PSD) foi um dos prefeitos presentes no evento, que contou ainda com secretários estaduais e deputados da base governista. O gestor de Brejo esteve acompanhado do vice-prefeito Josevaldo Lopes (PTB), vereadores, secretários municipais e lideranças políticas locais.

De acordo com o prefeito, durante o evento, foram assinadas ordens de serviços para o projeto executivo da restauração da PE-145, que tem previsão de início para o mês de dezembro, além da execução do projeto executivo da construção do esgotamento sanitário de toda a Sede do município.

Além disso, foi assinada também a ordem de serviço da construção da Praça do Bom Conselho, orçada em aproximadamente R$ 600 mil.

Segundo Hilário, o projeto para rodovia está orçado em, aproximadamente, R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais). Já para o esgotamento é de, aproximadamente, R$ 570.000,00 (Quinhentos e setenta mil reais).

Pernambuco em Ação

De acordo com o governo, o Agreste Central foi a área com o maior anúncio de investimento de todas as rodadas do seminário. O montante R$ 502 milhões, com atenção especial à sustentabilidade hídrica – R$ 488 milhões.

Somente a ordem de serviço de implantação do Sistema Adutor do Agreste (Lote 5) recebeu R$ 226 milhões, busca beneficiar dois milhões de habitantes.

Câmara anunciou ainda medidas voltadas para os setores de infraestrutura, educação, transportes, agricultura familiar, turismo e cidades.

31
julho, 2017


 

 

Forte declaração contra protesto de empresário sobre auxílio-alimentação na Câmara e conjunturas que podem colocar Edson Vieira como candidato a federal são destaques

Nesta segunda-feira (31) foi veiculada mais uma edição do programa Rádio Debate, que trouxe os principais assuntos da política que esquentaram as discussões no final de semana.

O primeiro deles envolve o auxílio-alimentação na Câmara em Santa Cruz, onde o empresário santa-cruzense Valmir Ribeiro mostrou, em redes sociais, a forma de como está preparando um protesto a ser realizado na próxima quinta-feira (03) sobre o assunto.

A atitude do empresário rendeu um forte ataque pessoal do vereador governista Junior Gomes (PSB) com foco na questão, que depois se retratou do fato.

Já o segundo assunto debatido está relacionado as conjunturas políticas na região, que podem colocar, mais uma vez, o prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira (PSDB), em uma nova corrida eleitoral, desta vez na disputa a deputado federal em 2018.

Além disso, o programa traz a análise de outros assuntos com os comentários de Inaldo Sampaio, direto de Recife. Ouça o programa na íntegra e fique por dentro dos principais assuntos da política:

.

31
julho, 2017


 

 

Imagem meramente ilustrativa.

A cada período de chuva, cresce a preocupação com a aparição mais frequente de escorpiões. Residentes em Santa Cruz do Capibaribe e região também devem ficar atentos. Uma das principais características do escorpião é se esconder em lugares úmidos.

Kaio Magnum de Souza, Coordenador de Vigilância Ambiental em Santa Cruz, esclarece como se prevenir, nas residências.

“Manter a casa limpa, pois a presença de escorpião não só se dá por causa da mudança climática, mas também pelo fato da presença de alimentos para eles, como baratas e besouros. Manter limpa principalmente a cozinha, que é o lugar de mais fácil acesso a alimentos”, fala.

O coordenador acrescenta que, caso aconteça qualquer incidente, a vítima deve procurar, imediatamente “UPA ou Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão, onde possui o produto necessário para o tratamento”, e “nunca sugar, colocar gelo ou fazer qualquer tipo de tratamento caseiro”.

“Em caso de picada, se possível, levar o escorpião em um recipiente pra unidade de atendimento”, diz.

Recentemente, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou um acréscimo de 25,8% de notificações a mais, que os primeiros meses de 2016, em Pernambuco.

31
julho, 2017


 

 

Nesta segunda-feira (31) foram divulgados, pela Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE) novos números da violência em Pernambuco, desta vez quanto ao número de homicídios.

De acordo com os novos números, de janeiro até a data do último domingo (30) foram assassinadas 3064 pessoas, sendo que 1782 foram em cidades do interior e o restante na Região Metropolitana do Recife.

Até o fim do primeiro semestre, a taxa de homicídios tinha um aumento de 39%, o que apontava os prognósticos de que o estado deve passar a marca dos 5 mil homicídios até o final do ano.

Ainda de acordo com os números, em 24 horas foram assassinadas 30 pessoas ou seja: mais que uma morte por hora. Pernambuco ainda contabiliza 2.337 casos de violência doméstica e familiar e 139 estupros.

31
julho, 2017


 

 

Na manhã desta segunda-feira (31) um corpo foi encontrado carbonizado no povoado de Junco, que fica na zona rural da cidade de Vertentes.

De acordo com as primeiras informações, o corpo pertence a um homem, de cor morena e aparentemente calvo, que estava conduzindo uma moto do modelo CG (possivelmente na cor preta).

Um fato que chama a atenção é que, próximo ao corpo, foi localizada a placa de uma moto, pertencente a Santa Cruz do Capibaribe. Os números e letras não estão totalmente visíveis.

 

 

Ainda de acordo com as informações, a Polícia Militar já se encontra no local e novas informações devem ser reveladas nas próximas horas. As evidências coletadas no local apontam que o homem pode ter sido assassinado.

31
julho, 2017


NOVO PARCEIRO!

Ganhando corpo!

Sinal verde – Com a grande possibilidade do Ministro Bruno Araújo (PSDB) alçar voos mais altos em 2018, informações de um Tucano de alta plumagem do Palácio Municipal nos afirmou que o sinal verde já foi dado ao prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), para tentar viabilizar sua possível candidatura para Deputado Federal.

Sem brincadeiras – Carregando a experiência de três disputas a nível estadual em seu currículo político, Edson conhece o caminho das pedras no Estado, onde sempre foi bem votado fora do território de Santa Cruz do Capibaribe. Para ter uma ideia, nas eleições de 2010, Vieira chegou próximo dos 50 mil votos.

Distritão – Caso o denominado “Distritão” passe como está sendo apontado, o voto de coligação automaticamente será extinto e os mais votados serão eleitos. Neste caso, os analistas políticos apontam que, para garantir uma eleição de Deputado Federal, o candidato deverá atingir a casa dos 80 mil votos.

Agenda apertada – Informações dão conta que o prefeito Edson cumprirá uma agenda apertadíssima no Estado, principalmente até o mês de março. O intuito é potencializar seu nome para disputa e, assim, renunciar a prefeitura no primeiro semestre de 2018, ou seja: com um ano e quatro meses do segundo mandato.

Visitas – Iniciaram as visitas políticas. Nesse final de semana, Edson Esteve em Caruaru em comitiva com Bruno Araújo; esteve em reunião com presidente da câmara de Surubim, confraternizou em festa de padroeiros com políticos Camocim de São Felix, Barra de Guarabira e São Joaquim do Monte.

7 de 8 – Caso Edson concretize uma candidatura em 2018, será a sétima das últimas oito eleições, de 2004 aos dias atuais, sendo uma eleição a cada dois anos, foram elas: 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2016 e provavelmente 2018, Vieira só ficou de fora em 2014.

Não cumprirá? – Já venho há um bom tempo afirmando meu posicionamento a favor de eleições unificadas para que não aconteça o que pode se concretizar com Edson: ter sido eleito com mais de 22 mil votos para um mandato de 4 anos e que pode renunciar com 1 ano e 4 meses de mandato para disputar outro cargo.

Tá no currículo – Não será a primeira vez que Edson deixa um mandato para disputar outro cargo. Em 2006, Vieira deixou dois anos de mandato de vereador para ser Deputado Estadual, em 2012 deixou dois anos de mandatos de Deputado para ser prefeito e agora poderá de deixar dois anos e oito meses para ser candidato a federal.

Opinião – Repito o que já falei em outro momento: a candidatura de Edson Vieira depende exclusivamente do xadrez político de Bruno Araújo, independente de qualquer situação judicial que possa surgir ou de aprovação de Governo Municipal. Neste momento, vejo, “HOJE”, Edson com possibilidades de disputar com reais chances de vencer.

.

As informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Notícias Anteriores


Meses Anteriores