Foto: Janielson Santos.

Durante a reunião na Câmara de Vereadores, nessa quinta-feira (31), o vereador Augusto Maia (PTN) cobrou que o presidente da Casa, Zé Minhoca (PSDB), coloque em pauta, o mais breve possível, as contas do ex-prefeito José Augusto Maia, referentes ao ano de 2007 (o penúltimo ano do segundo mandato).

Segundo Augusto, filho do ex-prefeito, ao não colocar as contas para votação, a casa deixa de cumprir com sua função fundamental. O oposicionista afirma que falta apenas a vontade do presidente.

Ainda de acordo com Augusto, as contas foram enviadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em agosto de 2016.

As contas de 2007 chegaram, pela primeira vez à Câmara, com recomendação para reprovação.  A princípio foi levantado questionamentos em relação aos gastos com coleta de lixo, já que os números de Santa Cruz seriam significativamente maiores que em cidades com a mesma população.

A defesa do ex-prefeito recorreu ao tribunal e alegou que os números representariam o volume e fluxo de lixo com as feiras da cidade.

No retorno para Casa, o Tribunal reconsiderou e reenviou com recomendação para aprovação.

José Augusto Maia foi prefeito de Santa Cruz do Capibaribe entre os anos de 2001 e 2008.

31
agosto, 2017


 

 

Jefferson Moraes subirá ao palco no dia 28 de setembro

 

Foto: Divulgação.

Acontecerá no mês de setembro em Santa Cruz do Capibaribe, a tradicional Festa de São Miguel e Bom Jesus dos Aflitos. O evento que ocorre anualmente na Capital da Moda contará celebrações religiosas, parques de diversões e shows grátis em praça pública.

Há alguns dias, o Blog do Ney Lima revelou em primeira mão que a cantora Adriana Arydes seria a atração principal da programação religiosa, que será no dia 29 de setembro. Já na parte profana, a primeira atração confirmada é o cantor sertanejo Jefferson Moraes, que subirá ao palco no dia 28.

A apresentação já conta na agenda do artista.

Natural de Londrina (PR), o cantor de 23 anos já participou de diversas edições de um dos maiores festivais da música brasileira, o VillaMix. Seu último DVD contou com participações especiais das duplas Jorge e Mateus, Simone e Simária e Matheus e Kauan, além dos cantores Gusttavo Lima e Israel Novaes.

Na TV, Jefferson venceu o quadro ‘Iluminados’ do Programa Domingão do Faustão e acabou assinando contrato com a gravadora AudioMix.

31
agosto, 2017


 

 

Fotos: Janielson Santos.

“Já chegou a hora da gente não se humilhar mais a ninguém, não pedir mais a ninguém, nós vamos exigir”. A frase é do presidente da Câmara de Santa Cruz, Zé Minhoca (PSDB), durante a 5º Sessão ordinária na Casa José Vieira de Araújo, na tarde desta quinta-feira.

A pauta em questão foi a sinalização da PE-160, principalmente entre o Moda Center Santa Cruz e o município de Jataúba, trecho que registra acidentes constantemente. Ele disse que está agendado uma visita dos vereadores à Secretaria dos Transportes, próxima semana.

“Exigir não só isso, mas um pouco mais de vergonha em relação ao todo, do nosso trecho urbano”, falou.

Durante seu discurso, o tucano ainda lamentou que Santa Cruz nunca alcançou o peso político para emplacar um secretário a nível estadual, mesmo já tendo eleito cinco deputados estaduais e um federal.

“Sou obrigado a reconhecer, somos tratados como terceira categoria”, diz ele, enquanto cita os números que colocam Santa Cruz do Capibaribe como um dos maiores geradores de receita do estado.

31
agosto, 2017


 

 

Fotos: Elivaldo Araújo.

Durante todo o dia desta quinta-feira (31) a Escola Ivone Gonçalves de Araújo, localizada na Avenida 29 de dezembro, Centro de Santa Cruz do Capibaribe, promoveu em suas dependências a 2ª edição da Mostra de Conhecimento, Ciências e Arte.

As salas contaram com homenagens a Luiz Gonzaga, Charles Chaplin, Cinema, Vaquejada, a musicalidade dos anos 60´s, histórias em quadrinhos, 500 anos da Reforma Protestante e a Literatura Brasileira, um breve histórico sobre a evolução da Língua Portuguesa, apresentações de ginástica rítmica, além da importância da agricultura e do homem do campo, desfiles, apresentações de mosaicos, entre outras atividades.

De acordo com o diretor da instituição, Moisés Neto, cerca de 2.100 alunos da escola e 115 professores, coordenadores pedagógicos, gestão escolar, pessoal de apoio e Secretaria da escola junto ao grupo da Educação Inclusiva, estiveram participando do evento.

A Mostra recebeu cerca de 3.800 alunos de diversas escolas do município santa-cruzense e de Brejo da Madre de Deus, entre elas pública e privada. Moisés Neto ressaltou a nossa reportagem sobre o objetivo do evento.

“O objetivo desse nosso projeto é fazer com que os estudantes da nossa cidade tenham momentos de socialização do conhecimento produzidos e orientados por nossos professores” – avaliou.

Moisés ressaltou que durante o ano a escola promove os seguintes projetos: Alunos no Sítio; Família na escola; Noite do Pijama; Intercâmbio escolar entre alunos da EJA; Jogos Internos; Noite da pizza adultos; Noite da poesia e Encontro de jovens, amigos e familiares.

Confira outras fotos:

31
agosto, 2017


 

 

Fotos: Janielson Santos.

Vereadores da bancada de oposição expuseram na tribuna da Câmara, nessa quinta-feira (31), possíveis más condições da Casa de Apoio localizada no Recife. O local tem serventia para santa-cruzenses que buscam tratamento hospitalar na capital pernambucana.

O líder da bancada, Ernesto Maia (PT), leu uma carta enviada por uma popular, retratando a situação de carência do local em questão.

“Estamos precisando de talheres, pratos, lençóis e produtos de limpeza”, diz o texto que relata ainda supostos problemas com o ônibus, cedido pela prefeitura, que faz o trajeto.

A carta foi endereçada também ao presidente da Casa, Zé Minhoca (PSDB), e ao vereador de situação Nailson Ramos (PMDB).

Nailson disse que não era o responsável pelas condições e manutenção do local, nem do veículo.

Na oportunidade, Ernesto ainda afirmou que um ônibus que conduz alunos da Malhada do Meio para o Centro da cidade, também passou por problemas essa semana, por falha nos freios.

A líder do governo, Jéssyca Cavalcanti (PTC), rebateu afirmando que existe um cuidado da gestão no serviço e manutenção dos equipamentos. No fim, ela pondera.

“Agora, logicamente, que a população entenda que Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade de 105 mil habitantes. Mesmo com uma manutenção frequente, carros se quebram, acidentes acontecem, equipamentos e utensílios são extraviados, mas a gestão está atenta sempre”, disse.

Jéssyca ainda afirmou  que a Casa de Apoio foi reformada a poucos dias e que, inclusive, já necessitou quando teve um parente doente.

 

31
agosto, 2017


 

 

Foto: Janielson Santos.

A violência desenfreada em Santa Cruz do Capibaribe é constatada em número oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS), que apontou no seu último ranking, a cidade como líder em roubos e furtos no estado de Pernambuco, proporcionalmente.

Além disso, o número de homicídios e demais crimes deixa a população em constante alerta.

Fazendo uso da tribuna, durante a 5º Sessão Ordinária desse semestre, nesta quinta-feira (31), a vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) tentou expressar o quanto a violência urbana, em geral, é complexa.

“Uma cidade que tem um jovem de 14 anos, executado na mesa de um bar, está doente”, disse em referência a um dos últimos homicídio praticados na cidade.

Ela questiona, onde estavam os pais do adolescente, Conselho Tutelar, Ministério Público, Juiz da Vara da Infância e até mesmo os próprios vereadores.

Para ela, existe, em tudo isso, ‘uma grande indiferença da sociedade e uma tentativa de sempre jogar a responsabilidade para o outro’.

“É necessário ter posturas diferentes e cada um trazer para si, as responsabilidades que lhe competem”, ratificou.

31
agosto, 2017


 

 

Foto: Janielson Santos.

Diferentemente do colega de bancada Júnior Gomes (PSB), o vereador Dr.Nanau (PSDB), ainda não firma uma posição definitiva em relação às eleições de 2018.  Mesmo exaltando pontos positivos,  o tucano voltou a criticar o governo do estado, durante discurso na tribuna, nesta quinta-feira (31).

Nanau lembra os trabalhos realizados por Paulo Câmara (PSB) na Capital da Moda, mas disse que está faltando ‘o básico’, apontando buracos na extensão de trecho urbano da PE-160.

“Eu fiz parte e faço parte, ainda, da Frente Popular. Votei no governador Paulo Câmara, como todos nós. Seria injusto se dissesse que ele não tem trabalho. Tem e muito”, falou para em seguida completar “Agora, por que tem um serviço em Santa Cruz do Capibaribe, eu não vou aqui também esconder as falhas”.

Segundo Nanau, não adianta mais conversar com diretores do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PE), que teria enganado, segundo ele, o prefeito Edson Vieira, vereadores e toda a população do município, com a promessa de tapa-buracos. Desta vez, teria que se resolver, diretamente, com o Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira.

Após a sessão, em contato com a nossa reportagem, o vereador afirmou que ‘não é possível saber o que vai acontecer em 2018. E que é preciso ter cautela, para falar de alianças políticas’.

Outros vereadores da bancada situacionista também evitam estabelecer garantias para o próximo ano.

31
agosto, 2017


 

 

Foto: Janielson Santos.

O debate em relação às alianças partidárias para 2018, aos poucos, vai saindo dos bastidores e chegando, de forma mais incisiva, à tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.  Na tarde dessa quinta-feira (31), o vereador Junior Gomes (PSB) foi contundente quanto à sua posição para o próximo pleito: Estará com a Frente Popular de Pernambuco, como aconteceu nas últimas eleições.

Liderada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), a Frente Popular foi a coalizão de partidos que deu suspensão ao então candidato Paulo Câmara. Entre as legendas PSDB, PMDB, DEM, SD entre outras.

O tema é espinhoso para muita gente, já que existe a possibilidade de junções entre partidos que hoje fazem parte da base governista (PSDB, por exemplo) com a oposição. A aproximação recente de nomes como Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), pode mudar completamente o cenário no estado e, consequentemente, em Santa Cruz do Capibaribe.

Registro em encontro administrativo entre Aramando Monteiro e Bruno Araújo.

Para Júnior Gomes, integrante do mesmo partido de Diogo Moraes e Paulo Câmara, “seria uma injustiça virar as costas para a Frente Popular de Pernambuco”, nesse momento.

O vereador lembrou que foi a Frente, ainda com Eduardo Campos liderando, que possibilitou a aliança entre Edson Vieira e Diogo Moraes, em 2011 conquistando as vitórias eleitorais em 2012, em Santa Cruz, e em 2014 no estado.

“Quero aqui, deixar minha posição muito clara. Somos governo no município e somos governo no estado de Pernambuco e, em 2018, estaremos onde a Frente Popular estiver. Seja o candidato Paulo Câmara ou qualquer outro que vier. Mas, o nosso posicionamento é estar onde a Frente Popular estiver”, declarou.

Junior destacou o 14º Congresso Nacional do PSB, que aconteceu este mês, citando o papel de Diogo Moraes, ‘Secretário de Ação Parlamentar’ integrando o Diretório Estadual.

O socialista reconhece que as movimentações podem mudar os quadros, nos próximos meses.

“É claro e evidente que a gente ver as movimentações, durante todos os dias e momentos. Aparições de lideranças, no sentido de fazer com que, essa composição que foi trabalhada e ganhou as eleições em 2014 em Pernambuco, seja modificada”, fala citando Democrata e PSDB, como partidos que podem formar quadro com a oposição ao governo estadual.

Por fim, Júnior afirmou que existe problemas com o governo do estado, e que não se omite em criticar, mas enfatizou obras, lembrando Escola Técnica, Calçadão Miguel Arraes de Alencar, duplicação da PE-160, entre outras.

“Aqui em Santa Cruz, estaremos com o deputado Diogo Moraes, indo de casa em casa, pedido voto como também com o candidato a governador da Frete Popular”, finalizou.

31
agosto, 2017


 

 

Foto: Gilson Fernandes.

Algumas vítimas de assaltos que residem no bairro Rio Verde em Santa Cruz do Capibaribe, compareceram durante esta a manhã desta quinta-feira (31) na delegacia local, para registrar queixas contra dois elementos em uma moto e que estariam praticando delitos na localidade.

Segundo um homem que acabou sendo uma das vítimas, o assalto com ele aconteceu por volta das 7h50, quando estava retirando o seu carro para se dirigir ao trabalho, na ocasião, os criminosos chegaram em uma moto e afirmaram que seria um assalto, entraram na garagem e subtraíram dinheiro, celulares, relógio e aliança.

Os criminosos que estavam em uma moto CG de cor vermelha e trajando bermudas e capacetes fechados também praticaram diversos assaltos no bairro. Vale destacar que minutos antes do assalto acima citado, um jovem teria se dirigido até a delegacia de Santa Cruz para prestar queixa contra o roubo de sua moto, que tinha a mesma característica utilizada em delitos no bairro Rio Verde.

31
agosto, 2017


 

 

Fotos: Thonny Hill

Nesta quinta-feira (31) a Makital realizou o segundo dia do evento “Makital Moda Tech”. O evento tem como objetivos a mostra de novidades em máquinas de costura, bordado e acabamento industriais, além de promover capacitação profissional para empresários e colaboradores, através de palestras.

Desta vez, a palestra teve como tema “Gestão para os resultados”, que foi ministrada pelo consultor Allyson Hildegard. A palestra focou a importância do planejamento estratégico e também a importância da qualificação do gestor, de modo a manter saudável o desenvolvimento da empresa e de seus profissionais, fortalecendo assim o setor confeccionista.

“Temos aqui no Polo de Confecções a oportunidade de crescer, de fazer diferente e tudo isso depende da gestão e de nossa profissionalização. Se o gestor não tem essa mentalidade, isso não vai adiantar. Temos que nos profissionalizar, pensar estrategicamente e vislumbrar nossas empresas para o futuro, sempre inovando” – disse Allysson.

No Makital Moda Tech também foi realizada a mostra de máquinas e equipamentos, além de consultorias feitas tantos pelos vendedores da empresa, como também pelo consultor da Silmaq, Aldo Benvenutti.

O Makital Moda Tech é aberto ao público e se encerra nesta sexta-feira (01). Confira a programação e participe!

 

Sexta-feira (01)

14h as 15h – Credenciamento

15h as 16h – Demonstração de máquinas e coffee-break, com consultoria de Aldo Benvenutti

16h as 16h40 – Palestra com Fabielly Duarte, com tema “Posicionamento de marca na era pós-digital

17h40 as 17h – Coffee-break

17h as 17h40 – Palestra com a designer de moda Narah Leandro, com tema “Inovações tecnológicas aplicadas no mundo da moda”.

17h40 as 19h – Demonstração de máquinas e coffee-break de encerramento.

31
agosto, 2017


 

 

5ª Sessão Ordinária do Segundo Período de 2017

 

31
agosto, 2017


 

 

Nesta terça-feira (29), alunos da turma do 3° ano do Ensino Médio da Escola Santo Antônio de Santa Cruz do Capibaribe, estiveram visitando a Universidade Asces de Caruaru e conferiram de perto o evento: “Asces Portas Abertas – Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia”, e tiveram acessos aos cursos da instituição.

O evento teve como tema: “Construindo um mundo Sustentável: o papel da ciência no desenvolvimento de tecnologias (de produto ou processo) presentes na resolução de problemas cotidianos”.

Os estudantes da Escola Santo Antônio estiveram participando da difusão do conhecimento científico e tecnológico através de apresentações de trabalhos científicos realizados nos cursos de graduação e pós-graduação, projetos de pesquisa e de extensão.

;

Informações da assessoria.

31
agosto, 2017


 

 

Segue nesta semana em Santa Cruz do Capibaribe, a tradicional Festa de Santo Agostinho no bairro do mesmo nome da festa, onde acontece missas, quermesse, animação litúrgica, apresentações culturais, além de shows de forró e de calouros.

As atrações musicais e religiosas acontecem a partir desta sexta-feira (01) com show de calouros e destaque musical; no sábado (02) teremos Bruno Santos, Bidinga do Acordeon e Banda Calango Aceso. O encerramento da festa será no domingo (03) com uma missa campal e show católico.

31
agosto, 2017


 

 

Fotos: Blog da Jaqueline Oliveira/divulgação

Em uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil foi preso no Sítio Riachão, na zona rural da cidade de Sumé (PB), um homem identificado por Claudeci da Silva Pereira (54 anos).

A prisão aconteceu na manhã dessa quinta-feira (31). Com ele foram apreendidas armas e munições. O mesmo é suspeito de ter praticado o crime contra o pastor evangélico Rosildo Antônio de Lima (33 anos), que foi ferido a tiros por quando chegava a sua residência, no Loteamento Nova Morada.

 

 

O crime aconteceu em 18 de julho, sendo que o pastor chegou a ser socorrido e levado a UPA 24h, sendo depois transferido para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, onde acabou falecendo cinco dias depois.

O mesmo foi levado a cadeia pública daquela cidade e ainda não há informações de quando ele deve ser trazido para Santa Cruz para falar sobre o homicídio. A motivação para o crime ainda não foi revelada.

31
agosto, 2017


 

 

 

Foto: Gilson Fernandes

No início da tarde desta quinta-feira (31), um jovem foi vítima de uma tentativa de homicídio no bairro Jaçanã em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações da vítima, Alexsandro Alves (24 anos), ele estaria trabalhando de servente de pedreiro localidade onde foi surpreendido por elementos desconhecidos que efetuaram alguns disparos de arma de fogo.

Os tiros atingiu a vítima de raspão, em seguida o jovem conseguiu se esconder dentro de uma residência, que após alguns minutos ele se dirigiu até a sua residência e foi juntamente com o seu pai até a UPA de Santa Cruz do Capibaribe.

A vítima recebeu atendimento médico e então foi liberado.

31
agosto, 2017


 

 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores