A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde, informou a partir desta sexta-feira (07), a rede de saúde do município contará com um Médico Oncologista, responsável pelo tratamento de diversos tipos de tumores. O atendimento será realizado no AME Especialidades todas às sextas-feiras, a partir das 8h.

O Prefeito Fábio Aragão comentou sobre a chegada desse profissional, que ficará a serviço da população santa-cruzense.

“Sabemos que muitas pessoas necessitam de atendimento com um oncologista, especialmente santa-cruzenses que utilizam o TFD para realizar tratamento em outras cidades. Dessa forma, facilitaremos o alcance da população ao tratamento adequado com um atendimento de qualidade. Ficamos muito felizes com mais essa conquista para os santa-cruzenses”, disse.

Os interessados pelo atendimento devem procurar a Central de Marcação, na sede da Secretaria de Saúde, para agendar a consulta. É necessário apresentar documento de identidade, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico para realizar a marcação.

O atleta santa-cruzense de MMA, Murilio Chacal, estava com uma luta prevista para ocorrer no próximo dia 15 de maio, no Recife, porém o atleta acabou sofrendo uma fratura em um dos dedos de uma mão, durante um treinamento. Devido a lesão, Murilio que enfretaria o lutador Felipe Bunes de Natal (RN) na disputa da categoria “peso mosca”, foi cancelada.

Um fato que chama a atenção é que esta mesma disputa estava marcada para o mês passado, e também foi cancelada pois o seu oponente, Felipe bunes, alegou que teria se machucado. Chacal se submeterá a uma cirurgia nos próximos dias, e a organização do evento deverá reagendar a luta para uma nova data.

Foto: Assessoria de comunicação do Moda Center Santa Cruz

 

Na última terça-feira (4), o Museu da Sulanca foi destaque de um projeto que está sendo executado pela Secretaria Municipal de Educação, em Santa Cruz do Capibaribe. A iniciativa, que consiste na produção de videoaulas, tem como objetivo preparar alunos do 5º ao 9º anos da rede municipal de ensino para a Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos que tem a participação de escolas públicas de todo o país.

Para esta edição da olimpíada, o tema escolhido para pautar as produções textuais é “O lugar onde vivo”. De acordo com a coordenadora de língua portuguesa no município, professora Ericka Geyse, o assunto ganhou um sentido ainda maior com as mudanças no ensino impostas pela pandemia.

 

“Estamos vivenciando um momento diferenciado: que é trabalhar as oficinas da Olimpíada de forma remota. A falta do ensino presencial tem sido preenchida através das aulas remotas e há um canal no YouTube exclusivo para a exibição das videoaulas gravadas que são ministradas por professores da rede municipal de ensino, contribuindo no processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, a Secretaria de Educação e o Ministério Público de Pernambuco têm se empenhado para amenizar o problema da Evasão Escolar com intervenções e acompanhamentos. Com a produção desses conteúdos digitais para a Olimpíada de Língua Portuguesa, poderemos preparar nossos alunos para a olimpíada e também proporcioná-los o conhecimento sobre o lugar/meio em que estão inseridos, contribuindo com novos saberes e um maior aprendizado”, disse.

No museu, foram gravadas duas partes do trabalho: a apresentação do local, seu acervo e curiosidades pelo historiador e recepcionista Gabriel Souza, e a história e evolução da sulanca, pelo graduado em biblioteconomia, Adelmo Teotônio. O vídeo será veiculado na próxima segunda-feira (10) no canal “Educação Conectada” no YouTube, que traz videoaulas de várias disciplinas.

Assista os conteúdos clicando AQUI

.

Conteúdo assessoria de comunicação do Moda Center Santa Cruz

Foto: Reprodução / Youtube

 

O Governo de Pernambuco anunciou na tarde da quinta-feira (6), que as medidas de restrições de combate à covid-19 serão estendidas por mais 15 dias, ou seja, seguem até o dia 24 de maio. A prorrogação foi anunciada em coletiva de imprensa com a presença do Secretário de Saúde do Estado, André Longo, e da Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

A justificativa do Governo de Pernambuco em estender as medidas de restrições se deu por conta do alto índice de óbitos causados pelo vírus e pela lotação dos leitos de UTI.

No Estado, continuam autorizados as atividades comerciais das 10h às 20h, durante os dias da semana, e das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Celebrações religiosas:

As celebrações religiosas estão liberadas para funcionarem entre às 5h e 20h durante a semana e até às 18h nos finais de semana.

Dia das mães:

Pernambuco estendeu o tempo de funcionamento dos estabelecimentos. A decisão foi tomada como forma de diluir o fluxo e evitar aglomerações no comércio durante as compras para os dias das mães. Na sexta-feira e no sábado, as atividades comerciais podem funcionar das 8h às 20h e no domingo das 8h às 18h

Foto: Jota Lima

 

A equipe do 24° Batalhão de Polícia Militar (BPM), junto com a Guarda Civil Municipal de Brejo da Madre de Deus, detém um homem por tráfico de drogas, na noite da última quinta-feira (6).

De acordo com a Polícia Militar, o efeito da guarda estava realizando rondas, quando recebeu uma denúncia de uma comercialização de drogas na roseira, no distrito de São Domingos, zona rural do município.

Ao chegarem no local, encontraram o homem na calçada e ao ser feito uma revista e busca pessoal, foi encontrado mais de quatrocentos reais. O suspeito nega passar informações de onde estaria a possível droga, então, a Polícia Militar foi acionada, visto que o local é perigoso, segundo o agente da guarda.

Foi encontrado com o suspeito 32 pedras de crack. O homem foi encaminhado para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil em Santa Cruz do Capibaribe, onde foi autuado e apresentado em audiência de custódia.

A Nata da Poesia vai aos ouvidos do mundo.

A tão histórica quanto atualíssima poesia nordestina tem data marcada para ganhar uma nova marca e um novo palco. A data é 13 de maio, a marca é a Nata da Poesia e o palco são as universais plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Youtube. A idealização é do selo Nata Music Digital, que tem a coordenação do poeta cantador Flávio Leandro e do produtor Ivan Silva.

A apresentação ao público será através de live no Instagram da Nata Music Digital, às 19h do dia 13 de maio, “Dia de liberdade e de conquistas”. No elenco, nomes como Dedé Monteiro, Zé Adalberto, Isabelly Moreira, Antonio Marinho, Thyelle Dias, Monique D’Angelo, Verônica Sobral e Marquinhos da Serrinha, só pra resumir e deixar uma ponta de curiosidade no ar.

“A ideia é organizar o nosso rico mundo poético e colocá-lo à disposição do mundo inteiro. É uma necessidade das pessoas, dos artistas e das artes e a tecnologia acessível tá aí como uma grande aliada”, explica Flávio Leandro. “Nossa poesia vai ser um canal para o diálogo entre outras linguagens e outras línguas. É uma fusão cultural ilimitada”.

Na live de estreia serão sorteados brindes, como os trabalhados chapéus de couro de Flávio Leandro, um quadro de couro do Mestre Espedito Seleiro e cestas com obras dos poetas e poetisas integrantes da Nata da Poesia. Para ficar por dentro de tudo é só acompanhar o perfil da Nata Music Digital nas redes sociais.

22 pessoas condenadas a prestar serviços comunitários como pena por cometer pequenos delitos, têm contribuindo para que a cidade de Santa Cruz do Capibaribe se torne mais verde com trabalhos de arborização.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em dois anos seis mil árvores foram plantadas pelos cumpridores de penas alternativas nas ruas e em calçadas de instituições, em um processo lento que se inicia com o cultivo de pequenas mudas de sibipiruna, ipê, felicio, urucum, pau ferro, paineiras e aroeira.

Segundo a SJDH, quando estão mais crescidas e prontas para o plantio no local definitivo, todos os cumpridores de pena envolvidos no trabalho de arborização são acompanhados pela Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa), órgão vinculado à pasta da Justiça e Direitos Humanos, responsável por encaminhar cada pessoa ao cumprimento da pena que lhe foi designada.

Segundo Raquel Brandão, da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), é essencial integrar o cumpridor de pena à instituição beneficiada com o serviço. “É com o envolvimento de toda a sociedade que a ressocialização desse indivíduo pode ser possível”, disse ela.

Os apenados de Santa Cruz do Capibaribe também podem ser direcionados a outras instituições para a prestação de serviços comunitários, como ao batalhão de polícia, escolas e comércio.

Foto: Reprodução

 

Nesta quinta-feira, a 17º Delegacia Seccional de Santa Cruz do Capibaribe apresentou Bruno Bezerra de Oliveira como delegado da 107º Circunscrição de Brejo da Madre de Deus, que acumula a 107° Circunscrição, no município de Jataúba.

O delegado esteve na presidência da Associação dos Delegados de Pernambuco (ADEPPE) entre o biênio de 2019 a 2021 e está na Polícia Civil desde o ano de 2008.

Brejo da Madre de Deus está sem delegado titular desde a morte de Anderson Liberato, no dia 17 de abril, em Jataúba.

Imagem do arquivo

 

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, firmou um “Acordo de Cooperação Técnica” com a diretoria regional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo da parceria é a ampliação dos atendimentos à população no município.

Para tal, dois funcionários serão disponibilizados pela prefeitura para o treinamento e acesso ao sistema do INSS, logo após a capacitação, os funcionários poderão atender os cidadãos sobre questões como aposentadoria e outros benefícios fornecidos pelo Instituto.

Uma visita ao prédio do INSS no município foi realizada com o intuito de buscar uma alternativa viável para ativação do prédio, seja com os atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social, ou até mesmo com a incorporação do imóvel para o patrimônio municipal.

O Programa Independente desta quarta-feira (05) abordou o homicídio de José Cosme da Silva, conhecido como “Dedé”, (45 anos), que foi morto por diversos disparos de arma de fogo, no Sítio Açude Velho, zona rural do município. Sobre o tema, a edição contou com as participações do repórter Jota Lima e de Júnior da ROCAM.

A baixa no comercio em relação a bares e restaurante também foi pauta durante o programa. Por fim, os participantes comentaram sobre os depoimentos já ocorrido na CPI da Covid-19, que investiga se houve omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Confira abaixo o programa na íntegra:

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe

Nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei do Executivo 10/2021 que trata da concessão do Matadouro Público de Santa Cruz do Capibaribe, teve sua legalidade aprovada por unanimidade pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Vereadores. O projeto autoriza que uma empresa privada execute as reformas e adequações da estrutura e administre o Matadouro Público por um período de 10 anos, com a fiscalização e o controle de taxas de abates realizados pela Prefeitura Municipal.

Os membros da comissão, Gilson Julião (presidente), Augusto Maia (secretário) e Emanuel Ramos (relator) aprovaram a matéria que recebeu parecer de legalidade pela assessoria jurídica das duas bancadas.

Além dos membros da comissão, participaram da reunião o secretário de Planejamento e Gestão de Pessoas, Carlos Alberto e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Marcelo Cumaru. O projeto de lei agora seguirá para apreciação do Plenário da Casa Dr. José Vieira de Araújo.

Foto: Thonny Hill (Arquivo).

O Padre Bianchi Xavier (69 anos) se encontra internado em uma unidade de saúde de Caruaru. Segundo o padre Miguel Ângelo, da cidade de Bezerros, na noite da terça-feira (04), ele necessitou de cuidados médicos devido a um sinal de resfriado.

De acordo com Miguel Angêlo, foi constatada uma pneumonia moderada em Padre Bianchi e se encontra no Hospital da Unimed, onde segue tratamento à base de antibióticos e nebulizações. Até o presente momento, está descartada a infecção pela Covid-19.

Um novo boletim deverá ser emitido nas próximas horas para atualização do quadro de saúde do padre Biachi, que já foi pároco da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, onde em 1996 disputou a campanha eleitoral como candidato a prefeito.

Imagem: Jota Lima

 

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco, realizou uma operação para cumprir dois mandados de prisão em Santa Cruz do Capibaribe, na manhã desta quarta-feira (5).

Os mandados foram para dois irmãos e as prisões ocorreram no bairro Jaçanã e outro no bairro Santo Agostinho. Segundo a Polícia Civil, José Tancredo de Oliveira e Romus Silva de Oliveira são suspeitos de roubos de carga.

Os irmãos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde foram ouvidos, autuados, apresentados em audiência de custódia e transferidos para a presídio do município.

A Polícia Civil conseguiu prender um jovem acusado de assassinar a sua ex-companheira, Fabiana da Silva Lima (23 anos). O fato ocorreu no início do mês de janeiro deste ano, no Sítio Tabocas, zona rural do município de Brejo da Madre de Deus.

De acordo com a Polícia, a prisão de Hiago Marinho (22 anos) ocorreu na cidade de Bezerros, onde já estava em outro relacionamento e foi capturado na residência de sua atual sogra. O acusado foi encaminhado para a Penitenciária Luiz Plácido de Souza, em Caruaru, onde ficou a disposição da justiça.

Relembre o caso:

No dia do crime, a vítima teria saído de um bar no Sítio Tabocas, juntamente com o seu ex-companheiro, porém horas depois, a vítima foi encontrada com uma perfuração provocada por uma arma de fogo na região do torax.

Na época, a vítima teria relatado para uma testemunha que o autor do disparo teria sido o seu ex-companheiro. Fabiana foi socorrida para a Policlínica do distrito de São Domingos do Brejo, de onde foi transferida em estado grave para o HRA, que não resistiu e veio a óbito.

 

Na manhã desta quarta-feira (5), o irmão do vereador e presidente da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, Capilé da Palestina (PSD), foi assassinado em Taquaritinga do Norte.

A vítima identificada como José Cosme da Silva, conhecido como Dedé, de 42 anos foi morto por diversos disparos de arma de fogo, no Sítio Açude Velho, zona rural do município.

Informações preliminares apontam, que dois homens com roupa de caçadores foram até o sítio e perguntaram ao sogro da vítima se poderiam realizar caças na propriedade. No momento em que a vítima sai da residência, a dupla informa que encontrou a caça e atira em Dedé, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Após o homicídio, a dupla, ainda não identificada, fugiu. A Polícia Militar está isolando o local do crime e aguarda a chegada da equipe da Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe e do Instituto de Criminalística (IC) para realizar a perícia, em seguida, o corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Em instantes, mais informações. 

Em entrevista ao programa Estúdio Livre da Rádio Polo, a vereadora Nêga da ONG (PSD) foi questionada sobre as declarações do deputado federal André de Paula (PSD), ao comunicador Alberes Xavier, afirmando que não há problemas de uma provável aliança em Pernambuco com os petistas e com o ex-presidente Lula, para as eleições de 2022.

Sobre as declarações de André de Paula, Nêga frisou que seguirá com o seu pensamento de direita, e reforçou o seu posicionamento em apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) ou com quem ele esteja.

“André nos deixou livre para escolher, eu posso estar com André de Paula sim, mas eu não peço votos pra Lula nunca, esse é o posicionamento de Nêga, independente da sigla. (…) Se Bolsonaro não estiver na disputa, eu estarei com quem estiver mais próximo da direita, mas Nêga é Bolsonaro” – completou a vereadora.

Foto: Reprodução

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe realizou uma pesquisa durante o mês de abril com os principais segmentos envolvidos na movimentação do comércio no Dia das Mães. Segundo a estudo 54% das empresas têm uma expectativa positiva de vendas para o Dia das Mães.

Participaram da pesquisa empresas dos segmentos de: sapataria, movelaria, magazine, boutique, moda íntima, perfumaria, ótica e moda praia.

Os dados da pesquisa mostram que 41% das empresas a expectativa não é boa. Já para 5% o movimento será o mesmo do Dia das Mães de 2020. O estudo apontou ainda que 88% das empresas utilizam alguma plataforma para realizar vendas digitais, as mais citadas foram Instagram e WhatsApp.

A CDL ressalta que um detalhe interessante que o Facebook foi deixado de lado pelas empresas e também uma realidade que ganhou força com a pandemia, 8 em cada 10 empresas oferecem o serviço de delivery.

 

Notícias Anteriores


 

error: Copiando nosso texto?