Ano de eleição!

Eleição: 2019 é ano de eleição, não estamos falando das eleições para definições das mesas diretoras das Assembleias Legislativas em todo País ou do Congresso Nacional, mas do pleito que irá definir a composição dos conselhos tutelares em toda nação.

Concorrido: Tudo indica que teremos uma concorrência recorde nas eleições para conselheiro tutelar em nossa cidade, a mesma ocorrerá no dia 6 de outubro do corrente ano, onde cinco nomes serão escolhidos.

Função: O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. O exercício efetivo da função de conselheiro constitui serviço público relevante e quem o pratica deve ser pessoa idônea, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Mas…: Apesar do trabalho do conselheiro tutelar não ser uma brincadeira como observamos na curtinha acima, é notório que muitos candidatos estão em busca simplesmente de “status”, trampolim para eleições de vereador ou incentivados por políticos que tem por objetivo mostrar “poder” eleitoral.

Prévia: Transformado em um palco de uma prévia das eleições municipais, como vem sendo observado nas últimas eleições para conselheiro tutelar de nossa cidade, vem tirando a visibilidade que órgão tinha em um passado não tão distante, assim, como, deixando de fora ou inibindo a candidatura de quem sempre atuou de fato na área de defesa da criança e do adolescente.

Dois conselhos: Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade com mais de 100 mil habitantes, segundo números estimativos do IBGE, e tem apenas um conselho tutelar. Contudo, a resolução 139 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Publicada em março de 2011, estabelece parâmetros para a criação e funcionamento dos Conselhos Tutelares no Brasil, recomendando que cidades do porte da nossa devessem ter dois conselhos.

Polêmica: Apesar da criação de mais um conselho em nossa cidade ser uma reivindicação de nomes com militância na área a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, responsável pela manutenção dos referidos órgãos, não vem mostrando interesse, devido os custos, para criar um novo conselho tutelar na cidade.

;

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

31
janeiro, 2019


 

 

“No grupo só não há mais espaço para o vereador Joab do Oscazão” – disse o presidente do partido

O PSD (Partido Social Democrático) de Santa Cruz do Capibaribe realizará em março deste ano, um encontro visando as eleições de 2020. Segundo o presidente do partido, Adérito Junior, ‘o time vai unido em 2020 independente da posição partidária dos filiados na eleição de 2018’.

Ainda de acordo com o presidente, nomes como o de Martins, Soares e outros deverão estar juntos em 2020, porém Adérito reforçou que ‘no grupo só não há mais espaço para o vereador Joab do Oscazão’.

Adérito revelou as projeções do partido para a próxima eleição, e falou sobre a importância do deputado federal André de Paula.

“O PSD vai ter sim uma chapa com candidatos a vereador, já temos uns dez nomes todos competitivos, inclusive o meu, e tenho certeza que vamos fazer uns 2 ou 3 vereadores, essa é a nossa meta. Quero agradecer a confiança e a força do deputado André de Paula, e vamos continuar juntos, firmes e fortes, que nos dá total autonomia aqui em santa Cruz para direcionarmos o rumo que o partido deve tomar” – falou o presidente.

31
janeiro, 2019


 

 

Os bancos continuarão a realizar a prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS, mesmo após as mudanças a serem aplicadas pelo governo no procedimento, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A medida provisória 871, assinada em 18 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, determina que beneficiários a partir de 60 anos de idade agendem data para a realização da fé de vida anual. O texto não define, porém, onde e como o serviço será prestado aos idosos, deixando isso a cargo de regulamentação do INSS.

Até o momento, a comprovação ocorre sem agendamento e cada banco define a data-limite para que, uma vez por ano, o beneficiário compareça à agência ou ao autoatendimento para renovar a sua senha.

Além de informar que os “bancos irão continuar fazendo a prova de vida dos beneficiários do INSS”, a Febraban detalhou que as “instituições financeiras estão analisando a medida provisória 871 para avaliar quais medidas terão que ser tomadas” e que, concluída essa análise, “os bancos irão se reunir com o INSS para definir os procedimentos a serem adotados.”

O INSS reafirmou na quarta que alguns pontos da medida provisória dependem de regulamentação, como é o caso da prova de vida. O órgão destacou ainda que as novas regras da prova de vida estão sob análise do novo presidente do instituto, Renato Rodrigues Vieira, em conjunto com a área técnica. Sobre a publicação do ato no “Diário Oficial da União”, o INSS informou que ocorrerá “tão logo seja assinado”.

A medida provisória também introduz a possibilidade da realização da prova de vida na residência de segurados acima de 80 anos. A nova medida mantém a permissão para que o INSS faça o bloqueio dos pagamentos até que o beneficiário atenda à convocação. Por enquanto, não há mudança no calendário definido em cada banco para a realização da fé de vida.

31
janeiro, 2019


 

 

Secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, explicou situação dos equipamentos e reforçou que não existe relatório técnico que demonstre risco de colapso das estruturas

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, detalhou a situação das barragens do Estado, durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (31). Na ocasião, a titular da pasta,  Fernandha Batista, esclareceu que laudos técnicos atestam que não há risco de rompimento dessas estruturas e anunciou a intensificação das ações de  fiscalização na área com a criação de um *grupo de trabalho   multidisciplinar, composto por 29 profissionais.

“Com essa equipe intersetorial, poderemos aumentar ainda mais o olhar para essa questão que toca a vida de tantas pessoas”, justificou a secretária.

A secretária ainda se colocou à disposição da imprensa para sanar eventuais dúvidas de ordem técnica a respeito do tema.

“Precisamos evitar a veiculação de notícias falsas ou alarmistas por interpretações indevidas desses relatórios técnicos. Até porque as redes sociais têm hoje um alto poder de causar dano psicológico nas pessoas. Muitas famílias ficaram sem conseguir dormir e apavoradas porque viram uma informação rápida e sem o detalhamento necessário”, complementou Fernandha.

Na oportunidade, a gestora também explicou as diferenças existentes entre risco potencial e o risco de rompimento.

“São coisas totalmente distintas. O risco de rompimento tem problemas estruturais, enquanto que os critérios de avaliação do risco potencial levam em conta o porte das barragens e o fato de ter população morando próximo ao local, sendo apenas este último caso apontado pelos relatórios técnicos da ANA em relação às nossas barragens”, disse a secretária.

BARRAGENS

Pernambuco possui 442 barragens catalogadas, das quais 283 são de responsabilidade da administração estadual e de órgãos vinculados. As outras 159 – que contém 59% do volume da água acumulada – são de responsabilidade do Governo Federal, prefeituras e particulares. Essas estruturas são acompanhadas regularmente pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), responsável pela garantia do cumprimento da Lei 12334/2010 (Lei de Segurança de Barragens).

Quando verificada a necessidade de intervenções para a garantia da segurança e da funcionalidade desses equipamentos, a APAC aciona o empreendedor responsável para a realização das ações cabíveis, a exemplo do ocorrido com a Barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste. Em 2016, após vistoria técnica da APAC, o Governo de Pernambuco prontamente notificou o DNOCS em referente a problemas técnicos identificados na estrutura da barragem, que passou a receber intervenções para o seu restabelecimento.

31
janeiro, 2019


 

 

Oficina de Slime na Wizard, evento de volta as aulas com nossos alunos KIDS  e TOTS.

Preparamos um dia divertido com muita alegria e diversão com nossos alunos para dar aquele gás para o novo semestre, eles prepararam slime com seus amigos e também fizerem pinturas no rosto com a Pinte um mundo de fantasias.

Matrículas para o curso de inglês abertas a partir de 4 anos!

Inglês, Francês e Espanhol.

Confira todas as fotos:

;

Informações da assessoria.

31
janeiro, 2019


 

 

Através do projeto “Capacita Juventude” e da parceria com o Senai de Santa Cruz do Capibaribe, a prefeitura está oferecendo três cursos na área de Moda, a fim de promover mais especializações para jovens e adultos do município.

Os cursos de Desenhista de Moda (noite) ; Programação visual de moda + desenvolvimento de estamparia no corel draw (2 turmas – tarde e noite); e Modelista de Roupas (tarde).

Para se inscrever é preciso ir ao Senai, localizado na Rua Maria Paulina da Conceição, 251, bairro Nova Santa Cruz, entre as 8h às 17h, portando de Identidade, CPF e Comprovante de Residência.

Lembrando que, os cursos oferecidos no período noturno, é necessário o aluno ter mais de 18 anos, e os ofertados a tarde são para quem possui mais de 16 anos. As aulas de todos os cursos serão iniciadas na próxima segunda-feira (04).

De acordo com Rogério Vieira, coordenador da juventude, as especializações são para aqueles que procuram crescer profissionalmente e explorar suas habilidades diante do mercado que exige cada vez mais do funcionário. “Além dos cursos, estamos sempre em busca durante todo ano, de palestras e de diversas profissionalizações para especializar o jovem santa-cruzense e prepará-lo para o mercado de trabalho”, comenta Rogério.

Essas são as primeiras capacitações de 2019, durante todo o ano, o programa “Capacita Juventude”, coordenado pela Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria da Juventude, oferecerá mais especializações gratuitas a partir de parcerias com entidades.

/

Informações da assessoria.

31
janeiro, 2019


 

 

O Instituto da União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (UESCC), está sob nova direção. A reunião que homologou a nova diretoria se deu na noite desta quarta-feira (30), na sede da entidade. A UESCC completa 30 anos de fundação neste ano de 2019 e continuará dando sua garra em prol dos direitos estudantis e, agora, como Instituto, trabalhar o desenvolvimento humano das pessoas.

Como novo presidente, o ator e estudante do Curso de Pedagogia, Eudhes Sellen, pretende dar continuidade ao trabalho da Instituição e ampliar com ações diversas que englobem a juventude estudantil de Santa Cruz do Capibaribe.

“Nós já temos um trabalho com os estudantes no sentido de mostrar a eles que são capazes de ir além das salas de aula, as nossas ações não são apenas emitir a carteira de estudante, como muitos pensam. A nossa proposta para o nosso mandato é diversificar ainda mais as ações e envolver a comunidade estudantil e juventude da nossa cidade. Para isso, além da diretoria, nós criamos coordenadorias para dinamizar ainda mais as nossas ações”, pontuou o presidente.

A diretoria do Instituto UESCC ficou composta por: Eudhes Sellen – Presidente, Tatiane Almeida – Diretora Estudantil, Clarice Mota – Tesoureira e Wélio Lima – Secretário.

31
janeiro, 2019


 

 

A celebração do Carnaval no início de março está sendo comemorada no Moda Center Santa Cruz. Com a folia “mais tardia” no calendário deste ano, comerciantes da região e revendedores que se abastecem no maior centro atacadista de confecções do Brasil, localizado no Agreste pernambucano, terão, respectivamente, um tempo maior para comercializar e adquirir mercadorias.

“As lojas e boxes estão repletos de novidades no clima da folia momesca e para o verão. Moda praia, malharia masculina e feminina, além de shorts jeans são as peças mais procuradas neste período”, comentou Tales Nery Maia, subsíndico do Moda Center Santa Cruz. A expectativa é que o incremento nas vendas chegue a 5% em relação ao mesmo período no ano passado, quando as festividades ocorreram nos primeiros dias de fevereiro. Este ano, outra diferença também conta, segundo o administrador: os clientes estão com expectativa positiva quanto à economia.

Para receber os compradores e visitantes, o parque preparou decoração com a temática “Folia do Pierrot”, com predominância das cores preto e branca, máscaras de pierrot e grandes máscaras coloridas de carnaval. Também haverá apresentações de orquestra de frevo nos dias e horários de maior movimento ao longo de fevereiro.

HORÁRIO – Devido aos festejos de Carnaval não haverá feira no Moda Center Santa Cruz nos dias 4 e 5 de março. O setor administrativo do empreendimento encerrará o expediente no fim da sexta (1°/3) e retomará as atividades a partir do meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas (6/3). O funcionamento de todo o parque estará normalizado já na edição seguinte da feira, nos dias 11 e 12 de março, das 6h às 18h.

ESTRUTURA – Referência nacional no setor, o Moda Center Santa Cruz é o maior centro atacadista de confecções do Brasil. A ampla estrutura é composta por seis módulos, que ocupam uma área coberta de 120 mil metros quadrados construída num espaço de 32 hectares. O empreendimento reúne mais de 10 mil pontos comerciais, entre lojas e boxes, oferecendo um mix de produtos variados – com destaque para roupas e acessórios – comercializados especialmente no atacado.

Nas segundas e terças, quando ocorrem as feiras e todas as unidades de venda estão funcionando, o centro atacadista abre das 6h às 18h, sem intervalo para almoço. O parque disponibiliza seis praças de alimentação com restaurantes e lanchonetes, estacionamento gratuito para 6,5 mil veículos, rede própria de hotéis e dormitórios com mais de dois mil leitos, posto ambulatorial, caixas eletrônicos, banheiros, fraldários, carrinhos de compras, sistema de som e tv e circuito interno de segurança.

;

Informações da assessoria.

31
janeiro, 2019


 

 

Em participação no programa Rádio Debate, na tarde desta quinta-feira (31), Oséas Moraes, pai do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), falou sobre o estado de saúde do parlamentar.

O Blog do Ney Lima divulgou hoje, que o deputado está internado em um hospital de São Paulo, após uma crise depressiva.

Oséas confirmou as informações, mas tranquilizou amigos e familiares afirmando que o deputado está se recuperando bem, após sair da UTI.

“Passou por uma crise de depressão profunda, que até agora não sabemos o motivo. Diogo tem um relacionamento bom com amigos e todos ao seu redor”, disse Oséas, afirmando que o filho está se restabelecendo bem e aproveitou para agradecer as mensagens de apoio recebidas de vários amigos, eleitores e simpatizantes.

Ainda não há prazo para alta médica. O deputado não comparecerá à solenidade de posse, marcada para essa sexta-feira (01) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

Em São Paulo, o deputado Diogo está acompanhado por irmãos, pai e mãe.

31
janeiro, 2019


 

 

O cantor Gilliard, conhecido pelos sucessos ‘Aquela nuvem’, ‘Pouco a pouco’ e ‘Nosso juramento’, entre outros, lançou esta semana a música “Quando a saudade bater”. A composição da nova canção (no ritmo de xote) é do santa-cruzense, Marcelo Santa Cruz.

Marcelo é autor de diversas outras canções e paródias musicais apresentadas em campanhas políticas do município de Santa Cruz do Capibaribe e região. Ele também é autor do hino oficial do Ypiranga.

De acordo com o santa-cruzense, o contato com o cantor aconteceu há alguns anos, durante apresentação de Gilliard, em Brejo da Madre de Deus.

Confira a música “Quando a saudade bater”, na íntegra:

31
janeiro, 2019


 

Brisanet inaugura loja na Avenida 29 de Santa Cruz

A Brisanet Telecomunicação inaugurou sua nova loja em Santa Cruz do Capibaribe. A empresa é reconhecida por seu trabalho, em duas décadas no mercado e atuando em mais de duzentas cidades.

Com serviço de sinal de TV por assinatura, contando com mais de 100 canais com opções Full HD. Além disso, oferece planos de internet via fibra óptica de até 1 Giga.

Visite a loja na Avenida 29 de Dezembro, 715, no bairro São Cristóvão (prédio do Via Shopping) ou entre em contato através do 0800-281-3017 ou www.brisamet.com.br.

 

 

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) está internado em um hospital na Capital Paulista. Fontes ouvidas pelo Blog, ligadas a Diogo Moraes, comentam que o deputado passa por um processo depressivo, desencadeado há alguns meses, e que foi agravado nas últimas semanas. O deputado poderá não comparecer a solenidade de posse, marcada para esta sexta-feira (01) na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

 

Recentemente o comunicador Geraldo Freire afirmou, na Rádio Jornal/Recife, que o estado de saúde do deputado seria grave e que ele estaria pesando 53 kg. Geraldo informou ainda que os problemas estariam agravados pelo uso excessivo do álcool. No mesmo programa a assessoria de Diogo Moraes entrou em contato com a Rádio Jornal e desmentiu as informações. O radialista Geraldo Freire, então, sustentou que a sua fonte seria o deputado estadual Joel da Harpa (Podemos), colega de Diogo na Alepe.

 

O Blog do Ney Lima buscou informações com a família de Diogo, desde a última sexta-feira (25). Os parentes negaram a informação sobre internação hospitalar, mas admitiram o recente quadro de depressão.

O Blog entrou em contato também com a Assessoria de Comunicação do deputado para saber se haveria confirmação da sua presença na solenidade de posse dos deputados, que ocorrerá amanhã (01). Até o fechamento desta matéria o posicionamento não havia sido enviado.

 

31
janeiro, 2019


 

Brejo da Madre de Deus ultrapassou 77% da receita com pessoal e Santa Cruz 60% 

Mesmo com diversas recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), várias prefeituras continuam excedendo o limite de gastos com a folha de pagamento de pessoal.

O novo relatório apresentando, que diz respeito ao último quadrimestre de 2018 (entre setembro e dezembro) aponta que Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus estão entre os municípios que desrespeitam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

As prefeituras podem investir até 54% da receita corrente líquida com folha de pagamento.

No entanto, Taquaritinga do Norte chegou a usar 57,03% da receita com a folha de pessoal, durante o período indicado. Santa Cruz do Capibaribe alcançou 60,76% e Brejo da Madre de Deus ainda mais, chegando a 77,19%.

 

Os dados mostram que Brejo aumentou seus gastos com pessoal, em relação ao quadrimestre anterior, quando havia gasto 75,34% no quesito, entre maio e agosto de 2018.

Santa Cruz do Capibaribe não conseguiu reduzir em relação ao quadrimestre anterior e teve ainda um leve aumento. Entre maio e agosto havia sido gasto 60,51%.

Já Taquaritinga do Norte teve uma leve redução. Entre maio e agosto gastou 60,95%, na sua despesa com pessoal.

Regulares

Os municípios de Vertentes e Toritama estão dentro do limite apontado na LRF. O primeiro gasta 50,72%. Já a Capital do Jeans ficou em 53,08%.

Os dados de Jataúba, referentes ao último quadrimestre de 2018, ainda não foram divulgados. Entre os meses de maio e agosto, Jataúba ficou a baixo de 50%.

31
janeiro, 2019


 

Uma tentativa de homicídio foi confirmada na noite dessa quarta-feira (30), em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus. Um adolescente de 17 anos foi atingido com um tiro na perna.

De acordo com testemunhas, ele tinha saído de um circo com alguns amigos. Eles foram alcançados por dois homens que estavam em uma motocicleta.

Uma das testemunhas relatou que o homem, que estava na garupa da moto, atirou apenas no rapaz de 17 anos, fugindo em seguida. As outras pessoas correram e não foram alcançadas.

A vítima foi levada para Policlínica local e depois encaminhada para Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. A polícia investiga possível motivação para o ataque.

Foto: Jabson Nunes. 

31
janeiro, 2019


 

Um homem foi encontrado sem vida, nessa quinta-feira (31), na Rua Davi Ferreira de Araújo, bairro Dona Lica ll, em Santa Cruz do Capibaribe. Charlys Johne de Sousa tinha 26 anos e cometeu suicídio.

De acordo com informações colhidas no local, ele já trabalhou como vigilante. Não foi relatado qual o problema ele estava atravessando.

Prevenção – O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional de prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O número do telefone é o 188.

31
janeiro, 2019


 

31
janeiro, 2019


 

Notícias Anteriores


Meses Anteriores