24
maio

Prefeitura de Santa Cruz define planejamento para a segurança do São João da Moda 2022

Nesta terça-feira (24), a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, realizou uma reunião com o comando do 24º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, para tratar sobre um plano de segurança do São João da Moda 2022, que inicia no dia 17 de junho. Além dos representantes da Polícia Militar, os secretários de Defesa Social e Mobilidade Urbana e a coordenação do São João da Moda estavam presentes.

Durante todos os dias de evento, o efetivo municipal receberá o reforço de 50 GCMs extras por noite, auxiliando nas patrulhas e rondas em todo o perímetro da festa, junto com o auxílio de um moderno sistema de videomonitoramento por todo o pátio de eventos. Além disso, só será permitida a entrada no local com copos e garrafas descartáveis.

Na parte de trânsito, a Mobilidade Urbana realizará interdições pelas proximidades da festa, evitando o acúmulo de veículos em locais de alta transição de pedestres, além de evitar situações indesejáveis para os moradores das proximidades. Só será permitida a entrada de transportes alternativos, como táxis e moto-táxis.

O vice-prefeito e coordenador do evento Helinho Aragão relatou a importância desse encontro. “Estamos trabalhando e planejando muito para que este São João seja um sucesso. Sabemos bem da importância da segurança em eventos desse porte e por isso, estamos nos reunindo com todas as forças de seguranças para levar uma festividade tranquila para população”, disse.

O São João da Moda acontece de 17 a 28 de junho no Pátio de Eventos localizado no Parque Wellington Monteiro, no Nova Santa Cruz.

24
maio

Condutor de moto com placa de Santa Cruz do Capibaribe é morto em Palmares

Um homem de 35 anos foi assassinado a tiros na manhã da última segunda-feira (23), na PE-103, no Engenho Catuama, na zona rural de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com a polícia, Israel José da Silva, pilotava uma moto de cor amarela, com placa de Santa Cruz do Capibaribe, quando foi emboscado e alvejado com disparos de arma de fogo, sendo atingido na região da cabeça e nas costas. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu as margens da rodovia.

As polícias Militar e Civil estiveram no local realizando os primeiros levantamentos, onde foi constatado que a vítima não tinha antecedentes criminais. Até o momento a autoria e motivação do homicídio são desconhecidas.

24
maio

São João de Caruaru divulga calendário oficial das Comidas Gigantes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, divulgou, nesta terça-feira (24), o calendário oficial das “Comidas Gigantes”. Em 2022, ao total, 42 comidas diferentes fazem parte do calendário tradicional do São João da cidade, que tem início no dia 2 de junho e segue até o dia 22 de julho.

Comidas Gigantes

A história das Comidas Gigantes já faz parte da tradição junina de Caruaru, sendo realizada há mais de 25 anos. Segundo os organizadores, a tradição teve início a partir da Festa da Pamonha Gigante, em 1999. Depois disso, os moradores dos bairros deram surgimento a novos pratos e assim se estende a comemoração.

Calendário das Comidas Gigantes:

02/06 – Bolo de Chocolate
03/06 – Maior Chocolate Quente do Mundo
05/06 – Caminhada Tareco e Mariola
09/06 – Maior Dobradinha
11/06 – Cozido de Milho na Manteiga de Garrafa
11/06 – Maior Quentão do Mundo
11/06 – Engorda Marido
12/06 – Caminhada do Cuscuz
13/06 – Queijo de Coalho
14/06 – Maior Pipoca do Mundo
14/06 – Cocada Gourmet
15/06 – Bolo de Milho Gigante
16/06 – Festa da Polenta
16/06 – Bolo de Saia Gigante
17/06 – Maior Pé de Moleque do Mundo
17/06 – Arraiá do Pão Doce
18/06 – Maior Tapioca do Mundo
18/06 – Bolo de Rolo
19/06 – Assado de Milho
19/06 – Festa da Macaxeira
21/06 – Maior Bolo de Macaxeira do Mundo
21/06 – Bolo de Tapioca Gigante
22/06 – Maior Caldinho do Mundo
22/06 – Pela Jegue
22/06 – Pamonheiro Gigante
23/06 – Maior Mesa Junina do Mundo
23/06 – Maior Bolo de Fubá do Mundo
24/06 – Broa de Milho
24/06 – Festa do Beiju
26/06 – Maior Cozido de Milho do Mundo
26/06 – Maior Caldinho de Feijão com Charque do Mundo
26/06 – Festa da Paçoca
28/06 – Salgadinho Gigante
29/06 – Maior 40 com Galinha do Mundo
29/06 – Festa do Munguzá
29/06 – Festival de Milho do Murici
30/06 – Maior Mata Fome do Mundo
03/07 – Maior Xerém com Galinha do Mundo
06/07 – Maior Arrumadinho
09/07 – Bolo de Barra Branca
09/07 – Festa da Canjica
22/07 – Festival do Caldo de Cana

24
maio

Santa Cruz do Capibaribe é finalista na XI edição do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o projeto do Natal Encantado

Santa Cruz do Capibaribe está entre os onze municípios pernambucanos finalistas da categoria Cidade Empreendedora, da XI edição do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2021/2022, realizado pelo Sistema SEBRAE, com o apoio de algumas organizações, entre elas, a Associação Brasileira de Municípios.

O prêmio é concedido aos gestores municipais de todo o Brasil e simboliza um reconhecimento aos projetos implementados nas cidades com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios, que estejam de acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Lei da Liberdade Econômica e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com o projeto do Natal Encantado, realizado pela primeira vez no ano de 2021, pela gestão do prefeito Fábio Aragão (PP), o município concorre na categoria Cidade Empreendedora, que tem relação com a economia municipal, geração de emprego, renda e arrecadação, no aprimoramento da legislação municipal e empresarial.

O prefeito Fábio não escondeu a empolgação e felicidade ao receber a notícia de que o município de Santa Cruz do Capibaribe está entre as grandes finalistas da categoria no Estado de Pernambuco.

“A felicidade é enorme, o projeto do Natal Encantado foi um sonho realizado aqui em Santa Cruz e vê-lo em destaque e concorrendo em um prêmio tão importante como esse do SEBRAE, é gratificante. Esse resultado já mostra que nós temos um potencial grande e que o Natal impulsionou tanto o turismo, quanto a economia local.

Nessa categoria, Santa Cruz do Capibaribe concorre ao prêmio com as cidades de Buíque, Caruaru, Chã Grande, Gravatá, Ibimirim, Itaíba, Jatobá, João Alfredo, Recife e Vitória do Santo Antão. O resultado final será divulgado em uma cerimônia de premiação no Recife, no dia 07 de junho de 2022. E os representantes municipais estarão presentes.

Conteúdo da Assessoria

24
maio

Ex-goleiro do Ypiranga “Marcos de São Domingos” morre aos 44 anos em Caruaru

Faleceu na manhã desta terça-feira (24), no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, o ex-goleiro do Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe, Marcos Florêncio Martins, “Marcos de São Domingos” (44 anos). Ele defendeu a Máquina de Costura no ano de 2001, quando atuou na Copa Pernambuco e Campeonato Pernambucano da Série A2.

Marcos passou mal no último domingo (22), e foi encaminhado para o Hospital Municipal de Santa Cruz, de onde foi transferido para uma unidade de saúde em Caruaru. Após exames foi constatado pancreatite aguda, porém ele não resistiu e acabou falecendo.

24
maio

Inscrições para o Ciclo Junino de Pernambuco se encerra nesta quarta-feira (25)

Imagem meramente ilustrativa

As inscrições da convocatória artística do Ciclo Junino 2022, promovido pelo Governo de Pernambuco, seguem abertas até as 17h59 de quarta-feira (25). Com o tema São João da Retomada, a convocatória tem o objetivo de contratar artistas, grupos e agremiações para compor a programação de atrações em dezenas de municípios pernambucanos que pretendem realizar seus festejos juninos este ano.

Os interessados devem realizar as inscrições das propostas artísticas exclusivamente pela plataforma Prosas (www.prosas.com.br/editais/11146-convocatoria-do-ciclo-junino-de-pernambuco-2022). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 9 de junho deste ano. 

Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o chamamento público é voltado para atrações nas categorias de Cultura Popular, Dança e Música.

Para este ano, artistas e grupos que tiveram habilitação nos editais dos Ciclos Juninos promovidos pela Fundarpe/Empetur em 2018 e 2019, mesmo que não tenham sido contratados, estarão automaticamente habilitados, devendo apenas apresentar a documentação completa e atualizada, conforme descrito na convocatória.

Clique AQUI e saiba como se inscrever no Prosas.

24
maio

Idoso suspeito de assediar criança é linchado por populares, no bairro São Miguel, em Santa Cruz do Capibaribe

Ele foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz. Foto: Paulo Viana.

Durante a tarde desta segunda-feira (23), um idoso suspeito de assediar uma criança de 11 anos foi linchado por populares. O caso aconteceu no bairro São Miguel, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, o efetivo foi acionado para atender uma ocorrência na qual um homem teria tentando manter relações com uma criança.

Na ocasião, o acusado teria feito a insinuação e puxado a vítima pelo braço, no entanto, ela conseguiu se evadir e pedir ajuda. Diante dos fatos, moradores do bairro se revoltaram e capturaram o indivíduo.

O acusado foi detido pelo efetivo da ROMU da Guarda Civil Municipal e as partes envolvidas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

24
maio

Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza cadastro para comerciantes venderem no São João da Moda

A partir desta terça-feira (24), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz do Capibaribe realizará o cadastro de ‘gazozeiros’ que pretendem vender produtos no período das festas do São João da Moda. Na ocasião, os comerciantes também poderão conhecer seu ponto de vendas.

Para realizar o credenciamento é necessário comparecer à secretaria localizada na rua Cabo Otávio Aragão, em frente ao Parque Florestal, e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor.

23
maio

Casal é preso suspeito de matar filha de 1 ano em Panelas, no Agreste de Pernambuco

Um casal suspeito de matar a filha de 1 ano foi preso em Panelas, no Agreste de Pernambuco, no domingo (22). Segundo Polícia Civil, a criança foi agredida e corpo estava com diversas lesões.

Os pais contaram à polícia que um armário teria caído em cima do bebê e o levaram para o hospital municipal. Ao chegarem na unidade de saúde, o médico examinou a criança e constatou que ela já estava morta fazia mais de uma hora.

Após uma investigação no local do crime, foi descoberto que os pés do armário foram cortados para cobrir o caso de agressão. Na residência, também foram encontrados panos e uma fralda com sangue.

A Polícia Civil também investiga se o autor do crime foi apenas o pai da criança e que a mãe e a filha já sofriam agressões do suspeito há algum tempo.

Com informações do G1 Caruaru

23
maio

Polícia desarticula ponto de tráfico de drogas em São Domingos

Policiais do 24º BPM prendeu dois homens por tráfico de drogas em uma residência na rua São Braz, no loteamento José Monteiro, no distrito de São Domingos de Brejo da Madre de Deus.

Ao chegarem ao local, o efetivo identificou que dentro do imóvel havia dois indivíduos Luiz Carlos da Silva Filho, vulgo Luizinho, e outro conhecido por Allan. Ao sair da casa com um volume na cintura, Luizinho percebeu a presença do policiamento e tentou se evadir subindo no telhado de algumas casas, no entanto, foi interceptado após cair.

Após a queda, foi constatado lesões em várias partes do corpo: costas, cotovelo, peito e canela, onde teve um corte superficial.

Com a dupla foram encontrados um revólver cal. 32 com seis munições, sendo três pinadas e três intactas, além de uma porção de maconha pesando aproximadamente 47 gramas. Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Santa Cruz.

23
maio

Mulher morre após cair de moto na zona rural de Taquaritinga do Norte

Durante a noite deste domingo (22), uma mulher morreu e outra ficou ferida após caírem de uma motocicleta na PE-130, nas imediações do Sítio Placas, na zona rural de Taquaritinga do Norte.

Segundo informações, um homem identificado como Lucílio Inácio, de idade não informada, estava conduzindo uma moto com duas mulheres na garupa quando perdeu o controle da direção e acabou caindo.

Uma das vítimas, que foi identificada como Fabiana Maria Tavares da Silva, popularmente conhecida como Bia, de 33 anos, morreu no local. Já a sua amiga, Maria Madalena, sofreu escoriações pelo corpo e foi socorrida para uma unidade de saúde.

Conforme a polícia, as vítimas estavam em uma festa próximo ao Parque Araguaia, às margens da BR-104, na zona rural de Taquaritinga, e possivelmente estavam alcoolizadas.

Após o acidente o motociclista foi conduzido para a Delegacia de Polícia, em Santa Cruz do Capibaribe, para prestar esclarecimentos.

23
maio

Homem fica gravemente ferido após colidir com moto em montante de terra na zona rural de Taquaritinga do Norte

Na noite do último sábado (21), um homem ficou gravemente ferido após sofrer um acidente na BR-104, no trecho que está sendo duplicado próximo a Vila do Socorro, na zona rural de Taquaritinga do Norte.

De acordo com testemunhas, o popular identificado como “Jaime” estava conduzindo uma moto quando colidiu em um montante de terra e foi de encontro ao solo.

A vítima, que reside na mesma localidade onde aconteceu o acidente, ficou ferida na região da cabeça, foi levado para o Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Toritama, e em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração, em Recife.

O estado de saúde do homem é grave e ele segue internado.

23
maio

Ponto de tráfico de drogas é interceptado por policiais militares do GATI e ROCAM, em Santa Cruz do Capibaribe

Na última sexta-feira (20), policiais militares do GATI e ROCAM, do 24° BPM, detiveram um indivíduo na rua Marieta Vieira da Silva, no bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, suspeito da prática do crime de tráfico de drogas.

Segundo informações, durante a realização de diligências o efetivo constatou um fluxo intenso de pessoas entrando e saindo de uma residência, logo quando o morador saiu até a calçada foi abordado e, ao ser questionado pelo policiamento o elemento confessou que tinha droga no interior da casa.

Na ocasião, após uma revista foram encontrados 38 gramas de maconha, 41 gramas de cocaína, uma balança de precisão e R$ 36,00 em espécie. O material foi apreendido e o homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

23
maio

Viatura da GCM de Santa Cruz se envolve em acidente com mais dois veículos na zona rural de Taquaritinga do Norte

Durante a noite deste domingo (22), um acidente envolvendo uma motocicleta, uma viatura da Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe e um veículo Hillux, foi registrado às margens da BR-104, nas proximidades da Vila do Socorro, na zona rural de Taquaritinga do Norte.

Na ocasião, a viatura da GCM voltava de Recife para Santa Cruz, momento em que aconteceu o acidente. Os ocupantes da viatura não sofreram ferimentos, no entanto, o motociclista e o condutor do carro ficaram feridos e foram levados para uma unidade de saúde para atendimento médico.

22
maio

Em Vertentes, dois jovens são baleados e um deles não resiste e morre

Dois jovens foram baleados na noite da última sexta-feira (20) no Centro da cidade de Vertentes, e um deles, identificado como Paulo Henrique Pinheiro, de 23 anos de idade, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Paulo Henrique chegou a ser socorrido para o hospital local e em seguida transferido para o Hospital Regional do Agreste de Caruaru.

De acordo com a Polícia Militar, que fazia rondas pelo local na hora do crime, o suspeito deixou a arma para trás, um revólver cal.38 com uma munição intacta e cindo deflagradas.

Ainda de acordo com a PM, ele tinha passagens pela Polícia e já sofreu outra tentativa de homicídio. O estado de saúde do outro homem não foi divulgado. A Polícia Civil vai investigar o caso.

22
maio

Jovem é esfaqueado durante discussão em bar de Santa Cruz do Capibaribe

Um jovem de 24 anos foi esfaqueado após discutir com um homem em um bar no bairro Dona Lica I, em Santa Cruz do Capibaribe, na noite do sábado (21).

De acordo com a Guarda Civil Municipal de Santa Cruz, a vítima estava com os amigos enquanto foi agredido pelo suspeito com seis golpes de faca. Ainda segundo a GCM, o jovem foi socorrido por familiares para o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão e transferido para outra unidade de saúde.

O suspeito não foi identificado e o estado de saúde da vítima não foi informado.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores