20
maio

Recadastramento biométrico


Faltando pouco mais de 10 meses para o encerramento, menos de 10% atualizaram o título de eleitor em Santa Cruz do Capibaribe

Situação já preocupa representantes do Cartório Eleitoral pois muitas pessoas podem ficar sem votar. Fotos: Thonny Hill.

Iniciado em novembro de 2014, em Santa Cruz do Capibaribe, o prazo para o Recadastramento Biométrico Obrigatório, que promete dar mais agilidade e facilitar o processo de votação durante as eleições, já começa a levantar sérias preocupações devido ao baixo comparecimento da população local.

 

Previsto na Resolução 23.335 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Recadastramento Biométrico é válido para todos os mais de 57 mil eleitores do município e para aqueles que vão tirar o título de eleitor pela primeira vez. De acordo com Ariadnny Vasconcelos, chefe do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe, mesmo com o aumento na quantidade de profissionais e de equipamentos que estão realizando o processo, a população não tem comparecido da maneira esperada.

 

Atualmente, incluindo os agendamentos feitos pela internet e as senhas retiradas no local (40 por dia), o Cartório Eleitoral atende a 145 pessoas diariamente. Como os eleitores que fizeram o agendamento prévio têm prioridade na ordem de atendimento, as filas que se registram são formadas especialmente por aqueles que chegam ao órgão sem agendamento.

.

Atualização do documento leva menos de 10 minutos, incluindo a impressão do novo título.

Sessões eleitorais estão sendo novamente preenchidas, o que significa…

 

Ariadnny disse que o costume do brasileiro ‘de deixar tudo para a última hora’ tem contribuído para a baixa procura pelo serviço. Ela ressaltou que, dentre outros problemas, a demora pode resultar numa mudança indesejável de sessão, fazendo com que o eleitor passe a votar em um local diferente do que ele está acostumado.

 

“Toda vez que se tem um recadastramento desse tipo, as sessões eleitorais são zeradas, ou seja, é como se não houvesse ninguém lá, está sendo feito um novo preenchimento dessas vagas. Quem se recadastrar o mais breve possível estará garantindo o seu local original de votação, porque, com a aproximação do prazo final do recadastramento, essa situação pode mudar”, disse.

 

Isso significa que os eleitores que não se apressarem poderão “perder” o local onde costumam votar a cada eleição, sendo remanejados para outras sessões eleitorais. A chefe do Cartório Eleitoral alertou também que o TSE não prorrogará o prazo. Quem não realizar o Recadastramento Biométrico até 31 de março de 2016 terá o título de eleitor cancelado.

 

Como fazer o agendamento on-line

 

O agendamento pela internet é simples e rápido. Em menos de cinco minutos, o eleitor pode escolher o dia e a hora para realizar o Recadastramento Biométrico.

 

Basta acessar o site do TRE de Pernambuco (www.tre-pe.jus.br), clicar na opção “Recadastramento Biométrico e/ou Agendamento” e seguir os passos indicados. O agendamento também pode ser feito no smartphone ou tablet. Para quem não tem habilidade com internet a dica é se dirigir a uma lan-house ou pedir para aquele parente prestativo e sempre conectado um auxílio no processo de preenchimento dos dados.

 

O Cartório Eleitoral funciona de segunda à sexta-feira, sendo que de segunda a quinta o horário é das 11h às 17h, e às sextas das 9h às 15h.

.

.

.

2 Comentários

  1. wemerson disse:

    O site do TRE PE não está funcionando, desde sexta que tento e não consigo abrir o link.

    1. Antonio disse:

      Estou conseguindo agendar normal Wemerson. Diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores