Nesta terça-feira (28), o síndico do Moda Center, Tales Nery, e o conselheiro consultivo, José Gomes Filho, participaram de uma reunião, em Recife, com o senador Fernando Dueire (MDB). No encontro intermediado por Zilda Moraes, assessora parlamentar do deputado federal Mendonça Filho (União Brasil), foi entregue ao senador Dueire um ofício com reivindicações de interesse não apenas do Moda Center, mas de todo o Polo de Confecções de Pernambuco.


Dentre as reivindicações, estão a defesa pela isonomia tributária para as empresas de confecções frente às concorrentes asiáticas, mais segurança nas rodovias que dão acesso aos centros de compras da região, medidas para ampliação do turismo de compras, conclusão das adutoras do Alto Capibaribe e Agreste e a defesa, junto aos órgãos federais, pela implantação unidades físicas do “Sistema S” (SENAI, SEBRAE, SESC e SESI) em Santa Cruz do Capibaribe.



“Fomos muito bem recebidos pelo senador Fernando Dueire e ele se mostrou sensível às demandas que nós apresentamos. Pudemos mostrar nossas dificuldades, apresentar em números o potencial empreendedor do Moda Center e dos demais centros de compras em nossa região e, claro, formalizar nosso pedido para que ele seja uma das vozes em defesa de nossas reivindicações.”, pontuou Tales.



“Essa é uma região promissora que tem futuro, que gera emprego e economia não só para Pernambuco, mas para todo o país. Apesar das dificuldades, essa região pulsa e estou colocando meu mandato de senador da República à disposição. Já estamos tratando da BR-104 em Toritama, mas vamos conversar também sobre a agenda que aqui foi posta, para que a gente acompanhe, assunto por assunto, o começo, meio e fim.”, destacou o senador Dueire.


Também participou da reunião a ex-deputada e ex-conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teresa Duere. 



Confira na íntegra as reivindicações contidas no ofício:

1 – Cobrança pela isonomia tributária para as empresas que fazem parte do Polo de Confecções de Pernambuco; igualando assim as chances de concorrência;

2 – Cobrança junto ao Governos Federal e Estadual pela Implantação de uma ação permanente de segurança pública durante os dias de feira nas rodovias estaduais e federais que dão acesso aos centros de compras desses municípios;

3 – Cobrança pela destinação de recursos que viabilizem a revitalização do canal pluvial, localizado lateralmente ao Moda Center em Santa Cruz do Capibaribe);

4 – Cobrança pela inclusão, por parte da governadora Raquel Lyra (PSDB), dos centros de compras nas campanhas institucionais de divulgação por parte do Governo de Pernambuco, em especial nos períodos Junino e Final de Ano, fomentando o turismo comercial na região do Polo;

5 – Articulação do Moda Center junto a EMPETUR e ao Ministério do Turismo, visando ações que possam discutir e fomentar o turismo estadual e nacional nas principais cidades que compõem o Polo de Confecções do Agreste;

6 – Cobrança pela ampliação da cartela de serviços ofertada pelos Correios e cobrança pela ampliação da logística aérea na região, visando o maior escoamento das mercadorias produzidas pelo Polo de Confecções, beneficiando empresas e gerando milhares de novos empregos;

7 – Cobrança junto ao Governo do Estado pela conclusão da Adutora do Alto Capibaribe, que tem a promessa de transportar a água do Rio Paraíba – que capta a água do Eixo Leste da transposição do São Francisco – e trazer para oito cidades do Agreste Setentrional de Pernambuco: Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Taquaritinga do Norte, dentre outros. Orçada em R$ 90 milhões, teve suas obras iniciadas em 2017 e deveria ter seus trabalhos concluídos em 15 meses, mas até o momento não há nenhuma previsão oficial de conclusão.

8 – Defesa, junto aos órgãos federais, pela implantação unidades físicas do Sesc, Senai, Sebrae e Sesi em nosso município. É de conhecimento público o poder de atuação das instituições ligadas aos “Sistema S” e de como elas são geradoras de qualificação, conhecimento e qualidade de vida fundamentais não só para a classe trabalhadora, mas também para as empresas de um modo geral.



Uma mulher foi detida por tráfico de entorpecentes, no final da noite da segunda-feira (27), na Rua Maria Eunice Chagas, bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe. Policiais militares do 24º BPM receberam denúncia sobre uma grande movimentação de pessoas em frente a uma residência e foi até o local.


Ao chegar no endereço, avistaram uma mulher que, ao  notar a presença do efetivo, tentou correr para dentro de casa. No entanto, foi alcançada e estava de posse de saquinhos contendo cocaína.


Questionada sobre o restante das drogas, ela acabou revelando o local onde escondia o material. No total, foram apreendidos 354 gramas de crack, 216 gramas de cocaína e duas balanças, que foram apresentados na delegacia de polícia da cidade, juntamente com a envolvida.

Mais de um 1,5 milhão de absorventes higiênicos estão sendo entregues nas escolas da Rede Estadual de Pernambuco, garantindo dignidade menstrual a mais de 250 mil estudantes. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), é uma resposta à Lei Estadual 18.258/2023, que instituiu o Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos. 

Entre outros objetivos, essa política pública pretende evitar que estudantes que menstruam se ausentem das aulas pela falta do absorvente, combatendo a evasão escolar e promovendo atenção integral à saúde dessas pessoas. 

Essa é apenas a primeira remessa de absorventes entregues nas unidades de ensino estaduais. Cada pessoa contemplada receberá três pacotes do produto por mês, com oito unidades por pacote. A quantidade é suficiente para prevenir doenças decorrentes do uso prolongado desse item íntimo. 

No Brasil, 33% das mulheres já usaram papel higiênico no lugar do absorvente, o que pode resultar em doenças e infecções urogenitais, câncer de colo de útero ou Síndrome do Choque Tóxico. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que uma a cada quatro meninas falta à escola no Brasil durante a menstruação.

Dados como esses reafirmam que combater a pobreza menstrual, que é a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários durante o período da menstruação, é uma estratégia direta de combate à evasão escolar de pessoas que menstruam. 

Foto: Daniel Xavier/Arquivo.


A diretoria do Ypiranga informa que acontecerá na tarde da próxima segunda-feira (03), a partir das 14h30, a apresentação de parte do seu elenco no Estádio Otávio Limeira Alves, visando a preparação para a disputa do Campeonato Pernambucano de Futebol da Série A2.


De início, a apresentação contará apenas com atletas da região, e que foram fundamentais e fizeram parte da base da equipe na conquista do título da Série A3 do ano passado. As renovações e contratações de novos atletas que também farão parte do elenco serão reveladas pela diretoria nas próximas horas.



Será apresentado na tarde desta terça-feira (28) na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, um Projeto de Lei da Prefeitura Municipal que visa a autorização da doação pelo Poder Executivo de terreno pertencente ao município, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).


De acordo com o Projeto de Lei, o espaço que será doado fica localizado na Rua Antônio Gonçalves de Lima, nas proximidades do INSS, Fórum e Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos (ETE). Ainda segundo o documento, a área doada é um total de 26.159,20 m2.


No ultimo mês de março, a cidade de Santa Cruz ficou entre os municípios do Brasil que receberá um Instituto Federal, que é uma unidade especializada na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior.


A ideia do Governo Federal é inaugurar 100 campis dos institutos federais (IFs) no país até o final do mandato, em 2026.

A transferência do ponto facultativo do Dia de Corpus Christi para 21 de junho, sexta-feira que antecede o feriado de São João (24), foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28).

Com a alteração, nesta quinta-feira (30) haverá expediente normal nos órgãos e entidades da administração estadual.

No dia 21 de junho, estarão em funcionamento apenas serviços indispensáveis, como os de saúde e segurança pública por exemplo.



O Daterra Project, projeto socioambiental do município de Riacho das Almas que desenvolve tecidos sustentáveis a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis de confecções de jeans, está realizando um curso Qualificante para Mulheres da Vila do Cipó (Vila do Vitorino). A qualificação, com aulas todas as quintas e sextas-feiras, teve início no dia 16 de maio e segue até o final deste mês de junho contando com intérprete de libras.


Com o tema “Curso qualificante para mulheres: a reinvenção da atividade artesanal local através da sustentabilidade da Daterra Project na Vila do Cipó em Riacho das Almas”, a iniciativa tem como objetivo capacitar as mulheres participantes a reaproveitar resíduos de jeans que seriam descartados pelas fábricas de confecções e transformá-los em tecidos sustentáveis. O projeto do curso foi aprovado através da Lei Paulo Gustavo Estadual e está sendo realizado na Rua do Vitorino 85, na Vila do Vitorino.


O Daterra Project teve início em 2002 e surgiu a partir da observação do descarte excessivo de resíduos têxteis oriundos da produção de jeans em confecções do Agreste de Pernambuco, local que concentra o segundo maior polo têxtil do país.




MODA E GERAÇÃO DE RENDA


A Vila do Cipó, pertencente ao município de Riacho da Almas, era conhecida por suas atividades artesanais com o Cipó, que se transformava em cestos, balaios e afins. No decorrer dos anos e a escassez dessa matéria prima a atividade foi deixando de ser fonte de renda para a comunidade e os moradores passaram a procurar outro meio de sobrevivência.


As mulheres, com atividades domésticas e filhos para cuidar, encontram mais dificuldade em conseguir um trabalho externo, ficando dependente apenas da renda do marido (quando há) para o sustento da família. Dentro desse contexto, Adjane Souza, responsável pela Daterra Project, que conta com uma equipe de cinco mulheres, todas residentes na Vila, vem conseguindo destaque com o projeto voltado à sustentabilidade.


O trabalho de transformar auréolas de jeans em peças de moda conquistou lugares nas principais vitrines ligadas à moda circular, como a loja da MAPE e desfile na Fenearte. Conheça mais sobre o projeto em @daterraproject.

27
maio, 2024









Na noite do último sábado (25), um jovem morreu após sofrer um grave acidente de trânsito na PE-130, próximo ao Sítio Açudinho, na zona rural de Taquaritinga do Norte.

Gleydson Silva do Nascimento, conhecido como “Baixinho”, de 28 anos de idade, estava conduzindo uma motocicleta quando perdeu o controle do veículo em uma curva, saiu da pista e caiu às margens da rodovia.

O jovem ficou gravemente ferido e morreu no local. “Baixinho” morava na zona rural de Taquaritinga do Norte. Após levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado para o IML na cidade de Caruaru.

27
maio, 2024











Na noite do domingo (26), a vereadora Jessyca Cavalcanti em suas redes sociais comentou sobre a suspensão por parte da Prefeitura Municipal, do processo de licitação envolvendo a tentativa da reabertura do antigo Aterro Sanitário de Santa Cruz do Capibaribe.


“Isso foi fruto da nossa denúncia que aponta para diversas problemáticas, que foi inclusive corroborada pelo parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado, que também apontou diversas irregularidades, e o prefeito não viu outra saída a não ser suspender o processo de licitação” – disse a vereadora.


Jessyca entrou com uma ação contra a reabertura do espaço, após ser procurada por populares que residem nas proximidades do antigo Aterro Sanitário, e que segundo a vereadora a sua reabertura representaria sérios riscos sanitários para as pessoas que residem nas proximidades e desrespeitaria a legislação ambiental vigente.


“É uma vitória do meio ambiente e dos moradores da região do antigo Aterro Sanitário, que temem os riscos ambientais e sanitários que a reabertura do espaço representa para a localidade” – concluiu a Jessyca.

27
maio, 2024









A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe divulgou o edital de inscrições para pessoa com deficiência participar do Camarote da Acessibilidade do São João da Moda deste ano.

Os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (27) até o dia 12 de junho. As inscrições são realizadas na Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, localizada na Avenida Padre Zuzinha, 178, Centro, das 8:00h às 12:00h.


De acordo com a prefeitura, serão disponibilizadas um total de 15 (quinze) vagas por noite, não incluindo os acompanhantes; dentre elas, 06 (seis) vagas destinadas à deficientes físicos que fazem uso de cadeiras de rodas.

Os critérios para participar da seleção são os seguintes:

a) Apresentar RG e CPF da PCD;

b) Ter algum tipo de deficiência física, visual, auditiva, intelectual, múltipla ou mobilidade reduzida; legalmente reconhecido;

c) Ter laudo comprobatório (com CID) ou apresentar carteira da pessoa com deficiência;

d) A apresentação apenas com o cordão de girassol, não será requisito para inscrição e acesso no Camarote da Acessibilidade, apenas os requisitos dos itens a, b e c;

e) Ser munícipe de Santa Cruz do Capibaribe e apresentar comprovante de residência (Título de Eleitor);

f) Menor de dezoito anos só poderá participar com a presença do acompanhante ou responsável com apresentação de documentação de identificação com foto;

g) Cada PCD – Pessoa com Deficiência terá direito a levar um acompanhante, que também deverá ser cadastrado com RG e Título de Eleitor no momento da inscrição;

h) Qualquer pessoa poderá realizar a inscrição da PCD e do seu acompanhante, desde que leve a documentação obrigatória no ato da inscrição. Tendo em vista que haverá uma relação no dia do evento com os nomes inscritos. Será proibida a entrada de pessoa cadastrada como acompanhante se esta não estiver acompanhando a Pessoa Com Deficiência;

i) As inscrições ocorrerão mediante ordem de chegada, onde será gerado um número de protocolo com data e hora da inscrição;

j) Cada inscrito deverá escolher até duas datas para ter acesso ao Camarote da Acessibilidade.


Confira o edital:

27
maio, 2024











O sonho da casa própria tem crescido cada vez mais entre o público jovem, sendo o casamento ou a vontade de sair do aluguel as principais motivações para alcançar a tão esperada independência. É o que revela a pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, que aponta que a faixa etária entre 21 e 26 anos, hoje, lidera a busca por imóveis próprios, representando 46% da população com a intenção de compra. O levantamento também mostra que a maioria dos jovens tem o objetivo de adquirir a casa ou o apartamento já nos próximos dois anos. 


A gerente de vendas da construtora Viana e Moura, Aylla Barbosa, explica que os benefícios de investir na casa própria desde cedo são inúmeros e que as possibilidades de realizar essa conquista estão maiores. “Ao adquirir o imóvel próprio, o jovem tem a segurança de um lar fixo, sem a preocupação de mudanças inesperadas no contrato de aluguel ou aumento de preços. Além disso, têm a liberdade de personalizar e reformar sua casa de acordo com suas preferências e necessidades, algo que muitas vezes é limitado em locais alugados”, ressalta.


E para os jovens que querem adquirir a primeira casa de forma mais acessível e segura existem diversos programas de incentivo técnico e financeiro. De acordo com a especialista, a Viana e Moura, além de oferecer assessoria completa em todas as etapas para escolha, compra ou aprovação do financiamento, também está em sintonia com os programas de apoio. “Nossos imóveis são cadastrados em projetos como o Minha Casa, Minha Vida e o Morar Bem Pernambuco, que oferecem subsídios e reduzem o valor total do financiamento da moradia, diminuindo significativamente o custo para os jovens compradores. Isso torna a aquisição da casa própria mais acessível”. 


Aylla Barbosa ainda chama atenção para a importância de investir na construção do patrimônio próprio que, além de representar um retorno a longo prazo, eventualmente, pode levar a uma valorização financeira do imóvel. As oportunidades estão cada vez mais presentes e para quem tem interesse nessa busca desde já, basta acessar o site vianaemoura.com.br e realizar o cadastro para já dar entrada na aquisição da moradia ou fazer todo o processo através do contato da central de vendas, pelo telefone  (81) 9444-2544. Ainda é possível comparecer direto à imobiliária, que fica localizada na Rua Capitão João Velho, nº 70, Bairro Nossa Senhora das Dores. 



Viana e Moura/Assessoria.

27
maio, 2024








Foto: Sérgio Rodrigues

A prefeitura de Jataúba divulgou na noite da última sexta-feira (24) a programação do ‘São João do Nosso Povo 2024’. O festejo junino acontece de 8 a 19 de junho.

Atrações como Petrúcio Amorim, Gatinha Manhosa, Colo de Menina e Bidinga do Acordeon estarão presentes no São João de Jataúba.

Além dos shows em praça pública, o município também realizará as tradicionais “Quadrilhas de Bairros de Zé Tatá”. As apresentações culturais acontecerão na cidade e na zona rural.  

27
maio, 2024










A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Turismo e Cultura, divulgou, neste sábado (25), as datas oficiais dos festejos de São João na Serra Negra em 2024. Este ano, a festa começa no dia 15 de junho e segue pelos dias 16, 22, 23, 24, 29 e 30 do mesmo mês, sempre aos finais de semana. Serão sete dias de forró autêntico e regional, com atrações nacionais, regionais e locais. 


O São João na Serra Negra tem como característica ser o mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo, contando com paisagens exuberantes, comidas típicas e o tradicional forró pé de serra. São dois polos de animação, sendo o palco principal e palco cultural. Atrações artísticas e culturais fazem parte da programação festiva que é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. 


Segundo a Secretaria de Turismo e Cultura do município, o encerramento do São João – Do Sítio à Cidade – acontecerá no dia 07 de julho, no centro da cidade. Também haverá festejos juninos nas principais comunidades rurais. A programação completa será divulgada em breve, no lançamento oficial do São João 2024. Siga o perfil oficial @saojoaonaserranegra e fique por dentro das novidades. 

27
maio, 2024









Zé Antônio, Germano e Moisés ainda possuem pedaços do avião, entre eles, pneu, fuselagem, parte da estrutura da cabine e outros.

Em 26 de maio de 1968, um fato tirava a rotina de moradores da zona rural de Santa Cruz do Capibaribe, quando um avião (Piper Aztec, Prefixo CPI), que transportava seis pessoas caiu no Sítio Carreira de Pedra. Era um domingo nublado, por volta das 18h, quando moradores da localidade começaram a ouvir um barulho do bimotor sobrevoando a baixas atitudes.

A tragédia foi a principal matéria da capa do Diário De Pernambuco.

Segundo um dos moradores, a aeronave já vinha com as luzes apagadas e em seguida, o bimotor começou a subir o bico a ponto de ficar na posição vertical, quando se apagou e começou a cair, que o impacto chegou a ser ouvido na Vila de Poço Fundo, a uma distancia de 5 km do local da queda.

Material veiculada no Diário de Pernambuco na época.

O morador Germano afirmou que populares começaram a realizar as buscas e encontraram os corpos completamente despedaçados, entre eles um casal abraçado, com os membros inferiores dilacerados.

Naquele dia, o voo teria saído da cidade de Guadalupe no Piauí e seguia para o Recife.

O acidente foi destaque na extinta Revista Capibaribe na edição de Fevereiro de 2015.

26
maio, 2024









Recomendação atende a uma orientação institucional do MPPE




O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Santa Cruz do Capibaribe, fez recomendação aos prefeitos e secretários municipais de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Governo, de Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe, para que adotem as medidas cabíveis à completa vacinação do público infantil, em cumprimento às metas estabelecidas no Programa Nacional de Imunização (PNI).


A recomendação, assinada pelo Promotor de Justiça Cível de Santa Cruz, Tiago Sales Boulhosa Gonzalez, atende a uma orientação institucional do MPPE, que no último dia 13 de maio lançou a campanha “Vacina em Dia”, com o objetivo de sensibilizar os dirigentes municipais para a necessidade de aumentar a cobertura vacinal e atender as metas do PNI, que são de 90% para a BCG e 95% para as demais vacinas.


De acordo com a Promotoria de Justiça Cível de Santa Cruz do Capibaribe, os dois municípios devem se articular com os setores de comunicação, educação e saúde, bem como com lideranças religiosas e comunitárias para a realização de campanhas para o engajamento da população a fim de cumprir as metas de cobertura vacinal.


O esforço deverá incluir a capacitação dos profissionais de saúde que atuam na gestão da imunização, a realização de busca ativa de crianças e adolescentes não vacinados e a intensificação da vacinação de rotina, para o cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação de 2024. Se necessário, sugere a adoção de horário estendido para vacinação e definição do “Dia D”, com ampla divulgação.


A recomendação fixa o prazo de 20 dias, a contar do recebimento, para que os gestores e secretários municipais se manifestem sobre o acatamento das sugestões e o envio à Promotoria de Justiça, das providências adotadas e da documentação hábil a provar o seu fiel cumprimento.


O Promotor de Justiça Tiago Sales Boulhosa Gonzalez determina que cópias da recomendação sejam encaminhadas, além dos prefeitos e secretários, às Câmaras Municipais, ao Conselho Municipal de Saúde e aos meios de comunicação de maior alcance, bem como às emissoras de rádio da região para ampla divulgação. 



Fazer da sua confecção um ambiente eficiente, com produtos lucrativos e menos impacto ambiental, pode ser a estratégia perfeita para atrair muito mais clientes e valorizar ainda mais a sua marca.


Com foco nesse objetivo, o Moda Center e o Senai-PE promovem na próxima terça (28), das 19h às 21h, no Auditório do Moda Center, a palestra “Moda, negócios e gestão de resíduos”.


O encontro será ministrado por Cleber Lima, Morgana Leopoldino e Heloísa Sena, especialistas do Senai-PE com larga experiência em criação, desenvolvimento de coleções e gestão de negócios. 


Serão abordados os seguintes pontos:

🟣 Como economizar tecidos na criação de novas coleções;

🟣 Aprenda a criar produtos lucrativos e com menos impacto ambiental;

🟣 Entenda como dimensionar seu estoque e reduzir perdas nas coleções;

🟣 Como garantir produtos que atendam ao foco do seu cliente;

🟣 O que fazer com os tecidos, aviamentos e produtos parados no estoque.


As inscrições, limitadas a capacidade do auditório, podem ser realizadas gratuitamente pelo Sympla, no link abaixo:

https://www.sympla.com.br/palestra—moda-negocios-e-gestao-de-residuos__2483700


A palestra “Moda, negócios e gestão de resíduos” conta com os apoios da ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e da SDEC – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.


Sobre os palestrantes:


Cléber Lima – Responsável técnico pela da área de consultoria em Design do SENAI PE, atuando há 15 anos como consultor em gestão do design, realizando projetos para empresas como Marisa, Renner, Grupo Soma e SENAI Cetiqt.

Morgana Leopoldino – Designer com atuação no desenvolvimento de coleções para moda infantil e jeanswear, atuando na construção de novos tecidos e técnicas de estamparia e bordado industrial há 16 anos.

Heloísa Sena – Designer de moda e especializada na criação e posicionamento de produtos de moda para o atacado, com atuação direcionada para os mercados de moda praia e esportiva.

Sobre o Educa Moda Center

Iniciado em abril de 2023, o Educa Moda Center já realizou mais de 40 palestras, workshops e treinamentos voltados especialmente para os pequenos comerciantes do setor de moda e vestuário; tudo de forma gratuita e acessível.

O programa é uma iniciativa do Moda Center, com o apoio do Sebrae-PE, Senai-PE, Armazém da Criatividade/Porto Digital, NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil, Organize Soluções Comerciais, Catálogo Vende Moda e Agência Batuta Digital.

O dono de uma pizzaria em Camaragibe, no Grande Recife, denunciou um golpe de uma cliente que enviava comprovantes falsos de PIX para os pedidos que fazia. Após ter a dívida cobrada, a mulher encaminhou uma nota dizendo que tinha morrido, segundo o empresário. O caso é investigado pela Polícia Civil como estelionato/fraude.

A denúncia foi publicada no Instagram pelo proprietário da Delicious Delivery, Alex Renato Silva. Ao g1, ele contou que Francielly dos Santos, de 20 anos, fez, ao menos, cinco pedidos na pizzaria ao longo dos últimos meses, totalizando R$ 814.

Renato também disse que a jovem fazia pedidos na pizzaria há um ano e oito meses, e ele estranhava a frequência dos pedidos — que, às vezes, aconteciam três vezes por semana —, mas o golpe só foi percebido no início de 2024.

“O pessoal [funcionários] via o comprovante e achava que estava tudo certo. Aí, teve um dia [em] que ela pediu para a casa de uma amiga dela, só que, na hora, eu estava mexendo no computador e não chegou nenhuma notificação de PIX”, disse o dono da pizzaria.


No dia seguinte, o empresário foi até o banco com o comprovante impresso. Lá, os funcionários disseram que o print era falso e mostraram coisas que não deveriam ter em um comprovante verdadeiro, como fontes diferentes.


Ao cobrar o pagamento, Renato disse que foi “enrolado” pela cliente. Dias depois, ele ficou sabendo pelo dono de outro estabelecimento, ao qual Francielly também devia dinheiro, que ela já havia mandado mensagem no WhatsApp dizendo que tinha morrido após complicações causadas por uma cirurgia que teria precisado fazer depois de ter sofrido um suposto acidente.

“Por favor, respeite o luto da família. […] Até hoje pela manhã, nossa menina estava aqui feliz, sorridente, mas, infelizmente, chegou sua hora”, dizia a mensagem.

A surpresa para Renato aumentou três dias depois, quando ele encontrou a antiga cliente em um bar. “Ela estava lá bebendo. Eu fui falar com ela e ela se negou, disse que não iria pagar nada. Como estava cheio de gente, eu preferi deixar para lá”, afirmou.

Empresário diz que mulher aplicou golpe em outros locais

Após expor o caso nas redes sociais, Renato foi procurado por donos de outros estabelecimentos que também foram vítimas do golpe: a jovem comprava comida, dizia que iria pagar por PIX e enviava comprovantes falsos.

No dia 13 de maio, Renato prestou queixa contra Francielly pelo crime de estelionato na Delegacia de Camaragibe.


Fonte: G1

Notícias Anteriores


Meses Anteriores