25
agosto

Situação preocupante em Santa Cruz do Capibaribe


Faltando menos de oito meses para fim do prazo, menos de 20% dos eleitores fizeram o Recadastramento Biométrico

Foto: Arquivo.

Na manhã desta terça-feira (25) nossa equipe entrou em contato com a chefe do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe, Ariadnny Vasconcelos.

 

O intuito é saber como está a situação do município perante ao recadastramento biométrico do Título de Eleitor já que Santa Cruz do Capibaribe está entre os que terão o sistema de votação através do uso da impressão digital.

 

Ariadnny nos revelou que a situação do município é preocupante já que menos de 20% dos eleitores aptos para votar em 2016 compareceram para atualizar o documento. Até o momento, a Capital da Moda tem 57.469 eleitores, mas apenas 10.841 deles já atualizaram o Título de Eleitor.

 

Faltando menos de oito meses para o fim do prazo (março de 2016), que não será prorrogado como definido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ariadnny destacou que os principais problemas para o baixo comparecimento do eleitor se devem ao fato do mesmo estar desacreditado com a política e também pelo pouco engajamento dos grupos políticos locais em estimular para que seja feito o recadastramento biométrico.

 

“Essa é a única situação em que os grupos podem buscar o eleitor onde estiver, que não se configura em crime eleitoral. Antes, os políticos tinham que buscar pelos votos dos eleitores novos, mas agora eles têm que correr atrás dos antigos já que ninguém garante que, só porque ele tenha recebido “x” votos, irão receber de novo. Não haverá prorrogação do prazo e quem não atualizar seu documento, não poderá votar. Muitos políticos daqui acham que quando estiver mais próximo do fim do prazo, haverá prorrogação ou liberação do voto; mas estão enganados pois em cidades que adotaram a biometria, muitos eleitores ficaram sem votar por não atualizar o documento.” – disse.

 

Agendamento pela internet tem sido sucesso, mas comparecimento é baixo

 

Outro problema relatado pela chefe do Cartório Eleitoral está no pós-agendamento.

 

De acordo com ela, muitas pessoas fazem o agendamento pela internet, mas não comparecem para atualizar o documento no horário estipulado.

 

“Temos condições de atualizar o documento de mais de 200 pessoas por dia, mas muitas vezes não conseguimos atingir esse número porque o eleitor não comparece, mesmo depois de já ter agendado seu horário. Todos os dias registramos muitos casos assim e vale ressaltar que atendemos também aqueles que desejem atualizar seu documento, aguardando aqui no cartório. Cerca de 50 pessoas nos procuram todos os dias e são atendidas.” – completou.

 

Como fazer o agendamento on-line

 

O agendamento pela internet é simples e rápido. Em menos de cinco minutos, o eleitor pode escolher o dia e a hora para realizar o Recadastramento Biométrico.

 

Basta acessar o site do TRE de Pernambuco (www.tre-pe.jus.br), clicar na opção “Recadastramento Biométrico e/ou Agendamento” e seguir os passos indicados. O agendamento também pode ser feito no smartphone ou tablet.

 

Para quem não tem habilidade com internet, uma dica simples é se dirigir a uma lan-house ou pedir para aquele parente prestativo e sempre conectado um auxílio no processo de preenchimento dos dados.

 

O Cartório Eleitoral funciona na rua Maria Francisca da Silva, 33, no bairro Santo Antônio, onde era localizada a casa de eventos Recepcione, de segunda à sexta-feira.

 

De segunda a quinta, o horário é das 11h às 17h, Já nas sextas, o funcionamento se dá das 9h às 15h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores