23
agosto

Santa Cruz – Novas denúncias e pedido de abertura de CPI esquentam discursos na Câmara de Vereadores


Nesta quinta-feira (23) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

Como já é corriqueiro, o forte clima eleitoral mostrou que as sessões tendem a mostrar os ânimos cada vez mais exaltados dos edis, onde a discussão na tribuna das propostas e projetos em prol do município ficou em segundo plano.

Foram discutidos e votados 15 projetos de lei, com oito aprovações, três pedidos de vistas, um retirado e os demais levados para suas respectivas comissões.

Dos 17 vereadores, 14 deles fizeram o uso da tribuna. Teve novas denúncias e pedido de abertura de CPI. Confira os principais discursos.

.

Joab do Oscarzão faz denúncia contra prefeito Edson Vieira e secretário Gilson Julião

O vereador começou seu discurso voltando a se defender das acusações feitas pela líder de governo Jessyca Cavalcanti (PTC).

Na denúncia levada ao Ministério Público Federal, a vereadora acusa Joab de, supostamente, ter se beneficiado financeiramente de militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e de ter prometido, de forma indevida, casas populares do programa Minha Casa Minha Vida.

Em seguida, ele fez uma grave denúncia, envolvendo o nome do prefeito Edson Vieira e também fazendo referência ao Secretário de Serviços Públicos, Gilson Julião.

“Loteamentos em nossa cidade, para que fossem aprovados, teria se que dar terrenos para o Secretário de Obras (Serviços Públicos) e para o prefeito. Isso aconteceu no governo de José Augusto e continua no de Edson Vieira. Por isso que eles estão juntos. Espero que o prefeito pare com esse escândalo de corrupção” – disse.

.

“Nos chamou de Oposição do Paraguai, mas foi ele que mudou de lado” – diz Augusto contra Ernesto Maia

Augusto Maia (podemos) usou boa parte de seu tempo na tribuna para responder críticas feitas pelo ex-aliado Ernesto Maia (PT).

O político criticou a mudança política do ex-aliado em favor de Diogo Moraes, citando entrevistas e denúncias anteriores feitas pelo próprio Ernesto contra o prefeito Edson Vieira e também contra o próprio deputado, relacionadas ao escândalo da farra das locações de veículos.

“Ele disse que tinham laranjas no caso da KMC e que não podia falar; que Edson estava junto com Diogo. Parabenizei Ernesto naquela época por ser tão contundente contra a corrupção, mas agora nos chamou de oposição do Paraguai, mas foi ele que mudou de lado. A mentira da semana foi dizer que Zé está junto de Edson Vieira, mas eu quero ver ele dizer ao seu eleitor que vai ter sua campanha coordenada por Junior Gomes, que está com Diogo” – disse.

.

Carlinhos da Cohab cobra abertura de nova CPI na Câmara

No seu discurso, Carlinhos da Cohab fez uma outra denúncia contra o prefeito, também envolvendo supostas irregularidades para aprovação de loteamentos no município.

“Tenho denúncias de que agentes públicos têm recebido propinas para liberar esses loteamentos e tenho provas. Estou investigando e proponho aqui uma CPI sobre isso. Espero que o presidente (da Câmara) Zé Minhoca, não seja omisso. Quem pegou em merda, que cheire” – disse.

.

“Edson e Zé, dois líderes em decadência que estão no mesmo projeto” – provoca Junior Gomes

No seu discurso, Junior Gomes voltou a citar o fato de Edson Vieira e José Augusto Maia estarem no mesmo palanque para essas eleições. De acordo com o vereador, essa aliança seria algo que não seria recente, que seria algo visto desde quando Edson Vieira teria decidido ter Bruno Araújo como seu deputado estadual.

Em seguida, Junior falou sobre as especulações de bastidores de que o grupo de vereadores que são aliados a Edson Vieira e também a José Augusto Maia fariam um bloco para ter a presidência no legislativo local e que a junção de Edson e Zé no mesmo palanque teria implicações nas eleições de 2020.

“Tem vários aqui que estão juntos. É comum ver Capilé elogiando Edson, visando uma futura presidência. Eu disse há muito tempo que, quem acompanha esses dois líderes, a chapa de 2020 está se desenhando, com um indicado por Edson e outro por Zé. Esses dois líderes em decadência estão no mesmo projeto.

.

Capilé diz que Ernesto não tem coragem e que Carlinhos se aliou a Diogo em troca de vantagens

O vereador Capilé aproveitou para devolver críticas de Ernesto Maia feitas na reunião anterior. Ele citou que Ernesto não teria coragem de pedir pelas demandas e que seria ele que teria coragem a fazê-lo, deixando de lado, segundo ele, a questão partidária com o prefeito.

“Vão vim para uma reunião dizer que, por conta de uma patrolagem atendida, eu mudaria de lado ou ficaria espalhando notícia falsa em grupos de WhatsApp não é Ernesto?!” – disse.

Em seguida, ele citou que a aliança de Carlinhos da Cohab seria algo que o vereador tinha feito em troca de supostas vantagens e rebateu outras críticas.

“Dizer que a Palestina não tem representante é dizer que a cidade não tem vereador, pois o senhor também representa a Palestina. Há 10 dias, ele diz que aderiu a Diogo e que conseguiu água, energia… Não me passo em troca de conseguiu alguma coisa. Até que ponto chegamos que, para se conseguir alguma coisa, tem que mudar de lado” – frisou.

.

“Isso aqui está mais para um teatro do que para uma Casa de Leis” – desabafa Zezin Buxin

Mostrando estar insatisfeito com as discussões atuais na Casa de Leis, Zezin Buxin fez seu discurso em tom de desabafo. As primeiras críticas foram feitas aos que dizem que o prefeito Edson Vieira (PSDB) estaria errado em tentar eleger a sua esposa, Alessandra Vieira, como deputada estadual.

“Eu não teria problema em querer apoiar um filho meu se ele quisesse. Vemos um exemplo nisso e a família de Zé, que tem um filho vereador e um sobrinho que pode ser deputado… Tem também na família de Augustinho Rufino… O que tem de errado nisso? São as pessoas que os elegeram. Ficam discutindo isso e deixam de discutir Santa Cruz” – disse e completou: “Tem horas que isso aqui está mais para um teatro do que uma Casa de Leis. A gente se conhece” – pontuou.

.

Jessyca Cavalcanti volta a destacar denúncia contra Joab do Oscarzão

A vereadora voltou a falar das denúncias feitas contra Joab do Oscarzão. Citando estar motivada por sua defesa a candidatura de Alessandra Vieira, ela trouxe um áudio, onde a esposa do vereador, Vanessa, é citada.

O áudio mostra que uma das pessoas que teriam ido buscar seus documentos de volta, quando teria havido um suposto cadastro para os imóveis do Minha Casa Minha Vida enquanto Joab estava na Secretaria de Habitação, teria assinar papeis abrindo mão de tentar uma casa pelo programa.

“Não existe lista, não foi iniciada nenhuma inscrição. O vereador Joab e sua esposa enganam o povo, cobram taxa prometendo casa própria. E quando se vai buscar documentos, eles dizem isso aqui, que as pessoas que forem pegar seus documentos tem que assinar um papel para desistir da casa. O senhor mente; não meça o prefeito Edson Vieira e a primeira dama com a sua régua” – disse.

.

Marlos da Cohab destaca ligação feita por José Augusto Maia para que retornasse ao grupo

“Ele me pediu para que eu voltasse, me ofereceu a liderança da Cohab, algo que nunca me foi oferecido. E ainda me joga contra o vereador Carlinhos da Cohab. Quero dizer a José Augusto que, quem está ofuscado é ele, que está junto de Edson Vieira e de outros carrascos do grupo taboquinha” – frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores