07
novembro

Resumo da Câmara


Em vez de tradicionais discursos na tribuna, vereadores promovem sabatina sobre segurança com comandante da I CIPM

Sabatinado, Capitão Demétrius falou sobre vários pontos de primeira responsabilidade. Fotos: Assessoria.

A noite de quinta-feira (06), na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, foi marcada não pelo uso da tribuna por parte dos vereadores, mas sim por uma sabatina que foi realizada com o comandante da I Companhia Independente de Polícia Militar (I CIPM).

 

Em pauta, um assunto muito importante foi discutido pelos vereadores e pelo capitão, que foi o tema da segurança pública. O Capitão Demétrius, que comanda a I Companhia Independente de Polícia Militar, que compreende os municípios de Taquaritinga do Norte e Santa Cruz, atendeu a um pedido feito pelos vereadores em virtude de requerimento, que solicitava o aumento na quantidade de efetivo de policiais militares e também de viaturas no município.

 

Bancadas fizeram vários questionamentos e pedidos.

.

É de conhecimento público a constante onda de assaltos por qual a Capital da Moda tem enfrentado nos últimos meses, especialmente os crimes cometidos contra o patrimônio a exemplo dos arrombamentos a residências, assaltos a mão armada, roubos a motos e carros de passeio entre outras situações.

 

Também foi discutido o aumento da quantidade de crimes cometidos por adolescentes infratores, que fazem com que a polícia realize diversas apreensões, mas que não tem o efeito desejado em virtude da atual lei penal vigente, que não atende os anseios da sociedade atual.

 

O Capitão Demétrius mostrou sua insatisfação com o quadro e cobrou da classe política de Santa Cruz do Capibaribe mais empenho, especialmente nas cobranças feitas aos deputados federais que foram eleitos com votos recebidos também no município para que eles se tornem líderes na luta pela mudança das leis penais brasileiras.

 

Durante suas falas, Capitão Demétrius demonstrou seu descontentamento com a Lei Penal existente que, segundo ele, privilegia a continuidade dos crimes cometidos por adolescentes, já que as punições são muito brandas.

 

De acordo com ele, mudanças na lei são mais que necessárias para que para que o trabalho policial, que às vezes é atrapalhado em virtude da grande quantidade de ocorrências cometidas pelos mesmos infratores, seja desempenhado de maneira mais eficaz.

 

Sendo assim, o trabalho dos policiais que já estão na ativa seria agilizado de acordo com o Capitão e isso aumentaria o número de ações mais efetivas e, consequentemente, o número de prisões e também a repressão ao crime.

 

Durante as quase três horas de sabatina, os 16 vereadores que estiveram presentes fizeram várias perguntas relacionadas várias necessidades do município como:

 

  • Implantação de mais unidades do programa Polícia Amiga;
  • Aumento na distribuição das blitz realizadas no município;
  • Solicitação da implantação da Patrulha Rural, com uma viatura a disposição;
  • Solicitação de policiais para serem destinados, de forma fixa, ao distrito de Poço Fundo;
  • Aumento no efetivo na quantidade de viaturas;
  • Articulação entre imprensa e sociedade no tocante a promover uma maior integração para divulgação de medidas e ações realizadas;
  • Uso de redes sociais entre gestores de escolas, vereadores também com a polícia, no intuito de prevenção de crimes e denúncias de ocorrências;
  • Volta do programa Paz nas Estradas, no posto policial que fica no distrito de Pão de Açúcar.

 

Ao final da sabatina, ficou decidido que uma audiência pública será feita para tratar com mais profundidade tema.

 

A audiência, apesar de não ter tido uma data marcada é, segundos os presentes, um  importante instrumento para promoção do debate com a população que poderá sugerir novas soluções para auxiliar no combate a criminalidade e, consequentemente aumentar a eficácia da segurança pública no município.

 

Vale ressaltar que dois números de celulares foram fornecidos pelo Capitão, em caso de ocorrências para chegada mais rápida do efetivo policial, inclusive para denúncias anônimas. Confira: 8912-8279 (Op. Claro) e 9975-5590 (Op. Tim).

 

A audiência deve ser marcada já nas próximas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores