06
novembro

Resumo da Câmara – 05/11/2013


 Junior Gomes destaca estudo sobre potencial econômico gerado pelo Moda Center e Calçadão

.

Primeiro a usar a tribuna, o vereador Junior Gomes (PSB) falou do estudo apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno Bezerra, que destaca o potencial econômico gerado pelo Moda Center Santa Cruz e pelo Calçadão.

 

“É um trabalho feito para fortalecer nossa economia”, frisou o vereador.

 

Sobre ações realizadas no atual governo, o vereador destacou a entrega de dois caminhões obtidos com recursos do PAC-II e a assinatura, para esta quarta-feira (06), da ordem de serviço pelo prefeito Edson Viera (PSDB) para a reforma da quadra do Bairro Santo Agostinho.

 

No fim, o vereador falou sobre os problemas na Rua Bahia, que teve o canal limpo para amenizar os transtornos causados pelos frequentes alagamentos e de seu pedido ao deputado Diogo Moraes (PSB), para lutar por mais água através da otimização da reversão de Jucazinho.

 

Zezin Buxin cobra conserto de problema crônico em saneamento no Bairro Cruz Alta

 

No ponto mais importante de seu discurso, Zezin destacou um problema crônico de saneamento presente na Rua José Nelson de Assis, no Bairro Cruz Alta, rua esta em que o mesmo reside e que já foi alvo de críticas de moradores.

 

De acordo com o parlamentar, desde a gestão do ex-prefeito Toinho do Pará (PHS) que consertos já foram realizados naquele saneamento e que, até agora, o problema não foi solucionado.

 

“Vou fazer aqui um requerimento verbal para que seja refeito todo o sistema de esgoto daquela rua (…), a rua que Zezin mora (risos), para ver se dão um jeito e eu não sirva de saco de pancadas das críticas que são feitas, e com razão”, destacou.

 

Zezin citou que a culpa dos problemas causados neste e em outros pontos da cidade é dos loteadores, que não cumpriram com seu papel de fazer o saneamento da forma correta.

 

Além disso, o parlamentar também falou sobre o evento gospel Louva Santa Cruz e também da geração de renda vinda dos cursos profissionalizantes que estão sendo viabilizados na zona rural do município, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

.

 

Zé Elias cobra revitalização da Quadra Esportiva em Poço Fundo

 

O vereador petebista focou dois pontos em seu discurso. O primeiro deles trata da solicitação para que a passagem molhada próxima a barragem de Poço Fundo seja consertada.

 

Em seguida, o parlamentar falou sobre a ordem de serviço que será assinada pelo prefeito Edson Vieira (PSDB) na manhã desta quarta-feira (06) e aproveitou para mandar seu recado.

 

“Espero que o prefeito também assine essa ordem para reformar a quadra em Poço Fundo”, destacou Zé Elias (PTB).

 

No fim de suas falas, o parlamentar enfatizou o requerimento que solicita a criação de um informativo para ser distribuído com a população, informativo este que contenha os endereços dos PSF´s em funcionamento em Santa Cruz do Capibaribe.

.

.

Carlinhos da Cohab cobra implantação das CPIs e acusa governador de querer pegar carona em obras na atual gestão

 

O vereador Carlinhos da Cohab (PSL) falou sobre seu recente pedido ao Ministério Público de um mandado de segurança para que o presidente da Câmara Junior Gomes (PSB) instaure as CPIs da “Farra das Locações” e “Escândalo dos Teclados e Kits Musicais” .

 

Carlinhos relatou que recebeu um ofício do MP para que a cópias do livro das atas, com as votações que aprovaram as CPIs, sejam enviadas, mas que até agora não recebeu tais documentos.

 

“Espero que até amanhã (quarta-feira) nós possamos levar esta documentação para os órgãos competentes para que sejam abertas estas CPIs para que nós não recebamos as críticas que estamos recebendo”, destacou.

 

Carlinhos também falou sobre o novo contrato feito pela prefeitura para a locação de veículos. “São milhões que levam do povo de Santa Cruz do Capibaribe, mas vamos estar atentos a este tocante”, frisou.

 

Por fim, o parlamentar citou que o governador Eduardo Campos (PSB) estaria querendo “pegar carona” nas obras que estão sendo realizadas em Santa Cruz do Capibaribe como calçamentos, chegada de uma patrol, de casas do  programa “Minha casa, minha vida”, da Escola Técnica entre outras.

 

“Santa Cruz está se reestruturando agora com o Governo Federal, com Dilma. “Seu” Eduardo Campos não venha aqui pegar carona”, destacou.

 .

 

 “A boca vai esquentar e quero ver se vocês vão ter discurso”, dispara Dida de Nan a vereadores que romperam com Eduardo Campos

 

 

O vereador Dida de Nan (PSDB) rebateu as palavras ditas por Carlinhos da Cohab ao governador Eduardo Campos (PSB) querer pegar carona em obras realizadas em Santa Cruz do Capibaribe e mandou um recado aos parlamentares que romperam com o político.

 

“Gostaria que vocês falassem a população porque vocês não conseguiram (as obras) através de Dilma, do Governo do estado. Em 12 anos, vocês não conseguiram e, em 10 meses, o prefeito Edson Vieira está conseguindo patrol, retroescavadeira (…). Vocês não tem o que falar e ficam jogando para a população”, destacou Dida.

 

O parlamentar completou que a cidade não recebia recursos porque não estava limpa com o governo federal e que ainda está pagando dívidas herdadas da gestão anterior até o mês de fevereiro.

 

Quando o assunto foi a suposta falta merenda na escola da Palestina, focada na semana anterior pelo vereador Galego de Mourinha (PTB), Dida de Nan saiu em defesa do governo, exemplificando a adoção de água mineral nas escolas e mandou seu recado.

 

“A boca vai esquentar e quero ver se vocês vão ter discurso”, destacou.

 

Ronaldo Pacas destaca Dia do Azul e rebate críticas de Carlinhos da Cohab contra Eduardo Campos

 

O vereador de situação destacou o evento comemorativo aos 113 anos da Sociedade Musical Novo Século, que acontecerá na Praça do Estudante, no próximo sábado (09): o I Encontro de Bandas de Música do Agreste.

 

Ronaldo Pacas (PSDC) enfatizou o Dia Municipal de Combate ao Diabetes, chamado “Dia do Azul”, que será realizado na Câmara de Vereadores em 14 de novembro.

 

“Vamos fazer essa programação acontecer e nós temos uma boa parcela da população que sofre com isso”, enfatizou.

 

O parlamentar enfatizou também os canos que estão espalhados ao longo da BR-104 para a chegada de água através de uma das etapas da Adutora do Agreste e aproveitou para rebater o discurso de Carlinhos da Cohab (PSL), que acusou o governador Eduardo Campos (PSB) de quer pegar carona em obras realizadas em Santa Cruz.

 

“Em todas as obras tem a participação da prefeitura por mínima que seja; do Estado envolvido e da parceria com o Governo Federal”, frisou, citando como exemplo o novo fórum.

 

Por fim, Ronaldo Pacas falou sobre a nova lei que será sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, que permite a migração das rádios AM para o sistema FM, anunciando que a Rádio Vale também migrará para a outra frequência.

 

“É um grande avanço e seremos todos iguais”, pontuou.

.

 

Afrânio Marques chama Calinhos da Cohab de confuso e volta a cobrar cursinho pré-vestibular da prefeitura para curso de medicina

 

O vereador pedetista começou usando da tribuna para rebater críticas de Carlinhos da Cohab (PSL) no tocante as contrapartidas de obras realizadas no município.

 

“Uma hora, fiquei até confuso também sobre se ele não está confuso. Ele defendeu tanto Toinho (do Pará) que não sei quem ele vai apoiar para estadual, se Ernesto, Zé ou Toinho”, destacou.

 

Afrânio citou que a prefeitura entra com 8 a 12% de recursos, sendo a maior parte deles federais e o restante do governo estadual, mas que tais recursos da prefeitura só entrariam quando as obras fossem viabilizadas.

 

Sobre a questão educacional, Afrânio criticou os últimos 12 anos de gestões taboquinhas, afirmando que apenas quatro creches foram construídas nesse período e que o governo de Edson Vieira (PSDB) fará o mesmo numero até o fim de seu mandato.

 

O vereador também voltou a cobrar do atual governo o redirecionamento de parte do cursinho pré-vestibular municipal para o curso de medicina, de forma a sanar o problema da falta desses profissionais na cidade.

 

“Há três anos, se tivéssemos direcionado parte desse cursinho para as pessoas fazerem o vestibular de medicina, provavelmente, daqui a cinco anos, teríamos médicos santa-cruzenses para atender melhor a população”, citando que levará a ideia para o Secretário de Educação Dimas Dantas (PP).

 

“O senhor deveria resolver os problemas das antenas de celulares em Poço Fundo”, provoca Deomedes Brito ao vereador Dida de Nan

 

No uso da tribuna, o petebista rebateu as palavras do líder do governo, o vereador Dida de Nan (PSDB) no tocante a suposta falta de merenda da escola municipal no Bairro da Palestina e provocou o vereador adversário.

 

“Em vez de o senhor falar tanto, o senhor deveria resolver os problemas das antenas de celulares em Poço Fundo, que o senhor prometeu faz tempo e até agora nada”, provocou.

 

Deomedes Brito (PT) também aproveitou para falar, segundo ele, de sua luta pelo bairro do Santo Agostinho. Entre os frutos de seu empenho, segundo o parlamentar, estão às obras de calçamento do bairro citado, como também a implantação da Academia das Cidades.

 

Quando o assunto foi o Calçadão, o parlamentar citou que estão havendo divergências quanto a recolocação das barracas no local provisório e criticou também a fiscalização da Secretaria da Fazenda, realizada esta semana no Posto Policial em Pão de Açúcar.

 

“A Secretaria da Fazenda, a mando do Governador, mais uma vez, veio prejudicar Santa Cruz e isso não podemos admitir”, destacou, completando que o estado deveria propor melhores oportunidades para a estimular a formalização.

 .

“O que está entupido são as torneiras do povo de Santa Cruz do Capibaribe”, desabafa Helinho Aragão

 

Mais uma vez, o vereador demonstrou a sua preocupação quanto a situação caótica do abastecimento de água realizado pela Compesa no município.

 

Helinho Aragão (PTB) citou que vem levantando a questão há 25 dias e afirmou que as bombas que deveriam mandar água através da reversão de Jucazinho estariam desligadas.

 

“É falta de força política nossa em cobrar mais da Compesa e do governo do estado para termos mais volume de água”, frisou.

 

Junior Gomes (PSB) rebateu as afirmações de Helinho, afirmando que a reversão está funcionando, mas não em quantidade suficiente para a demanda local.

 

Continuando as falas, Helinho destacou que quer mais uma audiência com os diretores da Compesa para tratar dos problemas do abastecimento.

 

Vânio Vieira traz para a tribuna a razão para problema na distribuição de merenda na Escola da Palestina

 

 

O vereador de situação falou sobre as denuncias feitas na semana passada pelo vereador Galego de Mourinha (PTB). Na ocasião, o petebista denunciou que se estava servindo apenas suco com biscoito na referida instituição, cardápio insuficiente como declarou o parlamentar de situação.

 

De acordo com Vânio Vieira (PSDB), não falta merenda na referida instituição de ensino.

 

“A merenda tem cachorro quente; cuscuz com leite, com charque, com sardinha, macarronada… Vocês (do grupo de Oposição) poderiam falar de qualquer assunto, mas de merenda?! Todas as escolas estão bem abastecidas e isso aconteceu porque a merendeira passou mal, teve que ser socorrida”, destacou.

 

O parlamentar falou de seu pedido de reforma para o PSF do bairro da Cohab, citando que não haveriam condições de trabalho e destacou que calçamentos do Bairro da Palestina, nas ruas São Sebastião e Santo André serão entregues até a semana que vem.

 

No fim, Vânio fez um requerimento verbal para que agentes de trânsito sejam direcionados para organizar o trânsito na PE-160, próximo ao semáforo que fica na saída da cidade para Pão de Açúcar.

.

 

Zé Minhoca cobra audiência pública com prestadores de telefonia para dar explicações sobre má qualidade no serviço

 

O vereador tucano, no principal ponto de seu discurso, destacou a necessidade de uma cobrança maior por parte dos vereadores aos representantes de operadores de celulares.

 

Zé Minhoca (PSDB) destacou a necessidade de uma audiência pública sobre a temática, solicitando para que o presidente da Câmara, o vereador Junior Gomes (PSB) de andamento ao seu pedido.

 

“Temos que cobrar explicações. Muitos estão tendo constrangimento e que eles venham explicar sobre o porque da antena não prestar e, quando presta, não tem sinal”, destacou o vereador.

 

A ação social também fez parte do seu discurso. O vereador citou de sua participação nas escolas, ao longo das duas últimas semanas, realizando palestras com cerca de 1500 estudantes sobre conscientização no trânsito.

 

“Tive o prazer de falar para aquelas crianças e jovens da minha terra de um tema que mexe com todos”, frisou Zé Minhoca.

 

“Esta administração está muito parecida com a de Toinho do Pará”, afirma Fernando Aragão

 

No principal ponto do seu discurso, o vereador petebista fez críticas a atual administração do município. Para Fernando Aragão (PROS), a atual gestão da prefeitura apresenta diversas semelhanças positivas e negativas com as que foram vistas na gestão de Toinho do Pará.

 

“No primeiro ano de Toinho do Pará segundo dizem, que eu nunca vi, ele chegou a 70% de aprovação. São João bem feito, ruas sendo calçadas entre outras coisas… Foi uma maravilha. Mas ai, depois começou o retrocesso e por quê? Por uma única coisa que venho batendo e mostrando. A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe está inchada, cheia de gente”, destacou Fernando.

 

Fernando citou também que gratificações foram cortadas de todos os funcionários e que demissões serão inevitáveis se quiser resolver o problema. O parlamentar citou que o funcionalismo da prefeitura não teve reajuste nos últimos 12 anos e sim correções, mas que a prefeitura não teria condições de pagar os aumentos, desafiando Dida de Nan (PSDB).

 

“O senhor, como líder do governo, dê um recadinho (ao prefeito) que tem que diminuir gente. Ou faz isso, ou a prefeitura estará do mesmo jeito, sem quitar contrapartida e com as obras paradas (…). Ai, só vai pintar mesmo”, destacou.

 .

Klemerson Pipoca faz balanço de seus 10 meses de mandato

 

Fazendo uso da tribuna, o vereador Klemerson “Pipoca” (PMN) fez um balanço dos 10 meses de mandato como vereador. Pipoca falou da protocolização de vários requerimentos junto ao poder executivo e que muitos já renderam resultados.

 

Dentre as solicitações estão à revitalização do Parque Florestal, conserto dos geradores das unidades hospitalares, reunião com diretores da Caruaruense para aumento do efetivo dos ônibus nos horários de pico, implantação futura de uma escola gratuita de idiomas e a presença de monitores nos ônibus que transportam estudantes entre outras ações.

 

O vereador também destacou projetos de lei de sua autoria. Dentre eles, estão à preservação de sítios arqueológicos existentes em Santa Cruz do Capibaribe a exemplo da Serra do Pará, a disponibilização de banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiência nos festejos e o Projeto de Sustentabilidade, que incentiva o uso da bicicleta.

 

“Vamos fazer política sim, para que a cidade cresça e não para que ela volte a ser como era antes”, destacou.

 

Jessyca dispara: “Eu vejo a hora de chegar nesta Câmara e o fantástico mundo do trio da oposição dizer que o prefeito dessa cidade é Toinho do Pará”

 

Penúltima oradora da noite, a vereadora Jessyca Cavalcanti destilou o verbo para cima dos vereadores de Oposição Ernesto Maia (PSL), Carlinhos da Cohab (PSL) e Deomedes Brito (PT).

 

Para a vereadora, o grupo de Oposição, chamando por ela de “Fantástico mundo do trio da oposição” estaria atacando o sindicato dos professores no programa “Oposição em Ação” e que estariam usando a cor azul, do partido de Edson Vieira.

 

“Alguns vereadores, que abrem a boca pra falar, nunca se posicionaram favoráveis aos professores”, citando que Ernesto Maia teria raiva do sindicato pelas denúncias como o escândalo da merenda atribuído a José Augusto Maia (PROS) e a sonegação de INSS de funcionários públicos.

 

Jessyca citou também que a oposição, na tentativa de buscar pautas para usar na tribuna, buscaria informações no Portal da Transparência da prefeitura com o contrato da locação de veículos na casa de R$ 2 milhões que, segundo a vereadora, todos os recursos dessa verba não foram usados.

 

“Infelizmente eles só tem buscado informações na tentativa de iludir o povo de Santa Cruz do Capibaribe”, pontuou.

 

“Locação de veículos em Santa Cruz tem mal assombro. Na CPI, vamos descobrir os fantasmas que estão usando do dinheiro público”, pontuou Ernesto Maia

.

Último orador da noite, o vereador Ernesto Maia enfatizou o novo contrato feito pela prefeitura municipal para locação de novos veículos.

 

Para Ernesto Maia (PSL), a empresa Destaque, com sede em Olinda, foi a nova ganhadora do pregão presencial para locação de veículos, substituindo a KMC Locadora LTDA, envolvida no suposto escândalo da “Farra das Locações”.

 

De acordo com o parlamentar, os gastos com aluguel de veículos na nova empresa, no período de vigência de 12 meses, uma quantia de R$ 4,7 milhões de reais.

 

Ernesto também denunciou que a empresa KMC, que antes prestava serviços de locação de veículos para a prefeitura, recebia em torno de R$210.500,00 e que, com o novo pregão realizado, que compreende o aluguel de 29 carros de passeio, 14 caminhões, sete veículos utilitários e seis vans, resultam em uma conta de mensal de R$169.850,00.

 

“Uma economia de R$ 40 mil por mês. Em um ano, era aproximadamente R$ 500 mil. Se nós não tivéssemos feito a denúncia, em quatro anos eram pagos mais de mais de R$ 2 milhões de reais a mais que este valor absurdo de R$4.700.000,00 que eu falei”, destacou.

 

Ernesto citou que tais argumentos fariam com que o presidente da Câmara Junior Gomes (PSB) tivesse medo de instaurar a CPI da Farra das Locações.

 

“Com a CPI, vamos saber quem trouxe essa KMC para Santa Cruz do Capibaribe”. Ernesto denunciou também que diretores da AME tem carros alugados a prefeitura para complementar salários e disparou:

 

“O governo Edson Vieira é pipocado de denúncias e informação ele não entrega”, completando que a prefeitura não mostra a licitação do projeto de reestruturação do Calçadão do Moda Center.

 

Já contra a vereadora Jessyca Cavalcanti, Ernesto citou que a mesma queria fazer chantagem ao pedir a CPI dos Teclados, mas a oposição aceitou. Por fim, o vereador desafiou Junior Gomes a implantar a CPI da KMC LTDA.

 

“Já passou o prazo e a sociedade cobra. O tema voltou a tona e a locação de veículos em Santa Cruz tem mal assombro. Na CPI, vamos descobrir os fantasmas que estão usando do dinheiro público”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores