08
outubro

Resumão da Câmara


Clima esquenta na primeira noite de discurso dos vereadores após as eleições 2014

Foto: Arquivo.

Críticas, provocações e denúncia reveladora marcaram a noite polêmica

A noite de discursos no plenário da Câmara foi bastante quente. Em clima de pós-eleições, 13 dos 17 vereadores estiveram presentes e falaram sobre os resultados de seus grupos nas urnas.

.

As duas bancadas realizaram diversos confrontos, muitos deles com ataque e defesa ao vereador Ernesto Maia (PSL), que não obteve êxito no seu projeto de disputa a deputado estadual.

.

Por falar no líder da Oposição, ele revelou um suposto esquema financeiro que envolveu os nomes de José Augusto Maia (PROS), Dimas Dantas (PP) e Toinho do Pará (PHS) no periodo eleitoral, esquema esse que, segundo Ernesto, teria prejudicado sua campanha.

.

Confira o resumo do que foi dito, vereador a vereador:

.

Vânio Vieira elogia políticos eleitos e não eleitos com votação em Santa Cruz do Capibaribe

.

Abrindo os discursos da noite, o vereador tucano fez elogios as campanhas de vários políticos que receberam votação na Capital da Moda.

 

Vânio Vieira (PSDB) elogiou as campanhas de João Alfredo (PT), Ernesto Maia (PSL), Toinho do Pará (PHS) e Dimas Dantas (PP), lamentando que este último também não se elegeu na busca por uma vaga a Alepe.

 

O vereador também falou das campanhas eleitas de Eduardo da Fonte (PP) e deu mais ênfase a Diogo Moraes (PSB), único deputado estadual eleito a representar o município na Assembleia Legislativa em 2015.

 

Vânio fez algumas cobranças, especialmente para que Diogo lute para manter a continuidade da duplicação da PE-160 e busque outras melhorias para a Capital da Moda.

 

“É uma grande responsabilidade que ele tem como o único representante de Santa Cruz do Capibaribe”, frisou.

 

Fernando Aragão destaca depoimentos finais ao MPPE sobre o escândalo da Farra das Locações

.

Fernando Aragão (PROS) destacou a série de ouvidas que foram realizadas ontem (07) no Ministério Público em Santa Cruz do Capibaribe.

 

O vereador também foi intimado a prestar depoimentos a promotora Dra. Bianca Stella Barroso, depoimentos estes que são fundamentais para o fechamento das investigações feitas pelo MPPE.

 

Fernando destacou que a promotora está dando sequência aos trabalhos e enfatizou que, em breve, sairá uma resposta do MPPE sobre o caso.

“O que ela nos transmitiu é que ela quer concluir esse processo. Que a gente tenha essa resposta, que é tão importante”, frisou.

 

Zé Minhoca anuncia início da implantação da internet gratuita com emendas de Bruno Araújo

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador tucano anunciou o início dos trabalhos para a implantação da internet gratuita no município.

 

O projeto foi uma das promessas de campanha do prefeito Edson Viera (PSDB) e está sendo viabilizado, segundo Zé Minhoca (PSDB), com o dinheiro das emendas do deputado federal reeleito Bruno Araújo (PSDB).

 

De acordo com o vereador, o projeto já estará em funcionamento nos próximos 10 dias. Já sobre as eleições, Zé Minhoca destacou, segundo ele, a campanha vitoriosa obtida pelo seu grupo político nessas eleições e deu seu recado a Oposição.

 

“Para a tristeza destes que estão aí, fizemos (as eleições) de cabo a rabo. Aliados, com fichas limpíssimas, estiveram conosco e foram sacramentadas assuas posições”, destacou.

Zé Elias cobra empenho para reinício de obras em quadras de escolas do município

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador do PTB destacou a paralização de diversas obras de quadras poliesportivas em escolas da rede pública de ensino.

 

O vereador citou como exemplo a quadra da Escola Senador José Ronaldo Aragão, sendo ratificado pelo vereador Deomedes Brito quanto às escolas do Bairro Dona Lica e da Escola Professora Lindaura Maria Diniz, que também possuem quadras que estão com suas obras paralisadas.

 

O vereador também aproveitou para falar sobre um grande lixão clandestino que está se formando nas proximidades do Moda Center e aproveitou para cobrar mais empenho ao vereador Afrânio Marques (PDT).

 

Este último apresentou um requerimento que solicita a implantação de um semáforo no cruzamento entre as avenidas Biu de Deda e Souza Aragão, onde Zé Elias cobrou que a solicitação seja tirada do papel e executada pela atual gestão.

 .

.

Ronaldo Pacas fala sobre promessa de Paulo Câmara em trazer um hospital regional para Santa Cruz do Capibaribe

.

Ronaldo Pacas (PSDC) repercutiu uma promessa feita pelo governador eleito Paulo Câmara (PSB) em construir mais unidades hospitalares no estado.

 

A entrevista do político foi concedida na segunda-feira (06) na TV Tribuna, onde anunciou que uma das novas quatro unidades seriam construídas aqui em Santa Cruz do Capibaribe e aproveitou para mandar seu recado ao grupo adversário.

 

“Esperamos que esse hospital saia e que ele não tenha a interferência de ninguém como disse Toinho do Pará sobre José Augusto Maia”, pontuou.

 

Ronaldo se referiu a declarações dadas pelo ex-prefeito durante sua campanha eleitoral, onde Toinho afirmou que teve acesso ao projeto de um hospital nos moldes do Mestre Vitalino em Caruaru.

 

A obra tinha sido perdida devido a inimizade política entre o deputado federal e Eduardo campos (PSB), este último quando era governador de Pernambuco e quando Zé ainda era prefeito em seu segundo mandato.

 

Dida de Nan parte para o ataque e faz duras críticas a campanha feita por Dimas Dantas

.

Líder do governo na Câmara, o vereador tucano não poupou críticas a candidatura do vice-prefeito Dimas Dantas (PP) a deputado estadual.

 

Por várias vezes, Dida de Nan (PSDB) chegou a citar que Dimas não ouviu os anseios da população que, segundo ele, pediriam a união do grupo de situação e citou que a forma dele em fazer política não funcionou.

 

Dida citou que Dimas teria usado de carros de som em sua campanha para atingir Edson Viera (PSDB) em vários momentos e fez sua defesa ao prefeito do município, se dirigindo ao vereador Vânio Vieira (PSB), principal apoiador de Dimas.

 

“Nem Paulo Câmara, quando esteve aqui em Santa Cruz, teve todos esses aplausos que o prefeito teve. Ele que me desculpe, mas isso não é forma de se fazer política”, pontuou.

 

Dida também completou que Edson Vieira tem credibilidade com o governo estadual e que isso lhe rendeu grandes ações como o novo Calçadão e o início dos trabalhos de duplicação da PE-160.

 

Luciano Bezerra no ataque contra Ernesto Maia: “Sua forma de fazer política está errada”

;

No seu discurso, o vereador Luciano Bezerra (PR) não poupou palavras para criticar o baixo desempenho de Ernesto Maia (PSL) nas urnas durante as eleições 2014.

 

“Ele teve que amargar a 111ª posição no estado de Pernambuco e sua eleição foi desastrosa, apesar de muito dinheiro existir em sua campanha”, frisou.

 

Luciano também citou que Ernesto teria dividido seu grupo político em dois e que isso rendeu prejuízos como, segundo ele, tirar as chances de eleição de Toinho do Pará (PHS) e também de Luciano Bivar (PSL), este último por não ter recebido a transferência de votos de todos os vereadores do grupo de Oposição.

“O resultado nas urnas é que a sua forma de fazer política está errada. Da forma que está, o senhor não se elege nem para vereador em uma próxima eleição”, concluiu.

 

Klemerson “Pipoca” destaca desempenho de seu grupo político nas eleições 2014

.

O vereador Pipoca (PMN) não poupou críticas ao desempenho do vice-prefeito Dimas Dantas (PP) nas urnas em Santa Cruz do Capibaribe.

 

“Edson bancou seu nome para vice, depois disso foi secretário, enfim… Teve todo o espaço do mundo e não soube retribuir. A decepção veio com menos de três mil votos. Ele fez o desejo pessoal, mas não o do povo de Santa Cruz do Capibaribe”, pontuou.

 

Ele também destacou o desempenho de seu grupo político nas eleições, dando ênfase as reeleições de Diogo Moraes (PSB), de Bruno Araújo (PSDB) e de Fernando Bezerra Coelho (PSB).

 

“Mostramos como se pede votos e como se faz campanha”, frisou.

 

Pipoca também fez críticas ao grupo de Oposição, destacando que o palanque dividido fez com que o grupo taboquinha perdesse sua representatividade em Pernambuco.

 .

.

Junior Gomes faz duras críticas a Fernando Aragão, Dimas Dantas e Ernesto Maia

.

O vereador socialista focou seu discurso para falar sobre os resultados das eleições 2014. Os primeiros alvos das críticas de Junior Gomes (PSB) foi o senador Armando Monteiro e o grupo de vereadores de Oposição.

 

“Para a agonia e tristeza de algumas pessoas, Armando Monteiro vai ser governador, mas em outro estado e em outra época”, ironizou. Continuando as críticas, o alvo foi o vereador Vânio Vieira (PSDB), um dos principais apoios de Dimas Dantas no município.

 

Para Junior, Dimas tentou confundir a cabeça do eleitor durante suas visitas porta a porta, dizendo que votava em Paulo Câmara e que, na sua entrevista concedida a Rádio Comunidade ontem (07), teria admitido que votou em Armando Monteiro (PTB) e o vice prefeito também lhe fazia ataques pessoais no corpo a corpo com o eleitor.

 

“Mande um recado a ele (Dimas). Diga que não se incomode que vamos continuar a passar em frente a casa dele com as músicas dos que ganharam e até dos que perderam”, frisou.

 

Já contra Fernando Aragão, Junior citou que ele não teria coragem de enfrentar José Augusto Maia para levar adiante seu projeto de disputar a prefeitura em 2016 e que iria ser rifado mais uma vez.

 

Dirigindo as palavras a Ernesto, Junior não poupou críticas. “Sou obrigado a olhar para Ernesto e dizer: Pense num camarada ruim de voto! Luciano Bivar não fica muito atrás!”, frisou.

 

Deomedes Brito contra Junior Gomes: “O senhor não tem postura para ser presidente da Câmara!”

.

Em defesa de Ernesto Maia (PSL), Deomedes Brito (PT) partiu para o ataque contra Junior Gomes (PSB). O vereador petista afirmou que Junior não teria direito de criticar, pois saiu nas eleições com votação menos expressiva que Ernesto nas eleições municipais.

 

Deomedes trouxe a denúncia de que funcionários contratados da Prefeitura foram obrigados a votar nos candidatos indicados pelo prefeito para não perderem seus cargos e, em seguida, fez duras críticas a forma como Junior Gomes fez uso da tribuna.

 

“Junior Gomes não está agindo como presidente desta casa, mas como do PSB. O presidente deveria mostra mais postura e respeitar seus colegas” e, pouco tempo depois, completou: “Tenho muito mais postura que o senhor para respeitar os colegas dessa casa”, frisou.

 

Já Junior Gomes rebateu, citando que se Deomedes tinha mais postura, se candidatasse ao cargo de presidente da casa e obtivesse os votos necessários.

 

Por fim, Deomedes citou que o palanque de situação não estaria tão unido, destacando as saídas de Vânio Vieira (PSDB) e Dimas Dantas (PP) que adotaram projetos independentes.

 

Zezin Buxin destaca desempenho de seu grupo político nas eleições 2014

.

O líder da bancada de Situação falou sobre o desempenho de seu grupo nas eleições 2014. Zezin citou que seu grupo foi bem recebido nas comunidades mais simples durante as caminhadas e citou a quantidade de votos conquistados por Diogo Moraes (PSB) em nível estadual.

 

Em seguida, o vereador elogiou a participação do prefeito Edson Vieira (PSDB) na campanha eleitoral e também fez sua defesa a vereadora Narah Leandro (PSB), quando falava que Paulo Câmara venceria nas urnas.

 

“Tivemos uma vitória em nossa cidade, graças ao reconhecimento da população, que viu no empenho de Edson Vieira e do seu grupo os ingredientes perfeitos para o futuro de nossa cidade. Além disso, tivemos a oportunidade de ver em Diogo Moraes, um candidato aguerrido, que buscou o tempo todo está perto da população e que em momento algum partiu para a baixaria, para a esculhambação”, pontuou.

 

Afrânio destaca conquistas da atual gestão e critica desempenho de Ernesto Maia nas urnas

.

No seu discurso, o vereador Afrânio Marques fez seu balanço do resultado obtido pelo seu grupo nas eleições.

 

De acordo com ele, as vitórias de Bruno Araújo (PSDB) e Diogo Moraes (PSB) foram conseguidas graças as ações que estão sendo realizadas, segundo ele, no município.

 

Entre elas estão às melhorias na saúde como a construção do AME e a futura inauguração do AME da criança, a pavimentação de 90 ruas, mudanças no trânsito e retirada das barracas, além das obras do Calçadão, início da duplicação da PE-160 e a Praça de Alimentação.

 

Já sobre Ernesto Maia, o vereador disparou:

“Quero falar também da votação do vereador Ernesto Maia, que concorreu ao cargo de deputado estadual, e teve uma votação muito fraca, que cravou um verdadeiro insucesso nas urnas”.

 

Ernesto Maia revela suposto esquema financeiro entre Toinho do Pará, Dimas Dantas e José Augusto Maia para prejudicar sua campanha

.

No seu discurso, o vereador Ernesto Maia (PSL) falou sobre os resultados das eleições 2014. De acordo com Ernesto, uma fonte de sua confiança teria relatado que, nos primeiros dias de campanha, uma reunião teria sido realizada entre o empresário Tão Figueiroa, Toinho do Pará (PSL), Dimas Dantas (PP) e José Augusto Maia (PROS) no Recife.

 

Ernesto citou que essa pessoa teria lhe relatado que Tão Figueiroa teria acertado um valor em dinheiro para que José Augusto Maia mantivesse seu apoio às duas candidaturas, mas que direcionasse maior parte de seu apoio a Toinho do Pará especialmente nas visitas porta a porta e com sua voz pedindo votos a ele nos carros de som.

 

O vereador chegou a relatar que a estrutura de política de Eduardo da Fonte na Região Metropolitana que serviria para pedir votos a Dimas Dantas, seria colocada a disposição de Toinho do Pará.

“Isso garantiria sua eleição, já que ele teria os votos de Santa Cruz do Capibaribe, apoiados por José Augusto e teria no Recife, além dos votos do seu irmão (Tão Figueiroa), todo o esquema de Eduardo da Fonte para fazer de Toinho o deputado estadual eleito. Para Dimas Dantas, a garantia de estar na majoritária do nosso grupo político na nossa eleição. Essa foi uma coisa que eu disse: Isso é um absurdo, não vai acontecer e eu espero que isso seja um absurdo!”, frisou.

 

Ernesto disse que a população deveria analisar a situação e que muitas coincidências daquilo que lhe foi dito aconteceram durante a campanha, criticou seus adversários citando que o caso da Farra das Locações terá definição e a CPI dos Eventos deixaria o prefeito Edson Vieira como “ficha-suja” para as próximas eleições.

 

Ernesto citou que seu grupo está unido, que irá batalhar para que Fernando Aragão seja colocado para a disputa eleitoral de 2016 e, quanto às denúncias que chegaram a ele do suposto esquema, Ernesto foi enfático.

 

“Não me arrependo de nada do que fiz, durante toda a minha vida, por José Augusto, apesar dos resultados, durmo tranquilo todas as noites. Agora se for verdade, não sei se ele dorme bem e não se se vai valer a pena ele ter traído o próprio sangue”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores