03
setembro

Resumão da Câmara


Críticas e defesas ao guia de Armando Monteiro sobre o Moda Center e polêmicas no grupo taboquinha predominaram noite de discursos

.

Na noite desta terça-feira (02) ocorreu mais uma noite de discursos dos vereadores.

 

Uma reunião com mais alfinetadas entre as bancadas do que, propriamente, de propostas apresentadas e os focos principais foram as críticas e defesas ao guia eleitoral feito pela coligação “Pernambuco vai mais longe”, encabeçada pelo candidato ao governo estadual, Armando Monteiro (PTB).

 

Entre as trocas de farpas, algumas denúncias propostas se sobressaíram. Entre as denúncias, um dos destaque foi a apresentada pelo vereador Carlinhos da Cohab (PSL), que relatou que o ônibus que transporta paciente para busca de tratamentos em Recife foi, mais uma vez, apreendido, fato que, segundo ele, causou novos constrangimentos as pessoas que usam do serviço.

 

A segunda denúncia de destaque foi feita pelo vereador Zé Minhoca (PSDB), que denunciou o desrespeito, segundo ele, praticado aos motoristas durante as blitz realizadas pelo Detran no município. Para o vereador, os agentes de trânsito não informariam onde estariam colocadas as motos que foram apreendidas, causando transtornos ao que pagam as suas multas e que viajam ao Recife e a Caruaru, muitas vezes em vão, para reaver seus veículos.

 

Já no âmbito das propostas, destacou-se a do vereador Afrânio Marques (PDT), que propôs a criação de um banco de dados municipal com trabalhos acadêmicos que abordem Santa Cruz do Capibaribe e também de Helinho Aragão (PTB), que cobrou para que reformas fossem feitas na parte de trás do Hospital Municipal, que estão em situação precária e que foram denunciadas pelo radialista Isac Moura.

 

As ausências foram registradas pelos vereadores Vânio Vieira (PSDB) e Galego de Mourinha (PTB). Confira o que falou cara um dos vereadores no resumo mais completo da imprensa on-line santa-cruzense:

 

Ernesto Maia destaca problemas nos bairros Dona Lica I e II

,

Abrindo a série de discursos, o vereador Ernesto Maia (PSL) falou sobre os problemas presentes nos bairros Dona Lica I e II.

 

Durante suas caminhadas porta-a porta pelos bairros, a população, segundo ele, reclamou das constantes muriçocas e também dos esgotos a céu aberto, que incomodam aqueles moradores há anos.

 

“As pessoas não estão mais suportando e fizeram a cobrança para a gente. Que a prefeitura tome suas providências”, frisou.

 

Em seguida, Ernesto destacou a campanha do senador Armando Monteiro (PTB) ao governo estadual, mostrando otimismo quanto a liderança do petebista nas pesquisas que serão divulgadas nos próximos dias.

 

Dida de Nan faz críticas ao guia eleitoral de Armando Monteiro sobre o Moda Center

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador e líder do governo na Câmara não poupou críticas a Armando Monteiro (PTB) sobre o guia eleitoral que o apontou como um dos responsáveis pela construção do Moda Center.

 

“Antes, era Zé Augusto que dizia que fez o Moda Center, mas agora não mais… Agora, é Armando Monteiro. Como você grava uma coisa, sabendo que vai assistir, e que não é verdade?!”, indagou o vereador, citando que o parque de feiras foi construído com dinheiro do povo.

 

Em seguida, Dida de Nan (PSDB) falou sobre acontecimentos políticos ligados ao grupo taboquinha.

 

Sobre o vereador Fernando Aragão (PROS), disse que o grupo lhe passaria a perna mais uma vez e não o colocaria como candidato a prefeito em 2016 e sim José Augusto Maia.

 

Já contra o vereador Helinho (PTB), o destaque foi o momento em que ele desceu do palanque no último comício de Armando realizado no domingo (31). Informações revelam que o incidente aconteceu devido a insatisfação do mesmo com o posicionamento do deputado federal José Augusto Maia (PROS) no palanque.

 

Zé Minhoca faz duras críticas ao Detran e cobra mais respeito à população

.

De acordo com Zé Minhoca (PSDB), durante as abordagens de carros e motos realizadas durante as blitz no município, a qual julgou como necessárias, os procedimentos adotados pelos agentes estão desrespeitando o cidadão comum.

 

A principal crítica do vereador é a não informação, por parte deles, de onde seriam destinados os veículos apreendidos durante as operações, fator que, segundo ele, está causando transtornos para os motoristas que pagam suas multas.

 

Zé Minhoca citou que recebeu denúncias de várias pessoas que, na hora de reaver seus veículos, não sabem em qual pátio os mesmos estão guardados, protocolando requerimento solicitando medidas.

 

“Como o nosso trânsito aqui é municipalizado, o que custa direcionar esses veículos para o pátio de nosso município ou do Detran?! O intuito desse requerimento é para que o Detran não faça o povo de Santa Cruz do Capibaribe de palhaço”, destacou.

 

Fernando Aragão afirma que a Prefeitura está estourando o limite de gastos do funcionalismo público

.

Para Fernando, a prefeitura estaria estourando o limite de gastos que deveriam ser pagos ao funcionalismo e não está investindo dinheiro em obras para a população.

 

Para justificar seu argumento, o vereador citou que despesas com médicos (que são contratados através de cooperativa), com motoristas terceirizados, com a coleta de lixo e outros fatores não estariam inclusos nos gastos pessoais de acordo com o tribunal de contas, o que elevaria as despesas de 53% para 70%.

 

“É pena que o Tribunal de Contas só vê o que a prefeitura indica”, destacou Fernando.

 

Em seguida, Fernando direcionou suas palavras para o vereador Luciano Bezerra (PR), que já foi secretário de Planejamento e Gestão do atual governo.

 

O vereador indagou que a volta de Luciano a Câmara se deu porque não haveria dinheiro em caixa na prefeitura para realizar seus projetos e que, na Câmara, seu trabalho seria mais fácil.

 

Fernando ainda desafiou Luciano: “Traga o contador da Prefeitura e o secretário de administração para dizer que eu estou mentindo”, pontuou.

 

Ronaldo Pacas faz crítica a polêmicas de bastidores no palanque taboquinha durante vinda de Armando Monteiro

.

No seu discurso, Ronaldo Pacas fez críticas a acontecimentos registrados nos bastidores durante o comício da majoritária taboquinha, realizado no último domingo (31).

 

Ronaldo pacas destacou o suposto barramento da vereadora de Taquaritinga Cinthia Gonçalves (PSDB) para subir no palanque e fez sua defesa aos locutores de campanha Claudemir Nunes e Juninho Santana que, segundo eles, teriam sido ameaçados por Ernesto Maia (PSL) durante o comício.

 

“O pau só quebra nos mais fracos e quero prestar minha solidariedade”, frisou.

 

Ronaldo pacas (PSDC) também destacou uma novidade: a vinda de jornalistas do sul do país para gravar matérias com a Orquestra Sanfônica de Oito Baixos que, segundo o vereador, acontecerão já no próximo domingo (07).

 

Narah Leandro faz nota de repúdio a coligação de Armando Monteiro sobre guia que cita o Moda Center Santa Cruz

.

No ponto mais forte de seu discurso, a vereadora socialista fez duras críticas ao guia eleitoral da coligação “Pernambuco vai mais longe”, que colocou, segundo ela, Armando Monteiro como um dos responsáveis pelo Moda Center ser construído.

 

De acordo com Narah Leandro (PSB), o Moda Center não foi construído com recursos vindos de políticos e sim da população e disparou críticas ao deputado federal José Augusto Maia (PROS) que, segundo ela, estaria fazendo com que Armando ganhasse créditos com algo que ele não viabilizou.

 

“O meu repúdio é que, se aquele homem (Armando) tivesse respeito, usaria o Moda Center como referência e em nome do povo, não em nome dele”, pontuou.

 

Narah também dirigiu seu discurso a Helinho e Fernando Aragão, citando que os dois desceram do palanque de Armando por vergonha em meio as polêmicas de bastidores.

 

Helinho Aragão destaca denúncia de radialista e cobra novas reformas no Hospital Municipal

.

Quatro pontos principais podem ser destacados no discurso do vereador petebista.

 

O primeiro deles fala da denúncia feita pelo radialista Isac Moura, que relatou péssimas condições a estrutura da ala pós-operatória do Hospital Municipal, que fica na parte ainda não reformada da unidade e cobrou para que reformas fossem feitas nos pontos onde as imagens, tiradas pelo radialista, mostram a carência na estrutura.

 

Em seguida, Helinho Aragão (PTB) cobrou uma das promessas de campanha feitas pelo prefeito Edson Vieira em sua campanha eleitoral de 2012: os tablets para estudantes da rede municipal de ensino, completando que essa foi apenas uma promessa para se ganhar votos.

 

No terceiro ponto, o vereador cobrou informações do projeto de duplicação da PE-160, para esclarecer se a ciclovia continua lá ou não. Por último, ele rebateu críticas feitas quanto ao fato de ter descido do palanque de Armando em meio as polêmicas de bastidores, em resposta a vereadora Narah Leandro (PSB).

 

“Envergonhado eu ficarei se o povo de Pernambuco não eleger um homem do gabarito de Armando Monteiro”, frisou.

 

Junior Gomes parte para o ataque e destaca divisão dentro do grupo taboquinha

.

A divisão de candidaturas dentro do grupo de Oposição foi o foco do discurso do vereador e presidente da Câmara, Junior Gomes (PSB).

 

Em franco ataque a Ernesto Maia (PSL), Junior Gomes (PSL) falou sobre as múltiplas candidaturas existentes dentro do grupo taboquinha e pontuou a inauguração de mais um comitê no município de um político ligado ao grupo, dessa vez do deputado estadual e candidato a reeleição Cecílio Galvão (PTB).

 

O comitê, de acordo com Junior, só mostraria o clima de divisão dentro do grupo, citando que, ao invés de duas candidaturas a estadual, seriam três e continuou no ataque, fazendo referências a pesquisas internas que apontariam Ernesto Maia atrás de Diogo Moraes e até mesmo de seu concorrente direto no grupo: Toinho do Pará (PHS).

“Uma das certezas que tenho é que o senhor vai continuar conosco como vereador”, destacou Junior.

 

O vereador destacou a divisão também na disputa de federal, onde João Alfredo (PT), Luciano Bivar (PSL) e Ricardo Teobaldo (PTB) disputarão a preferência do eleitorado do grupo na região.

 

Klemerson Pipoca faz críticas ao guia eleitoral de Armando Monteiro sobre o Moda Center

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador do PMN não poupou críticas a Armando Monteiro (PTB).

 

Pipoca (PMN) citou que várias pessoas chegaram até ele perguntando se seria verdade a história narrada pelo guia de que Armando Monteiro seria um dos responsáveis pela construção do Parque de Feiras no município e disse:

 

“Deve ser o aperto nas pesquisas, onde Paulo Câmara está subindo”, completando que, no Moda Center, não há dinheiro de políticos e sim dos sulanqueiros.

 

Pipoca também falou sobre vários de seus projetos voltados para as pessoas com deficiência a exemplo da Semana do Autismo e também da implantação de banheiros adaptados em eventos públicos.

 

Afrânio Marques destaca criação de  banco de dados com trabalhos acadêmicos sobre Santa Cruz do Capibaribe

,

O vereador situacionista destacou a necessidade de se formar um banco de dados com trabalhos acadêmicos que tratam de aspectos de Santa Cruz do Capibaribe.

 

O vereador solicitou que vem oficiando universidades e estudantes para que possam ceder esse material, no intuito de criar um blog para que esses trabalhos sejam disponibilizados, assim como os mesmos estejam armazenados na biblioteca pública municipal.

 

“Há uma carência de informações por parte dos universitários santa-cruzenses para que eles façam seus trabalhos. Esse banco de dados dará uma grande contribuição não só a eles, mas também a Santa Cruz do Capibaribe”, frisou.

 

Deomedes Brito sai em defesa de Armando Monteiro sobre guia eleitoral alusivo ao Moda Center Santa Cruz

.

Em defesa da candidatura por parte de Armando Monteiro, o vereador petista justificou, segundo ele, a citação do Moda Center no guia eleitoral da coligação “Pernambuco vai mais longe”.

 

Deomedes (PT) citou que Armando teria todo o direito de citar o Moda Center porque, segundo ele, quando os vereadores de Situação faziam parte da Oposição, queriam atrapalhar as obras de construção do parque e Armando teria sido o avalista para que as obras continuassem.

 

Em seguida, Deomedes apontou duras críticas a candidatura de Paulo Câmara (PSB) e a postura de apoio adotada pela bancada de Situação.

“O que Paulo Câmara fez foi querer fechar o Moda Center cobrando impostos” e completou que “Vocês (vereadores de Situação) não escutam o povo. Querem votar no cobrador de impostos para prejudicar os pequenos em Santa Cruz do Capibaribe”.

 

Zezin Buxin critica discurso dos vereadores sobre problemas nos bairros Dona Lica I e II

.

O vereador e líder da bancada de Situação rebateu as críticas feitas pelos vereadores de Oposição quanto ao discurso sobre problemas nos bairros Dona Lica I e II.

 

Zezin Buxin (PSDB) frisou que os problemas naqueles bairros são “feridas difíceis de curar”, mas que foram ocasionados pela desatenção de outras gestões e sobre seus adversários, disse:

 

“Esses problemas ditos por vocês foram deixados por aquelas pessoas que agora criticam”, frisou.

 

Em seguida, o vereador tocou no tema Calçadão Miguel Arraes de Alencar. Para Zezin, não se justificaria o discurso de que a gratuidade do mesmo para os feirantes foi conseguida graças ao empenho dos adversários, já que, segundo ele, o prefeito Edson Vieira e o ex-governador Eduardo Campos (PSB) já costuravam tal ideia.

 

Zé Elias destaca aniversário de entrega das casas do Jaçanã e pedidos atendidos para calçamento de ruas

.

Dois pontos nortearam o discurso do vereador petebista. O primeiro deles fala sobre o aniversário de um ano da entrega das casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Loteamento Jaçanã.

 

“Eu, quando fui vice-prefeito, lutei muito para que aquelas casas saíssem”, frisou, cobrando da bancada de Situação que se empenhe em colocar, quando a segunda etapa do projeto for iniciada, os nomes que ficaram de foram na lista anterior.

 

Em seguida, Zé Elias (PTB) falou sobre calçamento de ruas que foram solicitadas por ele, mediante requerimentos. Entre elas, esta a Rua Emília Nicácia, que teve sua pavimentação concluída recentemente.

 

Carlinhos da Cohab faz denúncia sobre fábrica em Limoeiro e relata nova apreensão do ônibus que transporta pacientes ao Recife

.

Dois pontos nortearam o discurso de Carlinhos da Cohab (PSL). No primeiro deles, Carlinhos fez mais uma denúncia no tema saúde, dessa vez relacionada ao ônibus que transporta pessoas que buscam tratamentos na Capital Pernambucana.

 

“O ônibus de Santa Cruz, que levava passageiros para o Recife foi preso no Oswaldo Cruz e povo de nossa cidade foi humilhado, desceu feito ladrão”, pontuou.

 

Em seguida, o vereador falou sobre a fábrica de tecidos instalada em Limoeiro onde, de acordo com o vereador, foi feito um empréstimo do governo estadual a família de Edson Viera (PSDB) para instalação da fábrica, mas que ela não estaria em funcionamento.

 

O assunto ganhou destaque em Santa Cruz do Capibaribe no fim do primeiro semestre de 2012, onde, na época, foi destinado o recurso, mediante empréstimo de R$ 15 milhões, para que a fábrica fosse instalada no município, que era governado pelo então candidato a deputado federal Ricardo Teobaldo (PTB), nome indicado por José Augusto Maia para sucedê-lo em Brasília.

 

Luciano Bezerra rebate discurso de Fernando Aragão quanto a excessos de gastos na folha por parte da gestão Vieira

.

Para Luciano, não se justificaria as acusações feitas por Fernando Aragão (PROS) quanto ao excesso de gastos na máquina pública e pontuou dados de crescimento nos investimentos em áreas como Saúde, Educação e Urbanismo.

 

De acordo com Luciano, o investimento da receita em Educação pulou de 25% (mínimo exigido pelo Governo Federal) para 34%, com melhorias na merenda, instalação de bebedouros com água mineral e melhores salários aos professores.

 

Na saúde, os gastos teriam pulado de 15% para 30,25%, destacando melhorias nos PSFs municipais, aquisição de medicamentos e construção do AME e da inauguração recente da UBS do bairro Cruz Alta.

 

Já em urbanismo, Luciano Bezerra citou a construção da Praça de Alimentação, calçamento de 87 ruas e os canteiros da PE-160, além de anunciar que está aprovado o planejamento para calçamentos e saneamentos para o bairro Dona Lica II.

Um Comentário

  1. Robelio Costa disse:

    Só serve aí Fernando, Afranio, Helinho e Narah, o resto não disse pra que foram eleitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores