20
agosto

Resumão da Câmara


Homenagens a Eduardo Campos  e nova denúncia de Vânio Vieira são destaques de mais uma noite de discursos

Foto: Arquivo.

Uma noite de muitas homenagens e algumas trocas de farpas. Assim foi o clima de mais uma noite de uso da tribuna pelos vereadores.

 

A maioria deles prestou homenagens a Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente aéreo juntamente com quatro assessores e dois pilotos na última quarta-feira (13).

 

Em meio as homenagens, algumas cobranças, especialmente pelos vereadores de Oposição quanto aos problemas corriqueiros na máquina de raios-x do Hospital Municipal, o questionamento sobre gastos da arrecadação municipal e também uma nova denúncia de Vânio Viera (PSDB).

 

O vereador tucano partiu para o ataque contra Junior Gomes (PSB), que rebateu, em alto e bom som, que Vânio teria que provar o que denunciou sobre ele, citando que entrará com uma ação no Conselho de Ética da Câmara para apurar o caso.

 

Confira o que foi dito de mais importante,  vereador a vereador:

.

Junior Gomes homenageia Eduardo Campos e destaca articulação que uniu Edson Vieira e Diogo Moraes

 

.

Primeiro a usar a tribuna, Junior Gomes ressaltou homenagens ao ex-governador e candidato a presidência Eduardo Campos (PSB).

 

De acordo com Junior, a morte de Eduardo gerou uma grande comoção em todo o país e citou que a maior liderança do PSB era um político diferenciado, que representava a coragem e o sentimento de mudança da população.

 

Junior Gomes também destacou a articulação política feita por Eduardo campos, que juntou, em um mesmo grupo político, o prefeito Edson Vieira (PSDB) e o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), antes adversários.

“Através do ex-governador Eduardo Campos, tivemos a felicidade de termos a união do deputado Diogo Moraes com o prefeito Edson, uma junção que rendeu e rende bons frutos para a nossa cidade”, referindo-se a obras como início da duplicação da PE-160 e o Calçadão.

 

Deomedes Brito cobra conserto de máquina de raios-x do Hospital Municipal

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador petista fez uma cobrança que, há meses, atinge diretamente a população do município.

 

Trata-se do constante problema vivenciado pela máquina de raios-x do Hospital Municipal, que não funciona há mais de dois meses, o que obriga muitas pessoas residentes no município a buscarem o serviço médico especialmente no distrito de São Domingos.

“Quero apelar também ao prefeito, para que o aparelho de raios-x do Hospital seja consertado, pois temos quase 100 mil habitantes e não podemos ficar sem um raio-x”, pontuou.

 

 

Zé Minhoca presta discurso em homenagem a Eduardo Campos

.

Segundo orador da noite, o vereador tucano usou de seu tempo para homenagear o ex-governador e candidato a presidência Eduardo Campos (PSB).

 

Zé Minhoca (PSDB) fez uma citações de uma matéria publicada pela Revista Veja do último domingo, que abordava a morte do líder socialista.

“Vi um artigo na revista Veja, sobre Eduardo Campos, que me chamou a atenção e que quero compartilhar com todos alguns trechos do mesmo. ‘Morto em um acidente aéreo na última quarta-feira, Eduardo Campos foi um político popular, eleito para o seu segundo mandato de governador de Pernambuco em 2010. No período em que chefiou o seu estado, o mesmo se destacou na cena politica e econômica nacional”, destacou.

 

Ronaldo Pacas fala da denúncia de Vânio Vieira sobre supostas farra das diárias

.

No principal ponto de seu discurso, Ronaldo pacas (PSDC) falou sobre as denúncias de suposta “farra das diárias” com dinheiro público em congressos realizados no estado, promovidos pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

 

Ronaldo citou que comentários feitos em programas políticos em emissoras de rádio, muitos comentários cobrando prestação de contas sobre o que era feito com o dinheiro público e afirmou:

“Todos que estão aqui sabem o quanto essa casa tem zelado com o dinheiro público. Já foram calçadas com essa sobra de dinheiro, ou seja: 16 ruas nessa cidade. Quase uma rua calçada por mês. É muito importante o trabalho dessa equipe, de todos os vereadores. Fico triste quando ouço certos comentários a respeito dessa casa”, destacou.

 

Galego de Mourinha questiona gastos dos valores arrecadados pela gestão Vieira

.

Foi esse o principal tema do discurso do vereador de Oposição. Para Galego de Mourinha (PTB), o município tem arrecadado, em um pouco mais de um ano e meio, muito mais receitas do que o governo do ex-prefeito Toinho do Pará (PHS) arrecadou em seus quatro anos de mandato.

“Cadê essa arrecadação?! O prefeito (Edson Vieira) está nadando em dinheiro e o Hospital Municipal está sem (o aparelho de ) raios-x há dois meses” frisou.

Galego também fez críticas ao estado que se encontra, segundo ele, o cemitério Pedro e Paulo no Bairro São Miguel. O vereador citou que o local está com muita sujeira e mato e que isso seria um desrespeito para com a população.

 

 

“É hora de levantarmos a cabeça”, afirma Pipoca em homenagem a Eduardo Campos

.

Foi com essa ênfase que Klemerson “Pipoca” (PMN) dedicou suas palavras ao usar a tribuna da Casa de Leis.

 

Pipoca citou que soube do falecimento de Eduardo Campos (PSB) durante seu almoço e que tratou de telefonar para o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), confirmando a veracidade das informações.

 

O vereador citou a importância do político no tocante a, segundo ele, levantar questionamentos sobre a necessidade de se debater políticas públicas com os jovens.

 

Pipoca fez um paralelo da aliança de Eduardo com o prefeito Edson Vieira (PSDB) que, segundo ele, renderam resultados como o início das obras de duplicação da PE-160, da Adutora do Agreste e as obras do Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

“É hora de levantarmos a cabeça, recomeçarmos e levarmos esse legado de renovação do governador, de políticos e lideranças novas”, frisou.

 

Ernesto Maia destaca supostas irregularidades em shows durante o São João da Moda 2014

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Ernesto Maia (PSL) falou sobre as denúncias de supostas irregularidades na contratação de uma firma, chamada WM Entretenimento, que pertence a um funcionário do deputado estadual João Fernando Coutinho (PSB).

 

A firma é responsável pela realização de diversos contratos com a Empetur para a realização de shows, inclusive realizados em Santa Cruz do Capibaribe durante os eventos juninos de 2013 e 2014 e em outras prefeituras aliadas ao deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

 

De acordo com Ernesto, Wagner Moura foi quem fez as festas de São João e São Miguel em 2013, além de eventos juninos e outras festas em 2014, sendo que ele foi denunciado pelo Jornal do Commercio por um esquema de agenciamento de shows com dinheiro público.

 

De acordo com Ernesto, em uma rede social de Wagner Moura foi encontrada fotos do empresário Allan Reboque, que foi citado pelo promotor de eventos Marcelo Fama como cobrador de propina de 10% de todas as atrações e pessoas que trabalhavam nos eventos municipais e também a inclusão do aniversário da primeira dama Alessandra Vieira (PSB) no suposto pagamento com dinheiro público.

 

Ernesto também fez relembrou os valores que foram cobrados pelo show de Garota Safada em Santa Cruz do Capibaribe durante o São João desse ano, que ficaram em valores mais altos do que os que foram cobrados em Caruaru pouco tempo antes, afirmando supostos indícios de irregularidades.

“Solicito, em requerimento verbal, que Wagner Moura venha prestar esclarecimentos nessa casa”, frisou, completando que, por ela estar sob suspeitas, Wagner Moura deveria prestar esclarecimentos a Casa de Leis, já que a prefeitura não prestou contas dos eventos juninos de 2013 e 2014.

 

Narah Leandro não segura emoção e chora ao discursar sobre a morte de Eduardo Campos

.

Foi assim que a vereadora Narah Leandro (PSB) usou seu tempo na tribuna da Casa de Leis. Visivelmente emocionada, a vereadora citou que conheceu Eduardo Campos (PSB) em 2009, na casa de Oseas Moraes e do deputado estadual Diogo Moraes (PSB).

 

Na ocasião, o socialista participava de um evento político, o “Todos por Pernambuco” onde, depois do evento, recebeu de Eduardo o convite para se filiar no PSB.

 

Narah falou sobre a trajetória política de Eduardo, frisando os dois mandatos como governador de Pernambuco e citou sobre a capacidade, segundo ela, de promover uma união entre o prefeito Edson Vieira (PSB) e Diogo Moraes, antes adversários políticos e externou sua tristeza.

“Sinto-me órfã como política, como muitos que foram convocados por Eduardo para fazer uma política com compromissos”, destacou.

 

 

Afrânio Marques critica a discurso pregado pela coligação encabeçada por Luciano Bivar

.

No seu discurso, o vereador do PDT focou o tema da carga tributária de impostos paga pela população.

 

Afrânio fez um paralelo com esse tema e a proposta de redução da carga tributária pregada pela coligação encabeçada pelo candidato a deputado federal Luciano Bivar (PHS), no qual julgou a proposta “um sonho ou uma hipocrisia”, já que beneficiaria somente a classe empresarial.

 

De acordo com o vereador, a necessidade de pagar impostos é algo que todo cidadão deve fazer, como forma de garantir melhorias para serviços públicos como saúde e educação, mas deixou claro seu posicionamento que apoia um regime menor de tributação, mas algo que possa condizer com a realidade e o combate a sonegação fiscal.

“Porque a Oposição vem cobrar melhorias, especialmente do Governo Municipal, se eles querem a diminuição de impostos? Se você quer uma melhor saúde e educação, isso passa também pelo pagamento mínimo de impostos”, frisou.

 

Carlinhos da Cohab afirma que vereadores de Situação devem responder na Comissão de Ética

.

 Foi esse o principal “norte” do discurso do vereador Oposicionista.

 

Para Carlinhos (PSL), as gravações apresentadas pelo vereador Vânio Vieira (PSDB), que revelaram a manobra para evitar a instauração da CPI dos Eventos Públicos são indícios mais que suficientes para que os vereadores que nela aparecem seja também alvo das investigações feitas pela Comissão de Ética, na qual o vereador responde a uma ação feita por Luciano Bezerra (PR) por quebra de decoro.

“Vocês que fizeram aquilo estão posando como éticos. Aqui nesta Cada manda quem pode e obedece quem tem juízo”, frisou.

 

Zé Elias destaca solicitação de banheiros públicos para a Feirinha do Paraguai

.

Foi esse o principal ponto do discurso do vereador. Para Zé Elias (PTB), os comerciantes e visitantes, que fica na antiga Praça da Bandeira, necessitam de mais conforto quando estão no espaço comercial.

 

O vereador aproveitou para cobrar do vereador Afrânio Marques (PDT) para que ele apresse sua solicitação, mediante requerimento encaminhado a Prefeitura, para a construção de uma passagem molhada no Loteamento Neco Aragão.

 

O vereador aproveitou para agradecer a atual gestão pelo atendimento de algumas solicitações, entre elas termino do calçamento na Rua Emília Nicácia Aragão, no Bairro São Cristóvão.

 

 

Fernando Aragão faz discurso em homenagem a Eduardo Campos

.

Fernando Aragão (PROS) relatou acontecimentos vivenciados em oportunidades que esteve ao lado do político socialista, destacando as eleições para governador em 2006, época que, segundo Fernando, Eduardo Campos (PSB) desejava vir a Santa Cruz do Capibaribe.

 

O cenário polarizado em Mendonça Filho (DEM) e Humberto Costa (PT), que fechavam apoio com as duas principais alas políticas, inviabilizava essa entrada.

 

O vereador citou que apoiou Eduardo Campos na época, onde ele pode falar suas propostas para um grupo formado por 80 pessoas e destacou também sobre seu último encontro com Eduardo, que já falava que seria presidente do Brasil.

 

Por fim, Fernando falou que a história de Eduardo acabou nesse acidente aéreo, mas cobrou dos políticos que passem a adotar uma postura diferente, graças à imprevisibilidade da vida.

“Está na hora de todo político brasileiro acabar com as mentiras, parar de se aproveitar dos mais humildes e saber usar da verdade”, pontuou.

 

Zezin Buxin critica políticos que “bateram” em Eduardo Campos e mandaram notas de Pesar

.

Um discurso em tom de críticas a atitudes de alguns políticos em relação a morte trágica de Eduardo Campos (PSB).

 

Sem citar nomes, Zezin Buxin (PSDB) criticou a atitude tomada por alguns políticos de Santa Cruz do Capibaribe e região que, na morte do ex-governador e candidato a presidência, enviaram notas de pesar aos meios de comunicação.

“Eduardo Campos só teve a sua vida e história publicadas com enorme abrangência depois do seu falecimento. Políticos, principalmente, que antes falavam muito mal dele e hoje querem quase que santificar aquele que morreu”.

 

Vânio Viera parte para o ataque e faz mais forte denúncia contra o vereador Junior Gomes

.

Vânio Vieira (PSDB) rebateu afirmações anteriores feitas por Junior Gomes (PSB), desafiando-o a, quando fosse pedir votos para o deputado Diogo Moraes (PSB), dissesse que Dimas Dantas (PP) e ele foram expulsos da Situação por não aceitarem, segundo ele, manobras políticas da atual gestão, como a que inviabilizou a CPI dos Eventos Públicos.

 

Em seguida, Vânio fez uma forte denúncia contra Junior Gomes, citando que haveria um esquema para implantar um projeto de lei para que só pudesse ser implantada apenas uma CPI por ano naquela casa de Leis.

“Se nós formos da Oposição, nós estamos é lascados” disse Vânio, afirmando que estas teriam sido palavras ditas por Junior quanto ao projeto.

No fim, Vânio citou que a Comissão de Ética da Câmara tratasse da manobra política exposta em suas gravações não autorizadas.

“No regimento desta Casa, não há nenhum lugar que obriga a se fazer manobra alguma”, alfinetou.

 

Dida de Nan rebate Carlinhos da Cohab e ressalta importância Comissão de Ética

.

Um discurso de defesa ao governo. Foi assim que Dida de Nan (PSDB) se comportou em seus 10 minutos de uso da tribuna.

 

O vereador e líder do governo na Casa de Leis rebateu, de maneira dura, as palavras ditas por Carlinhos da Cohab (PSL) e Vânio Vieira em seus discursos, citando que eles deveriam ter cuidado com suas palavras e ressaltando os trabalhos realizados pela Comissão de Ética, que investiga a denúncia feita por Luciano Bezerra (PR) a Carlinhos, por suposta quebra de decoro.

“Essa é uma das Câmaras que mais trabalha em Pernambuco e todos sabem o belo trabalho que Junior desempenha como presidente. Aqueles que o acusam disso ou daquilo é por motivos pessoais, apenas por isso”.

Por fim, o vereador intensificou críticas a Oposição, citando que conseguiu realizar ações que nem eles conseguiram a exemplo da instalação de uma antena de sinal de celular no distrito de Poço Fundo.

 

Luciano encerra noite de discursos com mais homenagens a Eduardo Campos

.

Último a suar a tribuna, o vereador do PR prestou homenagens a Eduardo campos.

 

De acordo com o vereador, a morte do líder socialista precisa ser esclarecida de maneira rápida e convincente e prestou suas condolências as sete vítimas da tragédia.

“Quero lamentar a morte das sete vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido em Santos, dentre elas, Eduardo Campos. Um acidente trágico, cercado de mistérios, que fez com o que o Brasil perdesse um grande político, Pernambuco um exemplo de gestor e Santa Cruz do Capibaribe perdesse um amigo”, frisou.

Luciano também enfatizou que Eduardo Campos  representava o sentimento de mudança dos brasileiros em busca de um país melhor.

4 Comentários

  1. flavio aragao disse:

    Dessa oposíçaõ só quem votou e trabalhou pra eduardo ser governador por dois mandatos foi narah! Será que se armando chegar a ser governador ele vai se tornar um bom governador? Quem viver verá.

    1. flavio aragao disse:

      OBS; Na verdde é a situação.

  2. Jânio Nunes disse:

    Bom, rsrsrs, o que o vereador Vânio denuncia se confirma somente o que nós aqui em santa cruz já previa, esse rapaz que hoje preside a Câmara de Vereadores de santa cruz do capibaribe, nada mais é que isso que Vânio denuncia ou até coisa pior, mas, é só esperar pra vermos se estou falando pelos cotovelos ou se estou falando a verdade, vamos esperar por uma próxima eleição e, a partir do momento em que a população souberem que de fato é esse rapaz (presidente da câmara)ai cada um CIDADÃO DE BEM aqui de santa cruz vai fazer sua parte que é BANALIZAR ESSES MAUS POLÍTICOS que tentam se manter no poder, rsrsrs, só pra lembrar, começou por Zé Augusto, abraço a todos viu. é isso…

  3. Otaviano disse:

    AGORA ESSES VEREADORES DA SITUAÇÃO FAZEM HOMENAGEM A EDUARDO,PQ LEMBRO QUE A ALGUNS ANOS ATRÁS EDUARDO ERA DE CRITICAS DE CORRUPÇÃO.AÍ AGORA TODO MUNDO ERA AMIGO DE EDUARDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores