05
abril

Resumão da Câmara


Zé Elias cobra mais carros pipas para a zona rural

 

 

O vereador petebista falou da necessidade de se cobrar mais carros pipas para a zona rural. Segundo ele, o serviço ainda não é prestado de forma suficiente e cobrou da Compesa e dos vereadores união para que o serviço seja aumentado.

 

“Vamos ver se fazemos um apelo para que se mandem mais carros pipas”, enfatizou.

 

O vereador também enfatizou a proposta da prefeitura para se implantar a cerca por trás da área do calçadão do Moda Center e sua preocupação com o problema de moradia, citando um encontro que teve há 15 dias com o prefeito, onde foi garantido a não desocupação das áreas invadidas sem que sejam feitas ações de habitação.

 

Junior Gomes mostra preocupação com a situação de seca enfrentada por Santa Cruz

 

O vereador mostrou a sua preocupação com a situação de seca enfrentada pelo município.

Junior falou sobre a comissão provisória formada para debater soluções no combate a seca e relatou os resultados positivos já conseguidos, entre eles a reversão das águas de jucazinho para o açude de Tabocas.

 

“Nós precisamos unir forças para que a população sofra o menos possível”, destacou o vereador.

Ao final, o vereador fez críticas às construções das arenas realizadas para a Copa das Confederações e do mundo, citando que as mesmas tem regime diferenciado de destinação de recursos.

 

“Essa mesma diferenciação não se adota quando é sobre o abastecimento de águas para a região nordeste”, finalizou.

 

.

 

Fernando Aragão critica a diminuição dos recursos vindos do FPM

 

 

O vereador petebista falou sobre as ações desempenhadas pela comissão provisória de combate à seca, dentre elas as conversas com a Compesa que renderam a reversão das águas de Jucazinho como um dos primeiros passos.

 

“Não resolvemos nada. Mas garantimos, pelo menos por enquanto, que não haja necessidade de se abastecer santa cruz somente com carros pipa”, destacou.

 

Ao final, Fernando (PTB) fez críticas ao governo Dilma sobre a manutenção da diminuição do IPI e seu impacto no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que garante boa parte dos recursos federais para as prefeituras.

 

“Ela pega, tira o imposto do carro, da geladeira de tudo e isso compõe a maioria de quem faz o repasse dos impostos que fazem o FPM. Os municípios estão sofrendo porque ela não recompensa em hipótese alguma esse dinheiro que ela está tirando”, desabafou.

 

 Klemerson Pipoca fala sobre implantar campanha nas redes sociais sobre o uso consciente da água

 

Na tribuna, o vereador de situação mostrou sua preocupação com a seca.

 

Klemerson (PMN) parabenizou as ações conseguias pela comissão provisória de combate a seca e pediu para que esta se transforme permanente.

 

Outro ponto focado no vereador foi à ideia de se lançar uma campanha do uso consciente da água, que será iniciada já na próxima semana nas redes sociais.

 

“Estamos criando uma campanha nas rede sociais para que, com a câmara de vereadores, moradores e Compesa estejam juntos nessa conscientização da falta de água”, frisou.

 

.

 

 Afrânio Marques diz que proposta da prefeitura sobre repasse aos universitários é a melhor opção

 

O vereador falou sobre o projeto de repasse de ajuda de custo aos universitários apresentado pela prefeitura, que garante um repasse de 15 mil reais para a classe estudantil, além da realização de estágios como um critérios para se conseguir o benefício.

 

Afrânio (PDT) citou que os estudantes entraram em acordo com a prefeitura, o que fez com que ele retirasse o seu projeto de lei da pauta de votações por afirmar que a nova proposta apresentada pela prefeitura seria uma alternativa melhor.

 

O vereador citou as ações realizadas pela comissão provisória de combate à seca, citando a solução paliativa de reversão das águas de Jucazinho para o açude de Tabocas.

 

“Esses avanços são para manter a situação que temos hoje: água por duas vezes por mês nas torneiras”, destacou.

 

 Dida de Nan agradece chegada de caminhão pipa a Poço Fundo

 

 

O líder do governo na Câmara iniciou falando sobre os festejos realizados na Vila do Pará.

 

Para ele, as festas de rua se sobrepuseram aos festejos religiosos, citando que a diferença de público entre elas era bastante evidente, mostrando sua tristeza perante o fato.

 

Dida (PSDB) também mostrou sua preocupação com a seca presente em Santa Cruz e pediu para que as pessoas economizem água.

 

Ao final, o vereador agradeceu pela chegada do primeiro carro pipa para do distrito de Poço Fundo.
 

.

Helinho Aragão fala sobre lançamento de campanha para o uso consciente da água

 

 

O vereador falou de sua preocupação com a seca, citando que fará, já na próxima semana, uma campanha de conscientização para o suo consciente da água.

 

Helinho (PTB) mostrou na tribuna materiais que serão distribuídos em escolas, semáforos e outros pontos estratégicos da cidade e também, semelhante ao vereador Pipoca (PMN), iniciara uma mobilização sobre o tema nas redes sociais.

 

“Falei com a minha esposa que o banho agora é reduzido. Vamos economizar água que ela já esta acabando”, falou o vereador.

 

Ao final, Helinho cobrou para que uma comissão de vereadores seja montada para pressionar o Governo do Estado pelo reinicio das obras da BR-104.
 

Zé Minhoca fala sobre visita a Arcoverde na busca por soluções para o trânsito de Santa Cruz

 

 

O vereador tucano falou de sua recente visita a cidade de Arcoverde, juntamente com Zé Cueca, futuro secretário de Mobilidade Urbana.

 

Zé Minhoca (PSDB) falou de sua chegada a cidade, onde pode visitar as ruas daquela localidade e conferir projetos de organização do transito que deram certo.

 

Entre elas estão à implantação de sinalização gráfica de trânsito, semáforos inteligentes, de uma zona azul e campanhas educativas em escolas e igrejas sobre o tema.

 

“Essas ações fizeram aquela cidade ser conhecida nacionalmente. Vamos implementar aqui se Deus quiser e vamos fazer as reformas que a cidade (Santa Cruz do Capibaribe) precisa”.

 

Vânio Vieira chama Deomedes de “Irresponsável e Incompetente” e é criticado por Júnior Gomes

 

 

O vereador falou sobre a reversão de jucazinho, mostrando sua satisfação pela chegada do serviço.

 

Vânio também citou a assinatura da ordem de serviço para revitalização da PE-160 que corta a cidade até o Moda Center.

 

“Isso vai dar uma boa impressão para os visitantes de nossa cidade, para o pessoal que vem de fora para comprar”, destacou.

 

Em seguida, o vereador continuou fazendo críticas a Deomedes, citando que Deomedes seria o responsável pelo travamento de obras presentes no Santo Augustinho.

 

“Vossa excelência é um irresponsável e um incompetente sobre essas obras que foram paralisadas”.

 

Vânio também fez outros ataques, citado denúncias sobre o serviço prestado pelo carteiro na Palestina (que Deomedes afirmou que o serviço não estava sendo bem executado) e sobre problemas no PSF da Palestina, apontados pelo petista.

 

Depois do discurso, Junior Gomes (PSB) criticou Vânio, citando que ele faltou o respeito para com Deomedes e que, da próxima vez que isso acontecesse, o discurso seria interrompido e ele voltaria para sua cadeira.

 

“Eu quero que essa casa funcione bem e que as pessoas continuem respeitando. Se queremos que as pessoas respeitem, o respeito tem que partir da gente”, desabafou Junior.

 

Ronaldo Pacas fala sobre problemas enfrentados por ruas que ainda não possuem nomes

 

O vereador da base aliada falou sobre o problema enfrentado por ruas que ainda não tem nome designado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

Segundo ele, há nas comissões da Câmara um projeto de lei que afirma que, no prazo de até 180 dias, mais de trezentas ruas possam ser nomeadas na cidade, projeto ainda para ser levado a votação pelos parlamentares.

 

“A compesa não faz ligação de água em rua projetada, a Celpe não faz ligações elétricas em ruas projetadas e há outros problemas porque a gente não tem endereço para comprovar. Foi dado o prazo de 180 dias e preparem as suas biografias. Procurem seus vereadores queridos para que isso possa ter andamento”, citou o vereador, cobrando também mais ações na segurança ao secretário Coronel Alexandre Sousa.
 

Carlinhos da Cohab denuncia que geladeira usada para estocar vacinas em PSF está quebrada

 

 

O vereador fez um apelo a Dida de Nan (PSDB) e a Luciano Bezerra (PR) para que deem uma volta na cidade e visitem os PSF´s dos bairros.

 

“Vejam como está a saúde em Santa Cruz, já que esse ano é o ano de um choque de gestão na saúde”

 

O vereador afirmou que foi procurado por várias pessoas que lhe fizeram denúncias sobre o PSF do Bairro Nova Santa Cruz, que enfrenta vários problemas segundo o vereador.

 

“Quantas vezes o pessoal me chamar, estarei lá”, destacou.

 

Carlinhos (PSL) citou que, na sua segunda visita ao PSF citado para saber se há médicos e medicamentos, o vereador afirmou que o posto está sem médicos e que a funcionária do local o tratou com ironias.

 

“A gente sente um pouquinho de angustia e raiva dessas pessoas que tratam a gente dessa forma”, destacou.

 

Ao final, o vereador citou que teria perguntado a ela como estava o estoque de medicamentos e a mesma afirmou que que tudo estaria bem.

 

Segundo o parlamentar, pouco depois teria chegado uma paciente para vacinar uma criança, mas que ela deveria ser levada para outra unidade, a geladeira desse PSF, que conserva essas vacinas, estava quebrada.

 

Narah afirma que formará comissão pela UVP para cobrar a retomada de obras na BR-104

 

A vereadora socialista fez críticas ao governo Dilma, criticando a postura de manutenção da redução do IPI que influencia diretamente no Fundo de Participação dos Municípios, uma das principais fontes de recursos vindos do governo federal para as prefeituras.

 

“O que ela está fazendo, além de imoral, deveria ser ilegal”, desabafou.

 

Narah (PSB) intensificou as críticas, chamando as arenas que estão sendo construídas para a copa de “elefantes brancos” para uso em apenas cinco jogos, fazendo alusão de que os recursos empregados deveriam ter sido priorizados no combate à seca.

 

Ao final, a vareadora falou de seu papel como presidente da ala feminina da UVP e que irá, já na próxima semana, formar uma comissão com vereadores de cidades por onde passa a duplicação da BR-104 e que irá ao Recife cobrar a retomada das obras.
 

Galego de Mourinha cobra prestação de contas em recursos arrecadados pela atual gestão

 

 

O vereador iniciou falando da entrega de um carro zero quilômetro pela prefeitura para os moradores da Vila do Pará.

 

Segundo Galego (PTB), a entrega do automóvel para a comunidade é motivo de agradecimento e reafirmou suas palavras de que irá aplaudir os acertos e criticar os erros na gestão Vieira.

 

Ao final, o petebista cobrou a prestação de contas dos recursos que entraram no município desde janeiro.

 

“Vamos começar a cobrar da arrecadação de mais de R$ 20 milhões que já entraram nos cofres públicos”, afirmando também que o prefeito e secretários devem prestar contas dos recursos a população.

 

Ernesto Maia cobra audiência pública para discutir problema de invasores em terrenos públicos

 

O líder da bancada de oposição falou sobre o projeto do Fundo de Desenvolvimento Municipal, fundamental para que a cidade possa receber recursos vindos do Governo do Estado.

 

Ernesto (PTB) citou que não iria atrapalhar as votações desse projeto e de outros, mesmo com a sua insatisfação de como foram distribuídas as Comissões Permanentes da Câmara.

 

O outro ponto do discurso foi o problema das invasões a terrenos públicos. O vereador não concordou como está sendo feita a desocupação de casas pelos moradores presentes no loteamento Gavião I, que tem prazo até esta terça-feira (09) por determinação da justiça.

 

Esses moradores alegaram que um oficial de justiça foi ao local e avisou que as casas seriam demolidas na data estipulada.

 

O parlamentar cobrou de Junior Gomes (PSB) e do prefeito para que seja realizada a audiência pública sobre os casos.

 

“É necessário que o prefeito reveja e que espere que as casas (do Minha casa Minha Vida) do (loteamento) Jaçanã sejam entregues para que possam ser tomadas essas medidas”, destacou Ernesto, citando que todas as desapropriações não partiram pelo Ministério Público, mas por pedidos da prefeitura ao mesmo, que fez depois as determinações.
 

 

Luciano Bezerra cita avanços na infraestrutura feitos pela atual gestão

 

O parlamentar citou os recentes avanços conseguidos nas áreas de infraestrutura pelo atual governo.

 

Como exemplos, Luciano (PR) citou à assinatura da ordem de serviço pelo prefeito para revitalização de canteiros centrais e laterais na PE-160, os projetos para promover a retirada das barracas em Santa Cruz do Capibaribe e a entrega de um carro zero quilômetro para a comunidade da Vila do Pará.

 

O vereador anunciou que novos calçamentos serão realizados graças a volta das atividades da fábrica de briquetes e falou também que, já para a próxima semana, haverá a divulgação de outras obras, entre elas o destravamento para o asfaltamento de ruas.

 

.

 

Deomedes Brito cobra dos poderes ações que impeçam as demolições de casas em áreas invadidas

 

O vereador petebista mostrou seu receio quanto as recentes notificações de ordens judiciais para demolição de casas, especialmente nas áreas do Gavião I e nas proximidades do Moda Center.

 

“Quero fazer um apelo para que haja uma reunião ente dois vereadores de oposição e de situação, do promotor, do prefeito e da polícia militar para que se faça uma ação que impeça a demolição de casas”, frisou.

 

Para Deomedes, essas ações só deveriam acontecer depois que fossem definidos mais projetos de habitação e citou que a estrada, que está sendo construída em frente ao parque de confecções, ainda não foi demolida por ser uma área na qual um rico empresário fez a obra.

 

“O prefeito deu uma entrada no fórum para que as casas fossem demolidas. Vamos repensar o problema de moradia que é sério e não passar a máquina em cima dos pobres”, destacou.

Um Comentário

  1. jana disse:

    Esse vereador da Palestina na ânsia de se mostrar polêmico pra ver se cria nome, tem passado os pés pelas mãos e mostrado o seu despreparo. Quero parabenizar Junior Gomes pela observação e pelo controle como presidente. Se continuar dessa forma o no edil pode ser processado por falta de decoro parlamentar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores