13
novembro

Polêmica


Prefeitura de Toritama não concorda com funcionamento da feira aos domingos


Foto: Jornal Folha de Toritama.

Na manhã desta quinta-feira (13) a prefeitura de Toritama, através de sua página na rede social Facebook, divulgou nota contestando as declarações do presidente do Parque de Feiras daquele município, Prudêncio Gomes.

 

Em entrevista concedida a Evandro Bala (correspondente do blog em Toritama) na última terça-feira (11), Prudêncio mostrou sua insatisfação com a não abertura, aos domingos, do Parque de Feiras, afirmando que não existiria um acordo documental entre a Capital do Jeans e Santa Cruz do Capibaribe para esse fim e que o decreto, assinado pelo prefeito Odon Ferreira (que proíbe a abertura), causaria prejuízos aos lojistas.

 

Na nota, é citado que a atitude de Prudêncio em convocar os comerciantes para abrirem suas lojas já no próximo domingo e continuar durante os meses de novembro e dezembro, seria “uma campanha desesperada para descumprir um contrato do qual ele foi um dos idealizadores”, aumentando ainda mais a polêmica entre os municípios.

 

A reação do Moda Center

 

Em entrevista concedida há poucos instantes na rádio Polo FM, o síndico do Moda Center, Allan Carneiro, classificou as palavras de Prudêncio como “infelizes” e que irá, na tarde de hoje, a prefeitura de Toritama para conversar com o prefeito sobre a polêmica.

 

Allan também citou que, em janeiro de 2015, será realizada uma reunião entre prefeitos e representantes do comercio das duas cidades para que um calendário de abertura aos domingos seja confeccionado entre as partes.

 

Confira a nota na íntegra:

 

Haverá ou não feira aos domingos?

 

Houve um acordo verbal em assembleia com mais de sete mil condôminos no Moda Center em 2013, inclusive com as participações dos presidentes do Parque das Feiras de Toritama e da (AFEST) Associação dos Feirantes de Toritama para que não fosse aberto os centros de compras Parque da Feiras e Moda Center aos domingos.

.
Dentre as alegações estão:

.

  • Fadiga física e mental por excesso de trabalho (As consequências são alarmantes). Houveram casos de enfarto e muitos acidentes de carro por falta de concentração causada pelo sono;
  • Ausência de tempo para a prática de esporte e lazer;
  • Ausência das famílias nos templos religiosos (Talvez o único dia para que a família possa sair unida);
  • Reclamação por parte dos atacadistas que alegam serem vítimas de concorrência desleal, por pagarem funcionários, impostos e demais despesas (os compradores do domingo compram no varejo e pagam os mesmos valores dos grandes compradores);

.

Agora pressionado por uma parte dos lojistas, o presidente do Parque das Feiras faz uma campanha desesperada para descumprir um contrato do qual ele foi um dos idealizadores.

.
Quarta-feira dia 12 de novembro de 2014, o Exmo. Prefeito Odon Ferreira enviou o seu secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Dodó, para uma reunião em Santa Cruz com o prefeito daquela cidade afim de discutir uma possível alteração no acordo verbal firmado em assembleia entre as partes.

.

Após ouvir pareceres técnicos, chegaram a conclusão que seria inviável a mudança para 2014, devido que, já estamos no final do ano e isto acarretaria um prejuízo grande para as pessoas que já se programaram para não trabalhar aos domingos.

.

Ficou acordado que haverá uma reunião em Santa Cruz no dia 15 de janeiro de 2015 para que se chegue a um consenso e se crie uma agenda para o próximo ano.

.

Esta agenda será amplamente divulgada para que as pessoas interessadas possam se programar de acordo com a agenda de feiras aos domingos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores