06
agosto

O escândalo que foi pauta em Santa Cruz do Capibaribe


 Bloqueio de bens dos envolvidos no escândalo da Farra das Locações predomina retorno das reuniões ordinárias na Câmara

Fotos: Thonny Hill


As reuniões no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe retornaram nesta quinta-feira (06) e um único assunto dominou a pauta de discursos: a determinação da Justiça pelo bloqueio de bens do prefeito Edson Vieira (PSDB) e dos demais nomes citados no escândalo da Farra das Locações.

 

Com discursos bastante acalorados, os vereadores de oposição e situação postaram seus argumentos sobre o fato, inclusive com várias trocas de farpas entre as bancadas. Dois momentos no calor das discussões mereceram destaque: o bate-boca entre o presidente Afrânio Marques (PDT) e o vereador Vânio Vieira (PSDB) e do presidente com Fernando Aragão.

.

.

O primeiro deles aconteceu no fim do discurso de Vânio. Afrânio, após rebater palavras do oposicionista, alertou o mesmo de que seu discurso teria acabado e que Vânio deveria ficar quieto no seu canto.

 

Já o segundo aconteceu quando Fernando Aragão terminou o seu discurso. Em resposta ao ter sido citado pelo líder da bancada de Oposição de que Afrânio estaria dando um rumo errado na sua história política por fazer defesa ao prefeito mesmo com as acusações e de chamar José Augusto Maia de ladrão, segundo ele, sem condenação judicial, Afrânio retrucou.

 

Afrânio disse que chamou o ex-deputado de ladrão por várias vezes com base em condenações por improbidade administrativa no caso da merenda, seja na votação realizada na Câmara ou em primeira instância judicial.

 

Confira o que mais foi dito pelos vereadores.

 

Zé Minhoca faz críticas a poucos lugares contemplados com projeto da Internet Grátis

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Zé Minhoca (PSDB) fez criticas ao projeto de Internet Grátis, que foi proposto para o município.

 

O vereador enfatizou críticas de que poucos lugares seriam contemplados com o projeto atual e, segundo ele, viajará a Brasília na semana que vem para falar com o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) para cobrar que o projeto, que tem previsão de ser executado com emendas do mesmo, possa atender toda a cidade.

 

“Vou segunda-feira e uma das coisas que vou fazer é ir atrás do deputado Bruno Araújo. Se ele me decepcionar, eu saio da vida pública, mas ele se esqueceu que Santa Cruz tem mais de 100 mil habitantes. O serviço que ele trouxe é para apenas 40 mil, e as outras 60?!”, frisou.

 

Carlinhos da Cohab faz duras críticas ao prefeito Edson Vieira sobre o Escândalo KMC

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Carlinhos da Cohab (PSL) fez duras críticas ao prefeito Edson Vieira (PSDB) sobre o escândalo da KMC Locadora.

 

Carlinhos criticou o posicionamento de defesa do prefeito que, em emissora de rádio, alegou que o Ministério Público estaria se contradizendo ao afirmar que, na denúncia, solicitou a devolução de mais de R$ 1,6 milhão aos cofres públicos.

 

Em seguida, o vereador não poupou criticas e falou sobre a liminar que determina o bloqueio dos bens do prefeito e de mais sete envolvidos no suposto escândalo da “Farra das Locações”.

 

“Improbidade administrativa é roubo, é uma maneira bonita de se dizer. O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe foi acusado, pelo Ministério Público e que foi acatado pela Justiça. Edson entra para a história como o primeiro prefeito de Santa Cruz do Capibaribe que tem seus bens bloqueados pela Justiça.”

 

Ronaldo Pacas rebate Carlinhos da Cohab e defende prefeito de acusações no escândalo KMC

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC) fez seu contraponto as palavras ditas pelo vereador oposicionista Carlinhos da Cohab (PSL).

 

Ronaldo fez sua defesa ao prefeito sobre seu nome ser citado no escândalo da “Farra das Locações” e rechaçou Carlinhos, afirmando que ele só poderia chamar o prefeito de ladrão só se ele for condenado judicialmente.

 

Afrânio Marques destaca proximidade do colapso total no abastecimento em Santa Cruz do Capibaribe

,

No seu discurso, o vereador Afrânio Marques (PDT) destacou a situação cada vez mais próxima do colapso total no abastecimento de água no município.

 

Afrânio destacou o baixo volume da barragem de Jucazinho, frisou os mananciais secos e fez críticas a vereadores de oposição que, segundo ele, não discutem a problemática e sim fazem palanque político com denúncias.

 

“Daqui a um mês, Santa Cruz vai voltar à década de 1970, sendo abastecida só de carros-pipa. Vimos já no distrito de Poço Fundo a chamada “Fila da Lata” e algo assim não pode acontecer. Em vez de discutirem, de se fazer palanques, devia-se buscar soluções. A nossa economia vai ser afetada, o Moda Center precisa de mais de 100 mil litros de água por hora e as casas também e como vamos fazer?! Estamos prestes a ter esse colapso, mais uma crise e outros preferem mais o espetáculo.”, disse.

 

Por fim, o vereador enfatizou a importância para que a população possa participar de uma audiência pública que vai tratar do tema no município. É esperada a presença do Ministro da Integração Nacional e também de representantes da Compesa.

 

Helinho Aragão faz defesa a vereadores de Oposição que denunciaram o Escândalo da KMC

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Helinho Aragão (PTB) fez sua defesa aos vereadores Ernesto Maia (PSL), Carlinhos da Cohab (PSL) e Deomedes Brito (PT), que estiveram a frente da denúncia sobre o escândalo da “Farra das Locações”.

 

“Vocês foram rechaçados, descredibilizados, mais o resultado está aí, está nas mãos da Justiça.”, disse.

 

Em seguida, o político pautou a questão da insegurança pública, relembrando os constantes assaltos e também a buraqueira nas ruas do município, aproveitando para cobrar que seja feito o recapeamento asfáltico no trecho urbano da PE-160.

 

Luciano Bezerra parte para o ataque e traz a tribuna gravação de frase polêmica dita por Carlinhos da Cohab

.

No ponto mais forte de seu discurso, o vereador Luciano Bezerra (PR) trouxe para a tribuna a frase polêmica dita pelo vereador oposicionista Carlinhos da Cohab (PSL).

 

Na semana anterior, o vereador de oposição foi palco de uma polêmica após dizer uma frase no programa de rádio Comando Geral que, para muitos, denegriu a importância das mulheres dentro do grupo taboquinha.

 

A frase dita por Carlinhos – “Vão pras emissoras de rádio querer dizer que o grupo taboquinha tá brigando e que fizeram reunião de mulé, aqui tem hômi, quem decide vão ser os homis do partido, rapai” – teve seu áudio reproduzido na tribuna e, em seguida, Luciano Bezerra não poupou críticas ao oposicionista.

 

“Muitas mulheres que fizeram história nessa cidade foram desrespeitadas pelo vereador Carlinhos e assim como parte da imprensa. Eu pensei que ele pediria desculpas pelo seu discurso machista, mas vejo que ele só quis tirar o foco para que isso fosse esquecido.” – disse.

 

Klemerson Pipoca propõe voto de repúdio a polêmica frase dita por Carlinhos da Cohab

.

Dois pontos pautaram o discurso do jovem vereador. No primeiro deles, Klemerson Pipoca (PMN) partiu para o ataque contra o vereador Carlinhos da Cohab, citando na íntegra a frase polemica após reunião de mulheres na busca da unidade no grupo taboquinha.

 

“Ele desrespeitou as mulheres, mostrou que as mulheres de seu partido não tem importância e isso merece um voto de repúdio.”, disse e completou: “Ele disse isso com as mulheres, imagina com os homens.” – pontuou.

 

Em seguida, o vereador falou sobre o Escândalo da KMC. Pipoca fez sua defesa ao prefeito Edson Vieira (PSDB) sobre as denúncias empregadas e citou ações realizadas pelo governo como o calçamento de ruas, melhorias na saúde e outras áreas.

 

Pipoca também destacou o pacote de ações, que recentemente foram anunciados pelo prefeito para o segundo semestre de 2015.

 

“Vamos nesse segundo semestre cobrar para que esses R$ 18 milhões possam tirar Santa Cruz do Capibaribe do buraco que muitas pessoas deixaram. Que as pessoas nos cobrem. Estamos aqui com planejamento, para cobrar essas obras.” – frisou.

 

Junior Gomes retorna a tribuna com discurso de ironias e de duras críticas a bancada de Oposição

.

No seu discurso de volta a Câmara, o vereador situacionista Junior Gomes (PSB) não poupou nas ironias e críticas a políticos de Oposição.

 

Com frases fortes, o vereador teve como alvos o vice-prefeito Dimas Dantas (PP), o vereador Ernesto Maia (PSL) entre outros políticos.

 

“Dimas fez uma dobradinha extremamente interessante na campanha do ano passado com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Diga-se de passagem, Eduardo da fonte… Justamente o camarada, o deputado que está tendo sua vida, seus imóveis e escritórios investigados pela Operação Lava-Jato. Seja muito bem vindo vice-prefeito.”

“Ele (Ernesto Maia) foi um estrondo de votos na eleição passada e que tenho certeza absoluta que, por conta de seu desempenho, de seu trabalho e de suas atividades, tenho certeza que será um dos vereadores mais bem votados na próxima eleição e creio que deve contar com o apoio de seu tio José Augusto Maia.”

 

“Ele disse, referindo-se ao SESI, ele disse que Santa Cruz precisa dar uma chance a educação. Vereador Carlinhos, vou dizer olhando para vossa excelência. Quando o senhor usa a tribuna ou os meios de comunicação para dizer o que disse essa semana com as mulheres, principalmente com as mulheres do seu partido… Quando utiliza a tribuna e diz “achemo”… O que é “achemo” por Nossa Senhora?! É inglês, em japonês ou espanhol… “um mói de Buraco”. O que significa? Ao invés do senhor pedir um aparte, o senhor precisa se educar, estudar e respeitar as pessoas!”

 

Em seguida, o vereador aumentou as críticas e chegou a questionar a oposição do porque, na pauta de votação de Projetos de Lei, não ter nenhum feito por vereadores da bancada adversária.

“Enquanto os vereadores de oposição vão se digladiar em emissoras de rádio, a gente trabalha. Observem a pauta da nossa reunião e vejam se tem algum projeto da Oposição?!”

 

Zé Elias traz pauta de reivindicações sobre infraestrutura

.

No seu discurso, o vereador Zé Elias (PTB) trouxe uma pauta de reivindicações relacionadas a infraestrutura no município.

 

A primeira delas foi para que a operação tapa-buracos seja realizada na Avenida Teófanes Ferraz (Centro) em toda a sua extensão. Em seguida, ele cobrou para que a operação tapa-buracos seja feia na PE-160, do Moda Center até o distrito de Poço Fundo.

 

Em seguida, Zé Elias solicitou que fosse massificada a divulgação da necessidade do recadastramento biométrico para a população, seja nos meios de comunicação, como também em carros de som pelas ruas, pagos pela Câmara e Prefeitura.

 

Por fim, o vereador falou sobre a forma de como, segundo ele, faz seus discursos.

 

“Cada vereador aqui tem o sei jeito, mas eu sou um vereador diferente, que penso em ações para Santa Cruz do Capibaribe.” – frisou.

 

Galego de Mourinha rebate críticas e destaca bloqueio de bens de envolvidos no Escândalo KMC

.

No seu discurso, o vereador Galego de Mourinha destacou o bloqueio de bens do prefeito Edson Vieira (PSDB) e dos demais que tiveram seus nomes citados no escândalo da Farra das Locações.

 

Galego rebateu críticas que foram feitas aos vereadores de Oposição e enfatizou que quem determinou o bloqueio dos bens não foram eles, mas sim a Justiça.

 

“Quando se decreta bloqueio de bens de alguém, é porque alguma coisa se tem por trás. É bem verdade que é uma liminar, mas uma liminar que bloqueia os bens do prefeito. Por muito menos do que isso, fizeram um carnaval em Santa Cruz há tempos atrás, quando o promotor ofereceu a denúncia do problema da merenda do ex-prefeito José Augusto Maia. Fizeram um carnaval, ofereceram a denúncia, até passeata fizeram e agora foi decretado o bloqueio dos bens do prefeito e eles fazem como se nada tivesse acontecendo.”, disse.

 

O vereador também destacou problema da insegurança pública, citando que a cidade vem sendo motivo de piada nas redes sociais sobre o fato.

 

Vânio Vieira dispara: “Quem rouba quase dois milhões da prefeitura era para estar no Juiz Plácido de Souza, preso!”

.

No seu discurso, o vereador Vânio Vieira (PSDB) falou sobre os motivos que o levaram a, segundo o mesmo, ser expulso da bancada de Situação.

 

Segundo ele, os motivos estão relacionados ao fato de não se dobrar ao prefeito Edson Vieira (PSDB), de criticar que as propostas de Edson em fazer uma política diferente e fez um desafio aos ex-colegas de bancada, citando o Escândalo KMC.

 

“Vocês lembram-se do que eu falei na sala da presidência quando ainda era o presidente Junior Gomes?! Eu disse aos senhores que isso não era trabalho da gente. Sou um homem, sou um cidadão e não vou responder por isso. Isso não é certo. Lá na frente vamos ser desmoralizados e o que aconteceu? Eu disse que não concordava e sabe o que o ex-presidente disse?! “Ou a gente é governo ou não é”. Os senhores tem a capacidade de vir aqui na tribuna e confirmar isso?! É uma bancada que é para defender o prefeito, defender corrupção.”.

 

Vânio voltou a afirma que a população de Santa Cruz do Capibaribe foi roubada pelo prefeito.

 

Dida de Nan rebate Vânio Vieira e ratifica trabalhos prestados na zona rural

.

No seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) fez sua defesa ao prefeito Edson Vieira (PSDB), que teve seus bens bloqueados pela Justiça na denúncia da Farra das Locações.

 

O vereador enfatizou que a empresa KMC Locadora LTDA, citada no processo como empresa laranja, existia no município de Itapetim, inclusive com confirmações do prefeito daquele município e criticou aqueles que acusam o prefeito de ladrão, antes mesmo de o processo ser julgado.

 

“Na campanha eleitoral, esse grupo que aí está, chamou o vice-prefeito Dimas Dantas de corrupto, de Ladrão por causa de uma retroescavadeira e hoje está todo mundo junto. A política aqui em Santa Cruz do Capibaribe é uma vergonha, eu não gosto desse tipo de coisa, eu fui criado no sítio. Eu vim aqui trabalhar, eu vim aqui para mostrar meu trabalho. Aí o vereador Vânio Vieira vem aqui chamar o prefeito de ladrão de uma coisa que ainda nem foi resolvido.” – disse Dida.

 

Fernando Aragão afirma que presidente Afrânio Marques faz dois pesos e duas medidas na aplicação do regimento

.

No seu discurso, o vereador Fernando Aragão fez duras críticas ao presidente da Câmara, Afrânio Marques (PDT).

 

De acordo com o vereador, o presidente não faz a aplicação do regimento da casa de maneira igualitária, citando como exemplo a negativa de colocar na pauta de votações o requerimento de Vânio Vieira (PSDB), que solicitava a implantação da CPI do Calçadão.

 

Em seguida, o vereador falou sobre o Escândalo da KMC, fazendo referencia ao prefeito Edson Vieira, que teve seus bens bloqueados pela justiça.

 

“É uma liminar, mas é baseada em fatos concretos que o juiz achou. O juiz atendeu a promotoria e faz essa liminar e para que haja garantia de que não haja transferência dos bens de seu ninguém, ele faz um bloqueio porque assim, se de fato for julgado e provado com a defesa ampla e com direito a tudo o que se tem e se chegar a conclusão… O município não sai perdendo.”, frisou.

 

Fernando chegou a questionar onde havia parado o dinheiro já que, supostamente, veículos eram locados por determinados valores, mas recebiam na prática valores menores do que o que estava determinado.

 

Zezin Buxin critica opositores que culpam prefeito antes de julgamento do processo da Farra das Locações

.

No seu discurso, o vereador Zezin Buxin (PSDB) fez críticas a vereadores de oposição que acusam o prefeito Edson Vieira (PSDB), envolvido no escândalo da Farra das Locações, de ter roubado do patrimônio público.

 

Zezinho se referiu que estão fazendo um pré-julgamento do prefeito, antes mesmo do processo da KMC Locadora ser julgado.

“Eles esculhambam, prejulgam porque existe, na realidade, a acusação, mas não existe o julgamento. É assim e a gente vai passando por isso, escutando o que as pessoas dizem e isso se estende a população. Tem muita gente aqui para aplaudir um lado ou outro, independente do que se diga, mas existe isso na gente.”, disse.

 

Ernesto Maia destaca bloqueio de bens de envolvidos no escândalo da Farra das Locações

.

No seu discurso, o vereador Ernesto Maia (PSL) destacou a determinação judicial do bloqueio de bens do prefeito Edson Vieira e demais citados no Escândalo da KMC.

 

O vereador chegou a ler parte dos autos do processo levado pelo Ministério Público a Justiça em que a contratação da empresa KMC Locadora LTDA no início da gestão, quando havia um decreto em vigor que colocava o município em estado de emergência.

 

O político frisou que o prefeito, segundo ele, teria cometido o crime de improbidade administrativa, causando prejuízos ao erário público e aproveitou para atacar o presidente Afrânio Marques (PDT).

 

“Eu queria lembrar suas palavras, nem mais nem menos: “Olha gente! Improbidade administrativa é roubo!”. Foi isso que ele disse.” – frisou.

 

Narah Leandro propõe criação do Disque Denúncia Municipal

.

No seu discurso, a vereadora Narah Leandro (PSB) fez sua defesa ao prefeito Edson Vieira (PSDB) sobre as denúncias do caso da Farra das Locações.

 

“Eu queria dizer ao vereador Ernesto que, diferente do caso da muda que o senhor conhece bem, em que faltou merenda no prato das crianças. Os carros que o senhor grita aqui prestaram serviços.”, disse.

 

Em seguida, a vereadora falou sobre reuniões com o chefe da polícia militar, Coronel Pereira, e com o comandante do 24º BPM, Coronel Reinaldo, para que ações sejam desempenhadas no combate a insegurança em bairros mais atingidos, entre elas a criação do Disque Denúncia Municipal.

 

“Propomos nessa casa a criação de um Disque Denúncia municipal, um trabalho que vai ser feito em parceria entre a Guarda Municipal e o 24º BPM para que o serviço possa atender, em tempo real, a população que está sofrendo com a insegurança, com o crescimento da criminalidade.”, frisou.

 

Narah também frisou que políticos que tentam conquistar o voto com a insegurança seria uma irresponsabilidade.

 

Deomedes Brito diz que reeleição de Edson Vieira aumentaria a quantidade de escândalos

.

Último a discursar, o vereador Deomedes Brito (PT) inicialmente falou de uma visita feita a zona rural, citando que faltam ações da prefeitura no combate a seca, em especial em manter poços artesianos em funcionamento.

 

Em seguida, Deomedes fez críticas a Afrânio Marques, cobrando dele para que as CPIs pedidas pela oposição possam ser postas em prática na sua legislatura.

 

Para completar seu uso na tribuna, o vereador falou sobe as denúncias da Farra das Locações, em que o prefeito Edson Vieira teve os bens bloqueados pela justiça.

 

“De toda a história de Santa Cruz, o prefeito mais corrupto nos primeiros anos é o prefeito Edson Vieira” e completou: “Tá acontecendo tudo isso com ele eleito… Imagina se ele for reeleito?! Mas o povo está vendo, temos que manter a união e buscar votos.” – concluiu.

7 Comentários

  1. Otto disse:

    E os projetos para a melhoria de nossa cidade ficam onde? Os excelentíssimos vereadores só sabem viver de politicagem? Nosso cidade é um polo em Pernambuco, porém não tem trânsito organizado, não tem uma universidade pública, não tem muitas coisas e os políticos de Santa Cruz só sabem fazer isso, politicagem.

    1. Antonio Silva disse:

      Otto, vc vai ter que esperar!!! Ate seu Prefeito devolver os R$ 1.600.000,00 (um millha e seiscentos mil reais) que segundo o MPPE esta “repatriando”….
      #LAJA-JATO.STA.CRUZ

      1. jean disse:

        MUITO BEM ANTONIO, SE FOSSE AO CONTRARIO TENHO CERTEZA DE QUE ELES ESTARIAM ESCULHAMBANDO.

      2. Otto disse:

        Meu prefeito? Você esta insinuando que sou tão imbecil a ponto de escolher um lado? Sinceramente acho que que escolher um lado pra votar independente do candidato é a maior imbecilidade que conheço. Por mim tem que ser preso, roubou, cadeia nele. Não importa o lado, não importa quem seja. Não estou me referindo a esta reunião especificamente, pois acredito que deve ser investigado e punido, mas observe todas as reuniões da câmara, são sempre a mesma coisa, a situação dizendo que o prefeito é o melhor, a oposição dizendo que é o pior e neste jogo de poder quem perde é santa cruz, mas cada povo tem os governantes que merece, pois pelo visto esta dicotomia na disputa por poder não vai mudar, principalmente por causa de pessoas como você, que acha que sempre tem que existir um lado; e o lado de santa cruz fica onde?

      3. Luciano disse:

        Lava-jato só funciona com água Antonio! É melhor a classe politica de SC se unir em busca de soluções para o colapso no abastecimento d’água que está prestes a surgir e depois “lavar a sujeira que existir”

  2. Muito bom, top demais !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores