21
julho

Denúncia


Descaso na saúde em Santa Cruz do Capibaribe

Por falta de anestesista, pedreiro sofre com remarcações para realização de cirurgia simples no Hospital Municipal

Pedreiro fala ao blog o seu drama na busca pelo atendimento médico. Fotos: Thonny Hill.

Nesta terça-feira (21) o Blog do Ney lima recebeu uma denúncia de descaso praticado contra um homem de 57 anos pelo serviço público de saúde fornecido em Santa Cruz do Capibaribe.

 

A denúncia veio do pedreiro Eraldo Fulgêncio de Alcântara, que reside no Loteamento Acauã, nas proximidades do Bairro Santo Agostinho.

 

De acordo com o pedreiro, o mesmo está sofrendo de um problema de saúde desde novembro de 2014 e busca pelo serviço público para que seu problema seja resolvido, mas não obteve sucesso.

 

Entenda o caso

 

De acordo com exames divulgados pelo pedreiro, o mesmo sofria de hérnia na virilha direita e fez um procedimento cirúrgico no Hospital Municipal no dia 18 de agosto de 2014 para tentar resolver o problema.

 

Na sua virilha, foi colocada uma tela feita em material plástico, usado para fechar o espaço deixado na cirurgia de retirada da hérnia. O procedimento é padrão em qualquer unidade hospitalar para quem sofre do tipo de enfermidade de Eraldo: doença chamada de Hérnia Inguinal.

 

Com pouco tempo depois, um novo problema começou já que o material, que na grande maioria dos casos se adapta bem ao corpo e segue por toda a vida, acabou sofrendo um processo de rejeição.

 

Por recomendação médica, a tela deveria ser retirada em uma cirurgia simples, mas que, segundo Eraldo, não é realizada no Hospital Municipal por falta de médico anestesista.

 

Falta do profissional de saúde na data estipulada causa sucessivas remarcações

 

Em um dos documentos apresentados pelo pedreiro, são mostradas as sucessivas remarcações da cirurgia para a retirada da tela.

.

Documento mostra, em destaque, as datas das remarcações - Clique para ampliar

.

A cirurgia deveria ter sido realizada no Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão desde o dia 02 de junho. Outras datas chegaram a ser postas: 09 de junho, 11 de junho e 19 de junho, mas o procedimento não foi feito. O pedreiro falou sobre o que tem passado para conseguir realizar o procedimento médico.

“Eu sempre estou correndo atrás da Secretaria (de Saúde), vou atrás do médico porque eu tenho que retirar uma tela que está na região da virilha, que está dando rejeição. O médico já falou para mim que eu tenho que retirá-la, só que na Secretaria (de Saúde), ninguém se propõe a trazer o anestesista nas horas que é marcado (o procedimento cirúrgico). Já fui internado no dia 19 (de junho) e nada foi feito.”, disse.

.

Documento mostra o quadro de rejeição da tela que foi posta, fato detectado pelo médico.

 

O descaso da Secretaria de Saúde, segundo o pedreiro

 

Questionado se a mesma Secretaria de Saúde teria buscado alguma maneira para que o procedimento pudesse ser realizado em outra cidade, Eraldo foi enfático.

 

“Até agora não tem nada, não foi nada resolvido, nada falado sobre isso. Quando eu comentei que um médico, Dr. Adelson, disse que me operava em qualquer outro hospital se a Secretaria de Saúde daqui confirmasse, mas até agora não tem jeito de sair isso aí.”, frisou.

 

Eraldo, que sofre de dores constantes, buscou o Ministério Público na manhã de hoje para tentar garantir o procedimento, porém o mesmo não foi ouvido pela ausência do promotor no momento.

 

O pedreiro, que está há 11 meses sem trabalhar desde o início de seu problema de saúde, voltará ao Ministério Público nesta quarta-feira (22) para conversar com o promotor.

3 Comentários

  1. Luciana Ferreira disse:

    Não e do o hospital que falta profissionais os postos de saúde também cem conta com o atendimento de alguns funcionários que reclama se você chegar dez horas para pesar uma criança e fazer acompanhamento eles não querem mais pesar sendo que os postos ficam aberto até as três da tarde

  2. Mauricia M Feitosa disse:

    peça indenização por danos morrais,pois é um trabalhador,pai de família.

  3. junior disse:

    Nao entendo,para que se faz uma reforma no hospital onde não tem condições de atendimento digno que todo cidadão tem direito,isso é chance que o prefeito pediu é,acorda santa cruz vamos tirar do poder esse tipo de gente.Absurdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores