27
maio

Emancipações


“A presidenta Dilma está tendo uma visão muito restritiva e equivocada”, afirma deputado petista sobre novo texto do projeto

Foto: Ney Lima.

Em entrevista concedida ao blog na tarde desta terça-feira (27) em Brasília, o deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE) falou sobre como ele vê o clima para a votação, que poderá ser iniciada na noite de hoje, do novo projeto que trata das emancipações de distritos.

 

O deputado, que é defensor da proposta de criação de novos municípios, tem 34 localidades em seu estado na expectativa de emancipação, mas afirmou que não está otimista com a aprovação do novo projeto, mostrando que há necessidade de novas modificações.

 

José Airton citou que alguns critérios, no qual chamou de exageros, poderiam impedir a emancipação de muitos municípios no nordeste como o limite estabelecido de fronteira (que está em 200 km², mas com iniciativa de reduzir para 50 km²) e também a quantidade de habitantes, que pode passar de um pouco mais de 8 mil para 12 mil pessoas.

 

“Esperamos, na votação, que possamos aperfeiçoar esse projeto, que veio do Senado em um acordo, que houve algumas emendas e esperamos aperfeiçoar para regulamentar essa matéria que está há 15 anos sem ser regulamentada pelo Congresso nacional”, frisou.

 

O deputado completou que, com as novas regras, apenas um município em seu estado poderia ser enquadrado para emancipar, fato que se faz a necessidade de novos ajustes na proposta atual e fez críticas à postura adotada pela presidente Dilma Rousseff quanto ao tema.

 

“É um projeto que não vai resolver o problema e, portanto, vai dificultar. Por isso, eu acho que a presidenta Dilma está tendo uma visão muito restritiva e equivocada. Espero que possamos modificar o projeto para aperfeiçoá-lo e permitir essa situação (de novas emancipações), que vem se protelando há anos”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores