08
maio

Vergonha!


Vereadores mancham a própria história e realizam manobra para evitar CPI

 

Após muito bate-boca, Mesa Diretora validou o voto da maioria dos vereadores, que decidiu pela reprovação da matéria. Fotos: Thonny Hill.

Na manhã e tarde desta quinta-feira (08), em uma sessão que não foi transmitida por emissoras de rádio,  foi colocado em votação o requerimento do vereador situacionista Zé Minhoca (PSDB), que solicitava a abertura de CPI para investigar as denúncias apontadas pelo produtor de eventos Marcelo Fama.

 

As denúncias vieram a público no último sábado (02) onde o produtor denunciou que o valor pago pelo uso da estrutura de som no aniversário solidário de Alessandra Vieira (PSB), realizado em 17 de setembro de 2013, foi incluído em outros eventos promovidos pela Prefeitura Municipal.

 

Marcelo afirmou também que, para que outros empresários do ramo de iluminação, montagem de grids e telões colocarem suas estruturas em tais eventos públicos, teriam que pagar uma propina de 10% dos valores cobrados ao produtor de eventos Allan Reboque que, segundo as denúncias, presta serviços ao município.

 

Depois de muita discussão e bate-boca por parte dos vereadores, o requerimento que pedia a abertura da CPI dos Eventos Públicos foi rejeitado por não ter obtido a maioria simples dos 16 vereadores que participaram da sessão. O placar da votação foi de 9 votos contra o requerimento e 7 a favor.

 

Um dos argumentos usados pela maioria dos situacionistas era a ausência de provas concretas que ligassem a Prefeitura Municipal as supostas irregularidades, mas é fato que nenhum documento, cheque ou gravações foram apresentados até então pela Oposição.

 

Bancada de Oposição alegava manobra política para negar o pedido de abertura das investigações.
Já a bancada de Situação rebatia as acusações de manobra, citando que nada foi comprovado para que uma CPI fosse instaurada contra o governo.

 

Zé Minhoca causa polêmica ao votar contra o próprio requerimento

 

O fato que chamou a atenção foi que o próprio solicitante das investigações, o vereador Zé Minhoca, ter votado contra o próprio pedido de CPI, fato que caracteriza, segundo a bancada de Oposição, uso claro de manobra política para não levar adiante as investigações.

 

O requerimento foi protocolado na segunda-feira (05) antes do pedido de CPI que seria feito pela Bancada de Oposição, que possui 2/3 dos vereadores que compõem a Casa de Leis.

 

Zé Minhoca chegou a falar que a imprensa local estaria favorecendo o atual governo e, após o fim da sessão, procuramos o vereador tucano para falar sobre a polêmica decisão, mas o mesmo se recusou a dar declarações.

 

A indignação de Fernando Aragão: “Nunca mais era para se dar um voto a Zé Minhoca”

 

Visivelmente alterado após Zé Minhoca votar contra seu próprio requerimento, o vereador Fernando Aragão (PROS) chegou a desabafar, ameaçando se retirar da sessão, sendo convencido, pelos colegas de bancada, a continuar no plenário.

 

Em entrevista concedida ao blog após o fim da votação polêmica, o político falou sobre a decisão tomada por Zé Minhoca.

 

“Infelizmente, fazer um negócio desse… Você fazer um requerimento, colocar até um CD que foi gravado com as denúncias que foram feitas… Quer dizer, todo um processo correto e, na hora “H”, você votar contra?! É brincar com o povo, é não respeitar o ser humano, é não respeitar aquele que votou em você… Isso um absurdo! Se o povo de Santa Cruz vir escutar um pouquinho e analisar um pouco o que aconteceu hoje, nessa Casa, nunca mais era para se dar um voto a Zé Minhoca. Nem ele próprio; ele deveria se envergonhar e nem ele mesmo votar nele. Essa coisa de votar contra o próprio requerimento, me deixou no limite”, desabafou.

 

Vânio Vieira surpreende e vota contrário a sua bancada


Único da bancada de Situação a votar a favor da CPI, o posicionamento de Vânio Vieira (PSDB) surpreendeu até mesmo os adversários.

 

Durante suas falas, Vânio citou que acredita na inocência do atual governo e que não veria problema nenhum em relação às investigações, mas citou que ele próprio teria credibilidade para manter esse posicionamento ao contrário dos vereadores da bancada adversária.

 

Vânio se referiu a denúncias que ocorreram durante as gestões de José Augusto Maia (PROS) e Toinho do Pará (PHS) e que, segundo ele, os vereadores adversários teriam feito pouco caso dos fatos.

 

 

Afrânio admite posição política

 

O vereador Afrânio Marques, que na legislatura passada liderou e promoveu a CPI dos Terrenos, votou contra o pedido de CPI para investigar as denúncias nas contratações de produtores de eventos.

 

O vereador afirmou que pediu ao governo que enviasse o caso ao Ministério Público, e disse que o objetivo da CPI seria para benefício eleitoral.

 

Antes de votar contra o pedido de CPI, Afrânio revelou: “Tem que ser honesto, aqui está se tomando posições políticas. E eu assumo, a minha posição também é política”.

 

Por fim, o vereador exigiu que o produtor de eventos Marcelo Fama apresentasse os cheques pagos pela prefeitura para poder embasar a denúncia, assim ele poderia mudar sua posição e passar a ser favorável a abertura de CPI.

 

A ironia de Junior Gomes

 

Presidente da Câmara, o vereador socialista tinha autonomia para votar duas vezes na sessão, a primeira como vereador e a segunda como presidente, efetuando o “voto de minerva”, em caso de empate.

 

Durante a sua justificativa do porque ser contra o requerimento pedido por Zé Minhoca, Junior Gomes citou que, tanto Marcelo Fama (que fez a denúncia) como parte da imprensa, teriam sido usados pela Oposição para propagar as denúncias.

 

Em seguida, o vereador citou que a Câmara não daria respaldo a esse tipo de atitude, ironizou o teor do requerimento e chegou, inclusive, a pedir desculpas a Zé Minhoca por ser contrário ao pedido de CPI.

.

Como seria a manobra, segundo Ernesto Maia

 

Durante sua fala, Ernesto Maia apontou como seria o esquema de manobra para evitar que a CPI fosse instaurada.

 

O vereador citou que, para que seja aberta uma CPI, é necessário que haja a assinatura de dois terços dos vereadores (seis ao todo) e que o requerimento pedido por Zé Minhoca, para que as investigações fossem abertas, seria uma antecipação ao pedido da bancada de Oposição.

 

“Eles (a bancada de Situação) estão antecipando, depois o nosso pedido (de abertura da CPI) vai estar ai e eles vão negar nosso pedido dizendo que essa matéria já foi votada. É uma manobra para que a população de Santa Cruz do Capibaribe não descubra que foram pagos, com recursos públicos, o aniversário da primeira dama (Alessandra Vieira) e foram pagos 10% (de propina) ao noivo da sobrinha de Edson Vieira (o empresário e promotor de eventos Allan Reboque)”.

22 Comentários

  1. Pablo Renan disse:

    A CPI é uma prerrogativa da minoria, dessa forma, se utilizando de métodos atribuídos atipicamente ao legislativo na fiscalização do executivo. MUITO me envergonho com tais posturas dos nobres vereadores.(sempre vai ser uma investigação politica). È necessário que se investigue!

    PS: peço que corrijam na matéria quando cita que necessita de 2/3, quando na verdade é 1/3, pra poder fazer sentido de ser necessários apenas 6(seis) assinaturas.

  2. jose mota disse:

    O que diz ao povo que deu a tão sonhada CHANCE a um grupo que ate agora só nos fez vergonha perante tanta DENUNCIAS em tão pouco tempo a frente de uma PREFEITURA…Um vereador formado em direito e guarda rodoviario federal faz um papelão desse com o povo tão trabalhador e que gosta de POLITICA e faz uma vergonha dessa. É o fim da picada, como eles mesmo dizem ACEITE VCS QUE DOI MENOS…

  3. André Ferreira disse:

    Revolta, este é o termo quando referi-se a nossos políticos de ontem de hoje e de amanhã, tudo farinha do mesmo saco. Soube que chegou a nossa cidade uma nova promotora, a mesma que investigou os vereadores de Caruaru, cassou a prefeita de Bezerros, etc. Suplico aqui a JUSTIÇA DE PERNAMBUCO, na pessoa da Promotora, do Tribunal de Contas, a quem compete que investigue estes políticos de Santa Cruz do Capibaribe, do Deputado Federal ao inoperantes vereadores, isso não pode continuar deste jeito, gente vamos clamar por justiça. É particular patrocinando a Prefeitura para depois receber dobrado para dividir não sei com quem. Que País é este.

  4. Ana Maria Estevão disse:

    Isso é a prova que é verdade,se fosse mentira nao teria porque negar ter a CPI,mas uma prova da verdade,e esses vergonhosos representantes do povo os vereadores da situação com certeza tb comem da propina para ta defendendo,o Presidente da camara querer ser tão certinho fugindo das CPIS,que tem compra o prefeito.

  5. feitosa disse:

    é a chance que foi dada veriadores fracos como esses ai!

  6. Ana Maria Estevão disse:

    Esse zé minhoca é uma vergonha,faz parte do mesmo bando do prefeito.

  7. celia arruda disse:

    Essa situaçao nos envergonha
    Ze minhoca votou contra o proprio projeto.
    nara a (crente) a favor da safadeza ta mostrando quem é
    afranio esqueceu toda etica que dizia ter
    junior tira onda da cara da popúlação
    jessica não era nem pra ter entrado
    ronaldo é maria vai com as outra
    dida ta se juntando a safadesa
    zezim ta se juntando com a safadeza
    pipoca nao vale nem a pena falar

    1. Ana Maria Estevão disse:

      muito bem celia.

  8. Ana Maria Estevão disse:

    Meus parabens vai para vanio vieira,se ele acredita na inocência do prefeito então nao tem pq nao ter a CPI,se é para o bem do prefeito ele num que provar inocencia entao deveria ter essa cpi,caso contrario é pq ele tem culpa,que sirva de exemplos para o resto dos vergonhosos vereadores que tem rabo preso.Vanio vc está de parabens,tiro o chapéu pra vc,e para os outros da situação dou um pinico.

  9. José Pereira disse:

    Uma vergonha o que aconteceu ontem. Júnior Gomes, Pipoca, Zezim Buxim, Nara, Dida de Nam, Nara, Zé Minhoca, Afrânio, Jéssica e Ronaldo Pacas brincaram com a cara da população santacruzense. Com que cara vocês virão pedir um voto nas próximas eleições? Com a cara de quem quer varrer a sujeira para debaixo do tapete? Vcs acabaram por dar toda legitimidade às denúncias de Ernesto, Deomedes e Carlinhos. Vcs dizem que eles não tem credibilidade, então era só aprovar o pedido de CPI e desmoralizar os três. Mostrar que as denúncias deles são factóides e que não merecem credibilidade. Mas não, ontem vcs endossaram tudo que aquele trio disse. Uma vergonha para todos os vereadores e em especial para Zé Minhoca.

  10. José Pereira disse:

    E o vereador da ética, Afrânio Marques, como dar um voto desse, contra apuração de denúncia gravíssima? Seu discurso de político diferenciado acabou.

  11. Jânio Nunes disse:

    com todo orgulho digo, “ESSA CÂMARA NÃO NOS REPRESENTA”!!!!!!!!!!!!!

    isso é uma vergonha generalizada, até parece que ser mau caráter está na genética ou no DNA. é isso…

  12. Tarcísio henrique Glicério disse:

    Isso é uma vergonha, esses vereadores nunca vão estar ao lado do povo e sim defendendo suas alas políticas. Deveria ser feito uma CPI pra apurar também os desvios feitos por Jessyca Cavalcante na campanha, ela utilizava a merenda da escola onde ela é gestora pra fazer as sopas das suas malas(malas essas que era liberado sopa com cachaça pra jovens e adolescentes). O povo ainda vai saber quem é o verdadeiro desviador de merenda dessa cidade.

    1. pedrinhootavio disse:

      é verdade,esse povinho só ver o rabo dos outros,rebanho de povo sem carater,cada um querendo sr melhor que o outro,e nenhum presta

    2. Estela disse:

      é imoral, sem falar que em relação a Jessica calvacante há informaçoes que na casa dela da praia existem coisas com tombamento do estado,é vergonhoso esses falsos discursos de moralidade. Seria muito bom que existisse aqui um Joaquim Barbosa.

  13. Brunno Ricelli disse:

    a pergunta que não quer calar, por que Edson, Odon, Evilásio, Asfora, se querem aumentar seus próprios patrimônios afim de ganhar mais, não se dedicam ao comércio a indústria que em nossa região é tão forte? e inventam de se meter na vida pública, onde principal finalidade é servir ao povo… porque todos esses citados, tem envolvimentos com coisas erradas… POR QUE?????

  14. Brunno Ricelli disse:

    foi vergonhoso e lamentável, a falta de caráter e ética dos vereadores situacionista de SCC… o pior é que ao invés de se envergonharem, ainda zombam da cara da população a exemplo de JR Gomes e todo seu cinismo, da vereadora Jéssyca que vive arrotando moral, e ontem ao menos se envergonhou… o vereador Zé Minhoca realmente É UMA VERGONHA A PARTE, FALTA DE CARÁTER AO EXTREMO.

  15. ricardo disse:

    ho prefeito ladrao da gota resta agora saber quanto cada vereador desses vao ganhar do prefeito quer dizer do prefeito nao da gente por que o prefeito vai roubar do povo pra dar a esses imcopetentes!!

  16. marcio disse:

    e nara tirou a mascara

  17. Silvio disse:

    E EU QUE DEI UMA CHANCE A ESSA OPOSIÇAÕ QUE AI ESTAR E AO SENHOR PREFEITO DESSA CIDADE TÃO SOFRIDA QUE E SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE EM BORA QUE PAREÇA MEU VOTO DE APLAUSO VAI PRA O VEREADOR VÁNIO VIEIRA QUE FEZ CERTO VOTAR NA CPI E COMO ELE FALOU QUEM NO DEVE NÃO TEME QUE BOM EXEMPLO.

  18. Arijaldo A disse:

    Eu Particularmente min sinto triste com essa atitude por parte de alguns Vereadores de nossa Santa Cruz,se A ou B está sendo acusado e se diz inocente, então porque não abri uma CPI. Se foi feito a manobra alguma coisa existe.

  19. Luciano disse:

    Com tem gente trouxa no mundo que acredita na perfeição do homem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores