14
abril

Resumo da Câmara


Visita de Paulo Câmara, denúncia grave na saúde e retomada das obras da PE-160 predominam mais uma tarde de discursos

Foto: Thonny Hill e arquivo.

Na tarde desta terça-feira (14) foi realizada mais uma sessão na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

.

Como pauta predominante, a visita do governador Paulo Câmara (PSB) na semana anterior, que rendeu uma agenda positiva de ações do Governo do Estado no município.

.

Nos discursos, também tiveram espaços para propostas e também uma grave denúncia feita pelo vereador Carlinhos da Cohab (PSL) que apontou um suposto caso de negligência cometido por profissionais do hospital Materno Infantil, que pode ter causado, segundo ele, mais uma polêmica morte envolvendo uma criança.

.

Estiveram ausentes os vereadores Vânio Vieira (PSDB), Zé Elias (PTB) e Galego de Mourinha (PTB) por compromissos particulares.

.

Confira o que falou cada um dos vereadores, no resumo on-line mais completo da imprensa santa-cruzense.

.

Zé minhoca fala sobre retomada das obras de duplicação da PE-160

.

No seu discurso, Zé Minhoca (PSDB) fez um balanço da vista do governador Paulo Câmara (PSB) a Santa Cruz do Capibaribe.

 

O vereador focou seu discurso a retomada das obras de duplicação da PE-160 e aproveitou para tecer críticas aos vereadores da bancada de Oposição.

 

“Temos aqui um grupo de pessoas, que se dizem políticos, que achariam que seria bom para ele se essa obra não fosse reiniciada, mas graças a Deus pude ver que essas obras reiniciaram.”, disse.

 

O vereador também falou sobre o programa de qualificação CIDATEC, inciativa mantida pela Câmara e que promove cursos gratuitos de informática básica e avançada. Para Ze Minhoca, é necessário que a Casa de Leis incentive ainda mais a presença de pessoas da terceira idade em fazer os cursos profissionalizantes do programa.

 

“Isso será sem sombra de dúvida um incentivo para incluir os idosos nesse mundo que é a internet e será também uma grande ação do Poder Legislativo. Teremos assim muitos idosos que irão descobrir a maravilha que é a internet.”

 

Deomedes Brito denuncia que prefeitura teria retirado placas de “aluga-se” e “vende-se” no Calçadão durante visita de Paulo Câmara

.

Em um dos principais pontos de seu discurso, Deomedes Brito focou na visita do governador Paulo Câmara (PSB) ao Calçadão Miguel Arraes de Alencar.

 

Segundo ele, chegaram denúncias de que uma equipe da prefeitura teria retirado e apagado as placas de “vende-se” e “aluga-se” presente em boxes e lojas dentro do Calçadão. O vereador também rebateu as críticas feitas pelo vereador Zé Minhoca (PSDB), que afirmou que a Oposição estaria insatisfeita pelo fato das obras da PE-160 terem sido retomadas.

 

“O povo reclama porque, por duas vezes, disseram que ela ia começar. Não somos contra a duplicação, mas o povo precisa dessa estrada. Espero que, dessa vez, o governador resolva isso, pois Santa Cruz do Capibaribe merece respeito.”, frisou.

 

Em seguida, o vereador focou no tema da insegurança e cobrou, mais uma vez, que uma audiência pública seja realizada no município com o Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, para tratar do assunto com a população local.

 

Helinho Aragão destaca dados que colocam Santa Cruz do Capibaribe entre as 26 com mais notificações de casos de dengue

.

O tema da dengue foi pauta no discurso do vereador petebista. Helinho Aragão (PTB) citou matérias que apresentam dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que apontam cidades do Polo de Confecções, entre elas Santa Cruz do Capibaribe, entre as 26 com mais casos de notificação por dengue.

 

De acordo com ele, o município vive uma situação de epidemia devido a grande quantidade de casos notificados e cobrou do vereador e líder de governo, Luciano Bezerra (PR), assim como do Secretário de Saúde Municipal, Breno Feitosa, a intensificação de ações para combater a doença.

 

Outro ponto destacado pelo vereador foi o tem ada mobilidade urbana, onde cobrou a substituição, por lâmpadas de LED, da iluminação das avenidas 29 de Dezembro e Prefeito Braz de Lira.

 

“É importante que esses cartões postais do município sejam bem iluminados.”, disse.

 

Ronaldo Pacas destaca problemas de saneamento em ruas próximas ao Calçadão

.

No seu discurso, o vereador Ronaldo Pacas (PSDC) falou sobre problemas no saneamento presentes em diversas ruas próximas ao Calçadão Miguel Arraes de Alencar, mais precisamente no final do Loteamento Santa Filomena.

 

O vereador citou que os casos já são de conhecimento da pasta de Serviços Públicos (mais conhecida como Secretaria de Obras) e que os problemas já começaram a ser sanados.

 

Já sobre os casos de dengue, cada vez mais crescentes, Ronaldo citou que esse é um problema que ocorre a nível nacional e falou sobre um requerimento que solicita, segundo ele, a limpeza do riacho Tapera (que será atendido em breve pela prefeitura, segundo o mesmo) e que a solicitação será atendida também para os demais córregos e riachos no município.

 

Esses córregos são apontados como principais motivos para o aumento da presença de muriçocas e também do mosquito transmissor da dengue.

 

Klemerson Pipoca destaca vista do governador Paulo Câmara em Santa Cruz do Capibaribe

.

O principal ponto do discurso do vereador tratou sobre a visita do governador Paulo Câmara (PSB) a Capital da Moda.

 

Pipoca destacou a agenda positiva do governador, citando a retomada das obras de duplicação da PE-160, a visita ao Calçadão e, com mais ênfase, a inauguração da Escola Técnica Estadual (ETE).

 

“A juventude tem agora um espaço para capacitação, para a busca do primeiro emprego. Fico muito feliz porque essa grade obra foi inaugurada.”

 

Afrânio Marques também destaca visita de Paulo Câmara a Santa Cruz do Capibaribe

.

O principal tema do discurso do vereador e presidente da Casa, Afrânio Marques (PDT), foi a visita de Paulo Câmara.

 

O vereador destacou a retomada das obras da PE-160, citando sua importância econômica; a inauguração da Escola Técnica Estadual, pela esperada contribuição que a mesma pode dar aos jovens estudantes no município.

 

“Essa é uma obra que fica para sempre, pois o estudo é a única coisa que fica de herança nas pessoas mais humildes e com estudo, é possível que eles passem a ter uma melhor condição de vida.”, disse.

 

Já sobre o Calçadão, que é alvo de críticas da Oposição quanto a distribuição de pontos e outros problemas, o vereador fez a sua defesa a obra em parceria com o governo estadual.

 

“O brilho daquela obra não pode ser manchado por problemas pontuais que sabemos que serão resolvidos.”, pontuou.

 

Luciano Bezerra se posiciona em defesa aos taxistas após denúncias de perseguição por parte da prefeitura do Recife

.

No seu discurso, o vereador Luciano Bezerra (PR) citou que foi procurado pelos presidentes das associações de taxistas no município, citando que eles estão passando por uma situação constrangedora no Recife.

 

“Eles vem sofrendo ameaças, extorsões, por uma mudança na lei da cidade do Recife. Não é de nossa competência mudar as regras de lá, mas é chamar para um consenso, os vereadores da cidade do recife e o prefeito Geraldo Júlio, para mudar essa situação. Eles não podem ser tratados como bandidos.”

 

Os taxistas não estariam tendo permissão de desembarcar pessoas na capital pernambucana, citando que receberam ameaças e também pedir dinheiro por fora para não ter seus veículos apreendidos e propôs que o caso seja visto, inclusive com adoção de medidas rígidas por parte do governo municipal.

 

“Se isto não for solucionado, vamos ter que aplicar a mesma medida que estão aplicando no Recife a quem vem para cá.”

 

Zezin Buxin faz críticas à parte da população que não contribui com o combate aos focos de dengue

.

Em seu discurso, o vereador Zezin Buxin (PSDB) falou sobre os casos de dengue no município. Ele citou que muitos tentam colocar a culpa no governo pelo aumento dos casos, mas se esquecem de fiscalizar as próprias moradias para combater os focos de proliferação dos mosquitos.

 

Ele citou também que, mesmo após coletas de lixo serem realizadas, o lixo volta a ser colocado de maneira indevida e cobrou para que o cidadão comum também fizesse sua parte no combate.

 

“Algumas pessoas criticam, procuram culpados, mas se esquecem que eles também estão contribuindo para esse mal.”

 

Em seguida, o vereador fez a sua defesa a classe dos taxistas, citando que apoia a causa, mas defendeu que os problemas sejam resolvidos através de um dialogo e não com a criação de uma lei que devolva, na mesma moeda, o problema.

 

Dida de Nan destaca emendas de Diogo Moraes e Bruno Araújo para compra de equipamentos para UPA-E

,

No principal ponto de seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) destacou a destinação de emendas dos deputados Bruno Araújo (PSDB) e Diogo Moraes (PSB) para compra de equipamentos da UPA-E.

 

“Fiquei feliz com essas emendas porque elas vão comprar equipamentos novos para a saúde, que vai beneficiar ao nosso povo”.

 

Dida também destacou a visita de Paulo Câmara a Santa Cruz, dando ênfase no seu discurso a retomada das obras de duplicação da PE-160.

 

“Vamos torcer e muito para essa obra ser concluída.”, pontuou.

 

Fernando Aragão volta cobrar audiência pública para que novo projeto de duplicação da PE-160 seja esclarecido a população

.

Três pontos foram destaques no discurso do vereador. O primeiro deles foi a resposta as críticas feitas por Zé Minhoca (PSDB), que afirmou que os vereadores de Oposição não queriam que as obras de duplicação da PE-160 fossem retomadas.

 

Fernando Aragão (PROS) voltou a cobrar uma audiência pública para que o novo projeto, que será executado com o retomar das obras, seja discutido e esclarecido com a população em questões a exemplo da diminuição da ciclovia.

 

No segundo ponto, o Fernando falou sobre a doação, por parte do prefeito Edson Vieira (PSDB), do terreno para construção da UPA-E. Para o vereador, o prefeito não mandou nenhum projeto para a Câmara para apreciação dos vereadores.

 

“Quem pode doar terrenos somos nós.”, disse.

 

Sobre o Calçadão, Fernando citou um caso que, segundo ele, de uma denúncia comprovada de uma comerciante que antes trabalhava no local há anos e que ficou de fora com a nova distribuição dos pontos.

 

Francisco Ricardo critica falta de defensores públicos e propõe projeto voltado aos mais carentes

.

No seu discurso, o vereador citou da falta de defensores públicos em Santa Cruz. De acordo com ele, o município está com ausência de profissionais para atender as demandas e que isso vem prejudicando as pessoas mais carentes.

 

Francisco Ricardo (PSDB) completou que os vereadores deveriam se unir para buscar a solução dos problemas em junto a Defensoria Geral do Estado.

 

O vereador propôs que fosse criada a Defensoria Legislativa, onde o corpo de advogados da Câmara de Vereadores dedicaria um dia de seus trabalhos no Legislativo para atender os mais carentes.

 

“É lamentável que, em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, falte defensores públicos para nossa população, em especial a mais carente. Espero que esse requerimento possa ser atendido e essa iniciativa será pioneira em Santa Cruz do Capibaribe.”, pontuou.

 

Carlinhos da Cohab denuncia suposto caso negligência no hospital Materno Infantil que teria causado a morte de criança

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador trouxe uma grave denúncia que trata de um suposto caso de negligência que teria acontecido com uma gestante de Santa Cruz.

 

De acordo com o político, essa mulher teria ido ao Materno Infantil sentindo dores e que teria sido recomendado que a mesma voltasse para casa em duas visitas a unidade, por alegação de que tais dores seriam normais.

 

No terceiro dia, ela teria ido a um PSF no bairro da Cohab e lá teria sido constatado, pela enfermeira da unidade, que a criança esperada pela mulher já estaria morta há, pelo menos, dois dias.

 

De volta ao Materno, uma enfermeira teria dito que a criança estaria bem, mas depois que a morte foi confirmada, a mulher teria sido transferida para um hospital em Garanhuns.

 

Carlinhos cobrou dos vereadores situacionistas para que o caso fosse investigado.

 

Ernesto Maia denuncia casos de perseguições políticas por pessoas ligadas ao governo Vieira

.

No seu discurso, o vereador Ernesto Maia (PSL) fez a denúncia de supostos caso de perseguição política no governo de Edson Vieira (PSDB).

 

O primeiro deles foi de jovens que protestaram durante a visita do governador Paulo Câmara (PSB) onde, após saírem do protesto, tiveram seus veículos apreendidos por guardas municipais, sendo que, segundo as denúncias, várias pessoas estariam em situação irregular e apenas eles tiveram seus veículos apreendidos.

 

Em seguida, o vereador falou sobre a repercussão da atitude tomada pela estudante da escola estadual Dr. Adilson Bezerra, Marília Letícia.

 

O vereador citou que a estudante, que roubou a cena na visita do governador após mostrar discursar e mostrar fotos que mostravam a situação de abandono da sua escola, teria sido hostilizada por Jessyca Cavalcanti, que e gestora da unidade e secretária de Articulação Política do prefeito.

 

“Isso mostra que o governo de Edson Vieira é um governo de perseguição.”, disse o vereador.

 

Narah Leandro destaca visita de Paulo Câmara e faz críticas a Francisco Zacarias, citado como pré-candidato pelo grupo taboquinha

.

Última a discursar, a socialista fez sua defesa a jovem Marília Letícia, que fez discurso mostrando a realidade de sua escola no município durante a vista de Paulo Câmara (PSB) ao município.

 

Narah Leandro (PSB) citou que o governo, com base naquilo que foi dito pela jovem, foi observada pela Gestora do Estado Bety Jane, citando que será desempenhado um cronograma de ações, pelo secretário de Educação do estado, Fred Amâncio, para que as escolas do estado sejam, enfim, recuperadas.

 

No fim de seu discurso, a vereadora fez uma dura crítica ao médico Francisco Zacarias que, segundo ela, é apontado como o principal pré-candidato a prefeito pelo grupo taboquinha em 2016.

 

Para Narah, Francisco Zacarias não teria prestigiado a visita do governador, que inaugurou a escola técnica e também a assinatura da ordem de serviço com a retomada das obras da PE-160, mas que teria se surpreendido com uma atitude do mesmo, tomada no seminário Todos por Pernambuco, em Caruaru.

 

“Para minha surpresa, estou eu na mesa do Todos por Pernambuco e, quando encerra a abertura e que o governador desce, quem é que sai correndo para tentar tirar foto com o governador? Francisco Zacarias, que é o principal nome ventilado para ser o candidato da oposição, oposição essa que vem falar mal do governo e que, com menos de cem dias, vem anunciar grandes obras.”. disse.

Um Comentário

  1. Augusto disse:

    O que e que essas parasitas estão falando ai, e muita cara de pau?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores