16
outubro

Informes da Secretaria de Saúde


Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe promove ação de prevenção contra hanseníase e tracoma nas escolas

12096537_813940392052110_4751306841263551304_n.

A secretaria de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, junto com a secretaria de saúde do estado e o ministério da saúde, iniciou uma ação nas escolas de Santa Cruz para detectar e cuidar de pacientes com hanseníase, geo-helmintíases e tracoma (Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis).

.

Os alunos serão avaliadas na ação, como parte da terceira edição da Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-helmintíases e Tracoma. Os agentes comunitários de saúde e equipes do Programa Saúde da Família e vigilância em saúde de Santa Cruz do Capibaribe vão percorrer as escolas do município com técnicos do estado para fazer os exames.

.

Os profissionais vão observar sinais e sintomas das doenças e caso alguma criança apresente sintomas o tratamento começa de imediato através da rede básica de saúde.

.

O secretário de saúde Breno Feitoza, falou sobre a ação. ” Começamos essa ação, e vamos dar continuidade para interromper a cadeia de transmissão caso seja diagnosticado algum caso. O objetivo é ampliar a cobertura de exames. Já diagnosticamos dois casos de tracoma na zona rural, e os profissionais de saúde foram até a casa das crianças e iniciaram o tratamento das crianças e de toda família”, relatou o secretário.

.

Vigilância em saúde de Santa Cruz do Capibaribe intensifica fiscalização em carros pipas

.

IMG_5493

.

A secretaria de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, devido a grande seca que a região esta passando, se viu na necessidade de aumentar o monitoramento e fiscalização dos veículos transportadores de água devido ao crescimento do consumo do produto distribuído por carros-pipa.

.

A fiscalização já teve início desde o começo de 2013, mas agora passou a ser mais intensificada.  Os fiscais estão fazendo a fiscalização em todas as entradas da cidade, e também dentro do perímetro urbano onde estiver um carro pipa transportando água.

.

Nara Saraiva, coordenadora da Vigilância em Saúde de Santa Cruz, destaca que com a grande seca que a região esta passando, alguns pipeiros aproveitam pra tentar vender todo tipo de água.

.

“Vamos intensificar a fiscalização da distribuição e comércio de água por carros pipas e vamos alertar  a população sobre o risco de consumir água sem procedência, antes de tudo, peça o alvará da Vigilância aos motoristas ”, falou Nara.

.

Informações da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores