16
setembro

Informe IDPI


Instituto Dom Pedro I fecha com chave de ouro o seu projeto folclórico

.

O Instituto Dom Pedro I realizou, nos dias 03 e 09 de setembro, a Semana do Folclore, projeto repleto de muita animação, brincadeiras, histórias, exposições, danças e apresentações preparadas com muito carinho, para os pais e familiares prestigiarem o talento dos seus filhos.

 

As belas Apresentações começaram na quarta-feira dia (03) de setembro na própria escola e o encerramento aconteceu na última terça-feira dia (09) no Teatro Municipal às 19 horas com várias apresentações.

 

No Ballet Baby Class, a turminha da professora Victória (alunos do IDPI) representou a personagem Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo. Emília era a boneca de pano feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho, boneca que nasceu muda e é “curada” pelo Dr. Caramujo, que lhe receitou uma “pílula falante”.

.

.

O Grupo de Dança “Alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento e Vínculo”, do Professor André, representou a dança “Acorda Povo”, uma homenagem ao Xangô, entidade das religiões afro, que corresponde a São João. Na maioria das vezes, a dança é realizada por chefes de territórios de candomblé, em ritual marcado pelo secretismo religioso.

.

.

O Grupo também representou a “Dança Guerreira”, uma dança com lanças e escudos onde os guerreiros, numa combinação de movimentos plásticos e agressivos, fazem saudações aos deuses africanos que representam ataques correspondentes à sua dança de guerra.

.

.

O Grupo Dançart, formado alunos do IDPI através do professor André, representou a “Dança da Peneira”, uma dança trançada ou tecida, normalmente por mulheres que as fazem com as classificações peneira “de fubá”, a mais fina, “de arroz”, a média e a “de feijão”, com aberturas maiores.

.

.

Ainda com o professor André, o Grupo representou a “Feira de Mangáio”, uma feira típica da região Nordeste que comercializa produtos artesanais e uma enorme variedade de utilidades domésticas da agropecuária e fármacos homeopáticos.

 

O Grupo da Melhor Idade Vitrine Cultural, do Serviço de Convivência Fortalecimento e Vínculo, com o Professor André, representou o Pastoril com cantos e louvações que, em outras épocas, eram entoados diante do presépio, especialmente na Véspera do Natal, para aguardar a celebração da Missa do Galo.

 

O grupo também representou a dança “Pérola Negra” que chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos africanos na época do tráfico transatlântico de escravos. Ainda foi apresentada a dança “Leão do Norte”, que retrata a cultura pernambucana desde nossos personagens literários, a dança, as diversas artes e os contos e encantos do nosso estado.

.

.

O Ballet (alunas do IDPI), com a professora Victória, representou o Frevo pernambucano, ritmo Pernambucano derivado da marcha e do maxixe, surgido em Recife no final do Século XIX. O Frevo é um ritmo extremamente acelerado.

 

Um grupo formado por mães do IDPI, juntamente com o Professor André, representaram a Dança do Boi Bumbá, uma dança folclórica do Bumba Meu Boi, um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira principalmente em nossa região.

.

.

 

Também representaram a “Dança Guerreira”, uma das preciosidades da África que integra o sistema de vida africano, especialmente nas comunidades tradicionais que mantem essa manifestação presente na caça, guerra, trabalho e diversas comemorações.

 

As apresentações não ficaram por aí. Chegou a vez da cordelista Wilma torres, que esteve abrilhantando o evento, lendo os seus cordéis e encantando a todos.

.

.

O Instituto Dom Pedro I agradece a todos os alunos, pais, professores, colaboradores e ao público em geral que se fez presente em mais um grande e rico evento cultural, mostrando nossa cultura e comprovando que o IDPI tem qualidade e compromisso com a educação.

 

Informações da Assessoria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores