19
agosto

Programa Ciências sem Fronteiras


Estudante de Santa Cruz do Capibaribe é contemplada e segue para intercâmbio na China

Ao lado da família, Lívia Nunes (de vestido) falou sobre expectativas e desafios na busca pelo aperfeiçoamento no exterior. Foto: Thonny Hill.

Mais uma estudante de Santa Cruz do Capibaribe acaba de seguir viagem para o exterior através do programa Ciências sem Fronteiras.

 

A iniciativa, promovida pelo Governo Federal, oferece bolsas de estudos para estudantes de 21 cursos de graduação e também de doutorado, que desejem uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no exterior.

 

Dessa vez, a classificada foi a estudante Lívia Nunes (21 anos), que cursa Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

A estudante fará seu intercâmbio de dois anos e, nessa primeira etapa, que é de um ano, Lívia terá aulas de mandarim (língua oficial chinesa) para que, no ano seguinte, já com o domínio do idioma local, possa cursar uma faculdade na capital Pequim.

 

Em entrevista concedida o blog, Lívia falou de suas expectativas, já que terá que passar dois anos inteiros longe de casa, um dos requisitos do programa Ciências sem Fronteiras.

“Minha ênfase de Engenharia Elétrica é eletrotécnica, ou seja: mexer com a produção e transmissão de energia. O Brasil já tem parcerias com diversas empresas da China, que é a segunda maior economia do mundo e está quase se tornando a primeira devido também a desse potencial. Eles consomem e produzem muito e estão investindo pesado em fontes de energias renováveis, que é o meu foco e onde quero me aperfeiçoar. Espero que, quando voltar para o Brasil, eu possa trazer esse conhecimento para o meu país como as fontes de energia eólica (que usam o vento), já que nosso país tem um grande potencial e não tem grandes investimentos. Espero contribuir para reverter esse quadro”, frisou.

 

As aulas de mandarim já começam no dia 01 de setembro e, seguindo bem na primeira etapa, será mais um ano cursando em uma universidade, onde a estudante tem previsão para voltar ao Brasil somente em setembro de 2016.

.

Lívia é a terceira estudante no município contemplada com esse tipo de bolsa de estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores