17
julho

Triste realidade


Sem estrutura e apoio financeiro, Sociedade Musical Novo Século pode fechar de vez as suas portas

 

Com várias apresentações memoráveis, como esta realizada com casa lotada no Teatro Municipal em 03 de junho, Novo Século pode encerrar suas atividades após 113 anos de existência. Foto: Thonny Hill (arquivo).

 

Em nota publicada no blog da Sociedade Musical Novo Século, entidade localizada na Avenida Padre Zuzinha e que forma músicos há 113 anos em Santa Cruz do Capibaribe, pode fechar as portas de vez neste segundo semestre.

 

De acordo com a nota, escrita pela direção da entidade, não haverá mais concertos e nem outras comemorações. Os motivos alegados são a falta de estrutura para o desenvolvimento de atividades, falta de um programa financeiro para manutenção dos alunos, além de equipamentos e um espaço físico mais adequado à prática musical.

 

Presidida pelo Maestro Wellington Araújo, a Novo Século Orquestra é dona de apresentações memoráveis não só em Santa Cruz do Capibaribe, mas em várias cidades da região e de outros estados.

 

Além disso, a mesma é uma das raras entidades que ainda buscam a preservação da cultura no município e esse risco de fechamento não é recente, já que a mesma enfrenta dificuldades há vários anos com a falta de sócios contribuidores e o descaso de vários prefeitos que já passaram pelo município.

 

Confira a nota na íntegra:

 

“Olá, quero aqui chamar a atenção de todos, para uma triste notícia. A Sociedade Musical Novo Século, centenária banda de música de Santa cruz do Capibaribe, estará de portas fechadas para suas atividades neste segundo semestre.

 

Não teremos concertos nem outras comemorações como, por exemplo, a festa de aniversário de 113 que seria realizado em outubro deste. Os motivos são:

 

  • Falta de estrutura para o desenvolvimento das atividades;
  • Falta de um programa de incentivo financeiro para manter os músicos e alunos;
  • Falta de equipamentos e melhorias no funcionamento físico;
  • Falta de músicos em naipes que são essenciais para tocar um repertório.

 

Estas questões serão discutidas com a classe empresarial de nosso município, e que isso possa sensibilizar o poder público para conseguirmos mais apoio”.

9 Comentários

  1. Edisio Vieira disse:

    Uma perda irreparável para nossa cultura, se isso vier a acontecer. Inclusive meus tios, já falecidos fizeram parte da Sociedade Musical Novo século: João Mariano e Francisco ( Chico Mariano), grandes músicos que fizeram parte de nossa cultura através da música! Se não me falha a memória, parece que meu tio João Mariano já foi presidente da mesma!

  2. Thiago APolinário disse:

    No Brasil é assim, não diferente em nossa cidade! Para festas, pagodes, forrós e afins, nunca faltam patrocínios… Já sofremos muito com isso aqui, fazendo o voleibol, que só não acabou por que os atletas pagam as despesas… Fico muito triste, mas infelizmente a dor vem junto com a falta de surpresa… Vivemos hoje em uma “cultura” que não valoriza a cultura!

  3. Marcos disse:

    Ney,não seria o caso de através da rádio e do blog, tentar sensibilizar a sociedade e a classe empresarial para que tal fato não acontecesse?
    É um patrimônio cultural que se perde e uma perdido não se recupera.Mesmo capengando vinha sendo mantido pela prefeitura com a ajuda de alguns empresários até agosto do ano passado, disso tenho conhecimento. não sei o que mudou mas, tenho certeza que não se pode cruzar os braços…

  4. simone disse:

    INACREDITÁVEL
    Muito triste se isso vier a acontecer. No dia 2 do mês de Julho assiti uma belíssima apresentação da Novo Século no Teatro Municipal, foi emocionante.
    O pouco que nossa cidade tem pra oferecer em cultura está se acabando.

  5. Rosangela disse:

    Tudo isso acontece há muito tempo! Eu fiz parte dessa maravilhosa centenária.Tive o prazer de estar em apresentações, que quando ela (A Novo Século) tocava, era muito aplaudida, como na apresentação em Monteiro – PB, impossível esquecer! Muitos maestros de fora, como o da banda de Gravatá, parabenizava a nossa, pela bela apresentação, (Isso já com muitos problemas que ela vinha enfrentando). Quer dizer… isso não é de hoje. Nenhum governante de nossa cidade, fez nada para que essa situação melhorasse. Até verbas que vinham, nunca foram repassadas. Mas esse “governante” sempre estava nas apresentações de peito estufado e aplaudindo a banda, como se desse força e apoio para que ela continuasse.
    Muito triste tudo isso!

  6. edjane disse:

    Esta é a nossa cidade, onde a unica coisa que tem valor é: Acordar mais cedo que as outras pessoas, chegar na feira primeiro, baixar o preço das mercadorias para vender mais do que os outros, ganhar bastante dinheiro para comprar carrões e imoveis. Dentro dessa realidade, fica difícil imaginar algum espaço pra cultura e educação.

  7. santana disse:

    o detalhe é que nao rende votos por isso os politicos nao valorizzaooooooooooooo

  8. Pedro Santos disse:

    A população de Santa Cruz do Capibaribe tem que perceber que a maioria dos empresários da cidade, são pessoas que vem de outras cidades, e isso confirma que as pessoas que vem de fora não valorizam a nossa cultura e muito menos contribui, podemos perceber em todos os eventos culturais da cidade, a maioria dos presentes são nascidos em santa cruz e por isso que dá poucas pessoas.

  9. Cristóvão pereira disse:

    vamos começar fazendo nossa parte,
    indo à sede da Sociedade Novo Século e se cadastrando como sócio contribuinte.garanto que o valor da contribuição mensal não será nem 0,00001% do valor gasto na festa de São João deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores