07
agosto

Crime ambiental


Rio Capibaribe sofre crime ambiental em Santa Cruz do Capibaribe

 

Área já aterrada do rio (Fotos: Léo Farias) - clique para ampliar

 

Como medida para eliminar a enorme quantidade de muriçocas existentes no município de Santa Cruz do Capibaribe, a Prefeitura inovou. Para acabar de vez com o problema está promovendo o aterramento do rio Capibaribe.

 

De acordo com moradores da Avenida Padre Zuzinha, conhecida como Rua Grande, o crime ambiental está acontecendo neste momento, por trás da rua, próximo à Igreja Matriz, mesmo com pedidos para que as obras sejam paralisadas, até mesmo um terreno privado foi invadido para realização do assassinato do rio.

 

 

A assessoria da Prefeitura informou que as areias estão apenas “sendo movidas porque as águas ficam paradas” o que ajuda na proliferação do mosquito. Os proprietários do terreno invadido afirmaram que estão contatando o Ministério Público

 

 

As fotos mostram o aterramento de um trecho do rio. De acordo com o novo código ambiental (Lei-12651-2012), é proibido mexer nas faixas marginais de qualquer curso d’água. Qualquer obra deve observar as seguintes medidas:

 

 

a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta)

metros de largura;

c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos)

metros de largura;

d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600

(seiscentos) metros de largura;

e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600

(seiscentos) metros;

 

 

 

 

18 Comentários

  1. Junior disse:

    Tenha misericórdia do rio sr. prefeito, se não pode revitalizar o mesmo, ao menos não termine de matá-lo. Que vergonha!

  2. Thiago henrique disse:

    Isso é um assassinato contra o rio e contra a história de Santa Cruz. Ao invés de resolverem o problema estão querendo “TAPAR” literalmente o rio e se livrar dele. A culpa disso foi do próprio poder público que não investiu e nem investe em SANEAMENTO BÁSICO, e o problema chegou ao caos. Precisa-se revitalizar o rio e não terminar de destruí-lo.

  3. jose mota disse:

    Até quando esse governo municipal vai disrespeitar o povo de santa cruz dizer que é pra combater as muriçocas isso é conversa viada, gorvernos passados não precisou matar o rio pra combater as mesmas se não tem competencia pede pra carga e sai da prefeitura. Agora eu quero ver os babões que tempos atrás viviam tirando fotos e mais fotos e hoje estão no poder fazendo e combrindo as safadesas desse prefeito que ae está, cadê o tal de LUIZ CARLOS o defensor da natureza e entre outros menbros do meio ambiente de nossa cidade.

  4. feitosa disse:

    é o impacto da nova gestão!!!matar o rio,kmc mas só faz 7 messes de gestão!!!

    1. jean disse:

      E NOS NAO VIMOS NADA AINDA, ESSA QUADRILHA VAI ACABAR COM A CIDADE LITERALMENTE,

      1. ivo aragão leandro disse:

        jean, se a quadrilha que tava de posse da cidade há 12 anos não conseguiram acabar ninguém vai conseguir não. por que o povo de santa cruz é trabalhador e está ficando inteligente com relação a político safado que tem nesse BRASIL.

  5. Paulo Ricardo disse:

    AMIGO NEY LIMA CUIDADO PRA SEU, CONCEITUADO, BLOG NÃO VIRAR TENDENCIOSO COM ESSAS MATÉRIAS. HOJE (08.08.13) OUVI NA RÁDIO COMUNIDADE ENTREVISTA COM PABLO RICARDO, DIRETOR DE MEIO-AMBIENTE, FALANDO SOBRE ESSE ASSUNTO E ELE MOSTROU QUE NÃO ESTA SENDO FEITO NADA ILEGAL NO LEITO DO RIO CAPIBARIBE, E SIM DANDO UM MELHORAMENTO NO CURSO ORIGINAL DO RIO, QUE A MUITO TEMPO TEM SIDO ALTERADO COM CONSTRUÇÕES ILEGAIS NAS MARGENS DO RIO. ENTÃO PEÇO QUE ANTES DE PUBLICAR ESSAS MATÉRIAS PROCURE ANTES AS PESSOAS RESPONSÁVEIS PARA MELHORES INFORMAÇÕES. DIGO ISSO PORQUE SOU FÃ DO SEU TRABALHO E GOSTO SEMPRE DE ACOMPANHAR O BLOG DO NEY LIMA…..
    GRANDE ABRAÇO DESSE SEU AMIGO….

    1. leandra disse:

      conversa fiada essa sua, esse prefeitozinho gastou tanto no são joão, quer mais pra gastar na festa de setembro e não tem sequer dinheiro pra comprar um veneno que preste pra matar as muriçocas, ai vem querer destruir o rio?!!! melhore prefeito e quanto aos babões, ACEITEM QUE DÓI MENOS… kkkkkkkkk

  6. Erica Ozana disse:

    Bom dia leitores deste blog, e parabéns ao blogueiro Ney Lima por trazer informações importantes para população santacruzense, estive lendo esta postagem a respeito do ´´aterramento“ do rio Capibaribe, e como ninguém sei o que acontece, pois sou moradora da Rua Grande, na realidade não trata-se de um aterramento, mas sim de uma limpeza, está sendo usado uma maquina, cuja mesma arranca o matagal e o entulho, das margens do rio, diminuindo assim os insetos, também está sendo tomado providências para que a água se movimente, pois as larvas dos mosquitos vivem em água parada. Falo em nome dos moradores da Avenida Padre Zuzinha, que está sendo de muito benefício para todos, na realidade é uma grande minoria que se incomodou com a ação, não sei ao certo mas creio que por questões políticas talvez. Tenho meu partido, que não é a situação, quem me conhece sabe, mas antes de partido A ou B, sou santacruzense, moradora da Rua Grande e faço questão que essa limpeza seja concluída.

  7. Elineide disse:

    TODO MUNDO AQUI DA RUA GRANDE TA ELOGIANDO, E MUITO SATISFEITO COM A LIMPEZA DO RIO

    1. Junior disse:

      Mentira. Eu moro aqui e não estou. Acho louvável querer acabar com as muriçocas, mas com o rio não.

      1. ivo aragão leandro disse:

        eu moro aqui minha família tambem muitos amigos e todos que eu conheço estão aplaudindo o serviço que está sendo feito no rio. meu nome está bem claro não sou anonimo e nunca precisei me esconder pra falar a verdade.

  8. ivo aragão leandro disse:

    Moro aqui na Av. padre Zuzinha há 34 anos vi varias fazes desse rio, más nunca tinha visto um trabalho de limpeza como está sendo feito, está ótimo, nunca nenhum prefeito mandou fazer uma limpeza feito a que esta fazendo. Particularmente concordo. eu não concordo é permitir que extraiam a areia para construção civil, que isso está sendo feito há mais de 10 anos e ninguém nunca colocou em blog nem em ministério público.

    1. José Pereira disse:

      Essa conversa está parecendo com as de Zé Augusto: “nunca ninguém fez tanto como eu”.

  9. Nina disse:

    Bem na realidade “estamos” assassinando o rio a vários anos, mandando o esgoto pra lá, jogando lixo nele, quem quiser vê lixão venha da uma vista por traz das casas da Av. Padre Zuzinha, do lado do rio. O povo joga lixo sem nenhuma dor na consciência. Sem falar nas casas contruídas dentro do rio e do riacho Tapera, que isso também é um crime ambiental, que o rio e o riancho logo mais farão uma surpresa, derrubarão e inundarão casas e ruas de Santa Cruz, tenho pena por nós da Padre Zuzinha que chegaremos a ter que sair de canoa, mais vai ser bem feito a todos os assassinos do rio Capibaribe e e riacho Tapera que vão perder tudo que tem, e depois vão passar por coitados… é um absurdo. Confesso que estranhei o aterramento do rio, pensei logo nas tartarugas que lá vivem mesmo naquela podridão vão morrer tudinho e não tem ninguém da Secretaria Meio Ambiente para se preocupar, ta certo que tão limpando vai acabar com as muriçocas mas o rio vai continuar sendo poluído, o Prefeito deveria pedir ajuda para limpar o rio de verdade desviar o esgoto para outro lugar “sei lá não entendo bem”, fazer um tratamendo dos esgotos, algo que realmente fosse eficaz contra a poluição das águas. e plantar matas ciliares para manter o rio limpo, com uma paisagem bonita, etc. Sei que isso tudo é um sonho que tenho não tenho muita fé de chegart a vê isso acontecer, mas é uma dica.

  10. JOSE HAMILTON BARBOSA disse:

    Moro na Av. Padre Zuzinha e Concordo com Érica Ozana…e só completando, que estão planeando e aumentando a margem do Rio.

  11. Nina disse:

    a ta acabei de saber que já foi limpo uma parte do lixão, mas tem que educar o povo a não jogar mais lixo nas margens do rio por que mundiça é fogo!

  12. Anisio disse:

    Bem aí do lado Valdinho da stamp norte já esta colocando as unhas de fora, recetemente fez um trabalho com máquina no martmoda que levou aterro até no riacho tapera. Se não tomar cuidado ele vai tomar conta da beira do riacho e mais uma vez a cidade vai dar as costas ao rio. Fiquem de olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores