04
março

Vai dar o que falar


Caruaru dever ser a primeira cidade no estado a regulamentar, com regras baseadas no CTB, o uso das motos cinquentinhas

A falta do uso do capacete por boa parte dos condutores é apenas uma das irregularidades. Regras também exigirão a CHN ou documento equivalente. Foto: Divulgação.

Está marcada para amanhã (05), na Capital do Forró, uma coletiva de imprensa que dará os detalhes de como será a implantação do projeto Moto Amiga.

 

O projeto tem a pretensão de fixar regras que regulamentem o uso das motos de 50 cilindradas, as populares, “cinquentinhas”.

 

Mesmo com a facilidade de acesso ao transporte que esses veículos proporcionaram, seja pelo baixo custo de aquisição em relação a motos maiores ou pela isenção de emplacamento e pagamento de tributos como o IPVA, o veículo tem gerado uma verdadeira dor de cabeça especialmente a polícia e a saúde publica da região do Polo de Confecções e em todo o país.

 

A falta de fiscalização eficaz faz com que a “cinquentinha” seja uma das preferidas pelos bandidos para a prática de assaltos e, pelo fato de não exigir CNH, o veículo é conduzido por pessoas que nunca tiveram curso em autoescolas, a exemplo de adolescentes que se envolvem, com frequência, em diversos acidentes.

 

Entenda detalhes do projeto, que possui regras descritas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB):

 

O cadastramento das “cinquentinhas” deve ser feito, na sede da Destra (órgão responsável pelo trânsito daquele município) até o próximo dia 31 de maio.

 

Em seguida, a moto deve ser emplacada e pagar as mesmas taxas que outras motos (exceto o IPVA). Somados, o primeiro emplacamento e o Seguro Obrigatório DPVAT custarão R$ 420,04 aos condutores.

 

Após essa etapa, os condutores terão que ser habilitados, seja com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

 

Os custos podem chegar a até quase R$ 1000,00 com os exames, aulas práticas e teóricas e os procedimentos para obter um dos dois documentos.

 

O Projeto Moto Amiga será apresentado a partir das 09h, no Colégio Atual, localizado na Rua Vasco Fernandes Coutinho, 233, bairro Maurício de Nassau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores