No fim da manhã desta quarta-feira (14) a equipe do Blog do Ney Lima percorreu as quatro principais agências bancárias (Banco do Brasil; Santander; Itaú e Caixa Econômica) de Santa Cruz do Capibaribe.
O objetivo foi o de fazer um mapeamento com os cinco principais serviços que afetam, diretamente, o dia a dia de correntistas e de quem mais precisa se dirigir as agências físicas e não faz transações on-line.
Focamos as áreas de autoatendimento, já que a ida para o ambiente interno das agências está limitada aos poucos funcionários e também as pessoas jurídicas.
Nas agências, procuramos saber se os seguintes serviços estão sendo realizados de maneira mínima como Depósitos, Saques, Transferências, Impressão de Cheques e Pagamentos de boletos.
Outro item importante pesquisado foi a presença de orientadores aos clientes. Confira o que foi apurado em cada uma delas.
Depósitos: Não estão sendo realizados e não há a presença de envelopes para dinheiro ou cheques. A solução informada para esse caso é se dirigir as casas lotéricas para os depósitos em dinheiro. No momento da ida, extratos bancários não estavam sendo impressos ou consultados em tela.
Saques: Estão sendo realizados normalmente em alguns caixas, inclusive com abastecimento de notas.
Pagamento de títulos: Títulos em boletos estão sendo pagos normalmente.
Transferências entre contas de mesmo banco: Estão sendo realizadas normalmente.
Impressão de cheques: Estão sendo realizados normalmente.
Orientação aos correntistas: Uma mulher faz a orientação ao público, devidamente identificada com colete azul e crachá.
Depósitos: Não estão sendo realizados e não há a presença de envelopes para dinheiro ou cheques. A solução informada para esse caso é se dirigir à pontos do “Pague Fácil”, mas somente para depósitos em dinheiro.
Saques: Estão sendo realizados normalmente em alguns caixas, inclusive com abastecimento de notas.
Pagamento de títulos: Títulos em boletos estão sendo pagos normalmente.
Transferências entre contas de mesmo banco: Estão sendo realizadas normalmente.
Impressão de cheques: Estão sendo realizados normalmente.
Orientação aos correntistas: Um ponto falho da agência. Não há qualquer pessoa para orientação ao público e o papel foi feito, por algumas vezes, por um segurança da agência, que respondia por trás do vidro no interior do local. Isso só aconteceu quando houve solicitação.
Depósitos: Estão sendo realizados, inclusive com entrega de envelopes e processados no mesmo dia.
Saques: Estão sendo realizados normalmente, inclusive com abastecimento de notas.
Pagamento de títulos: Títulos em boletos estão sendo pagos normalmente.
Transferências entre contas de mesmo banco: Estão sendo realizadas normalmente.
Impressão de cheques: Estão sendo realizados normalmente.
Orientação aos correntistas: Presença de orientadores dentro da área dos caixas, inclusive com indicação sobre o “Bradesco Expresso”, que fica em frente a agencia. O local realiza depósitos, recebimento de boletos e outras operações. Observe o crachá e o fardamento.
Depósitos: Estão sendo realizados, inclusive com entrega de envelopes e processados no mesmo dia.
Saques: Estão sendo realizados normalmente, inclusive com abastecimento de notas.
Pagamento de títulos: Títulos em boletos estão sendo pagos normalmente.
Transferências entre contas de mesmo banco: Estão sendo realizadas normalmente
Impressão de cheques: Estão sendo realizados normalmente.
Orientação aos correntistas: Orientações dadas por funcionários do interior da agencia, que se aproximam do vidro que divide a área de autoatendimento do interior da agência. Aparecem quando solicitados.
Depósitos: Estão sendo realizados, inclusive com entrega de envelopes e processados no mesmo dia.
Saques: Estão sendo realizados normalmente, inclusive com abastecimento de notas.
Pagamento de títulos: Títulos em boletos estão sendo pagos normalmente.
Transferências entre contas de mesmo banco: Estão sendo realizadas normalmente.
Impressão de cheques: Estão sendo realizados normalmente.
Orientação aos correntistas: Orientações dadas por uma funcionária devidamente identificada com colete vermelho.
Deveria fazer uma materia com a orientação do PROCON municipal sobre a não disponibilização de serviços mínimos por parte de alguns bancos, em Caruaru, por ex., alguns bancos foram multados. http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2015/10/bancos-em-caruaru-sao-autuados-por-falta-de-servicos-essenciais-na-greve.html