14
abril

Exercendo cidadania: Mulheres em Santa Cruz do Capibaribe se unem na busca de revitalizar área pública


000
Lenira, Fabiana e Catarina, mulheres que criam ideias para viabilizar nova área de lazer – Fotos: Thonny Hill

A equipe do blog do Ney Lima esteve em visita a um grupo de moradoras dos loteamentos Portal Santa Cruz e José Neves II, em Santa Cruz do Capibaribe.

O objetivo da visita foi conferir de perto uma iniciativa simples, mas que, segundo elas, é o primeiro passo de um projeto maior, que busca a revitalização de uma área pública, mais precisamente em um terreno para a construção de uma praça.

As mulheres são Catarina Angélica Pontes, Fabiana Pereira Marques e Maria Lenira Pontes, vizinhas que, junto com outras duas moradoras, entre as pausas para o lanche e as rodas de conversa, deram vida a ideia.

.

O primeiro passo

Segundo as moradoras, o primeiro passo do projeto foi resolver o problema do acondicionamento do lixo, facilitando também a coleta por parte do serviço municipal. Foram adquiridos tambores, que receberam um carinho especial segundo Maria Lenira.

“Como aqui a coleta de lixo ainda é difícil e não tínhamos onde colocá-lo, adquirimos esses tambores e os pintamos. Então pensamos: porque não fazer mais do que isso? Foi então que surgiu a ideia de revitalizar esse terreno. Temos o desejo de limpar todo o local, colocar areia aqui para que possamos ter um espaço recreativo para as crianças e também para nós adultos. Aqui é tranquilo, sem problemas com violência” – disse.

.

001
Tambores foram pintados manualmente, trabalho que rendeu um dia segundo moradoras
0002
mmm

De acordo com ela, o lixo das localidades era posto na rua de maneira precária, o que gerava transtornos especialmente com animais soltos.

.

003
Coleta de lixo foi facilitada segundo garis

A iniciativa teve a aprovação de outros moradores, que mostraram interesse se engajar ao projeto.

.

A detecção de problemas

O grupo também se prontificou em detectar problemas comuns aos dois loteamentos, como forma de buscar, segundo elas, as soluções junto aos setores responsáveis no município.

Fabiana Pereira deu detalhes sobre algumas das carências comuns aos dois locais.

“Sabemos que esses locais precisam de mais coisas: Uma iluminação melhor, pois moradores fizeram uma cotinha para colocar luz em alguns postes; temos problemas com animais soltos, que até pouco tempo teve uma confusão aqui por causa de alguns que foram apreendidos… Temos essas carências também, mas queremos arrumar essa praça, estamos buscando reciclar coisas e vamos correr atrás disso – ”, disse.

Fabiana citou que a prefeitura será procurada para se saber o que se pode ser oferecido em primeiro momento para dar mais impulso a ideia.

.

005
Flagrante recente de prejuízo causado por animais soltos

.

As próximas etapas

Já Catarina reforçou também a ideia do projeto que, segundo ela, tem também o objetivo de servir como modelo para outros locais e deu detalhes de quais serão os próximos passos da ideia.

“Queremos limpar esse terreno. Vamos tentar conseguir uma máquina para fazer a limpeza, tirar esse mato. Tentaremos conseguir a areia para fazer essa área recreativa para as crianças e reciclar carretéis de fios para fazermos algumas mesinhas. Santa Cruz é precário de áreas de lazer, especialmente em locais mais afastados como aqui. Tendo essa praça aqui para que nossas crianças possam correr e brincar, seria ótimo” – finalizou.

A pauta deve ser entregue nas próximas semanas.

.

004
Área pública alvo do projeto de revitalização, segundo moradoras

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores