03
agosto

Blog nas Ruas


Reportagem especial 

O perigo das motos “cinquentinhas”

 

 

 Fotos: Ney Lima

 

Praticamente sem fiscalização, as motos “cinquentinhas” representam um grande perigo a pedestres e condutores nas ruas de Santa Cruz do Capibaribe.

 

No fragrante abordado nesta reportagem, um condutor de uma dessas motos seguiu pelo perímetro urbano da PE-160 com uma mulher na garupa que carregava de uma criança recém-nascida nos braços. O condutor estava sem capacete e ainda segurava uma bolsa de bebê em um dos braços. As imagens foram feitas na tarde de quarta-feira (30/07).

 

O festival de incoerências e infrações não parou por aí.  Na altura do cruzamento próximo a oficina Dez Onze, a moto cruzou a faixa em um sinal vermelho e, em meio aos carros, entrou em um sentido que não era permitido.

 

As motocicletas de até 50 cilindradas, conhecidas como “cinquentinhas”, não precisam de emplacamento pela falta de legislação específica. Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é atribuição dos municípios registrar e licenciar os ciclomotores, o que na prática não ocorre em nenhuma cidade pernambucana.

 

O mesmo código válido para todo o País afirma que condutores e passageiros de ciclomotores e motonetas têm obrigação de utilizar capacete. E os condutores devem ter habilitação para dirigir.

 

A Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) tem os mesmos custos e exigências para quem quer tirar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH): ter no mínimo 18 anos, matrícula em Centros de Formação ou autoescolas e teste prático.

 

Na prática as fiscalizações voltadas para esse tipo de veículo raramente acontece.

 

 

O condutor seguia pela PE-160 sem utilizar capacete e transportando uma mulher e uma criança recém-nascida

 

 

Mesmo com o sinal fechado, a moto cruzou a faixa entre os carros que faziam a travessia e entrou em sentido proibido

 

 

Um Comentário

  1. Thiago disse:

    Se fosse so elas era bom , vamos olhar bem , bastar ficar alguns minutos em qualquer um desses cruzamentos semafóricos pra ver quantas imprudências serão vistas e por todo tipo de veículo … A cidade tem fiscalização de trânsito mais parece que é só pra enfeite, dizer que tem . O negocio é comer a canetada nesse folgados , só assim vão começar a agir com educação nas ruas da cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores