15
junho

Secretaria de Saúde de Santa Cruz envia nota sobre o caso da paciente Sandra Izabel


Na noite desta segunda-feira (15), a assessoria da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe através da Secretaria de Saúde, enviou uma nota sobre o caso Sandra Izabel. A senhora, que residia em Santa Cruz, passou nove dias internada no Hospital de Campanha de Santa Cruz, sem estar com coronavírus.

Vale relembrar que a paciente foi transferida para um outro hospital da cidade e faleceu com complicações no coração, segundo relato da filha. Pelo menos quatro exames de Covid-19 foram feitos na vítima e todos deram negativos.

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde:

No dia 1° dia de Maio foi inaugurado o Hospital de Campanha, resultado do planejamento para enfrentamento da COVID-19. Para tanto, foi necessário a mudança nos fluxos assistenciais, tiramos o atendimento pediátrico da UPA e encaminhamos para o AME Infantil e a urgência geral foi direcionada ao Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão. A UPA ficou apenas com as síndromes gripais. Tudo isso foi planejado para que o cidadão de Santa Cruz do Capibaribe tivesse o melhor atendimento e o menor índice de contaminação tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

A equipe de servidores vem se empenhando da melhor forma possível, com a Secretaria de Saúde promovendo inúmeros treinamentos e capacitações com todos os profissionais inseridos nesse processo, primando pelo atendimento humanizado como pilar.

Como se trata de nova doença, os protocolos são avaliados a cada 72 horas. Assim, novos protocolos, portarias, notas técnicas são constantemente publicadas. Esse processo de educação permanente tem sido realizado com o acompanhamento de cada nova diretriz do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, através da Gerência Regional (IV Geres).

No caso citado pelos veículos de comunicação, por decisão médica e devido ao fluxo- naquele momento ser de encaminhar o paciente, ainda suspeito e aguardando o resultado de exames para o Hospital de Campanha, agimos de acordo com o Ministério da Saúde que preconiza que todo paciente com síndrome gripal é suspeito da Covid-19.

A paciente do referido caso teve toda assistência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Hospital de Campanha e também no Hospital Municipal.

No Hospital de Campanha, a paciente ficou isolada, não tendo contato com pacientes confirmados, ficando na ala de pacientes suspeitos, de modo que no Hospital de Campanha os protocolos da Anvisa e de biossegurança foram seguidos, tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

A Secretaria deixa claro que as informações preliminares acerca de suposta omissão de socorro não foram constatadas e está em levantamento a documentação necessária (prontuários) de todas unidades que atestam isso. Contudo, ainda assim, foi aberto processo de investigação administrativa para avaliar o fato.

A Secretaria de Saúde é solidária a toda família neste momento de luto pela perca irreparável e está aberta para qualquer esclarecimento caso seja acionada pelos interessados.

;

Poliana Siqueira – secretária de saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores