01
novembro

Teobaldo retorna a Santa Cruz fala sobre emendas, articulações e relação com vereadores


Fotos: Thonny Hill.

Acompanhando de aliados políticos de Santa Cruz do Capibaribe, o deputado federal Ricardo Teobaldo (PTN), compareceu ao Programa Rádio Debate, na manhã desta terça-feira (01) da Rádio Polo FM.

O parlamentar falou do seu empenho em Brasília para retomada das obras de duplicação da BR-104, emendas, consequências do pleito deste ano, organização do grupo para 2018 e 2020, além de sua relação com os vereadores taboquinhas em Santa Cruz do Capibaribe, já que alguns aliados ainda não asseguram apoio ao mesmo, na sua tentativa de reeleição.

Em relação às próximas eleições, Teobaldo afirma que os melhores nomes são Armando Monteiro (PTB) e Fernando Aragão (PTB), respectivamente.

“Fernando Aragão, por tudo que conquistou é portador dos sonhos e da esperança de Santa Cruz do Capibaribe. A população está esperando você voltar em 2020. O prefeito ganhou perdendo e você perdeu ganhando”, falou.

Além da dupla majoritária derrotada nesta eleição, Fernando Aragão (PTB) e Cleiton Barbosa (PTN), o ex-deputado federal José Augusto Maia (PTN), alguns vereadores e suplentes integraram a comitiva, acompanhando o parlamentar.

Quedas ou aumento?

img_7183Mesmo com as derrotas nas duas principais cidades bases eleitoralmente, Teobaldo considera que saiu fortalecido para 2018. Enquanto em Santa Cruz, Fernando foi derrotado para Edson Vieira (PSDB), o deputado viu o Thiago Cavalcanti perder em sua terra natal, Limoeiro. Ele lembrou, no entanto, que aumentou o número de aliados no estado.

“A gente analisa num contexto geral. Das bases eleitorais que vão ajudar e contribuir para minha reeleição, saímos fortalecidos. Fui eleito em 2014 com apoio de 9 prefeitos e agora passo a ter 10”, falou.

Mais à frente, ele afirmou que em alguns casos poderá ter mais votos, mesmo sendo oposição, citando Santa Cruz do Capibaribe, com a quantidade de votos de Fernando, no último mês de outubro.

“Na eleição de 18 Santa Cruz do Capibaribe não será surpresa ter mais votos que o candidato apoiado pelo prefeito. Vamos dobrar com Zé Augusto, por que Santa Cruz e região vai fazer justiça e entregar uma cadeira na ALEPE a José Augusto Maia”, disse.

Composição estadual

Sobre as movimentações com vistas ao pleito eleitoral de 2018, Teobaldo assegura que o planejamento do aliado Armando Monteiro (PTB) é ser novamente candidato ao governo do estado. A vitória de Raquel Lyra (PSDB), na prefeitura de Caruaru, com o apoio de Armando e Bruno Araújo (PSDB), acendeu o alerta nos bastidores políticos do estado. Para Teobaldo, no entanto, quem chegar para contribuir com o projeto de oposição, deve saber que o PTB já tem candidato para o governo estadual.

“Armando é candidato a governador de Pernambuco. Não há outro caminho. A impressa especula de que vai se juntar com A ou B… Mas quem saiu desgastado na eleição foi o governador. Não existe conversa para compor chapa de ninguém”, disse.

Emendas e BR 104 como prioridade

Teobaldo falou também sobre emendas de sua responsabilidade que servirão para o município.

“O prefeito assinou um convênio há poucos dias atrás, acredito que uns dois meses. A Caixa Econômica me informou que ele assinou convênio de emendas minhas para pavimentação e saúde. Além de emendas que foram colocadas ainda por José Augusto, que conseguimos liberar”, falou. “Depois disso fica mais por conta da prefeitura, foram assinados os convenios, agora ele (prefeito) tem que fazer o projeto, mandar para Caixa, ser aprovado e liberar as emendas para fazer a licitação”, explicou.

Outro ponto de destaque para o deputado, diz em relação ao andamento da BR-104. De acordo com ele, como relator da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) na Câmara Federal, priorizou o trecho.

“Recurso proveniente do Governo Federal repassado ao DNIT. Isso é originário de prioridade de meta minha. Expectativas para que as obras possam ser iniciadas até fevereiro do próximo ano e é fundamental para economia do estado, responsável direto na economia da região. Prioridade nossa, que já foi anunciada que será reiniciada”, falou.

Compromisso com quem?

img_7213Entre os vereadores que acompanharam o deputado, não estiveram Carlinhos da Cohab (PTB), Deomedes Brito (PT) nem Ernesto Maia (PT). Recentemente, Deomedes declarou que ‘estar cedo para discutir apoio 2018′. Carlinhos foi além, afirmando que não teria contato com Teobaldo e para apoiar precisa, ao menos, ‘ter o telefone de um deputado para solicitar algo para a cidade’.

Sobre as declarações e relação com os vereadores de oposição, ele diz não ter qualquer problema, mas lembrou que em 2014, quem lhe apoiou foi José Augusto Maia (PTN). Para o parlamentar existe tempo para contornar qualquer possível situação contrária.

“Eu não tenho problema ou dificuldade com nenhum e posso entender o problema que algum possa ter comigo. A imprensa toda sabe, Santa Cruz sabe que na eleição passada quem votou comigo foi José Augusto Maia. Importância que teve Santa Cruz para minha eleição, depois da minha terra. Daí vem meu compromisso com a cidade, de colocar emenda e estar presente”, falou.

“Essas questões vamos ter tempo para conversar e resolver, de construir um entendimento, um diálogo. Mas uma coisa preciso dizer, ninguém vota em ninguém apulso ou obrigado. O voto é livre democrático e o apoio também. Se não tiver a possibilidade, a capacidade de procurar entendimento, convencimento… temos que superar as dificuldades”, falou, lembrando ainda que não teve o apoio de Fernando em 2014, mas pediu votos para o mesmo, superando arestas e entendendo que o petebista era o melhor para cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores