18
janeiro

Reunião da SDS discute estratégias e aponta datas para novas ações no enfrentamento a violência em Pernambuco


Fotos: Thonny Hill e Assessoria SDS-PE

Na tarde da última quarta-feira (17) foi realizado no Moda Center (em Santa Cruz do Capibaribe), uma reunião promovida pela Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE). A reunião, de acordo com organizadores, tinha como objetivo tratar o programa “Pacto pela Vida”, assim como a apresentação de números da violência no estado e a discussão de estratégias para enfrentamento.

Estiveram presentes do Secretário Executivo de Defesa Social, Humberto Freire; prefeitos, vice-prefeitos e políticos de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga, Toritama, Brejo e Vertentes, além de representantes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. A reunião aconteceu a portas fechadas, mas o secretário expôs algumas dessas estratégias que, de acordo com a SDS, já devem ser aplicadas nos próximos dias. Nossa equipe de reportagem conversou, com exclusividade, com o secretário executivo.

 

Novas equipes nas delegacias – Em entrevista, o secretário Humberto Freire afirmou que o estado vem desenvolvendo ações para o enfrentamento aos números alarmantes da criminalidade. De acordo com ele, o segundo semestre de 2017 contou com redução nos índices, que as estratégias adotadas estariam surtindo efeito e que, no próximo mês, as delegacias da Polícia Civil terão reforço nos efetivos.

“Estamos recompletando nosso efetivo. Temos 140 novos delegados, 90 escrivães e 620 agentes que, a partir de fevereiro, garantirão que todas as delegacias do estado terão seu delegado, sua equipe de investigação e seu escrivão. Isso fortalecerá o combate não só a homicídios, mas a todo tipo de criminalidade” – disse.

Repressão ao tráfico de drogas – Ainda segundo ele, outras ações no combate ao tráfico de drogas, apontado como principal causador do aumento da violência, serão implantadas. Ele afirmou que serão inauguradas nove Delegacias de Repressão ao Tráfico de Drogas, sendo seis destas no interior do estado.

“Isso vai interiorizar uma ação que antes só existia na região metropolitana” – disse.

Reforço nos batalhões – Questionado sobre quando os batalhões da Polícia Militar, a exemplo do 24º BPM, ganhariam reforço em seus efetivos, o secretário citou que os mesmos serão reforçados a partir de março, com a formação dos novos policiais no final de março.

“Estamos concluindo a divisão desses novos policiais. Estamos finalizando a proposta que será feita de divisão de efetivo para que possamos fortalecer onde se está mais carente” – pontuou.

Continuidade de operações – Ainda segundo o secretário, operações a exemplo da “Operação Têxtil”, realizada durante o aquecimento das vendas de final de ano no Moda Center e em outras cidades estão como parte do calendário da SDS e citou que outras operações, a exemplo da Operação Carnaval, já estariam prontas.

Ouça a entrevista concedida pelo secretario, na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores