14
setembro

Resumório – A coluna do professor Tenório


RESUMÓRIO

 

Professor Tenório OKMALA DA INDEPENDÊNCIA – No dia 7 de setembro, a cidade das malas ganhou mais uma. Em pleno feriado da Independência, o vereador do Povão estava na 29 comandando uma mala que traz toda uma simbologia para a política de Santa Cruz. Afinal, uma expressiva votação desse vereador pode, de fato, significar uma independência, uma libertação e o surgimento de um novo líder. Apostem suas pizzas! Eu mesmo já fiz a minha aposta…

COELHO X TATU – Na nossa fábula eleitoral, num duelo entre o Coelho e o Tatu quem seria o vencedor? A resposta é muito simples: Ninguém. Não se trata de votação, mas de comportamento em movimentos políticos, mais especificamente nas tão badaladas carreatas. Nunca entendi quantos votos se conseguem a mais dependendo da posição de carros numa carreata. Isso deve ser objeto de estudo de cientistas políticos já que gera tanta confusão na cidade. Mais bom senso, menos atropelos! Parece que atropelamento está virando uma constante durante esse pleito, infelizmente.

CARNAVAL FORA DE ÉPOCA – Domingo passado, o editor deste Blog fez um belo editorial intitulado “O carnaval fora de época e a política das alegorias”. Só para constar, os termos foram usados metaforicamente devido às semelhanças entre o carnaval fora de época e algumas situações da política regional. Isso não quer dizer que se pode sair beijando as pessoas por aí aleatoriamente. Cuidado, pois assim como no carnaval, pode-se acordar no dia seguinte com uma bela de uma “dor de cabeça”. A ressaca moral é uma delas.

SEM FOTO – Zé Augusto foi questionado por outro Zé, o Gato, onde estaria a imagem ou o número de Fernando Aragão, já que a família Maia estava na Av. 29, no 7 de setembro, apenas com adesivos no peito do candidato a vereador Augusto. Se faltou dinheiro, vontade ou interesse eu não sei. Só sei que Zé não permitiu que Augusto tirasse uma foto com Zé Gato, fazendo do militante político a pessoa mais rejeitada dessa eleição. Candidato que não tira foto com o povo não é algo que se encontra todo dia.

CADÊ A TV QUE ESTAVA AQUI? – Já se viu muita reclamação nessa cidade por falta de Raio X, de médico e de medicamento. A reclamação do momento é que não tem mais TV na recepção do Hospital Municipal. A coisa agora ficou séria. Novela é algo sagrado para população e nenhum governo pode privar o povo desse direito. Ou resolvem ou vai ter protesto!  

LOIRA OU MORENA? – Nossa cidade tem duas candidatas disputando o cargo de vereadora (entre outras) que, apesar de conhecidas de boa parte da cidade e bem diferentes na aparência, ainda tem gente que não sabe quem é quem. Recentemente, no Estilo Moda Pernambuco, uma pessoa que estava trabalhando lá chamou a loira pelo nome da morena, causando risos em alguns presentes e preocupação na loira que logo cuidou de desfazer o mal-entendido.

MORENA OU LOIRA? – Já num porta a porta da candidata morena, um senhor aparentemente com sintomas de embriaguez propôs uma estratégia não publicável para que ela conseguisse se eleger. Não gostando do tom da conversa, a morena e um amigo que a acompanhava saíram para mais uma visita, enquanto o cidadão gritava o nome da loira dizendo: você não vai se eleger… Mas tudo isso são histórias que o povo conta, pois na realidade elas estão do mesmo lado e são amigas do peito.

DEBATE – Amanhã (15) tem debate na Rádio Polo FM. Após o desempenho abaixo do esperado dos candidatos nas entrevistas na mesma emissora, informações extraoficiais dão conta de que as coligações teriam sugerido perguntas não muito difíceis por parte da organização para não atrapalhar o belíssimo evento. Acho justo, porque se tem o maior trabalho para manter a militância e o povo animados nas ruas e algumas perguntas complicadas poderiam desfazer o trabalho de semanas.

SEMANA INESQUECÍVEL – Sem dúvida alguma, essa será uma semana digna de entrar para a história do Brasil. Duas injustiças foram reparadas, deixando grande parte da população numa alegria só. A primeira foi a cassação de Eduardo Cunha (pior nunca do que tarde). A outra, a mais impactante para população brasileira, foi o retorno da página de facebook do Bode Gaiato, que tinha sido suspensa injustamente, privando o riso de muitos usuários das redes sociais. 

A SABATINA DOS PROFESSORES – Sobre a sabatina dos professores, para não passar em branco e já que esqueceram de me pedir segredo lá vai um acontecido: Na preparação de um dos candidatos, várias pessoas pediram para ele ter calma, a ponto de irritá-lo com tantos pedidos de calma. Um militante super sincero, diante da situação disse: ‘Se lhe pressionarem muito, mande todo mundo se L*SC*R e diga que a Secretária de Educação vai ser S*C*RR* M*** e pronto!’ Na verdade, foi tudo muito tranquilo, este ano, definitivamente, o evento não emplacará o(a) secretário(a).

.

“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”

.

As informações e opiniões aqui expressas são de responsabilidade do seu idealizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Notícias Anteriores


Meses Anteriores